Posts Recentes

| RESENHA #131 | O ESTRANHO CASO DO SONO PERDIDO, MIRIAM LEITÃO

10 janeiro 2017

ISBN-10: 8562500771
Título: O Estranho caso do sono perdido
Autora: Miriam Leitão
Ano: 2016
Páginas: 36
Idioma: português 
Gênero: Infantil
Editora: Rocco Jovens Leitores
Nota: 3,5/5
Livro cedido em parceria com a editora.

Sinopse: Uma das jornalistas mais conhecidas e respeitadas do país, Míriam Leitão segue exercitando sua faceta de ficcionista e contadora de histórias para crianças. Em O estranho caso do sono perdido, seu quarto livro infantil pela Rocco, ela narra a aventura de uma menina e sua avó que não consegue dormir. Disposta a ajudá-la a encontrar seu sono – perdido em meio a uma rotina agitada de viagens, compromissos e reuniões –, a menina convida a avó para embarcar numa viagem pelo mundo dos sonos, que deve ficar em algum lugar dentro da imaginação. Mas assim como a capacidade de dormir, a avó perdeu sua imaginação faz tempo! Resta a ela dar as mãos à neta e se deixar levar. E o que elas descobrirão no mundo dos sonos, e dos sonhos, ficará para sempre em seus corações, dia e noite. Ponto forte: nome conhecido do grande público que vem consolidando uma carreira paralela como escritora e conquistando cada vez mais admiradores no segmento infantil.

O Estranho caso do sono perdido é o quarto livro infantil escrito pela jornalista Miriam Leitão e publicado pela Editora Rocco. Neste livro, conhecemos a história de uma menina e sua avó que não consegue dormir, dispostas a acabar com esse "problema", elas decidem encontrar o sono que andava meio perdido em meio a tantas coisas que aconteciam na vida da avó, como reuniões, viagens e outros compromissos. A menina então precisa ajudá-la a recuperar seu sono, mas em meio a tanta coisa, sua avó também acabou perdendo sua imaginação. 

A partir disso, as duas vão embarcar em uma aventura pelo mundo dos sonhos para recuperar o sono e a imaginação de sua avó. Mas o que elas vão encontrar por lá será uma grande lição e ficará para sempre guardado em seus corações e mentes.

Fazia muito tempo que eu não lia livros infantis, mas desde que minha sobrinha nasceu, eu senti essa necessidade de voltar a ler para poder contá-la histórias e mostrar a ela o mundo literário desde nova. Não conhecia o trabalho da Miriam Leitão como escritora infantil e fiquei muito impressionada com o que encontrei em O Estranho Caso do Sono perdido

A história é muito interessante e original, mostra bem como a nova geração de "avós" está lidando com seus netos super dotados e cheios de tecnologia. É visivelmente uma obra feita para avós e netos e Miriam Leitão nos mostra uma coisa muito bonita que muito de nós deixamos de ter quando vamos envelhecendo "o poder de imaginar e acreditar". Nada melhor do que uma criança para nos mostrar que isso tudo é ainda possível, não é mesmo?

A aventura das duas é muito legal e bacana de acompanhar. Principalmente por ser narrada pelo criança, pela menina. As ilustrações de Fran Junqueira são um show a parte, bem bonitas, alegres e cheias de criatividade. Se eu pudesse falar sobre esse livro e descreve-lo em apenas uma palavra, eu diria: criativo.  Como todo livro infantil, a história tem uma moral, tem uma lição no final. Não vale a pena deixar de curtir a família, de viver com as pessoas que você ama, perder seu sono... A vida é muito mais que reuniões, compromissos e viagens a trabalho. A vida é acreditar, imaginar que tudo é possível, mas com amor e muita luz. 

Eu indico esse livro para todas as mães, pais, tios, tias, avós... enfim, para todos aqueles que querem ter uma leitura compartilhada com seus pequenos. A Miriam Leitão conseguiu trazer uma ótima história moderna sobre família, amor e união. 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário