Posts Recentes

| RESENHA #192 | JANE AUSTEN ROUBOU MEU NAMORADO, CORA HARRISON

14 agosto 2017

É sempre bom conhecer autores novos, ainda mais quando eles falam sobre uma das autores mais incríveis de todos os tempos: Jane Austen. em "Jane Austen roubou meu namorado", a autora Cora Harrison, conseguiu trazer de forma leve e delicada um pouco sobre a infância e adolescência de Jane, falando de seus amores, de sua vida, através de uma narradora diferente e ousada para época e, acima de tudo, uma narradora que não é a própria Jane.

Cora conta sobre como Jane roubou seu namorado, a escritora irlandesa narra através de fatos retirados do diário de Jane e traz um ar ficcional sobre a história. 

ISBN-10: 8579802245
Ano: 2017
Páginas: 288
Idioma: português
Editora: Rocco Jovens Leitores
Gênero: chick-lit, romance, jovem adulto
Livro cedido em parceria com a editora.
Nota: 3/5
Sinopse: Baseado nos diários da escritora Jane Austen na adolescência, este divertido romance juvenil é uma história de aventura, mistério, fofocas e, claro, flertes e paixões. Uma das autoras mais queridas em todo o mundo, cujo bicentenário de morte ocorre este ano, Jane Austen (1775-1817) segue arrebanhando uma legião de fãs em pleno século XXI com romances nos quais retrata a sociedade inglesa de sua época com precisão e ironia. Em Jane Austen roubou meu namorado, a escritora irlandesa Cora Harrison recria, para os jovens de hoje, a atmosfera dos livros da própria Jane Austen mesclando ficção e dados reais, a partir dos diários da autora de Orgulho e preconceito. O livro retrata as peripécias amorosas da futura escritora, que já se considerava uma especialista em assuntos do coração, e de sua prima Jenny.
A narrativa do livro é simples e fluida, a escrita de Claire é gostosa e deixa o leitor bem à vontade durante a leitura, mas não provoca muitas sensações, visto que a curiosidade que o senti durante a leitura foi se esvaindo, devido a falta de profundida nos personagens. Acredito que por ser um Young Adult e chick-lit, a parte em que me interessava, no caso a vida de Austen, acabou sendo vazia e não me prendendo como era proposto. 

No entanto, a história é divertida e os personagens captam nossa afeição, de modo que a leitura se torna despretensiosa e leve. O ponto e o objetivo da obra, não é trazer a escrita erudita ou mesmo reviver o modo de escrever de Jane Austen, e sim mostrar outra face da moeda, a outra parte, a que Jane roubou o namorado da escritora Cora Harrison. A história mescla fatos históricos e reais com a ficção e isso foi a parte em que me prendeu, mesmo depois acabando ficando entediada.

A edição da editora Rocco está linda, a diagramação está ótima, sem problemas de tradução ou revisão. Como chick-lit, a narrativa não foge do padrão e quem está acostumado a ler livros do gênero, não encontrará grandes dificuldades, mas se assim como eu, o leitor buscar mais além do que entretenimento, o livro acaba deixando a desejar.

Em suma, a história de como Jane roubou o namorado de Cora é um deleite para fãs ávidos da autora de Orgulho e Preconceito, mas para aqueles que não conhecem bem a autora, o assunto, o tema principal da obra pode ser cansativo e enjoativo. Mas indico de olhos fechados, visto que a leitura, apesar de algumas ressalvas, foi despretensiosa e gostosa. 
Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. Ola
    Não tinha lido nada a respeito desse livro, mas pelo que pude compreender deve ser uma história bem divertida e quanto a isso não tenho duvidas depois que li as suas impressões. Eu amo chick-lit, então é claro que já fiquei bem curiosa a respeito. Nunca li nada da Jane Austen, mas gosto de ler histórias sobre ela ou seus personagens, parece que já conheço um pouco de tanto que li sobre. Fiquei encantada por essa capa ♥
    Beijos, F

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Já tinha visto essa capa por aí e sou apaixonada nela mas nunca tinha parado para ler uma resenha do livro. Sou louca para ler orgulho e preconceito da Jane mas confesso que venho enrolando essa leitura, mas sobre o livro me parece ser um livro bem gostoso acredito que temos que ir sem altas expectativas né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Qualquer livro que esteja, de alguma forma, relacionado com ORGULHO E PRECONCEITO me atrai... Amo demais essa obra! Já li muitas paródias desse livro e tenho quase uma coleção aqui na estante rsrsrs...
    Gostei bastante da obra resenhada, tenho certeza que irei me divertir muito!
    Dica anotada ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conhecia o livro e já quero ler em função da diversão que eu acho que ele vai proporcionar. Só o título já me fez sorrir e eu acredito que a narrativa fará ainda mais.
    Adorei a dica
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Já me esbarrei com esse livro, mas ainda não conhecia a sua premissa.
    Me parece ser realmente leve como característico de uma chick-lit, mas no entanto não me prendeu. Assim como você, também busco livros que vão além do entretenimento, e ele me pareceu mais um livro apenas para passar o tempo ou ler após uma ressaca literária.
    Mas obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    A capa desse livro é um encanto para os olhos, uma lindeza que só. Eu não havia lido a sinopse desse livro ainda, então vim para sua resenha em total ignorância. Pelo título eu imaginava algo totalmente diferente, mas gostei muito da trama proposta pela autora. Obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  7. Huhauhuah omg que capa e título divertidos!

    Mas que pena a promessa permanecer apenas na capa! É meio frustrante quando nos deparamos com detalhes das histórias que não alcançam nossas expectativas. Sou fã da Jane Austen e para mim teria sido muito interessante uma ficção baseada em sua adolescência! Pena que a autora não soube se aprofundar muito, pelo jeito...

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu adoro a escrita da Jane Austen e tenho vontade de ler tudo que gira em torno da autora, mas eu deixo passar muitas dicas, pois sinto que elas estão ficando demais, sabe? Fiquei contente por você ter dito que é um deleite para os fãs da autora, mas nada curiosa para fazer a leitura, mesmo ela sendo divertida.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Apesar de eu nunca ter lido nada de Jane Austen morro de vontade, pois ela é uma das autoras mais elogiadas pelo público.
    Achei a proposta desse livro bem interessante, imagino que ele deva ser um presente para os fãs já que é meio baseado nos diários da adolescencia da autora.
    Infelizmente deixo a dica passar por não conhecer, mas quem sabe um dia isso mude

    ResponderExcluir
  10. Oi,
    não sabia absolutamente nada a respeito desse livro e cheguei a pensar que se tratasse exclusivamente de ficção. Achei super legal essa mistura e fiquei bem curiosa para saber com se deu da Jane roubar o namorado da Cora embora esteja receosa e com medo de ficar entediada durante a história. Não lerei agora, vou esperar estar uma vibe melhor para poder arriscar nessa leitura.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    É uma vergonha admitir isso, mas nunca li nada da autora, mas espero faze-lo ainda esse ano.
    Esse livro parece ser uma boa leitura, então vou deixar a dica anotada aqui.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. Há muitos anos li uma parte de Orgulho e Preconceito, mas não cheguei a terminar. Não tinha maturidade suficiente, acho que tinha uns 13 ou 14 anos, por isso tenho que ler algo da Jane agora, depois de adulta.
    Não sabia que esse livro era baseado nos diários dela, pra mim era 100% ficção. Não leria porque é uma época da vida dela que não me atrai, mas que bom que foi uma leitura divertida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Estou curiosa por essa obra simplesmente por amar Jane Austen, suas histórias e a história de sua própria vida. Uma pena que a curiosidade que você sentiu se esvaiu aos poucos no decorrer da leitura, que a mesma não provoca muitas sensações e que os personagens não possuem profundidade. Entretanto, como você recomendou para os fãs da autora, acho que vou me arriscar.
    Adorei a resenha e a sinceridade! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa, desde o momento que eu vi o título desse livro, pensei: " preciso dessa obra na minha estante! Fiquei super empolgada, porque qualquer coisa que envolva Jane Austen me interessa, ainda mais com esse título engraçadinho. Acho que estou que nem você estava : toda empolgada. Fiquei em triste em saber que ele te entendiou, pois estou começando a achar que vou sentir o mesmo. Só lendo para saber. Beijos

    ResponderExcluir