Posts Recentes

6 MOTIVOS PARA LER IT DE STEPHEN KING

30 julho 2018



Acredito que você já tenha ouvido falar sobre “It - A Coisa” do Stephen King, aquele livro bem grosso com o palhaço na capa, certo? E talvez você até tenha interesse em ler esse livro e saber por que todo mundo que já o leu gosta tanto e fala tão bem da história, mas provavelmente você, assim como eu, tem um pouco de medo dele. Não, não digo medo do Pennywise (bom, cada um tem seus motivos), mas medo do calhamaço que esse livro é! Com 1102 páginas, esse livro não é nenhum “Pequeno Príncipe”. Mas não tema! Estou aqui hoje para ser mais uma daquelas pessoas que conseguiu o feito de ler toda a história e vou tentar te convencer a perder o medo e realizar essa leitura logo com os 6 motivos listados a seguir.

1. Você se sente parte do Clube dos Otários


Se você já é familiarizado com a escrita de Stephen King, então você sabe o quão incrível é a construção de personagens do autor. E, especialmente neste livro, o mestre consegue fazer isso com uma genialidade sem tamanho. O que faz com que você se apegue verdadeiramente a cada uma das crianças do Clube dos Otários e fique genuinamente feliz com a amizade pura deles quando crianças e torça ainda mais por eles quando adultos, além de fazer você, como leitor, sentir-se o oitavo otário da história.

2. Uma história além do terror


Sei que quando se pensa em “It”, o gênero que vem a mente é terror, mas a história é muito mais que isso. E acredito que, para um livro tão grande, isso é mais do que compreensível, não é? O livro traz romance, inocência da infância e também as mudanças e lembranças que vamos perdendo conforme envelhecemos. E, na minha opinião, fala muito sobre como somos mais fortes para enfrentar nossos piores medos e os piores momentos de nossas vidas quando estamos perto de pessoas que nos amam.

3. Leitura longa porém leve


Eu sei que o livro começa a assustar antes mesmo de iniciar a leitura pelo seu tamanho, afinal, mesmo os leitores mais ávidos não estão sempre lendo livros únicos com mais de mil páginas por aí, não é? Mas, neste ponto, Stephen King consegue comprovar mais uma vez por que é considerado o Rei do Terror. Mesmo sendo um livro muito longo, a leitura é “leve”. Não quanto ao assunto, mas na maneira como o autor conduz a história. Eu li o livro em cinco meses - é bastante tempo, eu sei. Porém, só demorei esse tempo todo para lê-lo porque estava em fase final do TCC na faculdade e trabalhei com metas mensais de aproximadamente 200 páginas, para não me atrapalhar no trabalho da faculdade e nem em outras leituras. Mas acho completamente possível ler o livro em duas ou até mesmo uma única semana se a pessoa se dedicar um pouco a cada dia. Mesmo sendo um livro longo, a cada vez que o pegava nas mãos, eu me envolvia com a história de tal forma que o tempo passava e, quando percebia, já havia lido quase 100 páginas sem cansar. Juro!

4. Um livro para ser relido ao longo da vida


A história é dividida em duas partes com um intervalo de 27 anos entre elas. Na primeira parte o Clube dos Otários são apenas crianças e na segunda parte todos são adultos, que tomaram rumos diferentes em suas vidas, com carreiras e famílias. São duas fases bem distintas e importantes na vida de qualquer pessoa e por isso acredito que é um livro que pode ser lido e relido ao longo de várias fases da vida, pois sempre vamos ter algo com que nos identificar.

5. Aborda temas importantes e atuais 

Você achou que “It” era apenas sobre bullying? Achou errado, otário! (Não podia perder esta referência a Choque de Cultura, desculpem leitores). Mesmo o livro tendo seus 33 aninhos, aborda temas de extrema importância ainda nos dias de hoje, como homofobia, homossexualidade, violência doméstica e relacionamento abusivo, além do bullying. Alguns assuntos são abordados de forma mais sutil, outros mais escancarados, mas admiro muito a forma como o autor consegue colocar muita veracidade nos acontecidos. Como ele consegue quase conversar com o leitor dizendo “Está vendo isso aqui? Pessoas ao redor do mundo sofrem com este tipo de coisa todos os dias e isso não está certo. Por favor, não seja mais um babaca.”

6. Desafio pessoal


Por fim, posso garantir que a sensação de missão cumprida após terminar de ler esse monstro de mais de 1100 páginas é ótimo! Se nenhum dos motivos anteriores te convenceu, quem sabe esse desafio pessoal te convença? 

Espero que esses motivos tenham aumentado ainda mais sua vontade de ler o livro caso você já tivesse interesse nele, ou tenha feito surgir o interesse. Mas, se mesmo assim você prefere conhecer a história por outros meios, vale a pena assistir ao filme “It: A Coisa” lançado no ano passado, que traz a primeira parte da história adaptada de forma maravilhosa e depois conferir a segunda parte da história que está prevista para sair apenas no ano que vem. Então, se você quer saber da história exatamente como King pensou e saber seu desfecho antes, a melhor opção ainda é ler o livro. Tenho certeza de que o Clube dos Otários vai te ajudar a vencer esse medo!
Comentários
18 Comentários

18 comentários :

  1. Estou com esse livro há anos, ainda era a capa antiga. Preciso colocar essa obra na minha lista de leitura de algum mês, pois ele está muito falado nas redes literárias.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carolina tudo bem?
    Nunca li algo tão detalhada sobre It A Coisa, principalmente porque é uma leitura complexa, mas como você mesma disse é leve.
    O que acho sensacional é o intervalo grande durante a história, e claro um livro que apesar dos anos, ele pode ser atual em qualquer momento que você for ler.
    Inteligente seu post!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ameiii o seu post!
    Acho que conseguiu expor tudo que eu sinto por esse livro! Ate mesmo o medo (do palhaço) e pelas mil páginas que parecem não terminar nunca!!
    Acho que depois dessa vai ser impossível não ler, com certeza um clássico que eu quero ler e reler e entender esse amor todo.

    ResponderExcluir
  4. Ameiii o seu post!
    Acho que conseguiu expor tudo que eu sinto por esse livro! Ate mesmo o medo (do palhaço) e pelas mil páginas que parecem não terminar nunca!!
    Acho que depois dessa vai ser impossível não ler, com certeza um clássico que eu quero ler e reler e entender esse amor todo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Anne, esse livro é meu projeto de vida hahaha eu nunca li nada de King e não sei se esse seria um bom começo, em todo caso, é uma obra que recebe tantos elogios! Vi o filme e gostei bastante. Pretendo me organizar para realizar essa leitura ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol! Muito bem pontuado! Eu sou fã da escrita do Stephen desde muito pequena li meu primeiro livro dele acho que com 11 ou 12 anos, e sei bem como a gente se assusta com a leitura. Mas com o decorrer das histórias, conseguimos nos conectar mesmo com os personagens e de fato tiramos muitas lições. Adorei o post! ♥

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carol.
    Um dia eu ainda pretendo ler esse livro, mas antes quero ler outros livros do King que tenho aqui na estante. Para quem lê Outlander, o tamanho desse livro não assusta nada... Rs!! Só não sei se vou lidar bem com o terror, pq sou cagona mesmo!! kkkk
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Oiii,

    Para quem não se importa muito com algumas coisas detes livro é que curte o gênero com certeza é uma ótima dica, mas eu tenho uma fobia extrema de palhaços é só olhar para a capa deste livro eu já começou entrar em pânico, então eu nunca conseguiria ler o livro ou ver o filme. Mas para quem curte a temática e tal são realmente ótimos motivos para dar uma chance a leitura.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Cara, queria muito ler esse livro!! Só preciso comprar, pq olha, tá caro esse calhamaço hahaha. Mas quero muito ler pq AMO a narrativa jovem e os temas discutidos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu li esse livro esse ano e confesso que foi uma ótima surpresa. Antes de conferir o filme sempre gosto de ler a história para poder comparar. Além de gostar bastante da escrita do SK, me agradou não ser tão sanguinário como é comum em alguns livros.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Olá, antes do seu post o tamanho do livro me desanimava um pouco de ler, assim como comentários sobre algumas cenas, mas agora até que renasceu em mim a vontade de pegar esse livro, pois parece ter temas bem interessantes.

    ResponderExcluir
  12. Olá
    A unica coisa que me impede de ler esse livro é a preguiça. Juro, me dá desânimo um livro tão grande sinto que vou perder muito tempo com ele, um tempo em que eu poderia ler vários. Enfim, mas ele está na minha lista de leituras, não sei para quando mais está.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  13. Adorei seus motivos. Lendo a cada um é impossível não querer ler o livro. Porque realmente o que "assusta" nele é a quantidadede de páginas. O enredo em si, é moleza rs Ainda não o li, mas um dia pretendo. Bexus @prefirolercomcalma

    ResponderExcluir
  14. Oi Carol,
    Acho que sou a única pessoa no mundo que odiou esse livro. Eu demorei muuuito para ler, não me envolvi com os personagens e não gostei de quase nada dele. Mas, como você disse, é um livro para ser relido e tenho a intenção de fazer isso porque acho que li errado.
    Adorei seus argumentos, muito bem fundamentados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Dois dos seus pontos me bateram forte no coração. O primeiro é se sentir no clube dos otários e quero essa sensação porque esse grupo é muito unido. Outro foi a questão do desafio pessoal e com certeza, vale a pena. It está na minha ista de leitura desde o inicio do ano, mas seu tamanho me intimida, mas lerei ainda em 2018.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    Eis um livro que comprei justamente por todos estarem amando mas que ainda não li! rs Adorei os seus motivos e eles me convenceram a me aventurar de vez nessa leitura e descobrir a obra maravilhosa que ele criou. Adoro livros que abordam vários temas importantes como os elencados acima. Isso, e o clube dos otários acabaram fazendo com que me decidisse pela leitura!
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Sem a menor duvida ler esse livro é um desafio pessoal para qualquer um haha
    Eu achei muito interessante o seu post e a forma na qual numerou os motivos e inclusive a explicação deles. Porem, você não me convenceu a ler não hahaha
    Sou muito... muitoooooooooooooooooo medrosa mesmo!Simplesmente não consigo, travo e entro em panico, então, definitivamente não é um livro pra mim haha

    beijos

    ResponderExcluir
  18. Ola, você conseguiu pontuar algumas coisas cruciais para que It seja esse fenômeno que é hoje. Você realmente consegue se sentir parte doclube e se sentir bem tendo com algumas cenas. Amoooo muito e adorei suas dicas.

    ResponderExcluir