Posts Recentes

Sobre a Escrita, de Stephen King

09 maio 2018


Stephen King é um dos maiores autores de todos os tempos, não só no gênero principal que se propôs a escrever, mas também em sua forma de comunicação com o pública. Apesar de ter lido apenas 2 livros de ficção dele, O iluminado e Escuridão Total sem Estrelas, é um autor que eu tenho interesse em conhecer cada vez mais suas obras, portanto, ler Sobre a Escrita foi uma experiência surreal de aproximação entre autor-leitor.


Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King. E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial. O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada. Eleito pela Time Magazine um dos 100 melhores livros de não ficção de todos os tempos e vencedor dos prêmios Bram Stoker e Locus na categoria Melhor não ficção, "Sobre a Escrita" é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.

Ficha Técnica:
Título: Sobre a Escrita | Autor: Stephen King | Ano: 2015 | Páginas: 256 | Idioma: português | Editora: Suma de Letras | Gênero: (i) Memórias (ii) biografia (iii) auto biografia

Não tem como descrever todas as emoções que eu senti lendo esse livro. Eu até tentei mensurar, mas não consegui, porque foi especial, foi inspirador, foi único. Stephen King é um autor que navega por todas as gerações e isso é um grande feito. Ao ler esse livro, todas essas emoções se tornaram uma admiração imensurável e uma dose de ânimo que eu precisava em minha vida.

O livro é narrado em primeira pessoa e King nos conta sobre suas experiências com a escrita, suas aventuras, sua vida e o quanto tudo aquilo significava para ele. É um livro muito íntimo, muito pessoal e isso deixa o leitor muito mais próximo do autor. Aqui, Stephen consegue falar de forma simples, parecendo que as palavras são tão fáceis que não precisam de mais nada.

Para aqueles que sonham em escrever livros, é um prato cheio de inspiração e dicas sobre escrita. Mas ao contrário de muitos, Stephen King conta exatamente todas as coisas que pensa e isso inspira, mas ao mesmo tempo alerta e mostra a realidade de um escritor. No entanto, a vontade de escrever é despertada, mesmo você não querendo ser um escritor algum dia e é até instrutivo, pois uma pessoa leiga na escrita pode simplesmente aprender muito ao ler esse livro.

Nesse livro, conseguimos nos aproximar mais do autor e sentir seu humor ácido, suas piadas e suas referências, é definitivamente um pouco biográfico, mesmo focado na escrita, ele fala sobre sua infância, sobre os problemas com alcoolismo e muitas outras coisas que deixam tudo muito mais perto dele para com o seu público. King da dicas como se fosse um amigo muito próximo do leitor e isso deixa toda a leitura muito mais especial.

Em suma, Sobre a Escrita é uma aula em forma de livro e tudo o que aprendemos, levaremos para uma vida toda. É bem humorado, é instrutivo, é inteligente e é pertencente, porque o sentimento após ler esse livro é indescritível, ainda mais se você é um autor ou pretende se tornar, mas mesmo sendo apenas leitor, esse livro é especial de inúmeras maneiras e vale a pena cada segundo de sua leitura.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário