Posts Recentes

J. R. R. Tolkien: o senhor da fantasia, de Michael White

30 setembro 2018


J. R. R. Tolkien: o senhor da fantasia, escrito pelo Michael White, é um livro publicado em 2016 em uma edição comemorativa pela DarkSide Books. Como já é de se esperar, o livro traz a história do autor lendário de Senhor dos Anéis e o Hobbit

A obra de Michael White acompanha a vida e a trajetória do escritor, começando por sua infância na África do Sul, seguida do retorno da família para a Inglaterra, onde os Tolkien estabeleceram-se em Birmingham, cidade que passava por uma rápida industrialização nos anos 1890, mas ainda era cercada por uma paisagem de tirar o fôlego. Este cenário que reunia e mesclava o coração industrial do Império britânico próximo a bosques e montanhas idílicas e selvagens foi determinante para as ideias e a escrita de Tolkien. Já é clássico o momento inspirador quando era professor em Oxford e um dia, corrigindo exames, ao se deparar com uma página em branco que um aluno havia deixado no caderno de exercícios, Tolkien escreve de repente: ¿Em uma toca no chão vivia um Hobbit". Bem à sua maneira, ele fica intrigado com aquilo e decide descobrir mais a respeito dos hobbits. Escrito para os seus filhos, O Hobbit tornou-se um sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de exemplares mundo afora desde então e estabeleceu-se como "um dos livros mais influentes de nossa geração". Influência e paixão que só aumentaram com as adaptações para o cinema da trilogia de O Senhor dos Anéis, por Peter Jackson, e que voltam a atrair a atenção de todos novamente com o começo da nova trilogia de O Hobbit.

Ficha Técnica:
Título: J. R. R. Tolkien: o senhor da fantasia | Autor: Michael White | Ano: 2016 | Páginas: 258 | Idioma: português  | Editora: DarkSide Books

Como uma fã assídua de Senhor dos Anéis e de todo o universo da Terra Média, há muito tempo queria ler a biografia do Tolkien. Queria saber mais sobre sua história, aprofundar sobre como foi sua infância, como foi sua adolescência, seu período na Universidade e entender melhor como surgiram os primeiros resquícios da história fantástica que é Senhor dos Anéis e o Hobbit, além de todos os outros textos sobre o Mundo da Terra Média.

Nessa edição comemorativa de aniversário de 125 anos do autor, finalmente pude me aprofundar em sua história de vida, através dos olhos e pesquisas do autor Michael White (desconhecido por mim até o momento). O livro é dividido em 14 capítulos, indo desde sua infância até o final de sua vida, traçando vários tópicos como família, faculdade, começo dos escritos, etc. 

"ele observava um minúsculo buraco no tecido e fica-se nele por um longo momento, sonhando acordado. Então ele volta a atenção para o papel à sua frente e começa a escrever "Em uma toca no chão vivia um hobbit...".

Confesso que eu esperava um pouco mais dessa biografia, mas no geral, gostei muito da leitura. Não sei se estou mal acostumada com biografias mais intensas e longas como a do Van Gogh, mas essa me pareceu um pouco superficial em alguns momentos. No entanto, não foi algo que prejudicou a leitura, porque eu estava totalmente imersa e fascinada pela história de vida do Tolkien, de como ele cresceu, de como era sua família e da onde veio toda a sua genialidade. 

A leitura é muito fluída, porque a narrativa adotada pelo autor é muito leve e descontraída, não é cheia de firulas ou rodeios, nem palavras rebuscadas, é simples, objetiva, o que contrapoem um pouco a obra do nosso mestre, rs, mas essa ironia a gente não liga muito não, porque o importante foi entender melhor como foi o processo de construção da Terra Média e de toda a genialidade do J. R. R. Tolkien.
Já disse inúmeras vezes o quanto sou fã desse autor e o quanto a Terra Média significa para mim. Mas uma das coisas mais fascinantes em todo esse mundo, é a junção da imaginação com o conhecimento "científico" do autor, como a linguística. Não é fácil criar um mundo fantástico, com seres que não são reais ao público, não é fácil construir cada detalhe de uma personalidade de um Orc ou um Elfo, mas não é fácil - mesmo -, criar línguas para cada povo, runas antigas, línguas élficas, isso é simplesmente genial demais e não tem como não ficar empolgado ao entender melhor o criador disso tudo.

"Por causa dessa habilidade, Tolkien foi capaz de preencher a sua obra com uma força extraordinária. E é por causa dessa força que os leitores tornaram-se totalmente absorvidos pela criação do autor. Pra o fã de Tolkien, nunca é o suficiente. O verdadeiro devoto sempre quer mais - mais detalhes, mais informações. Tolkien poderia ter escrito dez milhões de páginas e ainda assim não teria sido o suficiente para satisfazê-los completamente. Mesmo assim, é um testamento de genialidade do homem que, com alguns milhares de páginas, continua a cativar a mente de milhões e a oferecer aos seis leitores uma realidade alternativa completamente digna de confiança e aboservente, algo incomparável na história da literatura".

O ponto ápice para mim, acontece quando entendemos melhor que tudo o que o tornou quem é, vem desde a sua infância, vem da sua família, vem das pessoas que passaram por sua vida. C. W. Lewis como seu amigo, seus filhos, a morte precóce dos pais, tudo isso contribuiu para que suas histórias tomassem forma e fosse o que são hoje: obras primas. Eu acredito fielmente que um autor se torna grande, quando ele consegue pegar suas experiências e transcrevê-las para suas histórias, de alguma forma. Tudo isso se torna real, traz uma crítica social no momento certo, traz paixão, amor e muito mais. E eu acredito que Senhor dos Anéis é a junção de tudo isso, de toda a experiência dele, de todo o aprendizado, de todo o conhecimento adquirido em sua vida.

O que falar sobre a edição da DarksideBooks? Mais uma vez é um deslumbre para os amantes de liros físicos. A diagramação está impecável, as letras são confortáveis, os detalhes em cada página, em cada início de capítulo, a textura da capa, a aparência envelhecida, tudo  isso é extremamente atrante aos olhos e vale muito a pena ter essa edição em casa. A edição ainda traz fotos, cronologia dos fatos e uma vasta bibliografia em seu final, complementando toda a história já contada nas páginas anteriores.

Se você é fã de Senhor dos Anéis, já sabe que essa leitura é indispensável. Se você não conhece tão aprofundamente assim, esse mundo todo, a leitura também é válida, porque Tolkien foi um exemplo de autor e sua história é fascinante. Eu indico de olhos fechados essa biografia e espero que todos tenham a mesma experiência que eu.
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada do Tolkien e acho que o estilo do autor não faz muito o meu, no entanto, achei super bacana e um presente para os fãs como você uma biografia tão caprichada - mesmo que em alguns pontos soe um pouco superficial.
    Um ponto que eu curtiria saber é essa questão de saber de fato suas origens, de quem era amigo e sobre as experiências que o tornaram quem ele é. Anotei a dica para conhecer o autor e suas experiências. Adorei a resenha ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir