Posts Recentes

O sol é para todos, de Harper Lee

02 agosto 2018



Olá leitora, hoje vou falar sobre o clássico O sol é para todos, de Harper Lee. O livro foi lançado em 1960, ganhou o Prêmio Pullitzer de Ficção e foi escolhido pela Library Journal como o melhor romance do século XX. Além disso, a obra foi inspirada em fatos reais vivenciados pela própria autora. Com certeza você já deve ter ouvido falar desse clássico!

Comecei a ler O sol é para todos sem a menor pretensão. Comprei o livro após a indicação de um amigo e não sabia muito o que esperar, afinal, geralmente não gosto desse estilo literário. Mas sem exageros, essa obra tão singela ganhou meu coração e se tornou a melhor leitura do ano. 



Ficha Técnica: Título: O sol é para todos | Autor: Harper Lee | Tradução: Beatriz Horta | Ano: 2018 | Páginas: 349 | Idioma: português | Editora: José Olympio



A história se passa no auge dos anos 30 e é narrada por Scout Finch, uma menina de 6 anos de idade que vive com seu pai, Atticus, e seu irmão mais velho, Jem, em uma pequena cidade situada no sul do Estado Unidos. 

Ao longo da narrativa, conhecemos e acompanhamos a rotina das crianças, bem como seu crescimento e seus momentos de diversão. É importante ressaltar que neste período, os Estados Unidos estavam vivenciando o fim do período de segregação racial, consequentemente, a cidade aonde Scout e sua familia vivem é extremamente racista e preconceituosa. 

A trama tem como foco um julgamento, onde Atticus Finch, um advogado branco e de muito prestígio, é designado a defender um homem negro, Tom Robinson, acusado de estuprar uma mulher branca. Finch acredita que seu cliente é inocente e visa defender Tom, mesmo que não tenha a menor chance diante de uma população tão intolerante e que defende a imoralidade em um homem branco defender um homem negro.


Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros?


O sol é para todos é um romance incrível, me pergunto como não li essa obra antes. Os personagens são muito cativantes e a narrativa de Scout é muito acolhedora, visto que, vivenciamos os conflitos raciais da história através do olhar de uma menina inocente e que em muitas vezes não entende o que está acontecendo.

Ainda, a história retrata muito bem o estilo de vida das pessoas da época. Na mesma medida em que ficamos indignados pelo caso de racismo absurdo, onde a população considerava normal discriminar indivíduos pela cor de sua pele.


Coragem é fazer uma coisa mesmo estando derrotado antes de começar - prosseguiu Atticus - E mesmo assim ir até o fim, apesar de tudo. Você raramente vai vencer, mas às vezes vai conseguir.


Esse livro me fez rir e chorar ao mesmo tempo, um clássico atemporal e emblemático, tratando de uma forma leve questões raciais importantissímas que infelizmente, ainda perduram nos dias de hoje. 
Além disso, O sol é para todos nos faz refletir sobre justiça, democracia e igualdade, afinal, será que realmente somos todos iguais?
Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Oi Gabi!

    Tudo bem? A minha vontade de ler esse livro vai e volta o tempo todo. Ele tem uma trama absolutamente interessante porque traz essa questão do racismo e da injustiça que realmente é algo que me interessam, mas acontece que eu ando em uma fase onde tenho procurado leituras mais leves (acabei de ler duas obras bem pesadas e confesso que foi bastante difícil manter o ritmo da leitura por conta disso), mas ele está na minha wishlist e não vai sair.

    Eu fico muito feliz que você tenha gostado tanto do livro, prestei atenção em cada um dos seus elogios à obra e com certeza espero sentir as mesmas coisas quando finalmente fizer a leitura.

    Beijinhos - Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  2. Esse é aquele tipo de livro que eu sei que vou ler e pensar a mesma coisa que você: por que não li antes? rsrs Mas, preciso comprar e ter tempo para lê-lo, então só deus sabe quando vou ler.
    Acho a trama muito sensível e já sei que é bom ler com uns lencinhos do lado.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabriela!
    Esses dias eu estava "namorando" esse livro no site da Amazon... Por algum motivo ele estava em promoção e eu fiquei na dúvida em adquirir. Acabou que não comprei e fiquei na mão. o.o'
    Gostei muito da sua resenha, com certeza entrou para o ranking dos must-be-read da estante!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  4. Ola Gabi!
    Uau, que resenha mais linda!
    Acredito que realmente não exista uma pessoa que nunca ouviu falar sobre esse livro, mas procurava evitá-lo, pois eu tenho um sério problema com clássicos.
    A sua resenha me abriu os olhos para a possibilidade e me deixou animada em saber que existe sim a possibilidade de eu me apaixonar pelo romance assim como vc

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Amei ler a sua resenha, pois estou com esse livro na estante há alguns meses e ainda não. Ganhei de presente de uma amiga, mas ainda não surgiu a oportunidade. Além de ser um clássico da literatura, parece ser uma leitura realmente comovente, que traz um tema realmente importante e com personagens muito bem construídos.
    Adorei ver o quanto você gostou do livro e espero começar essa leitura em breve.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já li "O sol é para todos" e concordo totalmente com você, é uma leitura bastante impactante. Até ganhei o segundo volume, mas ainda não li. Pretendo reler esse livro e iniciar o próximo. Adorei sua resenha! ♥

    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem?
    Eu já li muita coisa sobre esse livro e tenho muita curiosidade em ler a orba, mas infelizmente ainda não tive oportunidade :/ Bom, com seus comentários eu só fiquei ainda mais animada com a obra, acredito que seja um romance realmente incrível que aborda temas bons para refletir.

    Beijos :*

    ResponderExcluir