Posts Recentes

Uma história de verão, de Pam Gonçalves

10 novembro 2017


Analu (Ana Luíza) junto com os seus melhores amigos, Gisele e Yuri, estão aguardando ansiosamente para descobrirem se passaram no vestibular para o curso desejado. A única diferença entre eles, é que Analu está apreensiva com sua escolha, pois de última hora decidiu que ia seguir com a escolha do seu coração e não a dos seus pais. De advocacia para cinema é uma grande mudança, e lidar com as consequências dessa escolha não será fácil.
- Seja o que tiver que ser - digo.
- Não. Gisele pega a mão de Yuri e a minha. - Seja o que a gente quiser que seja.
Ela tem razão.
Uma família que vive de aparências e só Analu percebe e quer mudar essa situação. O pai de Analu trai a esposa abertamente e ela finge não notar, porque quer manter a família unida e mostrar para a sociedade que eles estão bem. André Luís, o irmão gêmeo da protagonista, sabe que o seu pai não é flor que se cheire, mas continua achando que é o melhor pai do mundo e quer se espelhar nele, mesmo que o pai não demonstre interesse algum com a família.

Mas Analu, com os seus dezoito anos, ainda tem mais um verão ao lado dos seus amigos e ela vai curtir isso da melhor forma possível. Com um belo cenário da Praia do Rosa em Santa Catarina, a garota irá vivenciar uma nova experiência amorosa e uma antiga, pois um garoto que destroçou seu coração está de volta, Murilo continua lindo. Então ela terá que lidar com todas as suas novas escolhas, pois além disso, Analu já decidiu e vai se mudar para São Paulo e correr atrás dos seus sonhos, por isso tudo que ela viver vai ter um tom de despedida.
Para todos aqueles que partiram meu coração. Pelo menos serviram de inspiração para esta história.
Em seu segundo livro solo, Pam escreveu uma história leve e bem a cara do verão. Com uma escrita em evolução, a autora conseguiu abordar os dilemas da fase de transição adolescente para a vida adulta com responsabilidades. A história é contada em primeira pessoa e temos em alguns capítulos uma narrativa do passado de como foi uma decepção amorosa de Analu, gostei bastante de como foi contado, mas acho que a autora contou logo o que aconteceu antes de terminar o flash back.

A protagonista desse livro tem uma personalidade bem Girl Power e luta pelo que deseja, sempre mostrando que as mulheres não são frágeis. Eu adorei a história e acho que precisa urgente de uma continuação, pois me deixou com um gostinho de quero mais e quero muito saber como será a vida de Analu em São Paulo. Recomendo esse livro como uma leitura leve, ótimo para ler no verão e se você curtir livros com essa temática jovem, pode mergulhar nessa história.
Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. A Pam Gonçalves é da região onde minha família mora, tive a oportunidade de conhecer e entrevistar ela na feira do livro de Joinville (ela foi uma fofa, demais <3) e eu amo o fato de ela sempre trazer feminismo e regionalidade pras histórias dela! Pra mim que sou catarinense e conheço muito bem os locais dos quais ela fala, isso é demais. Ainda não li o Uma História de Verão, mas estou louca pra conhecer a história e a evolução na escrita da Pam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor é isso, pois ela trás a regionalidade e sempre o apoio as mulheres. Nesse livro ela fala bastante da Praia do Rosa, e me deu muita vontade de conhecer o lugar. :)

      Excluir