Posts Recentes

| RESENHA #73 | FATED, ALYSON NOËL | THE SOUL SEEKERS #1

25 agosto 2016

 Série: The Soul Seekers #1
 Título: Fated
 Autor (a): Alyson Noël
 Ano: 2012
 Páginas: 368
 Idioma: inglês  
 Editora: St. Martin's Press
Sinopse: Daire Santos é uma adolescente de 16 anos, filha de uma maquiadora de Hollywood, que namora estrelas de cinema e viaja com a mãe por todo o mundo. Até que coisas estranhas começam a acontecer com ela: visões com corvos e pessoas brilhantes, o tempo que para de andar, sonhos com um belo menino de olhos azuis-gelo. Os médicos acham que se trata de um caso psiquiátrico. Sua avó, curandeira respeitada na pequena cidade de Encantamento, Novo México, afirma que pode curá-la com suas ervas e poções. Sem alternativa, Daire vai para uma cidade perdida no meio do nada, longe da mãe, e com a avó que até então não conhecia. O que parecia ser o fim, no entanto, revela-se o início de uma grande aventura: guiada pela avó, Daire descobre ser uma Buscadora de Almas, descendente de uma linhagem poderosa que, através dos tempos, vem garantindo o equilíbrio entre o bem e o mal tanto no nosso mundo quanto em outros mundos e outras dimensões.
Classificação: 2,5/5

E lá vamos nós para mais uma leitura complicada e decepcionante. Daire é uma adolescente que viaja pelo mundo todo com sua mãe, Jenikka, mas tudo isso acaba em seu aniversário, quando sua mãe percebe que ela tem "surtos psicóticos". Para tentar achar uma solução para o problema, sua mãe a leva para a sua avó, Paloma, e, a partir disso, nós leitores começamos a descobrir sobre quem é ela, especificamente uma Seeker, traduzido no Brasil para "Buscadora de Almas", um ser que garante o equilíbrio do bem e do mal. Como bom clichê, temos um romance e nele temos os irmãos gêmeos que são apaixonados pela protagonista. Cade é o tal do bad brother, que quer acabar com o mundo e juntar suas forças com Daire. E Dace é o bonzinho que faria de tudo para que ela ficasse bem e se sentisse bem.

Bem, com essa premissa, você espera algo meio Os Instrumentos Mortais, algo muito interessante. Principalmente, se você assim como eu, é fã de romances sobrenaturais. Mas não se engane com essa sinopse, o livro tem muitos problemas e se você também já é macaco velho no young adult, saberá muito bem do que vou falar nessa resenha.

A construção dos personagens deixa muito a desejar, além de que achei rápido de mais todos os acontecimentos, toda a introdução da personagem nesse mundo sobrenatural e por isso senti que foi corrido de mais. Foi como se a autora tivesse com pressa de terminar o livro, porque ela ia pegar um trem. Todas as ideias da autora pareciam estar sem nexo algum, como se ela tivesse jogado vários elementos dessa história e feito uma mistureba

Outra coisa que me incomodou muito foi a linguagem, achei muito adolescente. "Mas Anne, é young adult", sim, mas sabe quando você escuta a voz do personagem falando coisas tão idiotas e da vontade de abandonar o livro? Todas as ações da personagem me soaram forçadas e sem consistência. O romance deixa muito a desejar e o clichê passou a ser um incômodo para mim.

Mas o livro não é de todo ruim, a relação entre a personagem e a avó é bem interessante e produtiva para a trama. O mundo sobrenatural em si, é interessante, fugindo do óbvio de vampiros e lobisomens, é uma pena que a autora tenha pecado na descrição e nos elementos que o compõem.

Em suma, Fated é um livro que parece inovador, mas que peca em questões de roteiro, narrativa e desenvolvimento da história e de seus personagens. Para quem quer treinar a compreensão de texto em inglês, é uma boa, pois seu vocabulário é mais acessível e dinâmico, mas se você busca uma história que te envolva e te faça acreditar que é a melhor história do mundo... Bem, melhor procurar outro livro.
Comentários
22 Comentários

22 comentários :

  1. Olá Anne
    eu já conheço a escrita da autora e confesso que não me surpreendi muito com os livros que li dela. Sobre esse, a premissa parece mesmo ser interessante, mas é complicado mesmo fazer a leitura e se deparar com cenas corridas, desenvolvimento fraco ou linguagem muito jovial. Acho que leria por conta dos elementos sobrenaturais, mas sem maiores expectativas.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que tô os autores deixam para resolver tudo no final, tem atropelando na maioria das vezes, o ritmo que a história vinha seguindo.
    Não sou muito fã de Noël, tem algo na escrita que não me conquista e essa obra mais uma vez não me chamou a atenção.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Li um único livro da Noel e nunca mais me interessei por outro. As coisas que te incomodaram neste livro aqui, como a linguagem muito adolescente, me incomodaram no livro que li, então acho que deve ser uma característica da autora.
    Adorei sua sinceridade
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Recebi esse livro quando ainda era parceira da Leya mas nunca tive vontade de ler. O motivo? Não curto o gênero sobrenatural. Agora, lendo sua resenha e todos os problemas que o livro apresenta - principalmente nos diálogos, que é algo que me incomoda muuuito - bem, esse livro vai continuar na estante ou vai para uma doação rs Adorei a resenha sincera! Uma pena que este livro - que é de um gênero que você curta - não tenha suprido suas expectativas!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  5. Olá Ane,
    Conforme fui lendo sua resenha pensei: Conheço essa história, acho que já li. E, bem, estava certa. Em uma rápida pesquisa, li o livro em 2012 e dei 5 estrelas. O motivo? Desconheço, pois sua resenha me fez ver que o livro não deve ser tão bom. Não lembro muito da história, mas vi uma anotação de que a relação com a avó me agradou.
    Acho que vou tentar reler para saber o que vou achar agora.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu já conhecia o livro, pela versão em português, esse é a primeira resenha que leio da versão em inglês, se bem que faz tanto tempo que li uma sobre ele que não me lembro de nada. A história me pareceu bem clichê, já vi um triangulo amoroso ai e quando esse clichê não é bem desenvolvido, vira um desastre. Não gosto de histórias corridas, principalmente fantasias onde todo um mundo é apresentado. Além disso, histórias muito rápidas fazem o romance não parecer convincente, e com os diálogos fracos que você mencionou, então... vou deixar essa passar.
    Abração! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    eU NAO CONHECIA ESTE LIVRO! ALIAS, EU NAO CONHECO QUASE NADA DE LIVROS APENAS EM INGLES... AHAH :)

    Mas pronto! :) Gostei de saber que e original mas entristece.me o facto de ser mau em desenvolvimento das personagens e do tema... Contus, e bom que o vocabulário não seja muito elaborado, já que eu não sou la muito bom a ingles!! :) hehe

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas como não leio em inglês isso explica um pouco as coisas, rsrs.
    Realmente a sinopse é bem interessante e cria um pouco de expectativa na gente. E isso é sempre um problema! Pelo que você disse na resenha, lembra um pouco Instrumentos Mortais, mas que pena que a construção da autora não foi muito bem feita.
    Parabéns pela resenha sincera!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá amore!
    De cara já me encantei pela capa ^.^
    Uma pena que tenha sido uma experiência decepcionante... já até desistir de anotar a dica pelo que falou em sua resenha.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    A capa é super linda, e a sinopse interessante, mas, vi que me enganei, não é?! rs Lendo sua resenha percebi que talvez a leitura não me prendesse tanto. Por enquanto não posso dizer que vou me aventurar na leitura, pois não leio nadica de inglês, mas quem sabe alguma editora não o publica por aqui?!

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  11. Oi,linda!
    Amei a tua resenha e a sinceridade durante a leitura do livro Fated, foi muito bom para desenvolver o inglês, mas não foi desenvolvida pela autora os personagens e os elementos que compõem o ambiente. É possível, ler esse livro um dia,só que no momento tem muitos na minha lista!
    Adoro o teu cantinho!

    Muitos Livros e Sucesso!
    Beijos!
    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Aah, eu sei como você se sente. Também me decepcionei legal com este livro. Eu achei o desenvolvimento fraco, os personagens chatinhos (o livro não prende quando os personagens não agradam, né?), e todo o resto bem fraco também. Esperava bem mais da história, mas, infelizmente, não deu.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Fico triste por saber que não gostou tanto assim da obra. Já li a coleção Os imortais da autora e gostei bastante, então talvez arrisque mesmo assim a leitura, afinal posso ter outra visão. Porém acho que também vou acabar me decepcionando kkkkkk pelo fato de os personagens não serem cativantes.
    Espero que venham leituras melhores para você!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Já tive experiência com outro livro da autora e também não me agradou, por isso não tenho vontade de ler nada dela, e depois da sua resenha, isso só me lembrou isso.
    Imagino como deve ser incômodo a linguagem tão infantil que a autora aborda, embora isso deve ser bom pra quem tá treinando em inglês, por ser fácil, mas eu não leria.
    Mas ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  15. Não conheço a autora e ultimamente nada tem me irritado mais do que livros corridos tudo bem que a leitura seja dinâmica porém a quantidade de livros que tenho lido em que os autores atrolem toda a historia eu acabo fechando o livro com vontade de tacá-lo na parede enfim é uma pena que você não tenha gostado, eu não sou fã de YA então provavelmente não vou fazer a leitura desse tão cedo quando vou ler algo desse gênero procuro algum super bem comentado assim a chance de eu odiar é menor o que não é o caso desse.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  16. Oie, que pena que o livro não é bacana. Confesso que a sinopse já não me atraiu e quando você mencionou a rápida narrativa, os elementos desconexos e algumas coisas muito adolescentes imediatamente saí fora de qualquer pensamento de ler o livro futuramente, pois nada me deixa mais irritada do que uma trama pouco madura. Mas ao menos serviu para sua leitura em inglês né, risos. Adorei a resenha sincera.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada da autora, nem tenho muita curiosidade em conferir suas obras. Que pena que esse livro te decepcionou tanto! Só pelo fato de os personagens não terem sido bem construídos eu sei que não leria! Essa capa é muito bonita!! Adorei a resenha <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi, Anne

    Sua resenha nem me surpreende, pois já estoi acostumada com as pessoas reclamando dos livros da Alyson.
    Eu mesma já desisti dela, acho que ela é uma autora muito esforçada, mas ela não sabe trabalhar com os enredos que ela cria, o que é uma penas, poos eles são interessantes.
    Não sei se voltarei a ler algo dela no futuro...

    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Uma resenha bem sincera sobre uma autora que eu meio que já conheço, já que não é raro eu achar livros dela aqui na minha cidade, pois ela também é a responsável por uma série chamada "Imortais" (posso ter errado o título porque sou o terror em guardar nomes com clareza).
    Como não li nada dela, portanto, não posso, digamos assim, afirmar as tuas impressões. Caso eu encontre para baixar ou até alugar, verei o que acho disso.
    No mais, um belo texto, senhorita.

    ResponderExcluir
  20. Ola lindona quando li a sinopse e vi essa capa linda me empolguei, e lendo sua resenha com esses pontos negativos me desanimou que pena que a autora não soube desenvolver bem toda a história, teria tudo para dar certo. Uma pena. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Não estou muito surpresa de a leitura não ter sido muito boa para você, eu cheguei a ler os dois primeiros livros da série Para Sempre da Alyson Noel e acabei abandonando por várias falhas da escritora, um livro que tinha tudo para ser bom e acabou não sendo. Então entendo perfeitamente a sua frustação.
    Eu infelizmente não Leria o livro, pois já tenho certa resistência a Alyson Noel.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  22. Olá! Por também ser fã de romances sobrenaturais, amei a capa e a sinopse, já faz tempo que tinha visto ele livro e tinha vontade de ler, mais fiquei chateada em saber que sua leitura não foi boa. Que ruim a autora ter escrito parecendo que estava atrasada para pegar o trem. Apesar de gostar de romance sobrenaturais é ruim personagem idiotas e textos foras de coesão. Bom saber que geral o livro não é de todo ruim. Beijos' www.sejaamavel.blogspot.com

    ResponderExcluir