Posts Recentes

Filme: Felicidade Por Um Fio

04 outubro 2018


Resultado de imagem para FELICIDADE POR UM FIO

Ano produção: 2018
Direção: Hifaa Al-Mansour
Duração: 98min
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
Gênero: Drama, Comédia romântica, romance
País de Origem: Estados Unidos da América

Violet Jones (Sanaa Lathan) tem uma vida aparentemente impecável até que um acidente ao arrumar o cabelo faz com que as coisas em sua vida se desenrolem e ela começa a perceber que estava vivendo a vida que pensava que deveria viver, não a única que realmente queria. Violet começa a descartar algumas coisas que realmente não precisava, começando pelo cabelo perfeitamente endireitado e tenta encontrar um verdadeiro significado para a sua vida.

A gigante de streaming, Netflix, vem apostando cada vez mais em adaptações literárias e filmes que busquem exaltar a representatividade. Recentemente, as produções originais da Netflix receberam ótimas críticas e estão se destacando no cenário cinematográfico. Além disso, o público tem se encantado com suas novas produções e maneiras de abordar questões importantes de uma forma leve e descontraída. 

Confesso que sou uma grande fã das produções originais da Netflix, acredito que além de atrair público, as grandes mídias tem papel fundamental em influenciar e representar o público alvo, portanto, acredito que a produtora tem feito isso de uma maneira positiva e está inserindo questões fundamentais a serem discutidas.

Recentemente assisti a sua mais nova produção original, Felicidade Por Um Fio, e não cabe em palavras o quanto eu amei esse filme. Acredito que todas as mulheres, principalmente mulheres negras, deveriam assistir esse filme sensacional e que traz uma mensagem importante sobre amor próprio e empoderamento feminino.


Resultado de imagem para FELICIDADE POR UM FIO


Baseado no livro Nappily Ever After, o filme conta a história de Violet Jones, uma mulher inteligente, bem-sucedida e linda. Contudo, Violet sempre se importou muito com a sua aparência e para ela seu cabelo crespo sempre foi um problema, assim, desde pequena se sujeitava a procedimentos químicos para alisar o cabelo.

Durante toda sua vida, o cabelo foi seu maior incômodo e deixa-lo da maneira natural estava fora de cogitação, assim, ela sempre gastou muito dinheiro para manter o cabelo alisado. Até que um belo dia, Violet tem uma surpresa no cabeleireiro e sofre uma grande desilusão amorosa, assim, perante tanta confusão e após algumas doses de bebida alcoólica, ela resolve de forma inusitada raspar a cabeça.

Após raspar a cabeça, a personagem começa a se dar conta de muitas coisas a sua volta que antes não tinha percepção, inclusive a respeito da ditadura da beleza em que vivemos atualmente, onde os corpos e a aparência das mulheres devem ser perfeitos para se encaixar em um padrão de beleza imposto.

Ao longo da história, Violet aprende diversas lições e vamos acompanhando sua transição capilar, onde começa a aceitar seu cabelo de forma natural. Ainda, a personagem desenvolve um interesse amoroso inusitado e aprende muito com esse romance.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto


São raros os filmes que tratam a respeito da transição capilar e acredito que a proposta de Felicidade Por Um Fio foi muito empoderadora, afinal, Violet para de se importar tanto com a sua aparência e entende que o cabelo não é tudo, bem como, que seu cabelo crespo também é maravilhoso.

A personagem se aceita da forma que é e essa decisão traz muitos efeitos positivos em sua vida, já que se torna uma mulher muito mais empoderada e confiante. 

Além disso, achei incrível a representatividade que esse filme demonstra, já que tem como foco a mulher negra, na qual é a parcela ainda mais oprimida pela ditadura da beleza.

Felicidade Por Um Fio, é um filme sensacional sobre aceitação e amor próprio, e elucida que a busca pela aparência perfeita pode nos destruir, afinal, uma sociedade que consome perfeição não trabalha com realidade.


Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. Olá!
    Eu estou muito animada para assistir esse filme. Vi o trailler e me apaixonei.
    Deve ser intenso e nos leva a pensar a importância que damos a certas coisas e em como a sociedade nos impõe algumas coisas e acabamos sendo massacrados com essas situações, esquecendo muitas vezes o quanto nos descaracterizamos para agradar os outros.
    Netflix cada vez mais nos surpreendendo.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com esse filme na minha lista e pretendo assistir em breve. Eu não sabia que é uma adaptação e agora eu quero muito o livro também. Eu adorei ver a sua opinião sobre o filme, me parece ser extremamente emocionante e já vou me preparar para as lágrimas. Também estou gostando cada vez mais das publicações originais Netflix, eles estão mandando muito bem e trazendo excelentes filmes e séries.

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Achei muito importante a Netflix produzir um filme nesse estilo, é bom para as pessoas que não se aceitam devidamente como elas são. Não tenho grande vontade de assistir o filme no momento, mas futuramente espero o fazer!

    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu adorei esse filme!
    Principalmente quando leva a mulher refletir sobre se aceitar, independente de como somos.
    Adorei a protagonista, tudo o que ela passou e como ele amadureceu durante os acontecimentos.
    Uma ótima indicação!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  5. Tinha visto o filme quando estava passando pela netflix, mas não fui atrás para saber sobre o que se tratava. Ainda bem que vim conferir sua crítica, achei o tema muito interessante, principalmente por mostrar que devemos nos aceitar do jeito que somos. Que filme incrível deve ser, fiquei muito afim de assistir.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Gabriela,
    eu estou apaixonada pela netflix e suas produções adaptadas. Tinha estabelecido uma meta na qual assistiria todas as adaptações que existissem no catálogo mas ainda estou longe de cumprir. Eu já havia visto esse filme e desde o primeiro momento desejei assisti-lo, ainda não sabia direito do que se tratava mas agora que descobri vou tratar de passá-lo na frente. Concordo quando diz que a transição capilar não costuma ser comumente abordada, pra falar a verdade esta vai ser minha primeira experiência, não conheço nenhuma obra que aborde a temática.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  7. Olá Gabi!!!
    Nossa sociedade realmente tem um enfoco maior nesse quesito de beleza e a gente mesmo esquece que não precisamos seguir esses padrões de beleza impostos.
    Adorei que esse filme tem uma representatividade e traz um tema muito interessante, também ando curtindo algumas produções.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu assisti esse filme assim que estreou e adorei. Todo o caminho que ela percorre até se desprender de suas preferências é bem palpável. Não sabia que era uma adaptação literária.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir