Posts Recentes

Crônica de um amor louco, de Charles Bukowski

06 setembro 2018


Olá leitores! hoje vou falar um pouco sobre Crônica de um amor louco, de Charles Bukowski. O livro é o primeiro dos dois volumes da obra Ereções, ejaculações, exibicionismo.

Se você conhece um pouquinho do universo literário, com certeza já ouviu falar no polêmico Bukowski. Sua literatura é conhecida por ter um caráter autobiográfico e com temas relacionados a alcoolismo, prostituição, sexo, pessoas miseráveis e experiências infelizes. A escrita do ''velho safado'', como ficou conhecido, é mundialmente apreciada. Seus clássicos possuem muitos admiradores, pelo fato de demonstrar a realidade nua e crua, sem eufemismos ou metáforas.

Após tanto ver e ouvir falar a respeito, resolvi tirar minhas próprias conclusões perante a escrita de Charles Bukowski, dessa forma, esse livro se tornou a minha primeira experiência com a literatura do autor. Confesso que fiquei bem chocada, pois esperava uma coisa totalmente diferente. O livro não me decepcionou, mas também não superou às minhas expectativas, afinal, eu as tinha, já que o autor é tão famoso.


Ficha técnica:
Título: Crônica de um amor louco | Autor: Charles Bukowski ; tradução de Milton Persson | Ano: 2011 | Páginas: 314 | Idioma: português Editora: Editora L&PM


Crônica de um amor louco é composto por mais de vinte contos, se iniciando com o conto a mulher mais linda da cidade. A primeira história narra a vida de Cass, uma jovem que passou a adolescência no convento. Cada conto possui uma história diferente, no qual Bukowski mergulha na excitação e insanidade. Em geral, os contos são interessantes e engraçados. Todas as histórias envolvem muito sexo, gritaria e bebida.

A narrativa do autor é muito diferente de tudo o que já li, pois utiliza palavras obscenas e até grosseiras para narrar a história, demonstando a frenesi e loucura que está sentindo. Se tem a impressão que o mesmo escreveu tais contos na mesa de um bar, tudo parece muito real. 

Outro fato interessante, é como o autor marginaliza tudo ao ser redor, inclusive si mesmo. Nessa obra, demonstra-se a fragilidade e a decadência do ser humano, expondo a parte inferiorizada e esquecida da sociedade. Ainda, termos como ''pau'', ''xota'' e ''gozada'' são encontradas com muita facilidade nesse livro, ele realmente não utiliza eufemismos ou metáforas para falar o que pensa, tudo é sem pudor.


A minha experiência de leitura foi positiva, como já disse anteriormente, não superou minhas expectativas, mas gostei bastante. Charles Bukowski fez tudo, menos o que eu esperava e talvez essa tenha sido a maior satisfação da leitura. O autor é diferente de tudo o que já li, sua escrita chega a ser fascinante, me senti ao lado dele em um bar.

Recomendo a obra, principalmente para que tenham a experiência incrível de conhecer essa leitura tão enigmática. A escrita de Bukowski não tem medida, não se caracteriza, ela simplesmente é única.
Comentários
9 Comentários

9 comentários :

  1. gente, quando vejo um post sobre Bukowski tenho ganas de dar um grito *---* esse homem é maravilhoso. e vai por mim, não desiste pq esse nem é o melhor livro dele... foi um dos primeiros que li, mas tem outros títulos bem superiores a ele...

    Te recomendo Mulheres e O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio. <3

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriela, tudo bom?
    Bukowski está na minha lista de leitura, ainda não tive tempo de pegar nenhum livro dele e realmente sentar e ler, mas me deixa muito curiosa toda fama dele. Gosto desse tipo de escrita, direta, sem rodeios, como também gosto de metáforas kkkk então não sei se criarei alguma expectativa além da "ele é famoso". Meu irmão por outro lado, gosta da escrita dele e já tem alguns livros do Bukowski em sua coleção.
    Que bom que gostou do livro :)
    Beijinhos

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Eu sou muito suspeita para falar, Bukowski é um dos meus autores favoritos, tanto é que tenho tatuado um poema dele, esse livro em especial, me faz ter um carinho ainda maior, o primeiro conto foi meu objeto de estudo por muito tempo na faculdade, foi uma das poucas vezes em que vi Bukowski ser tão sensível ao tratar de um tema tão sério. Acho que vale a pena voce tentar ler seus romances ou livros de poemas também!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gabi.
    Não sou fã dos textos do Bukowski, então vou deixar sua dica passar! Não é o tipo de leitura que eu gosto de fazer nas minhas horas de lazer... Prefiro um romance policial ou um romance romântico, com uma linguagem mais leve... Já vejo decadência humana demais no meu trabalho!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Oiii

    De fato o autor é muito conhecido e seus textos são muito comentados, porém, eu particularmente não me vejo lendo nada no estilo. Essas palavras obscenas esse modo do autor me incomoda tanto que você não tem ideia haha

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu nunca li um texto do Bukowski, não é o tipo de leitura que eu costumo a realizar, mas também não posso dizer que não gostaria de lê-las. Uma coisa que acho fascinante em que lê seus textos é essa proximidade que o autor traz com o leitor.
    Quem sabe um dia leia alguma obra.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  7. Oiiii,

    Eu já li algumas menções ao autor e até ouvi falar de algumas obras dele, mas nunca procurei de fato para poder ler. Achei interessante que mesmo que o linguajar tenha sido pesado (realmente não estamos acostumados a ler tantas palavras fora do padrão por assim dizer, em livros) você conseguiu aproveitar a leitura. Fiquei curiosa para saber o que de tão real o autor trás na obra, acho interessante quando tratam de forma crua as vivencias de cada dia. Espero conseguir aproveitar a leitura e aprender com ela também.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca li nada do autor e tenho que confessar que ele me intimida, acho que se pegar algo dele pra ler, não compreenderei totalmente e isso me amedronta. Fiquei curiosa com seus comentários sobre o livor, principalmente sobre as características enigmáticas porque isso sempre me agrada.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas me pareceu uma leitura bem densa por conta dos temas abordados, não sei se seria uma leitura que me agradaria ou algo que eu leria com rapidez, mas não descarto conhecer um dia.

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir