Posts Recentes

Ps. Ainda Amo Você, de Jenny Han

31 janeiro 2018



Ps. Ainda Amo Você faz parte de uma trilogia escrita pela autora Jenny Han, que é a continuação do best-seller Para Todos os Garotos que Já Amei, que inclusive foi resenhado recentemente aqui.

No geral, a trilogia é baseada no cotidiano de uma adolescente, a Lara Jean. Então, seus leitores têm acesso em primeira mão aos dilemas e as decisões necessárias ao chegar nessa fase tão decisiva da vida. Jenny Han consegue com maestria desenvolver todos os acontecimentos dentro de sua história, e devo dizer que é difícil não se identificar com certas coisas que a jovem enfrenta. Suas histórias têm o poder de transportar seus leitores à aquela época da adolescência e sentir juntamente a protagonista todas as sensações vivenciadas pela mesma de forma mais crua e real. Assim, Ps. Ainda Amo Você é um livro sobre crescimento, descobertas e ensinamentos.

No primeiro livro da trilogia, Para Todos os Garotos que Já Amei, Lara Jean teve suas cartas amorosas extremamente íntimas e pessoais enviadas aos remetentes, ou seja, aos garotos que ela amou. Em meio ao caos e conversas constrangedoras com os garotos que receberam suas cartas, ela descobre que isso pode ter feito seus sentimentos antigos ressurgirem de forma bastante intensa. Assim, sem pensar, engatou em um relacionamento falso com um dos garotos que amou, a fim de suprimir os sentimentos por outro. Entretanto, as coisas fugiram de seu controle quando se deu conta de que ela poderia sim voltar a amar Peter, com quem mantinha um falso relacionamento.

De longe Peter é o garoto mais bonito da escola e, também um dos mais populares. Para piorar, ele possui uma relação complicada com a ex-namorada, eles vivem em um verdadeiro vai-e-vem, o que faz com que Lara Jean se sinta ainda insegura sobre confiar nos seus sentimentos e se entregar completamente à essa paixão. Além disso, fora o drama amoroso enfrentado pela protagonista, ela ainda precisa lidar com a falta que sua irmã faz desde que foi estudar do outro lado do mundo, com o fato do seu pai ter se fechado amorosamente após a morte de sua esposa, com ter se tornado a irmã mais velha e ter que dar o exemplo de maturidade e, ainda, com o bullying após ter um vídeo íntimo exposto para todos de sua escola assistir. Apesar do caos vivenciado pela Lara Jean, ela lida de forma extremamente bem com tudo a sua volta, sempre aprendendo com o que vivencia e mostrando-se uma mulher forte.

Confesso que apesar de ter amado bastante este livro, não chegou aos pés do que o primeiro foi para mim. De certa forma, estabeleci uma relação de amor e ódio com Peter, neste mais ódio do amor, e que isso me incomodou bastante durante a leitura, desde que eu simplesmente torcia por um romance verdadeiro entre ambos no primeiro livro.

Entretanto, de forma geral, o livro é bastante significativo, é capaz de trazer de volta sensações da adolescência e fazer seus leitores se teletransportarem aos seus passados. Com uma escrita fluída e cativante é difícil não se prender aos encantos de Jenny Han. É uma leitura para se relembrar e aprender. Sem dúvidas, mesmo sem ter lido o terceiro livro da trilogia, recomendo-a!

Comentários
19 Comentários

19 comentários :

  1. Oie!
    Tenho um livro dessa trilogia na minha estante, mas ainda não realizei a leitura. Sempre ouço elogios ao primeiro e que o ultimo não é tão bom, então acabo protelando para ler, rs. Deve ser uma história bem fofinha, apesar de tudo ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Eu tenho o primeiro livro no meu aplicativo da saraiva, mas ainda não li.
    Gosto dessa parte nostálgica, mas já fiquei com um pouco de receio dessa relação de amor e ódio com o mocinho.
    Pretendo ler em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá,já tentei ler o primeiro livro da série três vezes,a primeira vez em inglês para um trabalho da faculdade e não conclui e na segunda vez em português mesmo mas também não dei continuidade, eu meio que desisti de lê-lo mesmo a história me atraindo tanto,espero que goste do terceiro livro assim como gostou dos dois primeiros.

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Estou doida para iniciar essa trilogia, pois ganhei o primeiro livro e ele está estacionado na minha estante até hoje kkkkkk
    Porém, todo mundo diz que ama o primeiro livro e os outros são mais ou menos, e eu tenho um tanto de medo disso mas eu estou muito curiosa pelo livro ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Só me falta o último livro dessa trilogia e eu já amo de paixão. Acho que isso se deva exatamente pelo sentimento de nostalgia que mencionou ao dizer que a leitura nos teletransporta para nossa adolescência. Quero muito o último.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Acompanhei sua resenha a respeito do primeiro livro e me senti culpada por não ter gostado dessa série haha sério, nao conseguiu me prender por NADA no mundo, não sei o que aconteceu, de verdade, é uma pena. Mas que bom que a série tem sido bastante proveitosa pra ti, apesar desse exemplar não superar o primeiro volume né?

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari! Não li nenhum dos livros desta trilogia, e confesso que eles me atraem pouco. Acho que por ser muito fã de fantasia e suspense, dou uma encostada nos livros deste tipo. Mas leria sim, numa oportunidade futura. Acho leituras assim boas pra curar uma ressaca literária e essa série têm muitos fãs, o que indica que deve ser boa. Fico feliz que tenha gostado da leitura, mesmo que nem tanto quanto da primeira.
    Bjoxx ~ Aline

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Esse livro é um dos que, se eu visse na prateleira,iria ignorar. Mesmo com o resgate das lembranças da adolescência e sinceramente a coisas que já passei, a história não parece ser daquelas que vai me cativar, mas anotei a dica e quem sabe um dia.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Tem horas que me interesso pelo livro, tem horas que não me interesso. Lendo sua resenha, apesar de bem feita, me fez te a certeza de que não é um livro para eu ler. Minha adolescência é a época que eu não gostaria de relembrar. Não foi a minha melhor fase. Aprendi muito com ela, mas deixo bem escondida. Um dia quem sabe, eu dê uma chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bom?

    Eu adorei essa trilogia e confesso que, para mim, o primeiro é o melhor. Gosto que ela consiga fazer um romance em três livros sem que fique cansativo e que você ainda queira saber o que acontece. Além disso, os personagens sendo adolescentes, passam por aquela fase de dúvida sobre o futuro e eu também fui transportada para o passado ao ler. E, ainda mais, eu gostei de ver o amadurecimento de Lara Jen ao longo da trilogia e legal ver que ela vem de uma cultura diferente, a coreana (normalmente os personagens tem sempre as mesmas características e foram criados da mesma maneira). Espero que você também goste do terceiro livro que, para mim, fechou a trilogia com chave de ouro.

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Talvez porque não sou muito fã de romance desse estilo, mas não fazia idéia de que era uma triologia. Bem interessante os ciclos amorosos da trama, quem sabe eu leia esse ano pra sair da rotina, hahaha.

    Parabéns pela resenha!
    /Juliane

    Ler, Resenhar e Postar

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marilena!
    Eu já li várias indicações dessa série, mas acho que ela é direcionada para um público mais jovem que o meu, por isso sempre fico com o pé atrás para ler. rsrs
    Em todo o caso, não descarto em algum dia dar uma chance a ela.
    Bjos!
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Oiee, tudo bem? Que bom que gostou da leitura! Eu sou louca para ler essa trilogia, todos falam tão bem!! Eu gosto de tramas assim, repletas de significado e reflexões sobre a adolescência e as escolhas que fazemos na juventude. Certeza que vou adorar! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu tenho um carinho enorme por essa trilogia, mas considero esse o mais fraco. Sendo bem sincera, o primeiro é o meu queridinho sem concorrência quando se trata dessa série.
    No entanto, vou discordar de você com relação ao Peter. A Lara Jean me irritou muito mais que ele. Sério, fiquei totalmente sem paciência com ela.
    Mas concordo com você que o livro nos faz relembras muitas sensações da adolescência e que a escrita da autora é mesmo cativante.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oii!!
    Sempre vejo muitas opiniões positivas dessa trilogia, mas fico com um pé atrás de ler.
    Apesar de ter vários temas interessantes como Bullying e os dramas adolescentes, esses dois temas de deixam com muita vontade de ler, mas fico pensando se vou gostar mesmo ou não.
    Tenho preferido livros diferentes, principalmente de aventura, mas vou considerar suas impressões de sugir a oportunidade para ler mais para frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Li o primeiro livro quando o segundo ainda não tinha sido lançado no Brasil e amei intensamente e claro, enlouqueci com aquele final. Quero ler todos os livros da serie porque ao ler sua resenha, lembrei de como o Peter era fofo e como você concluiu sua resenha, o livor é capaz de nos trazer sentimentos da adolescência que são muito positivos.
    MEU AMOR PELOS LIVROS

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Confesso que não sabia que o livro faz parte de uma trilogia, eu já vi os títulos e nunca associei isso. Fiquei um pouco curioso pela história e anotei a dica, mas é uma pena saber que esse livro não foi tão bom quanto o primeiro! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  18. Eu li "Para todos os garotos que já amei" e, apesar de achar a leitura um tanto infantil (acho que estou ficando velha para certos livros), eu a apreciei. A escrita da autora que salvou tudo, o livro acaba sendo bem gostoso de ler. Tenho vontade de continuar então espero adquirir os próximos logo.

    Beijos,
    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie!!
    Me lembro do lançamento desse livro e confesso pra você que eu não fiquei empolgada muito pra ler. Entretanto, o tempo foi passando e confesso que a pulguinha da curiosidade vem me dominando aos poucos.
    Gosto bastante de histórias que envolvem a adolescencia e os problemas que ela nos trás.

    beijos
    http://www.livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir