Posts Recentes

#1 Jackaby, Willian Ritter

02 janeiro 2016

Autor: Willian Ritter
Ano: 2015
Páginas: 256
Idioma: português
Editora: Única
Sinopse: "Eu sou um homem de razão e da ciência. Acredito no que vejo e posso provar, e o que vejo geralmente é difícil para os outros compreenderem. Até onde eu descobri, tenho um dom ímpar. Isso me permite ver a verdade quando os outros só enxergam ilusão. E há muitas ilusões, muitas máscaras e fachadas. Como dizem, o mundo todo é um palco e parece que eu tenho a única poltrona da casa, com vista para os bastidores.” Abigail Rook deixou sua família na Inglaterra para encontrar uma vida mais empolgante além dos limites de seu lar. Entre caminhos e descaminhos, no gelado janeiro de 1892 ela desembarca na cidade de New Fiddleham. Tudo o que precisa é de um emprego de verdade, então, sua busca a leva diretamente para Jackaby, o estranho detetive que afirma ser capaz de identificar o sobrenatural. Contratada como assistente, em seu primeiro dia de trabalho Abigail se vê no meio de um caso emocionante: um serial killer está à solta na cidade. A polícia está convencida de que se trata de um vilão comum, contudo, para Jackaby, o assassino com certeza não é uma criatura humana. Será que Abigail conseguirá acompanhar os passos desse homem tão excêntrico? Ela finalmente encontrou a aventura com a qual tanto sonhara. Prepare-se para desvendar este mistério! Um livro destinado aos fãs de Sherlock Holmes e Doctor Who. Eleito o melhor livro jovem 2014 pela Kirkus Review e um dos 40 melhores YA da estação pela CNN e vencedor do prêmio Pacific Northwest 2015."
Classificação: 4/5 
Essa Resenha contém pequenos spoilers

Publicado pela editora Unica, Jackaby, escrito pelo Willian Ritter, conta a história de Abigail Rook, uma inglesa que usa os fundos para a faculdade que seus pais guardaram, para se aventurar em viagens e expedições próprias. Em uma dessas viagens, Abigail chega a América, ao novo continente, sem um tostão, com ''poucas'' roupas e percebe que precisa de um emprego. Logo no início da trama, ela caminha até um bar (imagina esse local igual aqueles bares de séries de época) e se oferece aos serviços para receber em troca alguma comida e alguns dólares. Enquanto está sentada, dialogando com o - aparentemente - dono do estabelecimento, eis que entra Sr. Jackaby e faz aquela apresentação a lá Sherlock Holmes. Descreve toda a vida de Abigail de uma forma única e intrigante a deixando meio assustada, mas ligeriamente curiosa sobre ele.

Abigail então decide procurar emprego, sai pelas ruas determinada e de repente encontra um anúncio de um certo detetive que procura uma assistente. É óbvio que ela se interessa, Abigail é uma personagem inteligente, interessante, empoderada para a época, curiosa e principalmente muito independente. Ao entrar no ''escritório'', se depara com alguns elementos curiosos. E é claro que dentro do local se encontra ele, o excêntrico, o diferentão, Jackaby. É nesse momento que percebemos a junção de Sherlock Holmes e Doctor Who. É em sua casa que vemos como ele é mais diferente do que imaginamos. A partir dai você sabe né? Depois de uma certa relutância por parte do nosso J., ele aceita a inglesa para trabalhar com ele. 

Jackaby é um livro que me fez sair da ressaca literária. Narrado em primeira pessoa pela Abigail, vamos sendo guiados pelo século XIX, pelos mistérios que cercam New Fiddleham. Acho que o ponto que diferencia Jackaby do Sherlock, é o sobrenatural. Essa história lida com investigações, assassinatos, mas tem o acréscimo dos seres que nem todos podem enxergar. Banshees, sapos que deixam um fedo bem peculiar, enfim, criaturas que não são humanas e que a maioria das pessoas não creem. Assim, em mais uma investigação feita pelo Sr. J., ele acredita que o causador dos assassinatos não seja um humano. E agora para resolver todo esse mistério? 
❝ Deixei de me preocupar de como as coisas parecem para os outros, Abigail Rook. Sugiro que faça o mesmo. Em minha experiência, os outros geralmente estão errados ❞ Jackaby
Gostei da forma como Willian descreveu os ambientes, os lugares, os costumes da época. A linguagem mais formal, nos ambientando mais ainda nesse universo que é tão distante de nós, fez com que a obra ficasse mais completa e menos amadora. No entanto, eu tenho algumas ressalvas que não comprometem a leitura do livro, mas que me deixeram bem inquieta em algumas horas. A Editora Unica caprichou na capa, na diagramação e tudo mais, mas a pessoa responsável por revisar o conteúdo pecou (e muito) ao separar os diálogos. Às vezes em um único travessão, constavam duas pessoas falando. Eu fiquei confusa e tive que prestar o triplo de atenção para entender quem é que estava falando o que ali. 

Outra coisa que me incomodou, mas não necessariamente foi algo ruim, é a extrema semelhança com o Sherlock Holmes. Eu enxergava o Cumberbach como Jackaby. Então por vezes senti que não estava lendo uma história nova e sim apenas mais um episódio da série Sherlock. No entanto, é óbvio que o personagem se destaca com suas qualidades, piadinhas e seu jeito peculiar e maroto.O que eu mais gostei de tudo foi o tom que a protagonista, Abigail, trouxe. Me senti bem mais à vontade e dinâmica com sua narração e personalidade. 
A história de Jackaby terá uma sequência de livros. Sendo ele o primeiro, seguido de The Map e Beastly Bones. Estou bem ansiosa para ler os próximos volumes e saber mais sobre esse investigador e essa mocinha tão interessante. Se você já leu, me conta ai o que achou! 


Comentários
27 Comentários

27 comentários :

  1. Ola.
    Não conhecia o livro, e sua resenha conseguiu me deixar bem curiosa, anotei a dica, pois devido as semelhanças com Sherlock eu quero ler e conferir como ficou..
    Essas capas tbm são lindas demais..
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas só a parte "a lá Sherlock Holmes" me encantou. Afinal quem não gosta de um bom detetive não é mesmo?
    O livro me deixou mesmo curiosa, vou deixar na lista para procurar na primeira compra do ano HAHA. Preciso me controlar, mas este eu quero muito ler.
    Pena que esses erros acontecem, sobre o travessão, mas espero que não atrapalhe muito.
    Beijos,
    Gabrielle Garcia - Blog ABCD dos Livros

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a capa desse livro muito bonita, desde que a editora anunciou o lançamento que fiquei na curiosidade, o gênero, apesar de não ser muito lido por mim, tenho muita vontade de conferir essa história. Nossa, é um saco quando lemos uma história toda comprometida de erros, desanima qualquer um. Amei a resenha.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá :D
    Já conhecia esse livro e fiquei mais instigado a lê-lo após sua resenha :) E essas capas, maravilhosas não é mesmo?
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li o livro, apenas o tinha visto em algumas livrarias, mas nunca nem tinha lido a sinopse, mas agora fiquei muito tentado a ler depois da resenha. Gosto de histórias de detetive, ainda mais quando não se passam nos dias atuais.
    As capas estão lindas, é um trabalho de design maravilhoso.
    xoxo

    laneta94.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que dica incrível! Já estou colocando na lista de desejados do skoob! Eu gosto muito desse tipo de livro, com uma pegada à la detetive, e parece que vou gostar bastante desse, ainda mais sendo de época. As capas da trilogia são maravilhosas, adorei! Vou procurar para ler já <3 Um beijo e feliz 2016!

    ResponderExcluir
  7. Ei, tudo bem?
    Estou bem animada para ler esse livro, já vi várias resenhas positivas sobre ele, fora essa capa que me chama muita atenção. A comparação que você fez a Sherlock só me deixou mais curiosa ainda, pois adoro as histórias dele. Espero que os outros livros sejam lançados logo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  8. Sou encantado pela capa desse livro, mesmo! E essa sua resenha - e, principalmente a comparação que vc fez dele com Sherlock Holmes - me deixou doidinho pra ler, pois amo histórias de detetive e, principalmente, aquele modo diferentão do Sherlock de achar que sabe de tudo. <3 Vai pra Wishlist.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho a capa desse livro sensacional, desde que vi a divulgação e algumas resenhas, fiquei encantada. Não duvido que cause ressaca literária, já está me minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  10. Que capas lindas!!! Ei, seu blog é maravilhoso, amei ele sério :D

    ResponderExcluir
  11. Oie
    Meu, sou apaixonada por essa capa, é linda demais haha espero poder ler o livro pois o enredo chama minha atenção apesar de não ser algo que leio sempre

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. A premissa me pareceu bem interessante e sua resenha me deixou curiosa e pensando em dar uma chance ao livro. Acontece que fiquei meio assim com essa coisa 'a la Sherlock' e não sei se é o que estou procurando no momento.
    Mas vou deixar a dica anotada - e torcer para que os outros dois sejam lançados logo :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  13. Eu li e adorei essa mistura de história policial com fantasia. Muito legal mesmo! Eu mal posso esperar para conferir mais investigações dessa dupla. Eu gostei bastante dos personagens.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  14. Olha primeiramente quero te dar os parabéns pela sua resenha muito bem escrita
    Adorei a maneira como tu falou sobre a estória e sobre os personagens. Eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura desse livro, mas tenho bastante interesse. Espero poder ler assim que puder sabe, até porque vi muita gente comentando bem sobre ele, mas não seria uma leitura que faria para agora, mas quem sabe...espero poder gostar =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/05/resenha-delirio.html

    ResponderExcluir
  15. Oie,

    Assim que eu vi essa capa fui logo anotando o nome do livro, não importava a história esse livro por mim já merecia ser lido por essa capa e depois da resenha peelrcebi o quão surpreendente é esse livro e essa ar de investigação e que talvez os assassinatos não fosse praticados por humanos me deixou ainda mais curiosa e as capas das continuações são tão maravilhosas quanto a primeira, espero que eles sejam lançados no Brasil com essas capas. Amei a resenha e eu necessito do livro.

    Beijos
    Mayla

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Gostei da capa e da sinopse, mas resenhas com spoilers nunca me conquistam... eu sei que é dificil não fazer, mas spoiler deviam ser crimes :/
    Enfim, sua resenha ficou muito bem escrita, mas é dificil ler sem medo.
    bjss flor!
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    A capa desse livro é bem bonita e diferente. Quando o livro lançou vi todo o burburinho sobre a história. Eu não sou de ler esse gênero, mas depois de toda a repercussão fiquei curiosa.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom? Li a resenha e dei uma passeada pelo blog todo antes. Bom, sua resenha foi boa mas confesso que fiquei com medo dos spoilers. Não sei se leria o livro, estou me distanciando um pouco dos livros que tem uma sequência. A sinopse não me prendeu muito, quanto a capa e sua resenha deram uma mudada na minha opinião. Parece ser interessante e diferente dos livros que costumo ler, seria legal conhecer sempre livros e autotrs novos. O livro está na minha enorme lista, quem sabe um dia eu leio? Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oie Anelise,
    Que premissa interessante! Fiquei com muita vontade de ler, o que mais me chamou a atenção foi os assassinatos sobrenaturais(a louca do sobrenatural haha). Eu já tinha visto a capa desse livro por aí, mas agora observando certinho, eu notei o local de época (que você falou) o.o
    Enfim, amei sua resenha e estou super curiosa para saber o desenrolar da historia.
    Beijos
    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  20. Hello... Eu lembro do lançamento do livro e ja tinha ficado interessada,pq adoro livros de investigação e esse mix de Dr. Who com Sherlock Holmes já chama a atenção.
    Realmente a capa é linda e uma pena q a revisão deixou passar esses errinhos, sei q nao prejudica a leitura, mas é ruim.
    Espero q a editora lance tudo logo, pq eu só leio depois que lançar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Anelise, eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas não tive oportunidade ainda, mas para esse ano com certeza ele está na minha lista. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi Ane ainda não li não, mas ta na minha lista de desejados, to louca por esse livro porquê junta todos os elementos que eu gosto. São eles investigação, sobrenatural e uma época diferente da nossa! <3 Amo livro de época!

    Beijos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Anelise!
    Primeiro, você vai me desculpar por eu ter lido sua resenha pulando um pouco as coisas é que eu quero muito ler esse livro e ainda não tive a oportunidade e não queria pegar os pequenos spoilers, por minimos que fossem. Espero não enxergar tanto o Sherlock nesse livro, porque meu sherlock preferido é o Robert Downey jr hahahahah Apesar de que, pensando bem, não seria tão ruim assim ^.^
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Não conhecia o livro e fiquei curiosa, estou para ler Sherlock esse ano ainda rs'
    Adoro livros com suspense e investigações então irei adicionar na listinha para ler em breve!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  25. Olá

    Não conhecia o livro,gostei da premissa apesar de você citar algumas ressalvas, as capas são lindas, fiquei com vontade de ler,dica anotada.

    Bjss

    ResponderExcluir
  26. Oie,
    não conhecia muito sobre o livro, e a julgar pela capa, jamais imaginaria que seria romance policial. Não sou fã de livros do gênero, mas confesso que fiquei bem interessada neste. Acredito que não teria problemas em comparar o livro, ou os personagens, com Sherlock Holmes. Já que não acompanho nada sobre os livros/series. Enfim, espero gostar quando tiver a oportunidade para leitura.

    Beijos,
    Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  27. Hei,
    Quando bati o olho na capa logo fui ler a sinopse, e não é que ela me interessou? rs
    Não conhecia o livro, e me interessei muito depois de sua resenha.
    Fiquei extremamente curiosa para lê-lo. Além da capa ser muito linda <3

    - http://efemeramenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir