Posts Recentes

5 Motivos para ler Jane Austen

22 junho 2018


Oi amores, hoje eu vim falar de uma escritora clássica que eu particularmente amo muito: Jane Austen. Bom, para quem não conhece, jane Austen foi considerada uma das maiores romancistas da literatura inglesa do século XIX. Autora de "Orgulho e Preconceito" e "Razão e Sensibilidade", dois clássicos mais conhecidos. 

Jane nasceu em 1775 em Steventon, Hampshire, na zona rural da inglaterra. Desde de muito nova mostrava seu talento com as palavras e com seus 17 anos já havia escrito seu primeiro romance "Lady Susan" que só foi publicado em 1871, após o ano de sua morte. "Razão e Sensibilidade" e "Orgulho e Preconceito" foram rejeitados por um editor em 1797 e só foram publicadas em 1811 e 1813 respectivamente. Além das obras que já citei, Jane ainda escreveu "Mansfield Park" (1814), "Emma" (1816), "A Abadia de Northanger" (1817) "Persuasão" (1818). Jane Austen faleceu em 1817, com seus 41 anos, na Inglaterra.

E por que eu resolvi falar sobre ela? Talvez vocês descubram com os meus 5 motivos para ler Jane Austen.


1- Em primeiro lugar, o que me deixa fascinada é a ambientação. Jane escreve sobre os modos e os costumes de uma Inglaterra do século XIX. E o mais interessante é que não foi preciso nem um tipo de pesquisa histórica, pois ela viveu tudo aquilo. É uma ótima pedida para quem gosta de romances de época, assim com eu.

2- A escrita de Jane é sutil mas ao mesmo tempo cheia de criticas e ironias leves. Suas criticas se baseiam nos comportamentos da sociedade da época, como as mulheres que buscavam ascender socialmente através de um casamento. Bem humorada e com um enredo envolvente, ela sempre consegue transmitir em suas obras seu ponto de vista.

3- Seus personagens são sempre femininos, talvez como uma representação dela mesma,    mas isso eu que estou dizendo    e muito cativantes. Com personalidades fortes e pensamentos a frente da época, algumas delas não aceitam as imposições sociais. Sempre buscando ser independentes, como nossa querida Elizabeth, personagem principal de "Orgulho e preconceito". 

4- Apesar de seus livros terem sido escritos há algum tempo, sua escrita chega a ser atemporal. Falando muitas vezes de personalidades, atitudes, situações e sentimentos que presenciamos nos dias de hoje. 

5- Apesar de algumas pessoas acharem um pouco ruim o ritmo de algumas obras, tudo faz parte do estilo de Jane. Sua escrita é diferente de muitos dos livros que li. A verdade é que talvez ela não te fisgue no começo da história, mas sim no meio onde tudo é explicado e desenvolvido. Então não desistam dela.


Para quem não leu Jane ainda, e acha que irá encontrar um romance cheio de beijos e amassos, pode tirar o cavalinho da chuva. Isso não vai acontecer. Talvez essa seja a magia de Jane Austen, deixar a gente sempre com aquele gostinho de quero mais. Para mim é isso que deixa os romances com um tom elegante e encantador.

Alguns dos Romances foram adaptados para os cinemas e outros foram baseados em Jane e seus romances.
Vou deixar aqui minhas recomendações dos que eu mais gostei. 

- Orgulho e Preconceito (2005) 
    com Keira Knightley e Matthew Macfadyen 

- Emma (1996)
    com Gwyneth Paltrow

- Austenland (2013)
    com Keri Russell e JJ Feild

- O Clube de leitura de Jane Austen (2007) - Adaptação de um livro com o mesmo nome da autora Karen Joy Fowler.

Esses foram os cinco motivos que eu consegui listar, sem dizer nenhuma vez que ela é somente maravilhosa e isso basta haha. Vocês podem encontrar mais motivos, ou fatos que agradam a cada um. E meu concelho é: dê uma chance à Jane Austen.











Comentários
10 Comentários

10 comentários :

  1. Oioe, super concordo, os livros de Austen são atemporais!
    Por mais que tenham sido escritos a tanto tempo, suas histórias tratam de assuntos que ainda não são calados no dia de hoje, a liberdade feminina é algo que precisa ser falado sempre e ela abordava com classe ♥

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você sobre a escrita dela ser diferente e é este estilo que eu gosto porque é bem clássico. Então não dá para reclamar desta questão. Eu vi os filmes, Emma, Orgulho e Preconceito mas não li os livros dela, mas tenho em casa.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conheço a escrita da autora e apesar de ter muito receio, tamanha minha expectativa, eu não vejo a hora de mudar esse cenário e acho que dos motivos que deu o que mais me chama atenção é da escrita atemporal, sem dizer que pelo que vejo por aí são obras com uma forte critica social. Enfim, preciso ler algo da autora.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu gosto muito da Jane exatamente pelo modo dela em escrever. É muito diferente e mais profundo, o modo como ela consegue descrever ambientes, lugares, costumes e relações daquele período, no século xx. Os romances são mais verdadeiros, e como você bem disse, deixam aquele gostinho de quero mais..


    Bjoxx ~ Stalker Literária

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei os cinco motivos, mas o que mais me chamou atenção foi segundo, que fala sobre sua escrita, pois ainda não li nada da Jane Austen, mas sou louco para ler Orgulho e preconceito, da autora. Não gosto muito de livro de romance de época, porém quero muito conhecer a escrita dela.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Que lindo post!!! Austen foi quem me ensinou a amar os clássicos e eu concordo com a atemporalidade de seus enredos. Que sua obra prevaleça através dos seculos.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Amei conferi sua lista de motivos para ler os livros da Jane, o que mais me chamou a atenção foi você mencionar que eles são atemporais, é o que mais gosto em clássicos, ver como hoje em dia essas histórias ainda nos causam empatia.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Amei o post! Jane Austen é uma das minhas escritoras preferidas e eu adorei os motivos que você listou. Também acho muito interessante a ambientação que ela fez de sua época e as críticas cheias de ironia aos padrões e comportamentos da sociedade. Só não entendo muito as pessoas acharem os livros dela lentos, porque eu nunca senti isso. Em todos os livros dela que eu li, fui fisgada logo nas primeiras páginas e a leitura flui muito bem.
    De qualquer forma, adorei o post e acho que os motivos que você trouxe são muito válidos. Sem dúvida, vale a pena ler as obras dela.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adoro Jane Austen e depois da sua postagem se alguém não ficar tentado a dar uma oportunidade a leitura é uma pena. O que mais gosto é da forma como somos transportados pra aquela época, mas não ficamos cansados com suas descrições, sem falar nos personagens apaixonantes. Não é atoa que é uma das autoras mais publicadas.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post cheio de amor <3
    A Jane Austen é a minha diva eterna. Ô mulherzinha que escrevia bem!
    Gosto muito de Razão e sensibilidade, mas o meu favorito é Orgulho e preconceito.

    ResponderExcluir