Posts Recentes

SEBO: 5 motivos para frequentar + minhas comprinhas lá!

25 julho 2018


Você já visitou um sebo? Mais do que uma simples "loja de livros usados", esses espaços compõem uma verdadeira atmosfera que contagia os amantes da literatura. Da mesma maneira que os brechós têm sido re-valorizados ultimamente pelas fashionistas por abrigarem peças cheias de expressão e história (ah, o queridinho vintage!), os sebos também devem ser considerados pelo leitor apaixonado como uma alternativa consciente e sustentável para renovar os títulos da estante de casa.

Como amante da literatura e de sebos, hoje resolvi trazer para vocês uma lista com 5 motivos para frequentar esses lugares, além das minhas próprias comprinhas dessa semana. Se você nunca pisou em um sebo, ou pior, ainda guarda preconceitos contra as prateleiras de seminovos, eu vou te convencer a dar-lhes uma chance. Agora, se você já ama garimpar livros naquele precinho e não tem medo de um pouquinho de poeira, essa lista vai reforçar aquilo que você já sabe: sebos são demais!


Os sebos abrigam uma variedade imensa de livros, só é preciso saber explorar suas prateleiras.

MOTIVO 1: LÁ VOCÊ ENCONTRA RARIDADES, EDIÇÕES ESGOTADAS E CLÁSSICOS DA LITERATURA QUE UMA LIVRARIA COMUM NÃO TEM

Uma das maiores vantagens dos sebos é a oportunidade de ter contato com edições mais antigas. Parece óbvio, não? Mais ou menos; o que acontece é que, algumas vezes, um livro velho não é apenas um livro velho: pode ser a sua chance de colocar as mãos em uma edição especial ou um título clássico que já não é mais enviado para as livrarias. Só em um sebo você tem a oportunidade de encontrar algumas raridades, e é por esse motivo que verdadeiros colecionadores amam esse espaço. A variedade é imensa, você só precisa saber garimpar!

MOTIVO 2: É UMA ATITUDE CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL

O sebo promove um comportamento que é completamente contrário ao descarte e ao desperdício: aquele livro que alguém não quer mais pode ser de valor para você. Um livro que está parado na sua estante porque você já leu há séculos e nem olha mais pode ser a nova aventura de outra pessoa. Na atualidade, em que tanto se fala de sustentabilidade e consumo consciente, essa cultura de não deixar um livro morrer, de dar nova vida a ele nas mãos de outro leitor, é simplesmente sensacional. Como já mencionei anteriormente, se os brechós são o símbolo da moda sustentável, o sebo é pura literatura sustentável. + aproveitamento + amor + consciência - consumo desenfreado e - lixo! Oh yes!

Livros são coisinhas fantásticas demais para serem abandonadas logo depois da primeira leitura.

MOTIVO 3: O PREÇO É ACESSÍVEL...

Vamos combinar: para o cidadão brasileiro médio, um livro novo (em formato físico) não é barato. Já me considero privilegiada por comprar mais de um livro por mês, e para isso tenho que estabelecer a leitura como uma de minhas prioridades, escolhendo não gastar em outros itens supérfluos (porque sim, por mais que a gente ame de paixão, livro é um item bem supérfluo, não é comida). A não ser que você esteja dentro daquela pequena porcentagem da população com uma renda excepcionalmente alta, você não tira cinquenta, sessenta reais da carteira como se não fosse nadinha. MAS EU TENHO BOAS NOTÍCIAS! No sebo você pode encontrar livros em ótimo estado até 90% mais baratos em relação ao preço original. O mesmo livro que você vê na livraria por cinquenta pila, às vezes só com um ou outro arranhãozinho, por vinte, quinze reais. Dá gosto de comprar!

MOTIVO 4: ...E ÀS VEZES VOCÊ NEM PRECISA TIRAR DINHEIRO DO BOLSO. 

Que tal trocar livros? Quando você leva seus próprios livros usados para um sebo, geralmente vão te dar duas opções: vender ou trocar. Geralmente, a troca é mais vantajosa para o comerciante, porque ele ganha um produto novo e você leva um produto ali que está parado. É por isso que o valor de troca dos seus livros costuma ser superior ao valor da venda, e acaba sendo vantajoso para você também! Levando para eles aqueles livros que não te interessam mais, você pode adquirir títulos novos sem tirar uma única moedinha do bolso

MOTIVO 5: MAIS DO QUE UMA LOJA, É UMA EXPERIÊNCIA

Em um sebo, cada livro é único. Você pode se deparar com pequenas surpresas engraçadas: uma dedicatória apaixonada, uma homenagem alegre ou um grifo peculiar (ou ainda, uma manchinha de gordura, não faz mal). Os livros usados, assim como as roupas, os espaços e as pessoas, têm história. O sebo é pura história! E muitos deles também vendem outros tipos de itens antigos, como discos de vinil, CD's, DVD's, fitas cassete e VHS, games, mangás, revistas, às vezes até eletrônicos. Coisas que você não vai ver todo dia!

Discos de vinil são um exemplo do que você pode encontrar em um sebo  além dos livros.

Vale a pena selecionar um espaço na sua agenda, chamar amigos e visitar os sebos da sua cidade. Ainda tem alguma dúvida? Então dá uma olhada nas preciosidades que eu adquiri na minha última visita a um sebo, essa segunda-feira:

MINHAS COMPRINHAS NO SEBO

1. Um grito de amor do centro do mundo, de Kyoichi Katayama (Editora Alfaguara)


Sinopse: Os adolescentes trocam juras de amor; prometem nunca mais se separar. Mas uma tragédia fará com que o destino de ambos seja irremediavelmente alterado. 'Um grito de amor do centro do mundo' é um dos romances japoneses mais lidos de todos os tempos. Foi adaptado para o cinema e para uma série de TV, além de ter se tornado um mangá de sucesso no Japão.

Em ótimo estado, super novo, com poucas marquinhas de sujeira na capa e contracapa, páginas ainda bem brancas.

2. Gentil como a gente, de Fernanda Gentil (Editora Intrínseca)


Sinopse: Fernanda Gentil é repórter esportiva e uma das apresentadoras mais queridas da tevê. Conquistou milhares de fãs na cobertura da Copa do Mundo de 2014, da qual foi eleita musa. No vídeo, é uma profissional competente e divertida. De perto, é igualmente engraçada. Nas páginas de Gentil como a gente, transforma suas experiências pessoais num relato adorável.

Adoro e admiro muito a Fernanda Gentil, amei encontrar o livro dela por lá! Está como novo, sem nenhuma imperfeição visível. 

3. Incidente em Antares, de Erico Verissimo (Editora Globo Livros)


Sinopse: Em Incidente em Antares, Erico Verissimo faz uma sátira política contundente e hilariante que, mesmo lançada em 1971, em plena ditadura militar, não teve receio de abordar temas como tortura, corrupção e mandonismo.

Livro com poucas imperfeições, apenas um ou outro trecho afundado/amassado na capa. Páginas bem claras e limpas.

4. On the road, de Jack Kerouac (Editora L&PM Pocket)


Sinopse: Sal Paradise é o narrador de On the road - pé na estrada. Ele vive com sua tia em New Jersey, Estados Unidos, enquanto tenta escrever um livro. Ele é inteligente, carismático e tem muitos amigos. Até que em Nova York ele conhece um charmoso e alucinante andarilho de Denver de personalidade magnética chamado Dean Moriarty. Dean é cinco anos mais novo que Sal, mas compartilha o seu amor por literatura e jazz, e a ânsia de correr o mundo. Tornam-se amigos e, juntos, atravessam os Estados Unidos, deparando-se com os mais variados tipos de pessoas, numa jornada que é tanto uma viagem pelo interior de um país quanto uma viagem de auto-conhecimento - de uma geração assim como dos personagens.

Tava a fim de ler esse livro já fazia um tempo, a hora chegou. Está um pouquinho amarelado e tanto a capa quanto a contracapa apresentam alguns arranhões e marquinhas de sujeira. Deve ser o mais velho entre os que comprei dessa vez. Chuto que deve ter por volta de 7-10 anos.

5. [FAVORITO] O gigante enterrado, de Kazuo Ishiguro (Editora Companhia das Letras)


Sinopse: Uma terra marcada por guerras recentes e amaldiçoada por uma misteriosa névoa do esquecimento. Uma população desnorteada diante de ameaças múltiplas. Um casal que parte numa jornada em busca do filho e no caminho terá seu amor posto à prova — será nosso sentimento forte o bastante quando já não há reminiscências da história que nos une? Épico arturiano, o primeiro romance de Kazuo Ishiguro em uma década envereda pela fantasia e se aproxima do universo de George R.R. Martin e Tolkien, comprovando a capacidade do autor de se reinventar a cada obra. Entre a aventura fantástica e o lirismo, O gigante enterrado fala de alguns dos temas mais caros à humanidade: o amor, a guerra e a memória.

Encontrar esse livro foi o ponto alto do meu dia! Andei fazendo uma resenha de outro livro do Ishiguro, que você pode conferir aqui, e já estava a fim de ler o próximo. Tive a sorte de encontrar O gigante enterrado por aproximadamente 1/3 do seu preço nas livrarias e em perfeitíssimo estado, novinho como se tivesse saído da gráfica ontem. Essa edição da Companhia das Letras é linda. Apaixonei!

E aí, o que acharam? Vocês também já fizeram compras legais em sebos? Ou tem vontade de fazer? Já leram algum desses livros que eu coloquei aqui? Contem a experiência de vocês nos comentários. E até a próxima!


O "Gatão" (nome dessa fofura de quatro patas) é o símbolo do Sebo Cultura, em Maringá-PR.

*As fotos dessa publicação foram feitas no Sebo Cultura, em Maringá-PR. Ele fica na Rua Santos Dumont, número 3033. Telefone: (44) 3269-8424. Ele também faz parte da plataforma virtual de livreiros Estante Virtual, que você pode acessar aqui.
Comentários
15 Comentários

15 comentários :

  1. Mas olha isso! Esse sebo maravilhoso ai eu nem queria sair dele.
    Aqui na minha cidade os sebos são bem bagunçados :( o que é uma pena. Quando vou lá não me acho em NADA.
    Porém super apoio visitar e pelo menos procurar no local, vai que acha aquele livro com um preço bem amigo né? Sem falar que que é uma viagem um lugar desses.

    ResponderExcluir
  2. O sebo para mim é o pote de ouro no fim do arco íris, o baú do tesouro. Já achei muita coisa que não se tem mais hoje no mercado literário, por isso frequento diariamente.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Sebos para mim são lugares excepcionais!! Consegui muitos e muitos livros que estão fora de circulação a anos em sebos. Ah boa pedida também, é bibliotecas públicas, as vezes elas fazem doações de livros em ótimos estados, foi assim que consegui a maior parte dos meus grande clássicos literários. ^^

    Adorei o post =D

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafaela tudo bem? está certíssima em tudo que falou, sebo é uma daquelas aventuras que sem caminho certo, pois procura uma coisa e acha outra melhor ainda, parabéns pelas suas compras e obrigada por suas dicas vou anotar aqui. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu acho muito legal salientar a importância dos sebos, não somente para os nossos bolsos mas para encontrar livros clássicos e importantes. Eu só fui em um que tem aqui em BSB pra comprar Game of Thrones, e até achei interessante, mas não sou fã dos títulos que normalmente encontro em sebos, por isso não compro nada lá.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    ADOREI o post!!
    Eu gosto muito de sebo. Realmente é um lugar maravilhoso e o fato de encontrarmos raridades lá é o q mais me agrada. Já quanto ao preço, Eu não tenho tido tanta sorte. Pelo menos aqui em Brasília, os poucos sebos que conheço, não têm os preços muito atrativos, não.
    Claro que uma coisa ou outra dá pra se deliciar.
    Gostei das suas compras e fiquei bem interessada no livro O gigante enterrado. Ainda não conhecia e a sinopse me chamou atenção.
    Parabéns pelo post.
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Aaahhhh, estou apaixonada por esse post! Será que tem leitor que não gosta de sebo? Gente, é uma maravilha a parte entrar num sebo! Quase que é como se você encontrasse um paraíso! Pra mim chega a ser melhor que ir em livraria! Passo horas e horas folheando livros, lendo bilhetes e dedicatórias escritas pelas páginas, achando novas histórias e sentimentos que os antigos donos colocaram ali.. além de todas essas vantagens que você bem enumerou.. E, como eu queria ir a Maringá, pra ir neste sebo e conhecer esse Gatão! ♥ Amei, amei!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Aqui no meu bairro vive tendo umas feirinhas com sebos e eu sempre passo e ficou olhando se algo me chama atenção!

    Por suas fotos esse sebo ai do PR parece ENORME! Adorei as dicas também e boa leitura dos seus achadinhos!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que maravilha esse post. Acho uma pena que aqui na minha cidade não tenha. O que tinha na cidade vizinha fechou e realmente é uma fonte para acharmos verdadeiras relíquias.
    Ótimas aquisições!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Onde eu moro, não tem sebo, então eu acabo indo nas cidades vizinhas para poder ir em um sebo. Tanto que nesse sebo que eu vou, acho ele enorme e completo, tem de tudo.
    Uma ótima dica!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. OLÁ

    Você merece aplausos com o seu post. Amo sebos! Aqui em São Paulo tem um gigante no centro da cidade e passo horas ali quando tenho a oportunidade de ir. Amei as fotos desse local e que gato mais lindo é esse?

    Seus livrinhos novos são demais e tô querendo ler On the Road. Você vai resenhar né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Acredita que nunca fui em um SEBO?
    Aqui onde eu moro não tem perto, teria que ir para o centro de BH para achar o mais perto. Achei suas dicas maravilhosas e todas validas. O legal é a troca que você pode fazer ou seja o útil pelo agradável e todo mundo sai feliz.
    Amei esse post, sério mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Oie amore,

    Sou amante de Sebos e sempre me delicio nas visitas, até já fiz uma entrevista com o dono de um sebo grande em São Paulo lá no blog.
    Adorei o post... suas aquisições e ainda mais esse sebo das fotos, que organização!

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ahh!
    Que post maravilhoso. Eu queria poder visitar sebos e me perder nas edições raras, garimpar em meio a várias histórias. Infelizmente na minha city não tem nada disso e as barraquinhas que vendem livros usados cobram um rim e metade de um pulmão por um livro que na loja as vezes custa metade do preço, por essas e por outras sobrevivo de promoções online.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá Rafaela,
    Quando eu morava em SP, frequentava muitos sebos. Vivia fazendo compras e trocas, mas, desde que me mudei, não encontrei nenhum sebo ainda por aqui. Então, adquiri o hábito de doar meus livros ou vender em grupos online.
    Adorei os motivos que você apresentou e acho que todos deveriam tentar, pelo menos, uma vez na vida ir a um sebo.
    Estou louca por esse livro do Kazuo, meu deeeus.
    Beijos

    ResponderExcluir