Posts Recentes

Paper Girls #1, de Brian K. Vaughan

20 agosto 2018


Paper Girls, volume 1, é uma história em quadrinhos, criada pelo Brian K. Vaughan (Saga) e publicado no Brasil pela Editora Devir. É uma HQ super premiada e com recordes de vendas do New York Times, e conta com Cliff Chiang, o lendário artista da Mulher-Maravilha.

Na madrugada depois do Dia das Bruxas de 1988, quatro entregadoras de jornal de 12 anos descobrem o que pode ser a história mais importante de todos os tempos! Drama suburbano, ficção científica, viagem no tempo e mistérios sobrenaturais colidem nessa série sobre nostalgia, primeiros empregos e os últimos dias da infância. Para os fãs das aventuras “estilo Steven Spielberg dos anos 80” e Stranger Things, a série da Netflix.

Ficha técnica:
Título: Paper Girls #1 | Autor: Brian K, Vaughan | Ano: 2017 | Páginas: 144 | Idioma: português |
Editora: Devir

Confesso que a primeira coisa que me fez querer ler essa história, foi a capa. E eu comprei, mesmo sem ler a sinopse, procurando por uma surpresa. Encontrei. Se eu pudesse descrever essa HQ em uma única palavra, eu diria "nostálgica". Digo isso, porque a história traz referências ao mundo pop do século passado e toda sua paleta de cores remete a uma época em que jogos e filmes de ficção científica estavam estourando na mídia.

Muita gente reclama de quadrinhos, dizendo que não tem desenvolvimento de personagens, porque não há aquela forma tradicional de narrativa. No entanto, não é bem assim, existem outras formas de desenvolverem personagens e a própria história em si. Em Paper Girls, eu consegui enxergar nitidamente para onde os personagens estavam indo na trama. A Mac (Mackenzi), por exemplo, é o tipo de personagem que se desconstrói, porque de toda "bad-girl', ela se mostra muito amiga e fiel e, muitas vezes, sua infantilidade é aflorada, apesar da adultização (de forma intencional dos autores) em relação a ela. Erin também tem bastante participação na trama e acredito ser a protagonista, não consegui definir quem era, porque nesse primeiro volume as coisas aconteceram com as quatro juntas.

Sou suspeita para falar, porque eu amo Ficção Cientifica, então não me espanta que eu tenha adorado essa história. Nesse volume 1, eu confesso não ter entendido ainda o que está acontecendo nesse mundo pós-apocalíptico, mas não me preocupo, porque os personagens não sabem também o que está acontecendo de fato, me deixando muito mais conectada à história. A narrativa é bem fluída, como é de se esperar, no entanto, percebi que há nuances de um drama em relação às personagens principais, que me agrada muito. A questão família, a própria adultização que mencionei acima e tantos outros dramas que são importantes serem abordados. Principalmente quando há um mundo se desmoronando e apenas alguns adolescentes estão "sobrando".

Não tem como fazer essa resenha sem mencionar e parabenizar o lindo trabalho de ilustração e de cores dessa HQ. Os tons de azul, rosa e roxo são simplesmente maravilhosos e bem aplicados, causando aquela sensação de nostalgia. A história toda fica em tons mais profundos quando o drama é maior, e mais suave quando o momento é mais descontraído. Cliff Chiang é simplesmente sensacional e merece todo reconhecimento.

Em suma, Paper Girls é uma história sobre garotas adolescentes que entregam jornais, até que um dia o mundo parece que vai acabar. Se você gosta de quadrinhos e histórias divertidas e empolgantes, com certeza essa é uma delas. A leitura pode ser realizada em minutos, porque é bem curta e fluída. Se você está a procura de histórias assim, eu indico MUITO Paper Girls. Ansiosa para realizar a leitura do volume 2.
Comentários
19 Comentários

19 comentários :

  1. Oi Ane!
    Não conhecia essa HQ, mas parece ser bem interessante. Eu gostei do fato do leitor acompanhar os protagonista no que estar acontecendo, sem saber demais ou de menos, acho que isso realmente nos conecta. Gostei dos temas que são abordados sutilmente. Fiquei encantada com o cuidado das cores, li poucas HQ's, mas não tiverem essa questão... acho que durante a leitura deve ter sido ótimo.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  2. Olá! Que interessante! Nunca tinha ouvido falar desta HQ, mas achei muito legal! Gostei de toda essa pegada nostálgica que você menciona existir na trama, e envolvendo essa mistura de elementos, parece que deixa tudo mais atraente. A paleta de cores realmente faz com que a sensação de anos 80 seja bem grande, e a história parece caminhar bem. Adorei a dica!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não curtindo muto Hqs, o que me chama a atenção nelas é a arte e a forma de se expressar nas ilustrações. Essa eu achei interessante, porque aborda estilos literários que gosto que são a ficção científica e tambem porque disse que tem um pouco do estilo de Spielberg na trama. Não sei se irei ler porque minha lista é grande, mas se alguém me pedir indicação sobre alguma HQ, irei passar essa. E pelo que li, essa HQ irá virar uma série, será um prato cheio para os fãs. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  4. Oi Anne, tudo bem? Eu nao lia quadrinhos e confesso que tinha até certo preconceito por achar que os personagens não recebiam o aprofundamento que mereciam, mas isso vem mudando aos poucos porque tenho encontrado muitas histórias boas! Assim como você comprou o livro pela capa, eu compraria só pelas ilustrações, que lindeza! Realmente trazem um ar mais nostalgico, adorei.

    ResponderExcluir
  5. Oie amore,

    Não sou muito de ler HQ, mas ás vezes é bom mudar um pouco e dar espaço para o novo.
    Concordo contigo a capa é um arraso.
    Me interessei pelo que você mencionou de nostalgia, isso me atrai.
    Gosto muito de analizar as ilustrações, e parece que nesse HQ estão muito tops.
    Dica anotada por aqui!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Anelise!
    Eu não conhecia a HQ, mas como estou tentando ler mais quadrinhos e procurando histórias que me agradam, já que estou com um pouco de dificuldade de achar.
    Como você, achei a capa linda e foi por causa dela que fiquei interessada à primeira vista. E achei o enredo interessante, por mistura aventura com ficção científica + anos 80/90. Quem não gosta?
    Dica anotada!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiiii,

    Eu sou do grupo que não curte muito HQs kkkkkk sou dessas que tem preguiça porque acho que os personagens não irão me convencer ou não irão me prender, que fico pensando que a história seria mais bem trabalhada se tivesse mais espaço e por aí vai rs. Mas gostei de saber que está trabalha bem tanto o enredo como os personagens e gostei bastante da premissa também, parece bem instigante. Anotei a dica aqui e quando puder irei conferir.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Anelise!
    Estou de olho nesse HQ há eras! (e enrolando para comprar porque minha pilha está mais do que fora de controle) haha (porque vamos combinar que essa capa é simplesmente maravilhosa mesmo) gosto muito da forma como as narrativas podem ser conduzidas nas HQs porque há todo o uso das imagens e dos tons (nesse caso, provavelmente o uso do roxo, rosa e azul tem uma razão dentro do contexto né?) além da linguagem, o que traz vários significados e sentidos. E como esse é o primeiro volume, acho que é normal ficar meio perdido né haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o HQ, e olha que ele é premiado, mas acho que isso se deve ao fato de nunca ter lido nenhum livro com esse formato. A premissa me agrada muito, pois amoooo Stranger Things e tenho que concordar que a capa também me faz querer ler.
    O fato do primeiro volume não ter um protagonista unico e focar nas quatro personagens é inovador para mim, ainda mais por serem mulheres e mesmo que não tenha entendido muito o que está acontecendo eu quero ler. Pelo foto da pra confirmar sua opinião sobre a ilustração. Enfim, é indicação super anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu não leio HQ's e me sinto meio perdida nesse mundo sabe, por isso tenho curtido ler a opinião sobre os lançamentos desse gênero. Parece ser uma história com vários elementos surpresas e personagens bem carismáticos e bem desenvolvidos. As figuras e traços me chamaram atenção.
    Quem sabe em algum momento pegue para conhecer já que é uma obra tão premiada.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Oiii tudo bem??

    Essa Hq está na minha lista de desejados, e gostei tbm pelo mesmo fator, pq amei a capa. Ao ver a imagem da foto não sei pq, mas me remeteu a Strange Things, acho que também pela questão de ter sentindo a Hq nostálgica.
    Pensando no titulo Paper Girls, faz sentindo a história, não sei pq não parei para pensar dessa forma.
    Amo a narrativa Hq e espero ler em breve.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem Anelise?

    Eu (Yvens) não tinha o hábito de ler hqs/quadrinhos e comecei a desenvolver esse hábito através das hqs que recebi da editora Nemo, inclusive acabei comprando várias nesse mês de agosto nas promoções que teve nas americanas e saraiva. Confesso que não conhecia "Paper Girls", mas achei bem interessante a premissa e inclusive os traços são bacanas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia essa HQ, mas deu para perceber que você gostou bastante da leitura. Confesso que o enredo não me atraiu tanto, mas os personagens parecem ter sido muito bem construídos e gostei dos temas que foram abordados, o que me levaria a dar uma chance para a leitura.
    Não sou muito de ler HQs, então, talvez não seja uma leitura que eu irei priorizar no momento. Porém, adorei sua resenha e vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ane

    Eu não conhecia a HQ, mas de primeira adorei a capa, assim como você. Mas como não leio o gênero (a não ser os quadrinhos da Sarah Andersen) eu não leria ela. Os traços são fantásticos, confesso, e essas referências com certeza devem ser bacanas de acompanhar, mas juntando o fato de eu não curtir HQ, ainda tem o fato de eu não curtir ficção científica... aí já viu! Rss
    Espero que o volume 2 traga mais respostas sobre esse mundo e que você goste ainda mais! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ola! Tudo bem?

    Menina, tenho um segredo pra te contar, eu tenho um sério e ridiculo problema com HQ's e ficção cientifica, sentiu o drama? haha
    Adorei a sua resenha, alias, adorei o seu blog! Entretanto, mesmo vendo o quanto a historia funcionou pra ti, tenho meio que certeza que ela não é pra mim.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Adoro HQ's e gostei de conhecer essa. Realmente a capa é bem atraente , eu também teria comprado ela só pela capa - rsrs . E o enredo também parece ser legal . Fora que a parte gráfica é realmente muito bonita , pelo que percebi pela foto. Ta aí uma HQ que eu não conhecia , mas que vou considerar adquirir quando for possível . Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito fã de ficção científica. Na verdade, não li muita coisa, mas acho que um bom jeito de começar a me familiarizar com o gênero é ler HQs e eu gostei desta dica aqui. também achei as ilustrações maravilhosas e o trabalho feito é realmente digno de palmas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bom?

    Eu amo histórias em quadrinhos, mas ainda não conhecia essa publicação. Eu também gosto de ficção científica e adoro referências pop do século passado, então acredito que essa publicação seria um prato cheio para mim. Eu também adorei as cores utilizadas, os traços são incríveis e fiquei curiosa sobre a trama - ainda mais que você elogiou tanto -, por isso espero conseguir ler logo. Quero muito ver como a história foi desenvolvida! <3

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Eu já pertenço ao grupo dos que amam as HQ's.
    Gosto principalmente do fato dessas leituras serem bem ágeis, além disso as ilustrações trazem algo a mais para a história, gosto de me atentar aos cenários e as expressões dos personagens. Não conhecia essa HQ, mesmo ela sendo tão premiada. Eu particularmente prefiro as grafic novel por serem histórias com começo meio e fim, não tenho muita paciência de ficar acompanhando vários volumes kkkkkk mas esta me tentou, nunca li nenhuma HQ que se passasse em mundo pós apocalíptico e fiquei curiosa para saber o que de fato está acontecendo nessa história.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir