Posts Recentes

Textos Cruéis demais para serem lidos rapidamente

27 agosto 2018

Se você não vive em uma bolha fora da internet, você deve conhecer o Projeto "Textos Cruéis Demais para serem lidos rapidamente", que começou nas redes sociais e hoje está com uma edição linda lançada pela Globo Alt. No post de hoje, vou falar sobre todos os sentimentos que tive lendo o livro, e falar também sobre o que eu achei do conjunto completo: diagramação, textos e tudo mais.

Sinopse: Indo contra a tendência dos textos curtos e superficiais que são postados nas redes sociais, o coletivo literário Textos cruéis demais para serem lidos rapidamente (TCD) passou a produzir e compartilhar um conteúdo extenso, profundo e extremamente poético em suas páginas no Facebook e no Instagram. Com seus escritos e ilustrações, eles acabaram atingindo um público muito maior do que o esperado, nos mostrando como, apesar da crescente agilidade que nossa comunicação exige, ainda precisamos de tempo para digerir e entender nossas complexas relações humanas. Para este livro, foram produzidos textos inéditos que ganharam a companhia das sensíveis ilustrações de Anália Moraes.

Ficha Técnica: 
Ano: 2017 | Páginas: 304 | Idioma: português | Editora: Globo Alt 

Falar sobre sentimentos e fases da vida não é fácil para todo mundo. Às vezes a gente não consegue explanar tudo o que sentimos ou pensamos. No entanto, há tantas pessoas por ai que, através da escrita, conseguem transmitir esses sentimentos e pensamentos, fazendo com que outras pessoas se identifiquem e, às vezes, até se entendam melhor depois da leitura.

Neste livro, somos levados a várias crônicas e textos super intimistas e profundos, cheios de sentimentos. Eu adorei a forma como os textos foram escritos, adoro as ilustrações e adoro a divisão dos capítulos:

- pra quando você se esquecer de mim;
- a memória é uma pele;
- pra você não esquecer de sentir;
- a felicidade é uma arma quente.

A diagramação está linda, como era de se esperar. Além disso, as ilustrações conversam com os textos e geram uma sensação muito intima também. Toda vez que eu lia o texto e olhava para a ilustração, eu me envolvia mais ainda e me sentia muito mais completa. Não são só as palavras que conversam com o leitor, os desenhos as completam. Não consigo escolher qual texto me tocou mais, porque, apesar de muitas vezes eu não me identificar 100% com tudo, eu me sentia acolhida e um quentinho no meu coração se instalava.

Não é fácil escrever sobre sentimentos, não é fácil admitir que se identifica às vezes com os textos. No entanto, Textos Cruéis Demais Para Serem Lidos Rapidamente não é um livro cheio de clichês ou frases prontas. É um livro intenso, profundo e propõe justamente essa identificação do leitor. Para aqueles que já acompanhavam a página do TCD, sabia o que esperar, mas a surpresa é para aqueles que não conheciam.

Eu acredito em momentos certos para ler esse livro. Não acho que deva ser lido de uma vez, rs. Eu fui pegando um texto por dia, às vezes lia dois, mas ia escolhendo conforme os dias iam passando e foi a melhor decisão que tomei. Em alguns momentos, parecia que àquele texto especifico tinha sido escrito para mim. Eu confesso que chorei em alguns momentos, porque é difícil não se lembrar de pessoas e momentos que já passaram, por isso acredito muito que esse livro atinge o nosso íntimo, aquele ponto bem no fundo do nosso coração, que ficou coberto por muito tempo. É o que eu senti lendo esse livro.

Em síntese, todos aqueles que gostam de textos e crônicas, e até os que não gostam muito, mas estão passando por um momento complicado na vida, deveriam ler esse livro. Ele não é auto ajuda, ele não é um clichê ambulante. Ele é cheio de surpresas, amor, saudade desilusão e tantos outros sentimentos que não admitimos ter em voz alta. Leia esse livro, você não vai se arrepender.
Comentários
16 Comentários

16 comentários :

  1. Olá, Anne.

    Eu acompanho os tweets do twitter que originou o livro, sempre acho um texto que bate lá no fundo da alma e combina exatamente com o que eu estou sentindo. Tenho vontade de comprar o livro para que sempre que eu precisar, ler um texto dele, pois são muito bons.
    A diagramação realmente está linda, mais um ponto para mim adquirir o livro, ahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anelise
    coloquei esse livro na minha lista de leitura, e li uma coisa que me chamou atenção o seu texto. Que você leu ele lentamente. Acho que esse livro é para ser lido assim, existe momento certo para cada texto.
    Vou ler o meu exemplar logo, acredito que vou me identificar com muita coisa

    ResponderExcluir
  3. Oi Anne!

    Tudo bem? Antes de mais nada o blog tá lindo. Fazia um tempo que não entrava e amei as mudanças!

    Bom, esse livro já esta na wishlist porque eu adoro a proposta que ele tem, textos que conversamos com a alma da gente. Sério? Como não querer um livro assim!

    Acredito que você tenha lido da "forma certa", quando sentia que era o momento, porque eu não acho que obras reflexivas devem ser lidas como romances.

    Enfim, fico feliz que o livro tenha te conquistado! Eu estou louca para ler também!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?

    Eu vi algumas pessoas comprando esse livro durante a Bienal, mas como não sabia muito sobre ele, acabei não tendo interesse em comprar. Agora vejo que vou precisar comprar depois. Como disse, não sabia muito sobre a obra, mas agora que conheci mais sobre ele, quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Relamente, quem não conhece esse projeto rsrs, eu vejo sempre é quando comecei a ver as pessoas com os livros eu fiquei na maior vontade, até ganhar um de presente rsrs tô lendo aos poucos como o próprio título o sugere, jkkkk, adoro. Gostei muito de sua resenha. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Anne. Eu já vi esse livro rondando por aí, mas confesso que não tenho tanta vontade de lê-lo. Tanto por ser de textos soltos e crônicas, eu tenho uma dificuldade enorme em ler contos, quanto pelos temas. Eu meio que empaco com livros assim, muito sentimentais. Mas devo dizer que o modo como disse que foi tocante, e que você se emocionou e foi dividindo a leitura, me despertaram um pouco de curiosidade. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi sua linda! Eu quase comprei esse livro na bienal mas acabei desistindo, a pessoa que eu mais admirada nessa página era a Yas, ela escrevia textos lindíssimos e que me arrebentavam, quando saiu a proposta do livro ela saiu porque não era isso que ela queria, e eu entendo demais ela, as vezes escrever é só sobre isso, escrever, não querer ir além. Hoje ela tem uma página chamada zumbis russos que eu amo demais e adoro acompanhar, os textos em alguma esfera sempre me contemplam, e ai desde quando ela saiu da tcd não consegui ler mais nada deles.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse tipo de leitura tem me agradado cada vez mais. Geralmente se mostram tão reflexivos, ajudando a clarear alguns pensamentos, além de serem muito bem editados e muito bem diagramados.
    Ainda não tive oportunidade de ler essa obra, mas já fiquei interessada para conferir os textos que estão nesse livro.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oie amore,

    Não conheço não rsrsrs!
    Adorei a capa e o título já!
    De fato, falar e escrever sobre sentimentos é bem difícil e profundo.
    Adorei a sua ideia de ler em partes... tem alguns livros que faço isso pra pensar a respeito do que li com mais calma.
    Dica anotada por aqui!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Anelise!

    Eu nunca tive o hábito de ler crônicas, embora as aprecie. E quando se tratam de textos profundos, que tocam em algum ponto em nosso interior aí mesmo que sinto vontade de ler. Tenho ouvido falar muito bem desse livro e creio que como aconteceu com o livro de poemas Outros jeitos de usar a boca será um livro que quando eu comprar devorarei rapidamente e depois ficarei em lágrimas.

    Não conhecia o projeto no Facebook. Só tomei conhecimento dessas crônicas através das resenhas do livro e já está fazendo parte dos meus desejados. Gosto de histórias que me emocionam. :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu não tenho muita paciência pra esse tipo de livro, mas acho que é muito disso que você falou, ler aos poucos, uma frase por dia, ou num momento que caiba isso, como se tivéssemos lendo algo no Facebook mesmo, ai acho que eu leria, apesar de não gostar muito dessas coisas sobre sentimento e tal. Dica anotada!

    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  12. Olá, amei conferir sua resenha desse livro, parece pelas fotos que a edição está muito bacana, e pelo seu post acho que iria gostar também de ler esses textos e que me identificaria com muitos desses sentimentos colocados em palavras.

    ResponderExcluir
  13. Oiie!
    Menina, eu não gosto muito de ler crônicas, mas desde o lançamento desse livro que ando com uma quedinha por ele.
    Sua resenha tão perfeita só aguçou minha vontade.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Anelise! Já tinha lido a respeito desse livro. Concordo com você que deve existir um momento certo para ler e o ideal é realmente não ler todas as crônicas de uma vez. Curti a sua resenha, parece um livro que deve ser apreciado aos poucos, moderadamente.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Eu estava interessada na leitura, mas você pontuar que não é um livro com clichês e frases prontas é o que me fez querer ler agora mesmo. É difícil falar do que se sente e como você disse, é difícil se identificar com algo assim, por isso, já quero.
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Esse é um livro para ser apreciado com calma, né? Desde o seu lançamento estou querendo adquirir, mas conforme o tempo passa, a lista fica grande e eu não tive a oportunidade de ler. Porém, quando o fizer, degustarei aos poucos, assim como você. Tenho certeza que será uma obra que me despertará diversas emoções e me encantará a cada texto lido. Espero gostar tanto quanto você.
    Abraços.

    ResponderExcluir