Posts Recentes

| RESENHA #119 | DARTANA, ANDRÉ VIANCO

13 dezembro 2016

ISBN-10: 8568432840
Título: Dartana
Autor: André Vianco
Ano: 2016
Páginas: 784
Idioma: português 
Editora: Fábrica 231
Gênero: Fantasia
Nota: 4/5
Livro cedido em parceria com a editora. 
Sinopse: Novo livro do escritor e roteirista André Vianco, um dos maiores nomes da literatura de fantasia nacional, Dartana apresenta um mundo retalhado entre vida e morte, fé e descrença, mitologias e mentiras. No romance, o primeiro de uma trilogia, Dartana é um planeta castigado por uma maldição da qual somente as feiticeiras escapam. Quando um novo deus da guerra surge, muitos habitantes daquele mundo sombrio marcham com ele rumo ao Combatheon, uma plataforma de guerra que representa sua única chance de se libertar da terrível maldição. Esbanjando criatividade e domínio narrativo, André Vianco constrói uma obra surpreendente em que deuses guerreiros, feiticeiras, soldados e construtores se unem para forjar um novo mundo. 

Se tem uma pessoa que aprecia uma boa fantasia, essa pessoa sou eu. Desde que vi Dartana do autor nacional André Vianco, fiquei extremamente interessada. Não só porque o autor tem recebido críticas super positivas, mas também porque a proposta do livro era totalmente instigante para mim, uma leitora nata de fantasia. 

Dartana é um mundo diferente do normal, possuindo uma diferente visão sobre morte, fé e mitologia. Esse planeta é carregado de uma maldição que atinge toda sua população, exceto as feiticeiras, que possuem um poder elevado em relação aos demais habitantes e não são atingidas. Essa maldição consiste na ausência de conhecimento, ou seja, qualquer mísero centímetro de conhecimento adquirido por alguém, é sugado por uma força invisível, uma "parasita".  Para quebrar essa terrível maldição, é preciso que o deus da guerra surja e venha lutar pelo seu povo e quando isso acontece, os habitantes escolhidos daquele Planeta se juntam as feiticeiras e o deus morto para lutar e tentar libertar todo o povo da maldição.

Detalhista. Peculiar. Complexo. 
Quando comecei a ler esse livro, percebi que todo esse mundo criado pelo autor era simplesmente fantástico. Temos vários protagonistas e também há um plot que se passa no Planeta Terra e no Brasil, o que achei incrível essa interação com a nossa realidade. Conforme fui lendo e conhecendo mais da trama, que é mais complexa do que aparenta, fui entendendo os motivos da maioria das pessoas amarem o André Vianco. 

Devo destacar aqui a escrita do autor. Dartana é um mundo tão bem construído, que se a escrita do autor não fosse boa, seria um completo saco ler. Mas a leitura fluiu bem na maior parte do tempo, apesar de ser um calhamaço. No entanto, me senti um pouco cansada no começo da história, achei a narrativa um pouco lenta e me pareceu que o autor estava enrolando muito, o que acabou tirando uma estrela da minha nota final. Eu estou acostumada com histórias com várias informações, mas não me agrada tanto assim, em todo caso, prefiro quando o autor divide em alguns volumes, pra não ser muita informação de uma vez a ponto de saturar o leitor. 

Dartana é um universo maravilhoso e da pra ver claramente a crítica a sociedade. Aqui nós temos protagonistas fortes e interessantes, cada um a sua maneira, cada em um uma realidade, o que deixou o final muito mais consistente e interessante. O desenvolvimento da trama foi feita de forma assertiva, já que o autor escolheu uma narrativa em terceira pessoa que facilita na compreensão de certos aspectos daquele mundo, principalmente ao detalhar sobre os personagens e suas vidas antes das guerras. 

Criar um mundo não é fácil, ainda mais quando envolve toda uma mitologia diferente. André Vianco conseguiu criar um mundo inteiramente seu e extremamente peculiar, que me deixou ansiosa e ansiando por cada página. Várias reflexões foram jogadas indiretamente e diretamente para mim, além de um final surpreendente e arrebatador. É muito difícil carregar um livro de quase 800 páginas e ainda assim prender o leitor desde o começo e ainda surpreende-lo no final. 

Jeliath foi o meu personagem preferido, dentro tantos. Eu sei que não vou me aprofundar, porque a resenha ficaria enorme, mas ele foi tão consistente, tão bem construído, assim como a Dabbynne e Thaidena, mesmo essas duas sendo maravilhosas e forte, foi ele que me conquistou. O autor conseguiu criar três personagens distintos, três frentes da história, mas totalmente interligados em tudo. Cada centímetro desse livro foi pensado, o que eu achei magnífico. 

Em suma, Dartana foi um livro cheio de guerras e mortes, mas extremamente rico em detalhes. Com certeza é uma das melhores fantasias nacionais e com o seu final arrebatador, fiquei ansiando demais pela continuação. Somos reais expectadores de tudo o que acontece, deixando tudo mais incrível. Eu indico esse livro para todos os fãs de uma boa fantasia e incentivadores da Literatura Nacional. 
Comentários
17 Comentários

17 comentários :

  1. Oi Anelise. Gostei muito da sua resenha, me deixou bastante interessada no livro. Não tinha lido nada a respeito desse livro ainda, mas parece muito legal. Já li outros livros do André Vianco e acho bem legal o modo dele descrever seu universo e personagens e também do fato dele intercalar núcleos, faz com que a leitura não fique muito focada em apenas um personagem e não fica cansativo. Claro, imagino que isso deve ser mais difícil de fazer com um livro de 800 páginas, o primeiro livro que li dele foi O Senhor da Chuva e tem exatamente essas características, mas é bem mais curto xD

    Enfim, gostei muito da sua resenha e modo de explicar o livro e estilo do autor, fiquei bastante curiosa ^^
    Beijos!
    Eating Peanuts

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também fiz a solicitação desse livro e já o li, com certeza me agradou bastante. Sem contar que a escrita do autor acaba se destacando bastante nesse desenvolvimento né?! É mesmo rico em detalhes e gostei por conta disso também sabe.. Sou suspeita em falar, mas acho mesmo uma ótima recomendação para quem curte o gênero, e o melhor, por ser um nacional!!! E claro, adorei poder conferir suas impressões a respeito.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Realmente, criar um novo mundo não é nada fácil mesmo, e eu sou muito fã quando os autores de ficções criam sues próprios planetas,;navegar na imaginação dos autores é muito bom. Eu já conhecia o autor, afinal ele é bem renomado aqui não é? E esse livro eu tenho vontade de ler. Acabei de ver uma resenha de outro livro do autor que não curti muito. Até mais ver
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca parei para prestar a atenção em nenhum livro do autor, até porque ele nao faz muito meu gênero literário. Gostei bastante da sua resenha, fiquei até curiosa com a trama, porém não seu se leria.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu ainda não li nada do autor, mas por ser um autor nacional tão bem comentado, tenho curiosidade de ler as obras dele. Acho que não começaria por Dartana, pela sua resenha parece ser um bom livro com um mundo bem construído e com uma premissa interessante (achei legal essa "interação" com o Brasil), mas acho que começarei por um livro menor em número de páginas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ane!
    Tenho ouvido muito a respeito desse livro e confesso que estou muito curiosa em relação a ele. Adoro uma boa fantasia mas admito que tenho preguiça da narrativa que, na maioria das vezes, é extremamente detalhista e por isso gostei de saber que a escrita do autor faz a leitura fluir bem, mesmo sendo mais lenta no início. Criar um mundo novo deve ser um desafio e tanto e fico contente em saber que o autor se saiu bem nesse quesito pois caso contrário, esse poderia ser um detalhe que faria toda a história desandar.
    Adorei a sua resenha, vou anotar a dica pra ler em 2017.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Não sou muito fã de fantasia viu, então, acho que esse não seria um livro para mim.Curti saber que a história apresenta protagonistas fortes, cada um em sua realidade, e da riqueza de detalhes, que algo que aprecio em um livro, quando isso não se torna maçante, o que não é o caso desse livro de maneira alguma né? Enfim! Gostei muito da sua resenha e vou guardar a indicação para meus amigos que curtem livros de fantasia.


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  8. Oi Anelise, já li outras resenhas sobre este livro é todas falam maravilhas. Não li nada do Vianco ainda, o que é uma grande falha minha. Além de criar um mundo diferente e interessante, ele ainda consegue fazer críticas a nossa sociedade. Não tem como não ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Uau. Eu vi esse lançamento na livraria e fiquei mesmo curiosa. Adorei ler essa primeira resenha sobre o livro. Preciso conferir outras, mas já tenho certeza de que o livro é realmente tão bom quanto parecia. Claro que não se poderia esperar menos de um autor tão experiente, mas o que mais me atraiu – e isso esperava mesmo – foi a riqueza de detalhes que o autor deu ao novo mundo que ele criou. Quero conhecê-lo!

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Anelise,
    Esse autor é muito elogiado, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dele. Gostei muito da sua resenha e dos pontos tanto positivos, quanto negativos que você levantou. Quando li algumas resenhas, fiquei com essa impressão de que o autor poderia estar querendo enrolar um pouco, sabe?
    Entretanto, a premissa do livro parece ser tão incrível e o mundo criado tão fantástico que fica impossível não querer ler.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu sempre vejo muitos comentários positivos sobre o autor, mas tenho que confessar que essa obra dele é nova para mim. Não tinha visto antes e realmente para 800 páginas é um trabalho bem difícil prender o leitor e fazer com que a leitura seja instigante sem ser chata. O fato do início ser um pouco devagar me deixou meio assim, porque para mim o livro tem que me cativar logo no início ou não funciona. Mas achei a proposta e a nova "fantasia" que ele criou muito legal, eu definitivamente não iria querer viver lá e perder todo o meu conhecimento! Vou anotar a dica e ficar de olho para ler.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, mas já li outras obras do autor do qual eu gostei muito.
    O autor tem uma narrativa super envolvente, daquelas que conquista da primeira a última página.
    Uma ótima dica!


    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Não é de hoje que eu vejo vários elogios sobre o Andre, todos que leem algum livro dele falam maravilhas a respeito da escrita. Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem interessada pois você disse que tem personagens fortes, mas fico com um pé atrás pelo começo lento, isso acaba me desanimando na maioria dos livros. Mas, de qualquer forma, ele está na minha listinha de desejados :)

    ResponderExcluir
  14. Oie amore,
    Olha não sou de falar isso, mais que capa feia – opinião minha viu.
    Não curto guerras e mortes, e com essa capa esse é um livro que passaria longe de minhas mãos... mas quem sabe um dia eu mude de ideia.
    Parabéns pela resenha!
    Beijokas
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ooi,
    Ainda não li nada do autor mas gosto bastante de fantasia e com certeza vou gostar desse livro. Fico super contente quando o autor constre um mundo tão bem ambientado e detalhado.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  16. Oie
    uau parece ser muito bom, que legal que gostou tabto, pelos detalhes da pra ver que realmente é uma boa historia, irei indicar a uns amigos que vao curtir bastante

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Sou grande fã do gênero fantasia, mas acredita que ainda não li nada do autor?! Pois é, sei muito bem o que estou perdendo porque sempre vejo comentários muito positivos das obras do André.
    A premissa é muito interessante e desde o lançamento fiquei muito intrigada para conhecer esse universo que o autor cria e nos apresenta. A capa é muito bonita!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir