Posts Recentes

Hoje é o último dia do resto da sua vida, de Ulli Lust

24 setembro 2018

Hoje é o último dia do resto da sua vida, escrito pela Ulli Lust e publicado no Brasil pela Martins Fontes em 2015, é uma história em quadrinhos auto biográfica, onde a autora conta sobre a viagem que realizou com sua amiga Edi, da Áustria para a Sicília em 1984.

Sinopse: Um quadrinho sobre garotas punks cruzando a Itália de carona sem um centavo no bolso. Hoje é o último dia do resto da sua vida é uma crônica intimista, detalhada, engraçada, tocante e dramática sobre a viagem que a autora, Ulli Lust, e sua nova melhor amiga, Edi, fizeram da Áustria para a Sicília, em 1984. Uma história com sexo, drogas e também rock´n´roll. E passagens pela cadeia, tempo ruim, mendicância, lições de vida, novas amizades, atos de generosidade e de traição. E, na Sicília, alguns desentendimentos com a Organização Cujo Nome Você Não Deve Mencionar. Uma viagem iniciática no mundo tragicômico, sem nenhuma complacência e com boa dose de humor.

Ficha técnica:
Título: Hoje é o último dia do resto da sua vida | Autora: Ulli Lust | Ano: 2015 | Páginas: 464
Idioma: português | Editora: Wmf Martins Fontes

Se tem uma coisa que tenho procurado ler mais, essa coisa é quadrinhos. Principalmente os que trazem alguma história que me deixe totalmente imersiva, me deixando completamente a mercê dos acontecimentos e dos personagens. E essa HQ é definitivamente uma das melhores que eu já li na minha vida.

Eu não conhecia a história da autora, Ulli Lust, não li suas obras, mas a premissa dessa HQ auto biográfica me deixou muito curiosa para desvendar sua vida. Eu imaginava, antes de ler, que iria me identificar com algumas coisas e depois de terminar, esse pensamento se concretizou e tive uma das leituras mais complexas da minha vida. Hoje é o último dia do resto da sua vida, é uma história cheia de sarcasmo e melancolia, que andam juntos com a vontade imensa de viver a vida e se provar boa o suficiente.

Ulli Lust saiu em uma viagem com sua melhor amiga, Edi, para uma jornada de auto descobrimento que a rendeu boas histórias. É claro que nada sai como planejado e muita coisa acontece, ainda mais quando você pega carona com desconhecidos, não tem dinheiro e se vê em situações totalmente marginalizadas.

É muito bom quando lemos um livro que nos faz aprofundarmos e entrarmos de uma vez na história. Foi exatamente o que aconteceu com essa HQ. A autora tem uma maneira muito sádica (se podemos chamar assim) de escrever e contar sua triste história. O assédio, o abuso e tantas outras coisas que pelo qual passou, saltam das páginas e batem em nossa cara, mostrando como tudo pode se tornar um pesadelo.

Vemos uma adolescente com sonhos e vontades, se perdendo em um mundo cruel, machista, misógino e perverso. Foi difícil acompanhar toda a trajetória da autora e não se emocionar, não ficar revoltada com esse mundo, mas as lições de vida que tirei depois de acompanhar a jornada de Ulli, não tem preço. Valeu a pena a angústia que se instaurou em mim a cada folheada, porque sua maneira de contar me deixou completamente imersa.

Apesar de ter gostado MUITO de toda a história, confesso que depois da metade do livro, o ritmo caiu um pouco e a leitura deu uma leve arrastada, mas como eu estava vidrada em saber o desfecho da história, não ficou muito difícil passar por esse pequeno momento ruim de ritmo na narrativa. Como é uma história em quadrinhos, as ilustrações conversam com o leitor e aqui não é diferente, os tons de verde, cinza e preto demonstram toda a melancolia da personagem e de tudo o que estava acontecendo em sua vida.

A edição está linda, a capa é um primor e amo o título e de como ele remete a tantas coisas. Descobri em mim um amor por obras biográficas em quadrinhos e deixo aqui a minha profunda indicação. Hoje é o último dia do resto da sua vida traz a jornada de uma mulher que só queria viver e se encontrar, mas que se deparou com um mundo cruél para mulheres. Vale muito a pena a leitura, independente do seu gênero, mas é impossível não se sentir unida à personagem, sabendo que tudo o que ela passou, nós mulheres podemos passar a qualquer momento, em pleno 2018.

Leiam.


Comentários
19 Comentários

19 comentários :

  1. Oi, Anelise! :D
    Nunca tinha ouvido falar sobre esta história em quadrinhos, mas já fiquei mais do que interessada. Essa capa é maravilhosa e eu adorei a proposta de duas garotas saindo por aí em uma viagem e vivendo aventuras. Imaginar que isso foi vivido pela própria autora da história é algo ainda mais incrível, pois é realmente preocupante pensar sobre todas as dificuldades que ela deve ter passado por conta da crueldade das pessoas pelo caminho. Sua resenha está ótima e já quero muito esse livro! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ane.

    Fiquei curiosa para saber como foi esses abusos que a autora sofreu enquanto estava em busca de um auto conhecimento. Não a conhecia, mas sua resenha deixa o leitor curioso para saber da trajetória dela e de como ela superou.
    O mais interessante que a história é contada em quadrinhos, gostei da ideia!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia o livro e já pelo título eu fiquei curiosa com ele, com a capa então, nem se fala, mas foi a sua resenha que me deixou louca para ler. Achei a premissa dele muito interessante e espero poder ler logo. É uma pena que da metade para o final o ritmo dê uma caída, mas acho que quando a gente está tão envolvido com uma leitura acaba não se importando tanto para isso, assim como foi com você.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar dessa HQ, mas apesar do ritmo de leitura cair um pouco na metade do livro, fiquei bem curiosa para conferir a história triste da autora e a sua jornada nessa viagem um tanto quanto inusitada. Espero que a mesma me prenda e envolva assim como aconteceu com você. Dica mais que anotada! ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ane, tudo bem? Apesar de gostar bastante de quadrinhos tenho lido poucos ultimamente! Gostei do enredo e do fato de ser autobiográfico, que pena que o ritmo fica arrastado depois, mas ainda assim parece interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Eu leio pouquissimos quadrinhos e reconheço isso como uma falha enorme, afinal, a gente tem tanta opção por aí, né? Não conhecia esse quadrinho e sinceramente, que coisa mais magnifica! Adorei demais! Acho importante usar a história para passar a mensagem de como o mundo é perigoso para as mulheres. Adorei a dica e espero ler assim que possível.

    ResponderExcluir
  7. Deixa eu ver se entendi bem. A protagonista decidiu fazer uma viagem. Não tinha dinheiro e resolveu pegar carona com DESCONHECIDOS. Alguma chance de isso dar certo?! O mundo é muito difícil para nós mulheres sim, mas não tem como uma pessoa mergulhar numa viagem sem condições de se manter e ainda confiando em pessoas que nunca viu e imaginar que nada de ruim iria se passar. Um mínimo de inteligência e bom senso a gente precisa ter. Mas isso sou eu tirando conclusões antes de ler a história. Mas pelo pouco que consegui entender ela fez escolhas loucas e que a colocaram em risco. Já não tenho interesse de ler.

    Necessito ler mais HQ, pois desde a infância que não dou uma chance para esse tipo de leitura, mas prefiro apostar em outros livros. Esse aí eu passo, com certeza.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu gosto muito de livros que falem sobre viagens. Quero ler mais hqs e não conhecia essa ainda. Pelo seu post já é uma leitura que fiquei querendo fazer, não deve mesmo ter sido fácil para a personagem/autora fazer essa viagem e se deparar com os perigos do caminho.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Anelise! Não fazia ideia de queera HQ! Adorei a sua resenha, gostei de conhecer a trama, ainda mais sendo uma HQ, ilustrando tudo.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia esse HQ. Na verdade sou por fora desse gênero, mas achei interessante a abordagem da leitura. Com temas relevantes, mas bem ousados. Afinal a protagonista parece ser do tipo impulsiva.
    Fiquei curiosa para saber em quais situações ela se meteu e qual a moral que a autora quis passar em seu ponto de vista.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oi! Eu tenho voltado um pouco da minha atenção pra HQ's ultimamente. Não conhecia essa. Achei a maneira que a autora coloca a protagonista como uma menina que quer sair, conhecer a vida e viver muito bacana, e ter também colocado como o mundo é cruel com as mulheres é muito positivo e serve pra mostrar mesmo como a gente sofre. Adorei a dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Uma das minhas metas de 2018 era ler mais quadrinhos, comprei um monte e até recebi de parceria. Não peguei em um até hoje. Não tenho muita paciência e antigamente era meu tipo favorito de leitura, agora estou viciada em suspenses e romances bobos, acho que vai da fase! Enfim, eu gostei muito do livro, salvei aqui na minha listinha de quadrinhos. Obrigada pela indicação.
    FALANDO DEMAIS

    ResponderExcluir
  13. Oi oi Anne!
    Não conhecia a obra, mas fiquei intrigada com a premissa da história. Não sou habituada a ler HQs, mas dpois de ler a sua resenha fiquei muito interessada em ler o livro e espero gostar tanto quanto vc.

    P.S.: não vou mentir que a protagonista tem (aparentemente) uma carga emocional muito grande. O que pode me acabar deixando com uma bela ressaca literária, mesmo o livro passando uma bela mensagem no final.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  14. Oi Anelise tudo bem? Gosto muito de quadrinhos e esse me chamou a atenção a capa é um pouco peculiar não parecendo ser em quadrinhos, adorei saber sobre as aventuras da personagem apesar de que ela ser bem intensa, simplesmente adorei sua resenha e fiquei imaginando as cenas parabéns, bjs!

    ResponderExcluir
  15. Já aconteceu comigo de estar muito envolvida na trama de uma leitura e ainda assim, sentir que a mesma está se arrastando. Que bom que seu interesse foi o suficiente para concluir e curtir a leitura. Fiquei curiosa pela arte interna do livor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto de hqs, mas prefiro as mais fofinhas rs
    Ainda não conhecia essa, já tinha visto, mas não sabia do que se tratava e nem que era auto biografica, gostei de conferir suas impressoes sobre ela, mas não acho que eu gostaria muito da leitura
    bjos

    ResponderExcluir
  17. Bom eu nunca li HQ, e confesso que não é algo que me chame a atenção, tanto que mesmo vc falando tão bem da obra não me senti realmente instigada em ler... Adorei sua resenha, mas vou passar adiante a dica...

    ResponderExcluir
  18. Que livro lindo!!
    Eu ainda não li nenhuma hq original (sem ser star wars, game of thrones, etc)
    Esse dica me interessou muuuito, fiquei intrigada para saber mais detalhes sobre essa história!! Amei sua resenha ❤

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Não tinha ouvido falar nessa HQ ainda. Confesso que livros biográficos não me atraem muito, mas depois de ler sua resenha é difícil não ficar curiosa a respeito da vida dessa autora, mesmo sem nunca ter lido nada dela, sua vida parece ter sido bastante complicada e creio que poderemos tirar algumas reflexões dessa história.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir