Posts Recentes

A Magia do Silêncio, de Kankyo Tannler

14 outubro 2018

A Magia do Silêncio é um livro escrito pela monja Kankyo Tannler e publicado no Brasil pela Editora Sextante em Setembro de 2018. O livro mescla auto-ajuda com um pouco de auto biografia e traz lições sobre como trazer o silêncio muito mais próximo de nós, mas com uma perspectiva moderna da filosofia budista.

Celebrada como uma nova e original voz do budismo, a monja francesa Kankyo Tannier parte de sua rica experiência pessoal para nos mostrar o poder transformador da prática do silêncio. Não apenas o silêncio das palavras, mas também dos pensamentos (reduzindo julgamentos e críticas internas), dos olhos (evitando o excesso de informações) e do corpo (reencontrando o prazer de estar presente a cada momento). Escrito com sensibilidade e a dose certa de humor, A magia do silêncio traz dicas, meditações e exercícios práticos para incluir pequenos intervalos de paz na agitação do dia a dia. Ao fazer essas pausas, os sentidos despertam e voltam a se abrir para as maravilhas escondidas na vida cotidiana.

Ficha técnica:
Título: A magia do Silêncio | Autora: Kankyo Tannler | Ano: 2018 | Páginas: 160 | Idioma: português  | Editora: Sextante
Livro cedido em parceria com a editora.

Eu amo quando um livro tem o poder de mudar os hábitos, de me fazer respensar sobre minhas atitudes e melhorar os meus hábitos. Eu não sou uma fã assídua de auto ajuda, mas tenho lido alguns livros do gênero e tenho gostado muito da experiência. A Magia do Silêncio é um deles, porque além de jovem e possuir uma linguagem muito acessível, as dicas são realmente válidas.

Eu medito faz algum tempo, mas ainda assim, às vezes me deixo levar pelos ruídos não bons da vida. Acontece, somos seres humanos. Nesse livro, a monja (e autora), nos traz vários métodos de buscar o nosso silêncio interior e nos fazer realmente por em prática. Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro, é a linguagem fácil, assertiva e de um jeito que faz com que o leitor seja realmente instruído pela autora. O livro não é feito de frases prontas, a autora deixa isso muito claro, ela te faz se aprofundar nos seus ensinamentos, mas de uma forma que você tenha consciência daquilo que está escolhendo fazer.

O livro é dividido em algumas partes, são elas: 

Parte 1 - O que é o silêncio?
- Capítulo 1: As virtudes do silêncio.
Aqui a autora traz a definição, alguns benefícios de uma vida mais silenciosa e como superar os obstáculos.
- Capítulo 2: os grandes silenciosos.
A autora nesse capítulo aborda sobre os animais, considerados reis do silêncio e também um pouco do silêncio em um mosteiro.

Na parte 2: Silencie tudo:
- Capítulo 3: silencie os olhos.
A autora aborda a poluição visual e o fascínio pelas telas, como controlar o olhar como tranquilizar o olhar com as pausas visuais, os benefícios da simplicidade e como encarar as imagens mentais e como deixá-las ir depois disso.
- No capítulo 4: silencie as palavras.
Ela traz o mito do silêncio total, como aprender a se calar e os exercícios para clarear a mente e silenciar o crítico interior que habita em nós.
- No capítulo 5: silencie o corpo.
Como o próprio nome diz, ela apresenta como se forma um corpo ausente, como entender sua relação com o seu corpo, como saber sentir e como ser o corpo silencioso.

Na parte 3: A prática do silêncio:
- Capítulo 6: uma prática de silêncio em casa.
Aqui ela vai nos ensinar como praticar em casa, todo a preparação e o procedimento.
- Capítulo 7: o silêncio dos atos ou espiritualidade ética:
A monja traz ensinamentos sobre a Terra, uma mãe superpaciente, um retorno à simplicidade e vegetarianismo, como não comer seus amigos. 

O que eu quero dizer é, esse livro ele traz ensinamentos que vão nos ajudar no dia a dia. Ainda mais em tempos em que os ânimos estão tão exaltados e as pessoas com tanto ódio. Eu acho importante termos conciência sobre o nosso corpo e a nossa mente e como cuidar melhor de nós mesmos. Se você busca um livro que não seja um clichê de auto ajua, esse aqui é definitivamente para você.

A Magia do silêncio traz uma perspectiva mais jovem do budismo, com uma autora que segue os ensinamentos, mas não fica reclusa em um ambiente como o mosteiro. Traz ensinamentos e métodos eficazes (sim, pois eu estou praticando-os) para que tenhamos uma vida mais equilibrada e que nossa mente e nosso corpo estejam alinhados para que possamos ser mais calmos e felizes.
Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Oie,
    como é bom ver pessoas que ainda se preocupam em ler livros que trazem um pouco de sabedoria.
    Fiquei sabendo do livro da Monja nas novidades da editora e to louca para ler, ela tem muito o que nos ensinar!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Anelise.
    Muito legal saber que esse livro fez você refletir assim.
    Não sou do tipo que lê livros assim, mas vou anotar a dica para presentear quem eu sei que vai amar!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anelise!
    Acho a capa desse livro tão linda, dá uma sensação boa olhar para a paleta de cores... (estou de olho nesse livro faz um tempinho hehe) É muito interessante que o livro seja dividido em três partes - o encadeamento do tema parece fluir muito bem assim, aliás -, e sempre é bom lermos obras que nos fazem ter um olhar novo sobre nossa vida né, com ensinamentos e perspectivas que podem fazer florescer coisas boas na gente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não fazia ideia sobre o que se tratava a trama, mas mesmo não conhecendo muito sobre o budismo achei uma forma bem interessante em como foi trabalhado. Acho que é uma leitura reflexiva e que serve para muitas idades.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Anne, se eu passasse por este livro na livraria, eu não daria a tenção. Até se eu lesse a sinopse, talvez ainda assim eu ignoraria. Porem sua resenha me deixou mais que interessada. Acho importante tentar buscar um equilíbrio na nossa vida, ainda que em tempos tão pouco empáticos e animadores. Anotei a dica a qui, e quero conhecer a história da monja e seus ensinamentos.
    beijos

    ResponderExcluir