Posts Recentes

| RESENHA #85 | HERDEIRA DO FOGO, SARAH J. MAAS | TRONO DE VIDRO #3

22 setembro 2016

 ISBN-10: 8501401404
 Série: Trono de Vidro #3
 Título: Herdeira do Fogo
 Autora: Sarah J. Maas
 Ano: 2015
 Páginas: 518
 Idioma: Português 
 Editora: Galera Record
 Gênero: fantasia, literatura estrangeira
Sinopse: Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo. Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.
Sim, eu demorei para ler o terceiro volume da série Trono de Vidro, escrito pela conceituada Sarah J. Maas, mas eu finalmente li e hoje trago essa resenha para vocês. Há várias coisas que eu quero pontuar sobre a série e a história em si, pois as acho importantes. É claro que nessa resenha possui spoiler dos outros dois volumes, então fique atento!

Celaena ressurgiu e dessa vez com tudo, mais forte, mais letal, mais sábia. Toda a história desse terceiro volume se dá em volta do passado da assassina, sobre sua herança genética, seus antepassados, coisas que ela sempre tentou esconder de todos. O que nós leitores descobrimos que é há uma verdade que poderá mudar todo o rumo dos reinos e para sempre. A magia vem e forças bizarras surgem e possuem planos pesados para dominar o mundo. Celaena precisa enfrentar o perigo, esquecer dos seus próprios problemas, para tentar salvar seu reino, mas para isso terá que fazer uma escolha muito difícil.

Herdeira do fogo foi um livro muito complicado de ler, pois a história não engrenou até a página 150. E já começo dizendo que esse talvez seja o motivo de muita gente não ter paciência para a série. Sarah J. Maas, em minha opinião, enrolou de mais para discorrer e encaminhar a história que já era óbvia. Isso me incomodou, pois houve excessivos plots diferentes (Como o da Manon, que pra mim foi ficar interessante bem depois) acontecendo e por mais que eles tivesse um objetivo em comum para a história principal, foram demasiadamente chatos, repetitivos e longos.

No entanto, felizmente, quando a história começou a andar (finalmente!), foi só amor. Foi delicioso reencontrar personagens que amei tanto, como o Chaol, e principalmente ver o desenvolvimento de todos os eles. Sarah J. Maas soube bem como trazer a tona vários assuntos que eram pertinentes para a história, mesmo exagerando nas informações as vezes.

"É claro... é claro que ainda vê a magia como um problema. E é claro que deseja que ela não seja quem é. Porque, na verdade, não tem medo dessas coisas, não é? Não... é do que elas representam. A mudança. Mas vou lhe dizer, as coisas já mudaram. E mudaram por sua causa. Eu tenho magia, não há como desfazer isso, não há como me livrar disso. E quanto a Celaena... Quanto a Celaena, você não tem o direito de desejar que ela não seja o que é. A única coisa a qual tem direito é decidir se é seu inimigo ou seu amigo." Dorian, p. 324

Todo o livro é narrado em 3º pessoa, e apesar da narrativa lenta em algumas horas, a história corre bem depois que engrena. Para mim, esse tipo de narrativa é melhor, pois temos uma visão mais ampla e mais confiável sobre os fatos. É perceptível que a autora tem um cuidado especial com as descrições e construções de cenários, personagens e histórias. Senti uma evolução muito grande por parte da Celaena e do Dorian (mesmo este tendo um romance que consumiu boa parte da história) e isso para mim foi uma das melhores coisas do livro.

Apesar de ter gostado do ''relacionamento'' que a Celaena desenvolve com Rowan, não gostaria que ela se envolvesse de forma diferente com ele, não vejo necessidade de romantizar um cara bem abusivo como ele. Acho que a Sarah deveria parar de ficar focando em achar um romance para seus personagens quando ela tem uma fantasia tão boa em mãos. Chaol é um caso a parte, que personagem, que homem, que amigo... Não poderia estar mais satisfeita com ele do que estou.

A Herdeira do Fogo é um livro demasiadamente longo que poderia ser melhor. Tenho muito medo do que vem a seguir com o quarto volume, pois não sinto mais tanta confiança na autora para fechar essa série. As pontas soltas deixadas, os personagens mudando, isso tudo me assusta um pouco. Celaena é uma personagem que amadureceu muito e mostrou que tem potencial como Rainha, mas acho que o que autora fez foi "vender o peixe'' e não entregar. Entendem?

A resenha de Herdeira do Fogo, terceiro livro da série Trono de Vidro, é bem complicada de se fazer, pois acontecem muitas coisas ao longa da história e não quero dar spoilers (mais spoilers) sobre a trama. Não sei o que esperar do próximo livro e estou tentando me manter calma, pois sinto que irei me decepcionar. E você? Já leu a série? O que tem achado do desenvolvimento da trama?

Classificação: 4/5


Comentários
21 Comentários

21 comentários :

  1. Olá
    Eu sou apaixonada por essa série e concordo que é mesmo uma resenha complicada para fazer, mas a sua ficou otima. Me deu até saudade dessa ambientação e não vejo a hora de ler mais da autora. Estou achando o desenvolvimento ótimo.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu tenho muita vontade de ler essa é rei, pois eu gosto muito do gênero, sem falar que eu só ouço ótimas críticas sobre a obra. É uma pena você ter perdido o gás um pouco depois da ter lido essa livro, mas espero que você goste do próximo volume. Adoro essa capa, até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. oie, eu ainda não li essa série, mas estou meio empolgada pois uma amiga já leu e estava elogiando muito. Você disse que esse livro é extenso demais e na verdade eu acho todos da série muito grandes, e que pena que você não está tão confiante com o próximo volume. Uma coisa que me chamou atenção foi uando você diz que sabemos mais do passado da personagem aqui, amo saber sobre o passado sempre.

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Gente, eu sou completamente doida para ler essa série! Só vejo coisas maravilhosas a respeito dos livros da Sarah, e como eu adoro protagonistas femininas "badass", fico ainda mais curiosa. Eu dei umas puladinhas na sua resenha por conta dos spoilers, mas li que a leitura demorou para engatar *-* poxa, que triste. Eu imaginava que era um daqueles livros que, já na primeira página, prendem o leitor e não soltam mais. Espero que o próximo livro seja melhor.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nossa meus parabéns pela leitura e pela resenha! Eu simplesmente não consegui ler esses livros, achei tudo aquilo que você disse: leitura travada e enrolada, e eu sou muito ansiosa, quero ver as coisas acontecendo logo e não gosto dessa espera. Embora tenha curiosidade, acho que ainda não estou preparada para dar uma segunda chance a essa leitura. Bjs

    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Como ainda não li o primeiro livro, li por cima sua resenha. Pelo que percebi o terceiro volume não agradou muito, né? Que pena! :( Eu gostei bastante da premissa, e quero muito conferir a série toda. Espero que o próximo livro seja bom e que a autora consiga, sim, dar um final decente, rsrs. Vamos torcer!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Anne,
    Li apenas o primeiro livro da série e gostei muito do que encontrei, mas tenho um medinho do que vou encontrar, pois as expectativas são altas.
    É uma pena que a autora tenha vendido o peixe e não entregado o prometido, eu me sinto mal quando me deparo com uma obra assim e também entendo seu receio em relação ao final, afinal, é o que sinto.
    Espero que o quarto volume te agrade e me agrade também.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Nunca tive vontade de ler esse livro, e depois de ler sua resenha que a autora meio que se perdeu em meio a tantas mudanças me deixou com menos vontade de ler ainda.
    Espero que a autora consiga dar um final satisfatório no próximo volume.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Eu ainda não li nenhum livro da série Trono de Vidro, mas embarquei na sua resenha e gostei bastante do que li. É muito legal quando nos envolvemos e queremos traçar os destinos dos personagens, mas nem sempre o autor escolhe os mesmos rumos. Tomara que o próximo volume te surpreenda positivamente.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Apesar de não ter me empolgado para ler essa série, gostei de ler sua resenha.
    Adoro impressões sinceras. Que pena que o livro se arrastou. Pelos visto, poderia ter sido mais bem aproveitado. Mas senti que mesmo assim você gostou, no geral. Espero que a continuação não te decepcione. =/
    Amei ler suas impressões.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  11. Oi Anne
    Desde as primeiras resenhas dessa série que eu vi quero fazer essa leitura, mas não imaginava que ela era tão longa. Gostei da sua resenha, mesmo com as suas apreensões em torno da sequência, estou aqui torcendo pra que você não se decepcione e que eu possa ler mais uma resenha legal como essa.
    Beijooos

    ResponderExcluir
  12. Olá Anne ♥
    A pessoa aqui é meio lerda e ficou meio perdida, mas vamos lá. Vejo varias pessoas falando bem e mal dessa série e pelo visto você gostou, pude vê suas considerações e fiquei curiosa e ao mesmo tendo receosa em ler igual nesse livro você disse que até a pagina 150 foi meio que uma leitura arrastada e para mim as primeiras paginas em si tem que ganhar o leitor, mas quando se trata de uma série muita gente releva pelo simples fato de querer saber o que vai acontecer com os personagens. Ainda não conheço muita coisa a respeito da série por isso estou opinando apenas sobre o que li. AO contrario de você não sou muito chegada a narrativa em terceira pessoa, mas em fantasia quase sempre vejo esse tipo de narração é acabo me apaixonado por ela rsrs. Espero poder ler um pouco mais sobre a série é parabéns pela resenha e pela sinceridade.

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, mas tenho uma imensa vontade de ler essa serie devido aos inúmeros elogios que escuto. Gostei bastante da sua resenha e apesar de alguns pontos negativos que destacou ainda acho que a leitura vale a pena.

    ResponderExcluir
  14. Oi Anne, tudo bom? Essa é uma série que está na minha lista de desejados há um bom tempo mais eu ainda não comecei. Acho a premissa bem interessante, as capaa são lindas nas uma coisa que você apontou me deixou meio receosa que foi o medo de se decepcionar já que pelo visto a autora está se perdendo im pouco conforme os volumes. Mesmo com esse medo ainda quero conferir a série.
    Espero que o quarto volume seja melhor para você.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu vejo muita gente falando sobre essa série, mas confesso que não tenho muita curiosidade, sabe? Logo não fiquei animada com seu post e então lendo que a autora enrolou um pouco nesse volume e os outros pontos negativos, fiquei menos tentada a ler a série ainda. Enfim, acredito que não é uma leitura para mim, então deixo passar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu acho as capas desse série bem bonitas, mas não tenho interesse de ler a série. É muito ruim quando o livro só embala na página 150, com isso atrasa a nossa leitura e fica muito cansativo. É uma pena uma história que tem tudo para dar certo e a escritora não soube desenvolver. Sua resenha só me desmotivou a ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Não comecei a ler a série ainda, mas espero sinceramente que você não venha se decepcionar. Não creio que isso vá acontecer, pois a série é muito bem quotada, eu mesmo estou louca para começar a ler.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Li a resenha sem medo de spoilers, e ela está ótima, mas eu não tenho nenhuma vontade de ler essa trilogia, mesmo eu vendo tanta gente morrendo de amores por ela, realmente não faz meu gênero e eu não me sinto atraida,pelo menos não no momento pois nosso gosto esta sempre mudando, váris livros eu disse que nunca leria e no final li e adorei, talvez esse seja um deles

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não tive a chance de ler essa série, mas eu pretendo, porque estou bem curiosa pela maneira como as pessoas comentam sobre ela, ainda mais adorando a série de Corpo de Espinhos e Rosas. Mas eu não vou ler sua resenha simplesmente para não pegar spoilers, já que já até peguei uma coisa por conta do romance que rola nessa série rs

    Mas mesmo assim acho as capas desses livros lindissimas e espero
    ter pelo menos o primeiro na minha estante, mas ainda vou me decidir.

    ResponderExcluir
  20. Oie!!!
    Ainda não li nenhum livro desta série, mas pelas resenhas ela parece começar de maneira arrebatadora.
    Ainda terei de esperar algum tempo até pegar nela, pois estou acompanhando outras série grandes (tanto no tamanho quanto na espessura dos livros)... rsrs
    E eu sei que às vezes acontece de perdermos aquele pique inicial quando certas pontas ficam soltas e parecem que nunca mais veremos elas se fecharem né? Mas não desista e não perca a fé na narrativa da autora, pois acredito que ela te surpreenderá!
    Bjinhos;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler essa série super hypada e conhecer a escrita da autora tão elogiada também, mas por medo de me decepcionar eu sempre coloco outras compras como prioridade, e até hoje nada... Mas essa resenha me fez querer ler o primeiro volume da série, é uma pena que o começo desse livro seja cansativo ao invés da autora conseguir colocar outros assuntos como plano de fundo sem atrapalhar, concordo com você na parte que acho desnecessário colocar relacionamentos abusivos apenas para ter romance.

    ResponderExcluir