Posts Recentes

[RESENHA] Escuridão Total sem Estrelas - Stephen King

18 setembro 2015

Autor: Stephen King
Tradução: Viviane Diniz
Ano: 2015
Páginas: 392
Idioma: Português
Editora: Suma de Letras


Sinopse: Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? E, em Um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos. Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — bom senso, piedade, justiça ou estrelas — para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes
Cru. Inteligente. Nojento. Sangrento. Quatro palavras que descrevem os quatro contos escritos pelo King do Horror, Stephen. Se você acha que nosso rei não pode inovar, não pode criar algo novo, você está enganado. King nos traz histórias horripilantes, contadas da melhor forma possível. Quando você termina de ler, a sensação é tão inacreditável que você fica perplexo. Há momentos em que você questiona o seu caráter, porque você se simpatiza e sente pena do assassino (no caso do conto 1922).
No meu caso, que já conheço a escrita do King, a leitura fluiu de uma maneira muito boa - como sempre -. Acho tão espetacular a forma como ele descreve os acontecimentos e, mesmo sendo nojento/assustador, você não fica necessariamente com nojo e assustado. Eu nunca fui uma leitora de contos, nunca fui muito adepta, porque gosto de histórias longas. No entanto, em Escuridão Total sem Estrelas, eu senti que estava lendo o livro de contos certo. Uma narrativa incrível, personagens incríveis (cada um a sua maneira e peculiaridade), desenvolvimento e conclusão dos fatos feitos de forma excepcional, caracterizam essa obra como uma das mais legais que eu já li na vida.

Eu poderia falar mais sobre os contos, mas acho que perderia muito a emoção de quem ainda vai ler. Para mim, uma das cenas mais chocantes se encontra no segundo conto, Gigante do Volante, onde Tess, uma escritora de suspense, sofre um acidente e ao pedir ajuda para uma ''pessoa'' que passa por ela, acaba sendo estuprada e quase morta. Particularmente, cenas de estupro são sempre fortes para mim, eu me lembro de fechar o livro e respirar fundo para dar continuidade na leitura.
Além do conto 1922, que é o meu favorito, pois seu desenvolvimento é o mais completo para mim, caracterizando um dos melhores contos/histórias que o Stephen publicou, Gigante do Volante, Extensão Justa e Um Bom Casamento trazem o pior do ser humano, a inveja, o ódio, o medo entre outras coisas. King aborda cada história à sua maneira e nos traz coisas que, mesmo não sendo tão novas para nós, faz nos sentirmos cúmplices daqueles atos insanos e sem luz, que só o ser humano é capaz de fazer.

Como citei em algum parágrafo acima, em muitos momentos em duvidei do meu caráter, porque ao ler as justificativas e/ou os pensamentos de alguns personagens, eu acabei ficando com dó do que ele fizera. Ao final do primeiro conto, 1922, eu estava com pena do Wilfred e do seu fim. Por isso, o livro acabou ganhando um espaço no meu coração, porque ele me fez refletir sobre muitas questões e também me comprovou que vivemos um mundo de caos e de escuridão total, onde nenhuma estrela tem iluminado a mente das pessoas. E quem dera se essas histórias fossem somente ficção, mas quando ligamos a TV ou lemos o jornal, vemos que isso está tão próximo da nossa realidade, e é ai que a coisa toda fica muito mais assustadora.

Se você busca um livro que contenha, suspense, terror psicológico, reflexões e uma boa escrita, leia Escuridão Total sem Estrelas. Além da edição ser incrível, poderá vivenciar um dos melhores livros publicados pelo Stephen King. Se você já leu ou pretende, diz ai para mim o que mais gostou ou se está ansioso pela obra! Até mais!


Comentários
39 Comentários

39 comentários :

  1. Acredita que eu nunca li uma obra desse autor? O gênero não é lá dos meus favoritos, mas pelo o que falam dele, dá muita vontade. Acha que esse seria um bom livro para conhecer? Pelo que vejo, ler contos parece ser melhor para começar. O que acha? Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh eu amo King, ainda não li Escuridão Total Sem Estrelas, mas ele esta aqui enfeitando a minha prateleira, amei o trabalho que a Duma fez com ele, ficou incrível.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá; eu ainda não li nada do King, mas mesmo sendo medrosa, tenho vontade de ler. Acho que não começaria por esse livro, pelo que pude conferir na resenha, tem histórias bem pesadas.

    ResponderExcluir
  4. Amo um terror psicológico, acho que nada melhor para conseguir isso do que King.
    Já conhecia o livro, mas ainda não pude lê-lo. Espero fazer isso em breve e tenho certeza que se tratando de uma obra de King, será uma ótima leitura.

    Parece pessimista, mas de uma forma boa do tipo que gera reflexão e incômodo. Deve ser mesmo uma ótima leitura. Afinal, incomôdo e reflexão é uma combinação interessante.

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Incrível sua resenha! Ainda não tive oportunidade de ler nada do King, o que é um pecado, mas a cada nova resenha que leio de qualquer obra dele, fico cada vez mais instigada.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Anelise, eu sou super fã dos livros do autor e infelizmente não tive a oportunidade de ler esse livro. Pela sua resenha posso ver que irei amar quando eu pegar para ler, não vejo a hora!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nunca li nenhum livro do King mas dizem que todos são ótimos e esse aparenta não deixar a desejar :D
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Eu sempre tive curiosidade na escrita desse autor, mas não li nada ainda por puro medo acredita? Os temas dele são tão pesados e reais que eu sei que não tenho estomago para ler.
    Adoro essa capa e as bordas negras <3


    Beijinhos!
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li nada do king, ainda kkk, mas confesso ter vontade, mas preciso ir devagar porque ainda sou mega medrosa kkk.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    A capa está incrível! Do King eu gosto da Carrie, mas esse eu leria sim (mas o conto em que a personagem é violentada, eu pularia, não tenho estômago para esse tipo de cena). Parabéns pela resenha e espero não ter pesadelos rs

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!!

    Fiquei muito muito curiosa com esse livro.
    E todos recomendam ele!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá
    eu queria muito ler esse livro do King, vi vários comentários bem legais, principalmente do meu amigo, ele leu em PDF, mas eu não consigo ler assim, prefiro o bom e velho livro impresso, vou esperar ele abaixar um pouco de preço (o que vai ser difícil)
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi! Tudo bem?

    Sempre vejo esse livro nas estantes da livraria e acho a edição fantástica! Tenho muita vontade de ler obras do autor, mas não sei porque acabo dando prioridade a outras leituras... Essa resenha me fez ficar encantada pela obra! Eu não sabia que era um acumulado de contos... E esse negócio de ficar com pena do assassino me deixou bem curiosa! Ótima resenha, parabéns.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca li nenhum livro dele assustador. Só o do pistoleiro, que nem dá medo. Quero muito ler algo mais horripilante do King, tenho certeza que vou amar. Acho que vou começar por esses contos. <3
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Amei a resenha! Sério, amo blogueiros que falam da historia no ponto certo e nos deixam intrigados pra ler o livro. Eu já queria ler, agora então <3

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li nada de King, mas que resenha maravilhosa! Você soube contar o que a gente precisava para se interessar pelo livro. Logo que li a sinopse já fiz a ligação que você fez no penúltimo parágrafo, a que o mundo é tal qual no livro, uma escuridão. Via que os livros de Stephen eram uma espécie de suspense com coisas sobrenaturais ou fantasiosas, mas este definitivamente relata a realidade, e como você disse, fica ainda mais assustador.

    ResponderExcluir
  17. Olha, eu sou super fã do Stephen King, já tenho alguns livros dele e acabei de comprar mais um, Joyland, que ainda não li. Mas esse de contos deve ser mesmo maravilhoso *.* já quero o meu! Adorei a sua resenha, me deixou hiper curiosa. Bjos

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Atenção para a confissão vergonhosa: Nunca li Stephen King. Sempre tive vontade, mas ou eu ficava com medo ou outro passava na frente, mas Escuridão Total me interessa já há um bom tempo, e esse conto 1922 parece incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi, flor. Diferente de você, não li nada do autor e, vergonhosamente, não sabia que esse livro em questão era uma antologia de contos. Gostei muito dessa informação, porque acho que seria uma ótima maneira de conhecer o talento do King e, quem sabe, começar a ler suas obras. Isso porque adoro contos. :) E vejo nessa obra 4 histórias reunidas, de modo que posso me encantar (ou não) com o autor de um jeito mais completo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Anelise, eu nunca li nada do King, mas é só pelo fato de que infelizmente eu não gosto de nada que envolva suspense ou terror.
    Mas admiro ele e quem gosta dos seus escritos.
    Passo a dica só por não ser meu estilo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Deu para perceber que o livro é muito intenso!
    Conheço a escrita do Mestre King, mas confesso que li poucas obras dele, o cara realmente é incrível!!! Leio pouco devido aos enredos assustadores, que me causam medo, ele tem uma escrita muito intensa. Parabéns pela resenha, ficou ótima e só me deixou com mais vontade de ler esse livro do que já estava. XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Acredita que ainda não li nada do King? Está na minha meta de leituras desse ano ainda ler um de seus livros. Gostei muito da sua resenha, e é estranho quando estamos lendo um livro e ficamos com pena do assassino, mesmo sabendo das atrocidades que ele cometeu. rs'
    Quero muito conhecer a escrita do King, que é tão bem elogiada! ótima resenha!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  23. Oi Ane!
    Estive com esse livro nas mãos na minha última ida à livraria e não comprei, fui tomada pela ideia de que tenho mais livros do que consigo ler e não o trouxe comigo. Agora estou me sentindo o ser humano mais estúpido do mundo!!!!
    Mas da próxima não vacilo assim! Humpf

    B-jusssss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá Anelise,
    Eu sempre tive curiosidade em ler algo do Tio King, mas ainda não consegui, os livros dele sempre aparentam ser muuuuuuuuuuuuito bons e devem ser mesmo, já que fazem tanto sucesso.
    Vou providenciar um lugar na minha fila de leitura pra esse, pois sua resenha me deixou mega curiosa.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir
  25. Oi Anelise!
    Deve ser ótimo mesmo.. Tenho o pé atrás de ler este tipo de escrita, mas confesso que vc aguçou minha curiosidade... E a Suma de Letras tem sempre títulos muito bons mesmo.. Nos trazem livros que, assim como esse, nos fazem pensar acerca da nossa própria vida....

    Adorei!!!
    Bjo
    escrevasuavida.com

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Como sou muito medrosa não leria esse livro
    Só de ouvir a palavra sangrento me dá arrepios
    Não sabia que esse livro era de contos
    Anotada a dica aqui pro marido rsrs
    Adorei sua resenha

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Tenho maior respeito pelo autor, mas nunca li nada, vontade não falta e esse livro logo de cara me chamou atenção e agora que esse resenha eu quero, já foi pro desejados, só estava esperando uma resenha e sua me ganhou <3
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Adoro um bom terror psicológico e esse livro parece ter uma boa quantidade. Quero muito ler algo do King e provavelmente começarei por esse. Adorei sua resenha, ficou ótima! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Minha experiencia com esse autor é das piores. Li Carrie, a estranha e não gostei muito levando em conta os "maravilhosos" comentários sobre a obra. Quero muito ler outro dele pra ter uma ideia firme para sustentar, mas ainda não li.
    Adorei seu layout, blog muito bacana. Virei seu seguidor!
    Abraços

    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olha eu nunca li nada desse autor e nem sei se vou chegar a ler, porque ele escreve a maioria de estórias de terror e sinceramente eu corro !
    Mas mesmo assim espero poder um dia conhecer um dos livros mais leves dele, porque eu sei que ele já escreveu alguns e tenho conhecimento, mas seilá, não seria um livro que pegaria para ler não. Eu não gosto de terror.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-voz-do-arqueiro.html

    ResponderExcluir
  31. Oie, haha, eu n curto livros do Stephen, nao por n gostar da escrita, mas pelo genero, haha, morro de medo de ler :p
    Que bom q vc gostou do livro *-*
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  32. Oi, não conhecia o livro, mas confesso que já quero só de olhar a capa. Ainda não tive oportunidade de ler nada do Stephen, mas pretendo ler algum dia pois adoro livros de terror. Acredito que as histórias irão me agradar bastante.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  33. Nossa, esse livro parece ser muito bom! Eu já quero ler, principalmente por ser tratar de contos! Acho que vai ser uma das minha próximas leituras! Adorei a resenha, parabéns!!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Gente... Amo os filmes, não gosto dos livros hahahaha
    Serio! Não consigo ler, tenho medo, sei lá

    ResponderExcluir
  35. Oie, tudo bom?
    Eu gosto de livros de suspense e terror psicológico, mas nunca li nada do autor. Sei que sou quase um ET, mas nunca rolou a oportunidade. Quero muito corrigir esse erro e talvez eu comece por um livro de contos como esse. Achei curioso que o autor consiga fazer o leitor ter sentimentos controversos.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Não sou muito fã de histórias de terror. Mas tenho curiosidade em conhecer os livros desse escritor. Como ele é uma lenda, tenho que pelo menos ler um livro dele.
    Adorei a sua resenha e vi que você amou o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oie, tudo bem? Os filmes dele são assustadores, mas livros confesso que ainda não li. Será que dá tanto medo quanto os filmes? rs Sou muito medrosa haha Sua resenha ficou ótima, muito bem escrita. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  38. Oie, tudo bem? Os filmes dele são assustadores, mas livros confesso que ainda não li. Será que dá tanto medo quanto os filmes? rs Sou muito medrosa haha Sua resenha ficou ótima, muito bem escrita. Beijos, Érika

    ~www.queroseralice.com.br~

    ResponderExcluir
  39. Teho vergonha de admitir,mas nunca li nada do autor e mesmo não gostando muito de contos,como você,acho que esse livro é perfeito para eu começar um estreito relacionamento com o autor. Adoro quando a gente simpatiza com os vilões e amo suspense,e acho que esse ivro vai mexer muito comigo.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir