Posts Recentes

| RESENHA #63 | A REBELDE DO DESERTO, ALMYN HAMILTON

29 julho 2016

 Título: A Rebelde do Deserto
 Autora: Alwyn Hamilton
 Ano: 2016
 Páginas: 288
 Idioma: Português 
 Editora: Seguinte
 Gênero: Fantasia
 Nota: 4/5

Sinopse: O deserto de Miraji é governado por mortais, mas criaturas míticas rondam as áreas mais selvagens e remotas, e há boatos de que, em algum lugar, os djinnis ainda praticam magia. De toda maneira, para os humanos o deserto é um lugar impiedoso, principalmente se você é pobre, órfão ou mulher. Amani Al’Hiza é as três coisas. Apesar de ser uma atiradora talentosa, dona de uma mira perfeita, ela não consegue escapar da Vila da Poeira, uma cidadezinha isolada que lhe oferece como futuro um casamento forçado e a vida submissa que virá depois dele. Para Amani, ir embora dali é mais do que um desejo — é uma necessidade. Mas ela nunca imaginou que fugiria galopando num cavalo mágico com o exército do sultão na sua cola, nem que um forasteiro misterioso seria responsável por revelar a ela o deserto que ela achava que conhecia e uma força que ela nem imaginava possuir.

Em A Rebelde do Deserto, somos levamos a conhecer e nos envolver na história de Amani Al'Hiza, uma garota órfã de dezesseis anos e ótima atiradora desde muito nova. Criada pelo tio e correndo o risco de ter que se casar com o mesmo, o sonho de se mudar para Izman se torna uma grande necessidade para Amani. Para conseguir juntar mais dinheiro a fim fugir da Vila da Poeira e de um casamento não desejado, a garota se aventura em um concurso de tiro na calada da noite em uma outra cidade do deserto. 

Amani não poderia adivinhar que esta noite se tornaria muito importante em sua vida, principalmente pelo fato de ter conhecido um forasteiro foragido do Exército do Sultão naquela noite, e o encontrado novamente na loja do seu tio, ferido e se escondendo, enquanto o Exército procurava por ele. Amani viu a chance de fugir mais facilmente da Vila da Poeira através de Jin, o forasteiro, e não mediu esforços para convencer o rapaz a ajudá-la. Assim, depois de alguns inconvenientes acontecimentos, os dois partiram para um aventura inimaginável no deserto.

Minhas impressões a respeito do livro foram muito boas, apesar de estar ansiosa para lê-lo, não criei expectativas tão altas em relação à ele. A história é muito intrigante, assim como os personagens principais e também os secundários. A narrativa é bem simples e fluída, não é muito rica em detalhes, mas cumpriu o papel de trama envolvente e com alguns mistérios adicionais. 

Gostei muito do romance não ser o assunto principal do livro, essa fato ajuda a aumentar a ligação do leitor com Amani e Jin, separadamente. Pois ambos os personagens possuem personalidades singulares e histórias muito interessantes. A bruta realidade do deserto quando se é mulher, órfã ou/e pobre, fica bem evidente no livro, mais um ponto excepcional e relevante. 

Por fim, devo dizer apenas mais algumas considerações finais, a fim de não dar spoilers sobre este livro. Amani é uma moça muito forte, apesar da idade, ainda um pouco imatura, mas vemos claramente a coragem e o anseio da jovem. Jin é um mistério gostoso de acompanhar e desejei saber mais dele, mesmo após o término do livro. Achei a história bem original e cativante, indico com tranquilidade para quem gosta de fantasia e não costuma criar tantas expectativas, já que este livro é um pouco mais simplório que outros do mesmo gênero.


Comentários
21 Comentários

21 comentários :

  1. Oi.. Muito boa sua resenha. Você conseguiu me cativar... ficou bem curioso para ler esse livro. Vários fatos me agradaram: o romance não ser o foco principal, pois a maioria dos livros estão nessa onda (são bons também, mas não tem muito conteúdo além disso), e o fato de expor uma realidade que não é a nossa, assim podemos ampliar nossos horizontes por meio do prazer da leitura. Anotada a dica... Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu acho essa capa maravilhosa e estou até com o livro no kindle para ler. Mas estava meio com dúvidas, mas depois de ler sua resenha com certeza espero dar uma chance para a trama. Pelo que pude perceber é uma ambientação bem incomum e fiquei extremamente curiosa quanto as personagens. De qualquer maneira, acho ótimo que suas impressões tenham sido bem positivas. Espero gostar também, estou com muitas expectativas sobre a leitura, só não sei se isso é bom ou não ♥
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu ainda não li o livro mas me parece ser uma história bem cativante. Sua resenha está falando dos pontos certos para não soltar nenhum sopiler mas deixar a curiosidade no ar. Acredito que seja uma leitura bem proveitosa e que eu com certeza vou gostar de realizar. Sem falar que essa capa é bem misteriosa e bonita também.

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas já percebi que é uma leitura bem agradável!
    Achei legal o fato da protagonista ser atiradora e também o romance não ser o foco principal do livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Karen,
    Ainda não li esse livro, mas tenho muuita curiosidade em ler. Gostei muito de saber que Amani é uma personagem forte, mesmo que um pouco imatura. Outro ponto que me agradou foi que o romance não é foco nessa obra e isso é muito bom, diga-se de passagem.
    Fiquei bem curiosa para conhecer o mistério que é o Jin.
    Adorei conhecer sua opinião e acho que não vou mais adiar a leitura!
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oi, Karen

    Esse livro está nos meus desejados desde o seu lançamento. Acho a trama bem original, nunca li nada parecido, que tenha essa pegada árabe.
    Acho legal o fato da personagem principal ser forte e decidida, em um ambiente em que as mulheres são tão submissas e subjugadas.
    Espero ler em breve!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Karen!
    Só tinha visto essa capa por aí, mas nunca dei nada pelo livro. Fiquei surpresa ao saber mais dele agora... Adoro o gênero, pena que esse não é um dos melhores, apesar de ter uma trama bem legal. Fiquei curiosa pra saber se a protagonista consegue fugir, e sem dúvidas quero conhecer ela, adoro personagens determinadas e fortes, imaturidade é algo relevante pra mim, contanto que não estrague toda a história e pelo visto isso não aconteceu. E devo comentar que estou bem curiosa pra saber sobre o Jin, adoro personagens misteriosos. Kah, esse livro é único? ou tem continuação?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi , tudo bem?
    Esse livro não me chama atenção. Tenho um gênero literário bem diferente desse livro, mas a história é muito legal e interessante para quem gosta e acho que é surpreendente a trama para quem gosta :)
    Beijinhos,
    http://followyourdreamalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Já tinha visto o livro em algumas livrarias, mas não sabia muito bem do que se tratava.
    Como gosto de fantasia, acho que irei curtir esse. E achei muito interessante e diferente o livro se passar no deserto. Não é algo muito comum de ser ver nas histórias.
    Também acho bem bacana quando o autor não foca só no romance, principalmente quando o livro é de fantasia. O melhor é se estiver na medida certa, sem estragar a ação.
    Fiquei bem curiosa a respeito do Jin.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Karen, mega concordo com você quando disse que gostou do fato do romance são ser o foco central do enredo. Senti a mesma coisa e adorei a Amani e acho que ela foi uma protagonista maravilhosa!!!
    Adorei saber que gostou do livro também!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Hey!
    Achei super interessante o tema desse livro, e ainda não o conhecia, mas pela sua resenha eu quis conhecer. Eu particularmente sou muito fã de fantasia e acredito que esse livro me agradaria de várias formas, embora você tenha dito que ele é mais simples do que outros do gênero. Os personagens parecem ainda mais intrigantes do que a história, por isso fiquei super curiosa.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie! Tudo bem? Estou bem ansiosa para conferir a leitura desse livro também não só pelo enredo mas pela ambientação que acho intrigante. Ler suas considerações sobre o livro só me deixou ainda mais ansiosa.
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Oi Karen! Tudo bem?
    Conheço o livro e tenho visto comentários super positivos sobre o livro. Adorei sua resenha que ficou super convidativa, mas fantasia não é meu forte. Pode ser que leia, mas no momento não, mesmo assim, dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu adoro a premissa desse livro! Acho super interessante e o fato dele ser mais simples que outros livros de fantasia me agrada.
    Fico feliz de saber que a história é intrigante e possui uma narrativa fluida. A trama parece ser realmente envolvente e fiquei curiosa sobre os mistérios que ela contém.
    Tô curiosa sobre Jin também.
    Gostei da tua resenha e fiquei ansiosa pela leitura!
    E só pra constar: essa capa está linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Primeiramente, meus elogios à capa do livro. Extremamente maravilhosa.

    Sua resenha me chamou a atenção, principalmente, para Amani Al'Hiza, por ser uma personagem bastante marcante.

    Já tinha lido outras resenhas a respeito, mas a sua me impulsionou, ainda mais, para começar logo a leitura desta obra.

    Obrigada! Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu adoro livros que se passam no oriente médio e sempre aceito as indicações que me fazem sobre livro nesse tema, então pode ter certeza que irei aproveitar a leitura.
    Acho a cultura desses países totalmente curiosas e sempre gosto de me enriquecer lendo mais sobre elas, bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi, realmente tenho que concordar com você sobre o fato de ser original a temática do livro. Gosto bastante de protagonistas fortes e decididas e Amani parece ser exatamente assim, como você mesma comentou, o que me faz acreditar que irei gostar da protagonista. Digamos que eu jamais imaginaria toda a reviravolta que aconteceria e mal posso imaginar as que acontecem na obra e não foram relatadas aqui. Eu sou fã de romance, então não me importaria de ver mais sobre isso no livro, mas também não me desagrada o fato de que não seja o foco. Até então eu não tinha curiosidade em ler essa obra, mas com sua resenha isso passou a mudar. Espero poder pegar esse livro para ler e tirar minhas conclusões em breve!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Karen!
    Esse com certeza seria um livro que eu compraria pela capa, achei ela linda. Sua resenha foi bem escrita e ficou claro que a leitura vale a pena. Confesso que estou aprendendo a ler os livros de fantasia e esse parece realmente ser legal. Já tá anotada a dica e espero ler em breve. Bjos

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Acho a capa desse livro maravilhosa e instigante, mas o mesmo não acontece com sua premissa. A simples palavra atiradora me desanimou.
    Sua resenha está clara e concisa, ressaltando o essencial do enredo, mas infelizmente essa fantasia não entra pra lista de leitura.
    Mas gostei de saber que o autor se preocupou em desenvolver bem também os personagens secundário, ponto pra ele.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Fico feliz também por saber que o romance não é o principal do livro já que em um roteiro assim dá para desvendar tanta coisa com personagens tão fortes sem ter que ficar em um romance mesmo. Poxa, acho que dá para se ter amizades sem ficar virando em romance né? As pessoas estão falando super bem do livro mas ao mesmo tempo eu fico pensando se não é a mesma coisa que os livros da Colleen sabe?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Karen, tudo bem?
    Mesmo eu não gostando muito de fantasia, esse livro chama muito minha atenção. Acho que ele traz uma história inovadora e diferente, fiquei bem curiosa com o enredo e ver sua resenha super positiva me deixa com mais vontade ainda de conhecer essa trama. Vou ver se consigo ler em breve, já quero muito! ótima resenha :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir