Posts Recentes

| RESENHA #172 | JOGADOR Nº1, ERNEST CLINE

22 março 2017

ISBN-10: 8580442680
Autor: Ernest Cline
Ano: 2012
Páginas: 464
Idioma: Português
Editora: Leya
Gênero: Aventura/Ficção científica
Nota: 4/5
Sinopse: Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade. Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada “Oasis”. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa, e quem achá-las herdará toda a sua fortuna. Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época em que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.
Fiz a leitura de Jogador Nº1 no início deste ano, após muito tempo e muita insistência por parte de um amigo que tem esse livro como o favorito de toda a vida e realmente foi uma grata surpresa. Não que eu não confie no julgamento do meu amigo, mas não imaginei que iria me surpreender tanto com o livro. 


Primeiramente, sabemos que mesmo melhores autores mundialmente reconhecidos já tiveram o seu primeiro romance e dificilmente é uma história realmente boa, porque é muito difícil acertar logo de cara, certo? Este livro é uma das exceções. Cline acertou de cara no enredo e nos elementos da história. Além disso, tente imaginar um jogo de RPG mas sem a parte visual, ainda assim você consegue ver tudo claramente em sua cabeça e viver aquilo… apesar de ser uma tarefa extremamente difícil o autor consegue nos colocar lá. 

Então, a história é ambientada no ano de 2044, em um mundo onde a escassez de recursos chegou a todos os lugares do globo e somente os mais ricos conseguem ter acesso a uma qualidade de vida superior. Porém, qualquer pessoa com o mínimo de dinheiro consegue adquirir um kit de realidade virtual OASIS. E é nesse mundo utópico e virtual que as pessoas preferem viver, porque nesse mundo você pode ser o que bem entender. Você pode ser humano, elfo, um gigante e mesmo assim fazer tarefas cotidianas, como por exemplo estudar e trabalhar, tudo no mundo virtual! E apesar de esse não ser o foco principal da história, através da vivência de Parzival (ou Wade) que é o nosso personagem principal, conseguimos ter uma visão bem clara de como seria viver em um mundo sem recursos.

“Um lugar agradável para que o mundo se escondesse de seus problemas enquanto a civilização humana lentamente ruía, principalmente por negligência.”

Mas se esse não é o foco, qual é? James Halliday é a grande mente por trás do OASIS. Acontece que mesmo com tanto dinheiro e sucesso na vida profissional, sua vida pessoal não era tão bem sucedida assim. Halliday morreu sozinho, sem família e sem herdeiros, mas antes disso ele resolveu esconder no jogo um easter egg. Para chegar até ele, o jogador tem que passar por três provas que vão lhe render três chaves. O primeiro a conseguir desvendar todas as charadas e encontrar o easter egg vira herdeiro de toda a sua fortuna. Acontece que já fazem cinco anos desde que Halliday morreu, e até agora ninguém nunca conseguiu chegar nem perto da solução da primeira pista.


Então, temos nosso herói, Wade, que no OASIS se chama Parzival. Parzival é um dos milhares de players conhecidos como “caça-ovos”, que são pessoas dedicadas a estudar tudo o que influenciou Halliday para ter chances de encontrar e vencer os desafios que levam ao easter egg milionário. E chega o momento em que, meio sem querer, Parzival consegue achar a primeira porta e passar pelo primeiro desafio. Logo que seu nome aparece no ranking da caça, as coisas começam a ficar mais interessantes…

“Eu era apenas mais uma alma triste, perdida e solitária, desperdiçando a vida em um videogame. Mas não no OASIS. Ali dentro, eu era o grande Parzival.”

E apesar de eu já ter falado bastante, isso acontece logo no início do livro. Portanto, pode ficar tranquilo que o ritmo de leitura é bastante interessante, ao menos na maior parte do tempo. Em determinado momento, surge um pequeno romance que tira o foco de Parzival e a história perde um pouco do seu ritmo. Esse é o único motivo pelo qual não dei cinco estrelas para o livro.


E se você está achando que o livro é só sobre isso, está bastante enganado. Existem vários outros elementos que foram muito bem colocados na história, deixando-a ainda mais interessante. Novos personagens são introduzidos, existem infinitas referências à cultura pop dos anos 80, e é claro que existe uma pessoa disposta a tudo para impedir que Parzival e seus novos companheiros cheguem ao seu objetivo, não é mesmo? Mas, como eu disse, todos esses elementos são introduzidos no momento certo e da maneira correta na história.


Para aguçar ainda mais sua vontade de conhecer essa história incrível, março de 2018 é a data prevista de lançamento para o filme baseado na história do livro, contando com a direção de ninguém menos que Steven Spielberg. O filme está em fase de pós-produção e não tenho dúvidas de que será uma ótima ficção científica. Então, você tem bastante tempo pra entrar nessa história e ainda pesquisar todas as referências. Espero que gostem dessa aventura tanto quanto eu.

“Foi quando eu percebi que por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade.”
Comentários
33 Comentários

33 comentários :

  1. Ola
    Eu ja conheço esse título, mas nunca tinha lido uma resenha a respeito, e adorei poder conferir suas impressões. Fiquei bem interessada por saber que é uma história que se passa no futuro, essa parte virtual me deixou bem intrigada, eu adoro esse gênero. Legal saber que vai ter uma adaptação, preciso ler logo então!
    Beijos, F

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de ficção científica com certeza vai amar esse livro!

      Excluir
  2. Olá,

    Eu vejo muito o Victor Almeida do Geek Freak falando que ama esse livro e até hoje não tive a oportunidade de fazer a leitura dele, pelas pessoas que já me falaram dele e pelo que li na sua resenha parece ser um livro que vai me deixar um pouco confuso, mas mesmo assim tenho vontade de conhecer mais sobre esse RPG e me aventurar esse mundo quase caótico! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro! Já vi indicação dele em vários lugares e a história parece muito interessante. É meio que o meu tipo de livro hahaha Um beijo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não perde tempo e leia logo! Depois me conta se você gostou 😜

      Excluir
  4. Oi, Carol!
    Assim como o Victor acima, eu conheci o livro pelo Victor Almeida. Ele fala muito bem desse livro! Há tempos quero ler, mas ainda não deu. Eu já sabia da existência da produção do filme e estou louca para assistir! Mas primeiro o livro! rsrs...
    Uma pena o romance não ter funcionado. Tem livro que o foco não é esse, mas o autor sabe inserir o romance. Mas fico feliz que fora esse pequeno contratempo o livro seja bom. ^^
    A questão do mundo virtual é algo que me deixa sempre curiosa nos livros. Se você gostou desse te indico Jogos Mentais, A Arma Secreta - Insígnia e Exodus. ;)
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que o romance atrapalhou, acredito que tenha sido a intenção do autor, mas me irritou um pouco em alguns momentos hahaha Vou dar uma olhada nas suas dicas, obrigada!

      Excluir
  5. Oi , Carol !

    Já ouvi falar muito sobre esse livro e na mesma situação que você, uma das minhas melhores amigas adora ele e me indica sempre!

    Ainda não tive a oportunidade de ler , embora já tenha comprado a algum tempo, adorei a sua resenha ! fiquei mais curiosa ainda , quem sabe faço dele a minha próxima leitura?

    Beijos
    Jess
    www.pintandoasletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Não conhecia o livro e fiquei meio "meh" ao ler o título e ver a capa, mas através de sua resenha me despertou o interesse e me deixou ansiosa para lê-lo! Viver em uma realidade virtual é um tema que via apenas em alguns animes e mangás e até em alguns filmes mas estou agora muito curiosa quanto a esse livro!

    - Nicoli Alexandre, As Meninas Que Leem Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de ler o livro tive a mesma reação, até por isso demorei tanto a lê-lo... eu ficava deixando de lado achando que não era nada, mas me surpreendeu muito! Espero que você goste.

      Excluir
  7. Eu achava a capa deste livro bem sem graça, mas diante de tantos elogios, minha curiosidade aumentou muito para conhecer a trama. Essa coisa de virar filme também dá aquela instigada básica em querer ler o mais rápido possível.
    Ame a resenha.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A arte da capa não é das mais instigantes, né? Mas vale a pena! E obrigada. <3

      Excluir
  8. Olá, tudo bom?
    Então, já vi várias pessoas indicarem esse livro mas confesso para você que por não curtir rpgs (ainda que seja tipo um sem a parte visual) eu não me interesso por lê-lo. Entretanto, acho bem interessante essa premissa de viver em uma realidade virtual em meio a um mundo repleto de escassez. Outro ponto interessante são essas referências aos anos 80.
    Apesar desses elementos bem interessantes, passo a sugestão da vez!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo assim não deixe de assistir ao filme, acredito que vai ser um scifi muito bom.

      Excluir
  9. Uau, bem interessante este livro. Já tinha o visto por aí. Fiquei curiosa. Mas não faço ideia de quando conseguirei lê-lo. Gosto de livros do tipo. Gosto de fantasia misturada a distopia a ficção científica. Me interessei bastante. Obrigada pela dica! E sua resenha está sensacional, parabéns!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta desses elementos tenho certeza de que vais adorar esse livro. Obrigada. <3

      Excluir
  10. Oie amore,
    Ainda não conhecia o título, mas pra ser sincera não me atraiu pra ler, passo a dica dessa vez.
    A única coisa que talvez ainda me faça mudar de ideia futuramente é a questão do mundo virtual.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Grazi. Obrigada pela sua visita de qualquer forma. Continue acompanhando o blog. :D

      Excluir
  11. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar do livro, mas nunca tive curiosidade em ler, uma pena, porque ao ler a sua resenha fiquei totalmente curiosa e apaixonada pelo enredo! Saber que uma adaptação está para estrear me deixou com ainda mais vontade de ler, especialmente se tem dedo do Steven Spielberg nisso. Adorei a sua resenha e espero que o livro seja uma ótima surpresa para mim também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que você goste! Depois volta aqui e me conta o que tu achou. :D

      Excluir
  12. Olá Carolina,
    Sempre ouvi muitos elogios sobre essa obra, mas nunca me animei de ler e nem a sua resenha - incrível - me deixou curiosa para ler.
    Achei interessante a inserção de outros elementos na trama deixando ele "fugir" do padrão que temos por aí. Fico contente que você tenha gostado e contente com a adaptação, mas vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não te interessou, Bruna. Mas continua acompanhando o blog, com certeza teremos indicações que vão te agradar. <3

      Excluir
  13. Oi!
    Eu lembro da época em que esse livro foi lançado haha naquela época eu fiquei super interessanda em ler, mas depois passou... agora com a sua resenha fiquei interessada de novo hehe acho super legal quando as histórias possuem referências culturais, e os anos 1980 foram incríveies pelo o que estudei haha vou recolocar na minha lista hehe
    bjus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveita a animação e leia logo! :P Volta aqui depois pra me contar se você gostou!

      Excluir
  14. Olá, Carol

    Só o fato do livro ganhar uma adaptação dirigida por Steven Spielberg deveria fazer eu ter vontade de ler, mas eu não curto muito distopia e não curto nada ficção científica, então esse livro seria uma bomba para mim! hahahaha
    Mas que bom que você gostou, agora você e seu amigo vão poder ir assistir ao filme juntos e vão poder surtar juntos se algo estiver diferente! hahahahhahaha

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Tenho esse livro aqui na minha estante, comprei em uma promoção, mas ainda não tive coragem e ânimo para ler.
    O lance do virtual e da distopia chamaram minha atenção, mas não sei se isso conseguirá me prender na leitura, visto que há outros elementos dos quais não sou muito fã. Mas vou tentar né?! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Dê uma chance ao livro, depois compartilha comigo como foi. :D

      Excluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por aí, mas nunca dei muita atenção, porque não sou muito fã desse gênero literário, sabe? Mas lendo sua resenha agora fiquei curiosa, achei interessante a premissa e essa questão de uma realidade virtual. Enfim, vou marcar a dica para quando eu quiser algo diferente.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi...
    Eu nunca me interessaria pela leitura do livro antes de ler a sua resenha.
    Sinceramente, a sinopse e a capa não chamaram minha atenção nem um pouco. Mas, depois de ler sua resenha, percebi que perderia uma excelente leitura, exatamente no gênero que gosto.
    Anotei a dica, e pretendo dar de presente para uma pessoa que sei que vai amar esse enredo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Desde que li esse livro fiquei com vontade de le-lo!

    Gosto de ficção científica, realidades virtuais, RPG, desvendar enigmas... Então esse livro é um prato chei pra mim! Não sabia que vai ter filme, ainda mais dirigido pelo Steven Spielberg! Agora preciso le-lo antes que o filme seja lançado, huahuah!

    Ótima indicação!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir