Posts Recentes

| RESENHA #157 | TUDO E TODAS AS COISAS, NICOLA YOON

21 fevereiro 2017

ISBN-10: 8581637884 
Título: Tudo e Todas As Coisas
Autora: Nicola Yoon
Ano: 2016 
Páginas: 304
Idioma: Português
Editora: Novo Conceito
Gênero: Jovem Adulto, Drama
Nota: 4/5
Sinopse: "Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre."

Desde que esse livro foi lançado pela editora Novo Conceito eu estive aflita para o ter em mãos. Primeiramente pela sinopse maravilhosa, diferente de tudo que já li e, também por essa capa divina.

Narrado em primeira pessoa conhecemos Madeline, uma jovem de 18 anos, que vive isolada do mundo por conta de sua doença, a IDCG, mais conhecida como "doença da bolha". Essa doença é extremamente rara, porém ao mesmo tempo pode ser letal, portanto, Madeline precisa viver trancada dentro da própria casa com uma rotina diária rigorosa, desde que qualquer coisa diferente do habitual pode desencadear uma reação alérgica e a levar a morte.

Por viver trancafiada, Maddy não tem contato com muitas pessoas, na verdade, somente com a sua mãe e a enfermeira - que pode ser considerada até mesmo sua amiga devido o tempo de convivência. Porém, isso passa a ser insuficiente para a jovem após se deparar com o seu novo vizinho, Olly.

Inicialmente, tudo é muito inocente, Maddy possuía desde sempre o hábito de observar os vizinhos e suas rotinas. Porém, algo em Olly faz com que ela fique mais instigada do que normal. Logo, ambos passam a ter conversar através do e-mail. E é aí que surge um grande problema: nunca será suficiente apenas as conversas "à distância", ambos querem mais e é quando as regras fundamentais para a segurança de Maddy são quebradas.

Um dos aspectos que mais me ganhou em relação ao livro é a forma peculiar com que a autora nos apresenta a história. Com diversas ilustrações, listas, definições de palavras de acordo com Madeline e até mesmo resenhas reflexivas a respeito de suas leituras. Tudo isso tornou a leitura muito mais fluída e cativante.

Além disso, o amadurecimento da jovem ao longo do livro, para mim, tornou ainda mais válida a leitura. Vemos Madeline passar de a mulher insegura e reclusa, para a mulher que compreende suas limitações, mas que ao mesmo tempo luta pelos seus sonhos, não deixando que elas a mantenha estagnada. Devo dizer que, apesar de um pouco clichê, o romance desenvolvido entre ela e o Olly foi um fator essencial para o amadurecimento da jovem, desde que ele despertou nela sensações que a mesma nunca havia sentido e, também a vontade de experimentar todas as outras coisas que o mundo tem a oferecer. Particularmente, eu adorei isso, então torci muito por esse casal.

Devo confessar que o desfecho não me convenceu, na verdade, não por não ser bom, mas sim por eu ter esperado algo completamente diferente - talvez até mais realista. Porém, sem dúvidas, eu o leria novamente. Trata-se de um livro extremamente cativante e recheado de reflexões a respeito da vida. Recomendo-o para todos que pretendem terminar a leitura enxergando a vida com outros olhos e com sede a aproveitar de todas as maneiras possíveis.

Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. Todas as resenhas sobre esse livro que eu vi foram positivas,mas fico pensando que o final talvez não seja um dos mais felizes,não sei o porquê de achar isso.

    ResponderExcluir
  2. Oie! Tudo bem?

    Meu Deus! Eu to simplesmente louca para realizar a leitura desse livro, desde que ele lançou eu simplesmente achei a proposta da autora incrível! E depois da sua resenha a minha vontade aumentou mais ainda! Espero realizar a leitura ainda esse ano!

    BJss

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Eu morria de vontade de ler esse livro, mas tive uma amiga que me disse a mesma coisa: o final não convence. Ai desanimei. Mas vendo as partes boas que você colocou, acho que vale a pena experimentar sim!

    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh, eu amo esse livro! Realmente é bem peculiar o modo como autora apresenta a história ao leitor e realmente as ilustrações e outros aspectos tornam a leitura fluída. Uma pena o desfecho não ter te convencido, em minha opinião eu gostei bastante, apesar de também não ser o que esperava. Adorei sua resenha!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiiii,

    A capa deste liro nunca chamou muito minha atenção, fiquei com a impressão de livro de colorir sabe? Daí nunca tive curiosidade nem de ler a sinopse, e que grande perda! Nunca julgue um livro pela capa MESMO, a história parece ser incrível e agora estou super curiosa para ler rs, obrigado por me deixar instigada assim.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Eu sou apaixonada por esse livro!! Enrolei muito para ler, não sei por quê, e quando li fiquei encantada.
    Os personagens me cativaram e adorei a escrita da Nicola Yoon. Esses aspectos diferentes na forma de contar a história que você destacou são, sem dúvida, um ponto positivo do livro.
    Que pena que você não curtiu o final. Eu confesso que fui surpreendida pelos rumos que a trama tomou e gostei disso.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, tudo bem? Estou querendo ler esse livro desde o ano passado e só enrolei para isto, mas pretendo mudar isso esse ano. Uma pena que o final não te convenceu muito, mas se leria ele novamente então valeu a pena. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari,
    Já li esse livro e posso dizer que concordo com suas impressões. O final também deixou um pouco a desejar para mim, ele foi surreal e poderia ter sido diferente, aliás, como você disse, se tivesse sido real, teria sido melhor.
    Estou louca para ver a adaptação, que aprece ter ficado bastante fiel.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá! Que legal essa forma que a autora apresentou a história, mistura coisas diferente como ilustrações e listas. Que bom que a leitura flui. É bom mesmo ver o amadurecimento do personagem no livro. Clichê é legal desde que o romance seja bem desenvolvido, que bom que nessa história foi. Pena que o desfecho não lhe convenceu. Beijos'

    ResponderExcluir
  10. Oii Mari, tudo bem? Adorei saber tua opinião sobre a obra. Eu li o livro ano passado e fiquei completamente apaixonada pela narrativa ágil e envolvente da Nicola, e os personagens foram tão bem desenvolvidos, amadurecem tanto <3 Impossível não sentir empatia pela Maddy e sua visão das coisas. Quero muito conferir outros livros da autora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro assim que foi lançado e amei. Eu curti bastante o final, não achei forçado nem nada, achei insano, mas crível, tem maluco pra tudo nesse mundo. Agora estou esperando ansiosamente a adaptação!!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oiee Mari ^^
    Eu também fiquei meio "ãahn?" com o final, pois achei que seria, não sei se mais realista, mas, diferente, sabe? Ainda assim, foi um livro maravilhoso e incrível, e muito marcante, e eu tô doida para ver a adaptação. Você chegou a ver o trailer? Ficou o máximo!
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Tem um livrod essa autora que está sendo lançado agora pela Arqueiro e a sinopse em muito me encantou. Esse livro desde que o vi, a capa me chamou a atenção e agora, depois de ler a sua resenha, fiquei com mais vontade ainda. Quero ver o filme também, obviamente... Mas antes, desejo esse livro!!! Gosto de livros reflexivos e, mesmo que o final não tenha lhe convencido, quero minhas proprias conclusoes!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  14. Tudo e Todas as Coisas é um young adult super fofo e com personagens cativantes que tem tudo para conquistar seu coração através da escrita da Nicola Yoon e as diversas formas que ela acha para representar essa história. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite, dos melhores filmes drama , porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir