| RESENHA #184 | A COR DE CORALINE, ALEXANDRE RAMPAZO

A Cor de Coraline é um livro infantil escrito pelo autor Alexandre Rampazo e publicado pela Editora Rocco. Tenho gostado muito de ler livros assim, porque tenho uma sobrinha de 5 anos que adora ler e acredito muito no poder de incentivo. Assim que vi o lançamento de Abril da Editora Arqueiro, fiquei bem interessada e a leitura foi simplesmente enriquecedora. 

Abordando questões importantes sobre racismo e cor da pele, mas de uma forma leve, o livro traz justamente uma mensagem importante para as crianças: existem pessoas de várias tons de pele e tudo bem sabe? Minha sobrinha ficou bem encantada e saiu dizendo para as amiguinhas sobre o livro.


ISBN-10: 8562500763
Ano: 2017
Páginas: 32
Idioma: português 
Editora: Rocco Jovens Leitores
Livro cedido em parceria com a editora.
Quantas cores cabem na pergunta “Me empresta o lápis cor de pele?”. Em A cor de Coraline, o ilustrador, designer gráfico e escritor Alexandre Rampazo passeia pelas inúmeras possibilidades contidas numa caixa de lápis de cor e na imaginação infantil a partir da pergunta de um colega para a pequena Coraline, e mostra que o mundo é mais colorido – e diverso – do que nos acostumamos a pensar. Com texto curto e bem-humorado e ilustrações graciosas, o livro aborda o tema da diversidade de forma lúdica para os pequenos. A quarta-capa é assinada pelo premiado escritor Ignácio de Loyola Brandão.

Como toda obra infantil, o livro é leve, gostoso e fácil de ler. A abordagem feita pelo autor, junto as ilustrações, deixaram o livro lindo, trazendo a sensibilidade necessária para deixar uma criança refletindo e entendendo o assunto abordado.  Falando nas ilustrações, uma mais linda e delicada que a outra. Os traços dos desenhos são lindos e trazem justamente a inocência da criança.
No geral, A cor de Coraline é um livro indispensável para qualquer criança ler e para qualquer pai ler para a criança. O mundo é mais colorido, o mundo não é sempre preto e branco ou existe apenas uma cor certa. Com as questões trazidas pelo autor, podemos perceber a instrução e a desconstrução de muitos conceitos e pré-conceitos existentes em nossa sociedade e nada melhor do que fazer isso através dos olhos de nossas crianças.  Esse livro é uma ótima dica, eu atesto que vale a pena conferir. 

Nenhum comentário