Posts Recentes

UNFILTERED: NO SHAME, NO REGRETS, JUST ME, DE LILY COLLINS

24 setembro 2017


O que eu penso sobre a arte e sobre artistas é uma coisa muito particular, porque acredito que cada um tem o poder de influenciar seus admiradores e propagar o que acreditam. Por que gostamos de atores e atrizes e os tratamos como ídolos? É porque seus filmes são ótimos ou existe alguma coisa a mais? Foi lendo Unfiltered da atriz Lily Collins que eu descobri a importância de termos vozes ativas para conversar com o público e fazer com que ele se sinta compreendido. 

Unfiltered: no shame, no regrets, just me é um livro auto biográfico escrito pela atriz britânica Lily Collins, conhecida por seus papéis em To the Bone, Instrumentos Mortais e Love, rosie. Em seu livro, a atriz conta sobre sua infância, sua relação com sua mãe, seus distúrbios psicológicos, relacionamentos abusivos, entre outros assuntos importantes e relevantes para a mesmo, além de serem assuntos frequentemente abordados nas redes sociais e na mídia em geral.

O livro todo é narrado em 1ª pessoa, de modo que podemos ver a própria versão da Lily em relação aos fatos, sem tabloides, sem portais de fofocas, apenas ela mesma. Como realizei a leitura em inglês, a língua nativa, pude compreender de fato o que a autora queria passar e dizer, sem a interferência das traduções. Lily tem uma escrita muito ágil, fazendo com que a leitura flua bem. A maneira como vai contando sua história, vai cada vez mais nos levando a ter um entendimento total sobre sua vida e os acontecimentos. Além disso, a maneira como é contada a história faz com que ela esteja falando com uma amiga, em um café. 


"When people point out your differences as negative, it's only because they're insecure themselves. It can be extremely hard not to take personally, but the second we allow that to happen, we give power and truth to their words. " Page 7. 

Ao mesmo tempo que Lily busca falar sobre sua vida, ela sempre deixa uma lição para o leitor, como ela realmente tivesse aconselhando quem está lendo, o que deixa a leitura bem mais imersiva, visto que o leitor se sentirá mais aconchegado e próximo à autora. Vi alguns comentários falando sobre a autora usar frases prontas e por isso seu livro se tornou raso e sem profundidade, discordo, visto que me senti muito tocada por várias das frases e palavras citadas pela Lily. Às vezes o clichê também pode conversar com a gente e nos ensinar alguma coisa. Profundidade é como o leitor se sente em relação ao que está escrito ali. 

Lily aborda assuntos que podem tocar particularmente algumas pessoas, como problemas alimentares e relacionamentos abusivos. Eu me senti muito compreendida quando Lily fala sobre futuro e sobre como a vida pode mudar e seus sonhos podem sim continuar com você, enquanto você cresce e amadurece. Senti uma grande evolução de narrativa, pois você chega no final do livro de uma forma diferente e você sente isso na escrita da autora também.

Opening up can be scary. The time to be unfiltered is now.

Para cada leitor, a história será contada diferente. Essa é a magia desse livro, cada pessoa irá sentir e tocar de uma forma distinta, pois todos nós temos bagagens de vida diferentes. Portanto, para mim, a experiência de ter conhecido melhor a Lily Collins foi extremamente reconfortante e importante. O livro será publicado no Brasil no final do ano (2017) pelo Grupo Editorial Record. Espero que todos tenham a oportunidade de conhecer melhor a atriz e tirar lições de sua vida. 


FICHA TÉCNICA:
ISBN-13: 9780062473011
ISBN-10: 0062473018
Ano: 2017
Páginas: 240
Idioma: inglês  
Editora: HarperCollins
Gêneros: Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira / Não-ficção
Comentários
21 Comentários

21 comentários :

  1. To muito ansiosa pra ler esse livro e quero muito ter a experiência original com essa versão em inglês <33

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Acho a Lily uma atriz incrível e com certeza gostaria de conferir a biografia dela. Apesar de ver muito nova, devido a toda a sua exposição e fama, realmente deve ter muita coisa para contar.
    Bom saber que a escrita é boa.
    Espero que saia aqui no Brasil.
    Adorei a dica!
    http://www.livroterapias.com/2017/09/resenha-geekerela-de-ashley-poston.html

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?
    Compartilho sua opinião sobre ler em inglês! Se tratando de biografias, sempre prefiro ler as palavras de verdade da pessoa que escreveu. Uma dica de leitura, caso você também seja fã: Wishful Drinking, da Carrie Fisher. É um livro delicioso de ler, eu li uma vez e já quero reler pois fiquei com saudades, acredita? É realmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Livro auto biográfico que flua bem é essencial, caso contrário se torna massante.
    Por não conhecer a atriz não seria um livro do gênero que leria, mas por conter estas lições citados por você acredito que seja uma leitura enriquecedora.

    Beijos Anelise.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acho que biografias dependem muito de como a gente vê a pessoa mesmo. Eu assisti ao documentário da Lady Gaga e amei, pois acho que a verdade nem sempre é o que a gente pensa. Conheço esta atriz mas não curto muito o restante do trabalho, por isso já não leria a biografia.

    Greice Negrini
    Blogando Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anelise!
    A Lily é um exemplo para mim e lembro que na época do lançamento da sua autobiografia fiquei super ansiosa para saber a versão dela da história -- e depois que li passei a admira-la ainda mais não só por se dispor a se abrir assim para milhares de pessoas, mas por escolher um tom de conversa sem restrições nas páginas. É bem o que você falou mesmo, né, cada um se relaciona diferente com o texto e sai com suas prórpias lições :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi. :)
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas gosto da Lily como atriz. Vi vários filmes dela e esse novo (que esqueci o nome) que tem na netflix eu pretendo assistir logo.
    Gosto desse tipo de biografia, nos deixa mais "íntimos" com os relatos e pensamentos.Acho fantástico.
    Blog As Meninas Que Leem Livros - Lauri Brandão

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Guria não sabia que a Lily tinha escrito um livro! Com certeza vou atrás dele e realizar a leitura, sou muito fã dessa atriz e com certeza será uma leitura muito agradável!

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi Anne, faz tempo que eu não venho aqui!!!
    Não sabia do livro e se o visse em uma livraria, desdenharia dizendo que ela é muito nova para escrever uma biografia. Mas ainda bem que li sua resenha e entendi a proposta do livro e claro, agora quero ler.
    Amei a dica.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu ainda não conhecia o título, mas achei muito bacana a proposta dele. Seus comentários a respeito me deixaram muito curiosa em relação aos pensamentos da autora sobre inúmeros assuntos. Tenho certeza que é uma leitura muito rica. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  11. Oi Anne,
    Não conhecia esse livro, mas adorei a premissa dele, principalmente, por ser de uma atriz que admiro demais. Fiquei muito contente por você ter dito que o livro funciona de forma diferente para cada leitor e que trazer ensinamentos também.
    Fiquei intrigada para saber o que vou achar desse livro, sinto que vou amar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi! Acho a Lily Collins muito fofa nos papéis que ela faz. Me apaixonei por ela em Simplesmente Acontece, mas em Um Sonho Possível e Espelho, Espelho Meu já tinha observado que ela é uma ótima atriz. Os outros filmes ainda não vi, mas quero muito conhecer To The Bone.
    E sobre o livro dela, acho interessante conhecer esse lado fora das câmeras. Não me considero tão fã, mas gosto bastante, e já por isso leria com certeza.
    Achei legal também o fato de você ter feito a leitura na versão original. Já me arrisquei algumas vezes de ler em inglês, mas eram livros curtinhos para meus cursos rsrs Não vejo a hora de ler obras mais longas e achei a dica ótima para começar. Vou anotar o título aqui, pois não conhecia.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Eu não leio muitas biografias. Gosto mais de livros que me levam para outro mundo, sabe? E, nesse momento, em especial, estou correndo muito de leituras reflexivas.
    Acho que sou um pouco estranha também, não curto muito acompanhar a vida de pessoas famosas, nem atores e nem cantores.
    Mas acho interessante quando decidem mostrar esse outro lado, sem revistas de fofoca e sem sensacionalismo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. AAAAI TO LOUCA PRA LER ESSE LIVRO DESDE QUANDO LANÇOU!
    Sempre fui muito fã da Lily Collins e acompanho o trabalho dela faz tempo! Acho ela maravilhosa e adorei toda a proposta desse livro. Ainda não sabia que já estava vindo pro Brasil, mas me animei muito com a ideia!
    Apesar de biografias não serem uma coisa que eu leia muito, esse livro com certeza está na minha lista do mês que vem <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Ane

    Eu não leio biografias, não gosto. Então por esse motivo não leria a obra em questão. Mas achei a atriz corajosa ao abordar certos aspectos da sua vida como seus distúrbios e relacionamentos abusivos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi.

    Conheci há pouco esse livro. Não sou de ler nada biográfico, não é o tipo de livros que eu curta, mas este parece ser interessante. Fiquei bem interessada nele depois que vi a atriz no filme "O minimo para viver". Gostei do papel dela no filme, e até pensei em ler o livro assim que tivesse a oportunidade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oie, espero poder ler esse livro, pois a partir do que você mencionou aqui, fiquei bem instigada e cheia de vontade de lê-lo. Gosto de quando existe frases prontas, mas que se encaixam com o livro e que nos levam a reflexão, e adorei saber que ele está sendo trazido para o brasil.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu vi que a atriz fez bastante propaganda sobre esse livro, e fiquei bem curiosa para ler por gostar muito dela, mas ao mesmo tempo fico com um pé atrás porque eu não curto biografias. Enfim, adorei poder conferir a sua resenha e achei legal que você fez a leitura em inglês mesmo, isso realmente faz muita diferença.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oiee Ane ^^
    Eu sou uma grande fã da Lily, sempre gostei dela como atriz, mas não sabia que ela tinha escrito um livro *-* vendo os atores nas telinhas a gente nem imagina os perrengues pelos quais eles passaram, né? Parece que sempre achamos que celebridades não têm problemas iguais aos nossos *-*
    Fiquei bastante curiosa para ler esse livro, tanto para conhecer a história da Lily quanto para ver suas lições.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Gosto muito da Lily como atriz, e por isso, apesar de não gostar de ler livros biográficos, eu desejo que esse livro seja lançado no Brasil para que eu possa ler. Eu não acompanho a vida pessoal dela, mas algumas coisas que você falou na resenha eu já sabia, como o distúrbio alimentar. É tão bacana quando o livro além de bem escrito, traz uma mensagem importante né.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    A única vez que tinha visto falar desse livro foi na época da divulgação daquele filme/série que ela lançou na netflix sobre transtorno alimentar.
    Fico brm triste que um livro te tanta importancia não tenha tido tanto sucesso, pois as vezes é através da voz de "pessoa famosas" que o tema pode ser passado com mais força, e pela sua resenha dá pra perceber que a temática desse livro é muito importante

    ResponderExcluir