Posts Recentes

O Segredo de Helena, de Lucinda Riley

21 maio 2018


O Segredo de Helena, da autora Lucinda Riley, é um lançamento de Abril da Editora Arqueiro. Esse foi o meu primeiro contato com a autora, mesmo já tendo a visto até mesmo presencialmente (na bienal). Sempre tive curiosidade para ler suas histórias e tive a oportunidade com esse livro. 

Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos. Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder. Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai. Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.

Ficha Técnica:
Título: O Segredo de Helena | Autora: Lucinda Riley | Ano: 2018 | Páginas: 464 | Idioma: português | Editora: Arqueiro
Livro cedido em parceria com a editora.

Como mencionei acima, esse foi o meu primeiro contato com a autora. Eu não sabia bem o que eu esperava dela, mas esperava alguma coisa. Suas histórias sempre possuem um tom mais adulto e uma escrita mais diferenciada. Encontrei as duas coisas, mas não consegui me empolgar com a história. 

Um dos principais pontos que me fizeram não dar mais que 3 estrelas para esse livro, foi a difícil empatia que eu supostamente deveria ter com os personagens. Eu tentei a todo custo gostar de Helena e Alex, e até gostei em alguns momentos, mas não foi o suficiente para sustentar a minha empolgação com a história. Helena é uma típica mãe, mas que existe segredos sobre o seu passado que virão a tona e ela precisará saber lidar com isso, ainda mais que envolve Alex. Helena foi para mim uma personagem cansativa e com muitas questões que eu não consegui entender, suas motivações e os motivos por ter guardado o segredo. 

Já Alex foi um personagem melhor, muito carismático e inteligente, me fez em alguns momentos gostar muito dele, mas como disse, não chegou a me conquistar a ponto de me empolgar com sua trajetória dentro da trama. Algumas atitudes não justificáveis de sua mãe, Helena, me fizeram ficar pensando "o que a autora quer dizer com isso?" e "para onde isso tudo irá nos levar?".

A narrativa da autora não tem nada de especial, ela conduz a história, alternando capítulos com relatos do diário de Alex, o que faz com que o leitor consiga enxergar melhor o menino. No entanto, sua escrita parecia sempre redundante e massante e, por ser um livro de quase 500 páginas, tudo acabou sendo muito cansativo e demorado. Acredito que algumas coisas poderiam ter sido descartadas. 

O final do livro não me surpreendeu, já havia descoberta algumas coisas na metade da história, mas gostei do desfecho, mesmo o conjunto da obra não ter sido algo grandioso. Acho que a autora não escreveu esse livro para mim e por isso não consegui me conectar com os personagens, nem com a história. 

Em suma, O Segredo de Helena se caracteriza como um bom livro, mas ao meu ver, deixou a desejar em sua narrativa e por ter uma personagem principal egoísta e pouco cativante. Não desisti da autora, mas me decepcionei com esse livro, que definitivamente eu esperava mais. Mas se você gosta de livros adultos, com dramas familiares, esse é uma boa dica para você.
Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. Oi Ane, tudo bem? Eu nunca li nada da autora, mas tenho curiosidade, muita gente fala bem. Pela resenha o enredo parece um bom drama, com direito até a filho fora do casamento rs Que pena que não te empolgou, mas acho que a falta de empatia por protagonistas é sempre um problema.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço a autora,eu li dela A ROSA DA MEIA NOITE,eu gosto de um livro arrastado,e com problemas familiares,eu amei o livro que sitei e amei o comentários de vcs,me atiçou mais a curiosidade.Vou comprar.

      Excluir
  2. Oi Anelise!
    Eu tenho um livro da Lucinda aqui em casa, mas ainda não consegui ler. E apesar da maioria dos leitores falarem super bem da escrita dela, e de suas histórias, não é uma autora que tenho tanta curiosidade para conhecer.
    Quando o protagonista não é carismático, fica realmente difícil de gostarmos da história.
    Gostei da sua resenha sincera!
    Bjss

    https://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Uma pena você não ter tido essa conexão com o livro, é bem complicado quando acontece, tem livros que eu mal consigo concluir quando fico assim.
    Eu tenho vontade de conhecer a escrita da autora, algumas amigas falam muito bem dos livros dela.
    Adorei seu blog.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente eu não curto personagens cansativos e é uma pena que o segredo e suas motivações não são convencentes, eu confesso que desde a primeira resenha que vi desse livro eu achei tudo muito confuso. Nunca li nada da autora, mas esse livro não me chama atenção, então vou ficar atenta com futuros lançamentos.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Anne, eu li apenas um livro da autora e foi a bastante tempo. Gostei muito, mas nunca mais tive oportunidade de ler outra coisa e cada vez mais tenho percebido o quanto ela é popular dentro dos leitores que gostam de romance, isso me estimula a ler outra coisa dela. Achei essa capa aqui muito bonita e mas em função dos seus comentários sobre a personagem principal, vou tentar outro título.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Poxa, que pena que você se decepcionou com o livro. Eu ainda não li nada dessa autora, mas já vi que é melhor começar por outra obra. Apesar disso, ainda quero ler O segredo de Helena, gostei da trama e vou dar uma chance.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu nao entendo porque essa autora recebe tantos elogios, ja tive algumas experiÊncias com ela e sinceramente, nao foi nada demais poxa, e como voce disse, os livros sao enormes demais, isso me dá uma leve desanimada porque a história me soa clichê.
    Adorei a carinha nova do blog, Anne!

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada dessa autora, mas sempre vejo muitas pessoas elogiando.Fiquei curiosa quando vi esse livro, pois gostei da premissa e amei a capa. Porém, lendo sua resenha minhas expectativas caíram bastante.
    Uma pena que a leitura tenha te decepcionado. O livro é realmente grande e acredito que fique mesmo cansativo para quem não consegue se conectar com a história. Além disso, o fato de você ter descoberto algumas coisas na metade do livro me preocupa um pouco, porque eu prefiro desfechos surpreendentes.
    Adorei sua resenha e ainda pretendo ler esse livro para ver o que eu acho, porém, acredito que irei procurar outro livro da autora para começar a conhecer a escrita dela primeiro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Nunca li nada da Lucinda, e tenho a impressão de que seus livros sempre são profundos e cheios de tramas entrelaçadas que deixam a história muito mais agradável para leitura. gostei bastante da premissa desse livro, embora pareça ser grande, acredito que, como você disse, os detalhes vão se completando para uma maior satisfação. Gostei dos personagens e do lugar de pano de fundo. Gosto de ler lugares diferentes.. Obrigada pela resenha!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito de livros que evolvem dramas familiares, embora ultimamente não leia tantos quanto desejaria. No entanto, apesar de já ter ouvido falar bastante dos livros da Lucinda Riley nunca tive real desejo ou oportunidade de conhecê-los. E agora, depois da sua resenha, ela vai lá para o final da lista.kkkkkkk...

    ResponderExcluir
  11. Pela sua resenha vejo que o principal problema foi a protagonista, Helena parece ter atitudes egoístas durante a trama que acabaram fazendo com que você não se identificasse nessas quase 500 páginas. Falando nisso, pra que isso tudo de páginas quando a história parece ser tão simples, né? Enfim, uma pena que a história tenha deixado a desejar.

    Beijos
    http://ventoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Quando vi esse livro pensei que fizesse parte da série da autora das Irmãs, ai acabei não solicitando. Depois que percebi que era livro único. Mas tenho grande curiosidade com a escrita da autora e quero vê se pego esse para ler em breve. Por ser romance e ter pontos que me atrai na leitura e o fato da mocinha não ser a perfeitinha e bobinha, já me deixa animada para embarcar na trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Eu já li outros dois livros da autora e gostei bastante. Apesar de sua experiência não ter sido tão boa, gostei de saber seu ponto de vista e assim diminuir minhas expectativas. Espero que leia outras obras dela, recomendo A casa das orquídeas.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir