Posts Recentes

[RESENHA] Marvel: Guerra Civil - Stuart Moore

07 agosto 2015

Título Original: Civil War
Autor: Stuart Moore
Páginas: 398
Editora: Novo Século
Ano: 2014


Sinopse: Guerra Civil - A épica história que provoca a separação do Universo Marvel! Homem de Ferro e Capitão América: dois membros essenciais para os Vingadores, a maior equipe de super-heróis do mundo. Quando uma trágica batalha deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark o Homem de Ferro é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica. Assim começa a Guerra Civil. 
     Eu devo avisar a todos uma coisa: Eu sou apaixonada por super heróis. Talvez, talvez... Eu acabe me empolgando muito ao falar do livro, porque já tenho uma relação muito íntima com o universo da Marvel. Serei suspeita perante os elogios, mas tentarei ser o mais sincera possível - como sempre -. 
     Para mim, o início do livro foi um dos mais legais que eu já li. Eu nem falo dos Novos Guerreiros, adolescentes heróis que decidiram participar de um reallity show. Bem, eles causaram a maior catástrofe no centro da cidade, matando mais de 900 pessoas, maioria crianças. Nesse livro, há uma reunião de super heróis do universo Marvel. Homem de Ferro, Homem Aranha, Capitão América, tigresa, Miss Marvel, x-men, Falcão, Demolidor (Sim, temos Matt aqui) Quarteto fantástico, entre outros, então é uma mistura deliciosa de todos esses personagens fodas. Com essa catástrofe que os Novos Guerreiros geraram, dividiu a população, - como sempre -, perante aos Vingadores. Muitas pessoas passaram a ser contras os heróis, criando uma certa confusão. Como havia mencionado antes, o início do livro é maravilhoso, porque eu amei a interação entre Peter Parker e Tony Stark. O humor dos dois é uma junção muito certeira e cativante, não tem como NÃO gostar dessa conexão dos dois. 
     É visivelmente o quanto a união dos Vingadores está a um fio de se romper. E nós, meros telespectadores, ficamos sem saída, sem saber de que lado ficar. Apesar da linguagem usada ser bem acessível, se você não conhecer um pouco do universo Marvel, ficará ''o que está acontecendo?". 
'' - É que eu preciso lhe contar uma coisa, tia May. E é tipo, bem... delicado.Delicado? Pensou ele. Você está subestimando o assunto. Controle-se Parker.- Peter, me escute. - Ela segurou o queixo dele, forçando-o a olhar nos olhos dela. - O que quer que esteja acontecendo no mundo, é lá fora. Não nos atinge. Não entra dentro dessas paredes. Somos só eu e você aqui, e você pode me contar o que quiser.- Ok, mas... isso pode ser um choque.Ela arregalou os olhos. Levantou-se rapidamente, cambaleou e, em seguida, olhou para ele.- Então é verdade.- O quê?- Está... está tudo bem, Peter. Eu meio que desconfiei. O filho da Sra. Cardoman acabou de sair do armário, e ele está tão mais feliz agora. Está até falando em se casar com o... companheiro dele, acho que é assim que vocês chamam. (...)- O quê? - Peter ficou de pé em um pulo. - Tia May, eu não... espera aí, Jason Cardoman é gay? Ah, é claro que é. Mas... (...)- Tia May, eu não sou gay.- Ah.''
     O humor da Guerra Civil é diferente, é ácido, é atual. Tem uma cena que citam até a maconha e vida sexual de certas pessoas do Quarteto Fantástico. A verdade é que essa história é muito grandiosa e mais ''adulta'' que outras da Marvel. Ela é política, suja e deliciosamente instigante.  
     Guerra civil nada mais é do que uma batalha entre governo/S.H.I.E.L.D e os ''rebeldes'' vingadores que não querem aderir a essa lei que regulamenta todas as atividades dos super heróis e super vilões. No começo, você consegue ficar do lado deles, você vê a visão do Tony Stark e do porque estar fazendo isso, você entende suas ações, mas quando as coisas vão acontecendo, você vai ficando na duvida de que lado ficar. Você percebe que a Maria Hill, nova ''fodona'' da S.h.i.e.l.d, na verdade quer controlar tudo e eliminar qualquer herói que desobedeça suas ordens. A questão moral e ética é muito bem explorada, você se pega ali tentando escolher um lado. 
     Essa história me fez ter uma visão diferente sobre o mundo Marvel e seus personagens. Foi uma leitura esclarecedora sobre muitas coisas e personalidades de heróis que antes eu gostava. Eu indico para todos que querem saber mais sobre essa história. Aliás, ano que vem tem o filme e ai entra as minhas expectativas... Será que será tão bom quanto o livro? 

Comentários
47 Comentários

47 comentários :

  1. Eu quero muito ler esse livro! Estou procurando uma boa promoção para comprar junto com outros que estou querendo muito no momento. Eu já sou apaixonada por super heróis, tanto nos quadrinhos quanto nos filmes, e em livro já é motivo suficiente para conquistar meu coração KKK Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu paguei barato nele e comprei assim que o vi. Ele é muito incrível, a adaptação conseguiu ser muito boa. Às vezes eu fico meio receosa em ler algo adaptado do quadrinho, mas nesse caso fui surpreendida positivamente. Acho que vais gostar. :') Beijo!!

      Excluir
  2. Ai... ai... Marvel!
    Também adoro super-heróis, mas sou meio nova nas HQs acompanha mais os desenhos animados (meus preferidos eram Homem Aranha e X-men <3)

    Não to conseguindo acompanhar essa coleção da Marvel, tenho acompanhado só as que tão sendo lançadas pela Editora Salvat (e ainda sim tá meio difícil, começaram cobrando 19 reais e agora tá no 32, vão me falir!)

    Beijos
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre assisti aos desenhos também, mas confesso gostar mais das hq's. Haha Eu fiquei sabendo desses da editora Salvat, mas tá bem difícil de achar pra comprar snif snif :(

      Excluir
  3. Apesar de gostar muito de X-Men, nunca fui muito de super-heróis. Sou do time que adora assistir aos filmes, mas não tem uma conexão muito grande com os quadrinhos. Mas não dispensaria o livro caso surgisse a oportunidade de ler (sem gastar dinheiro, hehehe).

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anelise. Gostei da sua resenha, porém esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, pelo contrário. Boa dica para quem gosta do tipo de leitura!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não faz seu gênero, mas se um dia tiver a oportunidade, se arrisque! :)

      Excluir
  5. Oieeee, eu também amo as histórias da Marvel, ainda não havia visto esse livro e fiquei mega curiosa, faz muito tempo que não leio nada assim e seria legal resgatar esse lado rsrs beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Anelise...
    Este livro tem dado o que falar. Que bom que também gostou tanto.
    Se um dia eu tiver oportunidade eu vou ler. Também gosto de super heróis, mas sempre fui mais acostumadas a ver os filmes. Não sabia que este teria um.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso! Esse livro é muito bom mesmo. Tive uma experiência incrível com ele.

      Excluir
  7. Olha eu sinceramente tenho que confessar que acho muito legal a Editora Novo Século lançar os livros da MARVEL, mas eu não sou muito chegada nessas coisas de herois sabe? Eu até recebi o livro O HOMEM FORMIGA que quero ler para poder ter uma ideia de como é. Espero poder gostar por conta do filme que esta para sair ou se é que já não saiu, mas lendo a sua resenha eu confesso que gostei bastante. Me parece ser uma história muito envolvente. Espero poder ter a oportunidade de ler assim que puder =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/dia-de-quote-7.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho o homem formiga e estou bem ansiosa pra ler. É sim uma história bem envolvente e empolgante. :')

      Excluir
  8. Sou apaixonada pela Marvel e sempre que posso compro os quadrinhos e os livros também. Li esse e AMEI, muito bom. Achei a ideia de lançar em forma de livro as histórias dos quadrinhos fantástica! O último que li foi do Homem-Aranha: Entre Trovões, muito bom também! Já quero o dos X-men e Homem-Formiga <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi Homem-Aranha: Entre os Trovões pra comprar e assim que tiver um tempinho extra, comparei. Também amo a Marvel e essa ideia de publicar o livro baseado nas hq's me deixou bem feliz. :')

      Excluir
  9. Oi Anelise, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas achei ele bem bacana!
    Achei legal ele ser uma história mais adulta, e quem como gosto desse universo Marvel eu pretendo ler!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  10. Só tenho uma coisa a dizer: QUERO!
    Estou aguardando minha amiga terminar pra eu poder pegar e ler e estou super ansiosa!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?! Conheci seu blog agora e gostei bastante. Já estou seguindo e curtindo a fan-page. ^^

    Esse livro já está na minha estante de e-books, quero muito ler logo *-* MARVEL & BOOKS ♥
    Abraços do Dan \o/
    •bookdan.blogspot.com
    •facebook.com/leituradan
    •twitter.com/@leitura_dan

    ResponderExcluir
  12. Hey!
    Ainnn eu quero ler desesperadamente! *___* Amei a resenha!

    beijos,
    Dai
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  13. Oiii!

    Nunca fui muito fã de Marvel ou DC, até que meu namorado ficou insistindo para eu assistir com ele. Quando eu fiz, me apaixonei. É um universo incrvel tudo muito bem interligado né? Adoro isso.
    Não li nenhum dos lançamentos da NS sobre esse tema mas eu tenho muita curiosidade. Pq assim eu vou conseguir entender um pouco mais sobre ele :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Nunca acompanhei esse mundo das HQs, então fiquei boiando na sua resenha, rs. Ela ficou muito bem feita, mas, por eu não conhecer os pormenores desses personagens, então acabei ficando se entender mesmo.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Infelizmente o livro não é meu gênero e eu não leria memso. Não curto também esse lance de super heroi, então acho que não leria o livro 2 vezes kkkkk
    mas adorei a resenha

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu sempre fui apaixonada pelos desenhos animados da Marvel, mas confesso que nunca li uma HQ. Gosto de alguns dos filmes, como o do Homem de Ferro, por exemplo, ou até mesmo o do Capitão América. Mas nunca assisti o dos Vingadores. Mesmo assim, entendo o seu "medo" de que o filme Guerra Civil possa não ser tão bom quanto o livro!
    Gostei da resenha! Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil, adaptações me dão sempre um medo haha mas temos que confiar né?

      Excluir
  17. Não conhecia o livro, mas já tinha ouvido falar do filme obviamente, porém não sei muito sobre o que vai acontecer, não tenho acompanhado, legal vc ter gostado e criado uma empatia a mais com os personagens, tony stark deve ser hilário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tony Stark é um babaca na verdade haha mas faz parte. Gostei muito do livro e se você tiver a oportunidade de ler, leia. :D

      Excluir
  18. Anelise, eu amo super heróis mais até hoje nunca li nenhum livro que seja mais pra esse assunto, já li algumas resenhas a respeito desse livro, e confesso que fiquei super curiosa a respeito. Assim que tiver uma oportunidade quero ver se compro. A sua resenha me despertou o interesse haha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver a oportunidade, leia sim! Acho que vais gostar tanto quanto eu gostei. :')

      Excluir
  19. Oie,

    Eu já não aguento anos esperar pra ter esse livro, preciso de dinheiro urgente pra comprar. Sou louca pelo universo da Marvel, amo o Capitão América ele é o meu preferido, e amei a sua resenha me deixou ainda mais desesperada para ler esse livro.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oii, vou começar dizendo que a sua resenha ta maravilinda hahaha. Bom eu nunca acompanhei tantooo os super heróis mais agora eu me arrependo um pouquinho hehe. Não conhecia o livro mais com certeza ele vai entrar pra minha lista!!!

    Bjs!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Quero para minha vida! Esse é o arco da Marvel que eu mais gosto, mal vejo a hora de eles gravarem o filme \õ.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de super heróis, e imagina minha alegria quando fiquei sabendo dos livros?
    Agora é esperar promo para comprar, rsrs...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  23. Oii!

    Amo os super heróis da Marvel e estou doida para ler esse livro!!! A capa é linda e a história parece ser demais! Vou correndo comprar :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  24. Ei Anelise, estou muito curiosa para ler esse livro. Apesar de ser apaixonada por super-heróis, li muito pouco sobre eles até agora, e essa série de livros da Novo Século me deixou super curiosa.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  25. Não li o livro, somente a HQ, tem muita diferença?

    A HQ é ótima! Já viram o filme? O filme é excepcional!!! Espero que Infinity Wars consiga bater

    Segue uma resenha bem divertida!

    https://fodapracaralho.wordpress.com/2016/05/02/capitao-america-guerra-civil-o-melhor-do-ano/

    ResponderExcluir
  26. Super promoção: http://www.submarino.com.br/produto/126798290/box-marvel-guerra-civil-e-guerras-secretas-edicao-slim-poster

    ResponderExcluir