Posts Recentes

Destino, liberdade e alma, de Osho

31 maio 2018



As pessoas tentam amar os outros, não tendo nenhuma consciência de que nem mesmo amaram a si mesmas. Como é possível amarem os outros? O que você não tem não pode compartilhar. Você só pode dar aos outros aquilo que já tem com você.


Olá leitores! Hoje resolvi falar um pouco sobre o livro Destino, liberdade e alma: qual é o sentido da vida?, de Osho, plublicada pela Editora Planeta. A obra é o primeiro livro da série Questões Essenciais, que possui outros seis títulos, nos quais abordam diversos assuntos relacionados a espiritualidade, política, indagações individuais e sociais. 

Primeiramente, quem é Osho? É importante saber que a palavra ''osho'' não é um nome, e sim uma designação a um sacerdote budista encarregado de um templo. Rajneesh Chandra Mohan Jain , foi um líder espiritual e religioso, formado em filosofia e mundialmente conhecido por Osho devido à suas provocações e ensinamentos. Indico a série ''Wild wild country'' produzida pela Netflix para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a insana vida de Osho, bem como sua seita e tradições.

Os ensinamentos de Osho desafiam qualquer categorização abordando tudo, desde as buscas individuais por sentido até as questões sociais e políticas mais prementes relacionadas à sociedade atual.

Sempre tive interesse em ler seus livros, mas confesso que tinha medo de não me indentificar com todo esse discurso espiritual. Foi quando descobri que suas obras não eram escritas, mas transcritos de gravações, áudios e vídeos de palestras proferidas pelo Osho, achei isso incrível. A minha experiência com os seus livros foi muito positiva, a escrita é bem simples e dinâmica, recomendo com toda certeza!

Ficha Técnica:
Título: Destino, liberdade e alma | Autor: Osho | Ano: 2016 | Páginas: 239 | Idioma: português | Editora: Planeta 


Na obra Destino, liberdade e alma, são explorados assuntos individuais que todo ser humano já deve ter se questionado, como liberdade, imortalidade, karma, alma, destino e reencarnação. As reflexões deste livro são baseadas em diversos questionamentos comuns do dia a dia, como por exemplo, ''Por que todos querem fingir ser o que não são?''.

Em seus primeiros capítulos, o livro nos incentiva a fazer uma análise do nosso ''eu'', demonstrando o quanto é importante ser você mesmo e como encontrar todas as respostas para si não é a solução. Além disso, menciona o ego como o pior inimigo dos seres humanos, pois este impede de vivermos intensamente, sem mentiras ou dogmas. 
Ainda, Osho faz uma reflexão sobe o self e o não self, demonstrando algumas críticas e perspectivas cristãs e budistas sobre alma e reencarnação.

A vida é o viver. Não é uma coisa, é um processo. Não há maneira de atingir a vida exceto vivendo-a, exceto estando vivo, fluindo, jorrando com ela. Se você está buscando o significado da vida em algum dogma, em alguma filosofia, em alguma teologia, essa é a maneira certa de perder tanto a vida quanto o significado.
A vida não está em algum lugar esperando por você, ela está acontecendo em você. Não está no futuro como um objetivo a ser alcançado; está aqui agora, neste exato momento - na sua respiração, circulando no seu sangue, batendo no seu coração.

Essa obra é muito versátil e aborda diversos assuntos diferentes de uma forma simples, o que faz com que a leitura seja rápida e dinâmica. O que mais me atraiu foi o fato de que verdades absolutas não são o objetivo desse livro, Osho não traz soluções, mas sim conselhos para que se reflita a nossa existência como seres humanos.

Destino, liberdade e alma, é um daqueles livros que vai te tirar da zona de conforto e fazer com que você repense sua vida e a maneira como a vive!
Comentários
12 Comentários

12 comentários :

  1. Oi Gabi! Sempre vi muitas frases, imagens e reflexões atribuídas a Osho, mas nunca imaginei que não seria uma pessoa. Como você mencionou, é uma nomeação a um monge budista. Fiquei surpresa. E sempre achei as frases de profundidade relevante. Saber que existe uma série de livros que avorad essa reflexão, sob o ponto de vista desse monge em especial, é muito bacana. Obrigada pela dica!


    Bjoxx ~ Stalker Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriela, tudo bem? Infelizmente não é bem o tipo de livro que gosto de ler, mas finalmente descobri o que é Osho! Uma vida pra entender rsrsrs A capa é bem bonita e que bom que foi uma ótima leitura pra vc!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Apesar de não curtir muito livros de não ficção, esse possui assuntos muito interessantes. Gostei bastante dos tópicos tratados no livro, e talvez seja uma leitura que eu faria de vez em quando.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha até certo preconceito com Osho, acredita? Sempre julguei que fosse algo sobre auto estima e só pra vender, mas que bom que sua resenha me apareceu! Realmente me parece uma obra fácil de ler e que nos faz refletir sobre coisas importantes em nossa vida, dica anotada!

    ResponderExcluir
  5. confesso que o genero eu nao costumo ler muito mais a historia me deixo com vontade de ler e pareceu ser uma leitura rapida e fluída tambem
    BLOG♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  6. Eu amo ser católica. Cada instante. Mas isso não me impede de não concordar com todos os dogmas e nem me faz deixar de ser uma pessoa questionadora (um dos meus principais defeitos... ou qualidades, a depender do ponto de vista). Reflito bastante sobre a alma, assuntos como reencarnação e imortalidade. Acredito na possibilidade de reencarnarmos e isso vai contra a minha religião.rs Enfim... Fiquei interessada no livro!kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Caramba não conhecia nada disso que li aqui, me senti um ET de verdade agora.
    Achei interessante a forma como expôs, o fato de ter mensagens e fiquei curiosa para conhecer mais sobre Osho. Talvez eu não leia, mas vou procurar o seriado para pegar algumas referências.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Adoro conhecer sobre esse tipo de livro. Tenho um verdadeiro apreço por eles. Conheço um pouquinho sobre Osho, mas não sabia dessa obra. E opa, depois vou dar uma olhadinha na série do NetFlix, vai que eu gosto. E também me interessei pela série de livros. Bexus :*

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que é uma leitura que foge bastante do meu estilo. As questões abordadas são interessantes, mas não é algo que eu gostaria de ler. Prefiro livros de romance mesmo, e não obras que falem sobre política, espiritualidade e questionamentos individuais e sociais.
    Adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura, mas vou passar a dica desta vez. No entanto, para quem tem mais interesse nesses assuntos abordados, acho que deve ser uma ótima leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oiee Gabi ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei um pouco curiosa depois de ler a sua resenha. É importante que saibamos quem somos, né? Livros assim me chamam a atenção, mas confesso que sinto um pouco de preguiça de conhecê-los a fundo...haha' anotei na listinha, quem sabe o leia nas férias :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi, Gabi!
    Não conhecia o livro e pelo que li não seria uma leitura que me identificaria, os temas abordados são interessantes, mas não é o estilo de leitura que prenderia minha atenção. No momento não é uma leitura que faria imediatamente, talvez mais para frente.

    Beijos,

    Rafa - Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Eu não sou a maio fã de livros nesse estilo, na verdade fico meio doidinha, mas as vezes arrisco. Vou anotar a dica para uma próxima oportunidade!

    Beijos

    ResponderExcluir