Posts Recentes

| RESENHA #99 | O EVANGELHO DE LOKI, JOANNE M. HARRIS

31 outubro 2016


 ISBN-10: 8528620751
 Título: O Evangelho de Loki
 Ano: 2016
 Páginas: 336
 Idioma: português 
 Editora: Bertrand Brasil
 Nota: 4/5
 Gênero: Fantasia, Ficção, Literatura Estrangeira
 Livro cedido em parceria com a editora.

 Sinopse: Com sua notória reputação para trapaças e enganações, Loki é um deus nórdico sem igual. Nascido demônio, é visto com profundas suspeitas por seus companheiros deuses, que jamais o aceitarão como um deles; por conta disso, Loki promete se vingar. Mas enquanto o deus-demônio planeja a derrocada de Asgard e a humilhação dos seus opressores, poderes maiores conspiram contra os deuses e uma batalha é arquitetada para mudar o destino dos Mundos. Do recrutamento por Odin do reino do Caos, através dos anos como solucionador de problemas de Asgard, até a perda do seu posto no desenrolar para o Ragnarök, este é o Evangelho de Loki, a sua longa e curiosa versão da história — e se alguém disser o contrário, não acredite!

Quando comecei a ler O Evangelho de Loki, publicado em setembro de 2016 pela Bertrand Brasil, fiquei totalmente empolgada, visto que a Mitologia Nórdica sempre me chamou muito a atenção e sempre foi meu objeto de interesse. Esse livro, ao contrário de muitos, é narrado pelo próprio Loki, o Deus Trapaceiro, e de uma forma muito divertida e ousada, me arrancando bastante risadas com seu modo de contar as histórias.

Foi o meu primeiro contato com a autora e fiquei bem surpresa com a desenvoltura em escrever um livro que é como um reconto de toda a história da mitologia nórdica, mas na visão do Loki. Nem todo mundo conhece de fato a mitologia, mas muitos conhecem o Loki devido a Marvel's Studios ter feito filmes com a caracterização do Deus como um vilão (Os vingadores 1 e os filmes do Thor). 

Neste livro, Loki narra os acontecimentos desde o começo da criação, o antes e o depois. Além do mais, ele fala sobre o primeiro homem, Buri, pai de Bor e seus descendentes e a criação dos Reinos. O nosso narrador também conta como os deuses viviam em Asgard, todos os conflitos da época com os diversos povos, entre outras coisas que eu pretendo não me aprofundar aqui (se não perderá toda a graça). Mas Loki sabe que nunca será aceito como um Deus, então passa a organizar sua "vingacinha pessoal" e a a partir disso, ele vai narrando as situações que passou e coisas que aconteceram.

Eu conheço uma história sobre os filhos da terra. Eu a conto, já que é o meu dever.Sobre como nove árvores deram vida aos MundosOs quais gingantes vieram a reter.

Toda sua narração é cheia de sarcasmos, ironias e divertimento, tornando a leitura muito fluida. O livro é dividido em várias partes e capítulos, para que nosso narrador consiga nos situar sobre cada acontecimento, sobre cada fato ocorrido. A Mitologia Nórdica é incrível e possui muitas histórias, de alguma forma, Joanne quis nos mostrar os detalhes de uma mitologia que muito de nós não conhece da forma certa.

Gostei muito da forma escolhida para contar a história de Loki, o Deus trapaceiro. A narrativa é super instigante e como ele é um narrador sarcástico, nós ficamos preso em sua ironia e parece que participamos daquilo, toda via, ele não é um narrador confiável, por que acha que ele é carinhosamente apelidado de Deus Trapaceiro? Toda a estrutura e construção do personagem e da história foi feita de maneira excelente. Não houve um momento em que eu não ficasse completamente instigada a continuar a leitura.

Em suma, o Evangelho de Loki é um livro muito bem feito e produzido, com um narrador sensacional e uma edição de luxo lançada pela Bertrand Brasil. Toda a diagramação está impecável e me deixou fascinada pelos detalhes que contém nessa edição. 

Eu indico esse livro para todos aqueles que buscam uma leitura fluída, diferente e muito divertida. Além do mais, aprendemos mais sobre uma mitologia diferente e isso é uma das melhores coisas da história! 

Comentários
28 Comentários

28 comentários :


  1. Oi, Anelise!
    Que capa linda desse opúsculo. Eu gosto do gênero e, esse me parece excelente. Adorei o fato de você dizer que, o deus Loki é sarcástico e ironico, irei adorar essa leitura. A resenha tá muito bem escrita, parabéns. Forte abraço!

    Marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Confesso que eu quero muito ler esse livro, e a capa ficou maravilhosa. Quero mesmo ler porque gosto muito do personagem Loki e vivo atrás de histórias que fazem referencias a ele. Adorei poder conferir seus comentarios a respeito, e fiquei ainda mais motivada para ler também. Sobre a narração, não tenho dúvidas de que deve ser cercada de sarcasmo e diversão!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. oie!
    Todo livro que tem mitologia nórdica, eu acabo me interessando.
    E é sempre bom encontrar resenhas como a sua, para saber que o livro vale mesmo a pena.
    Adorei.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu conheci esse personagem no filme do Thor, mas não sabia que fazia parte de uma mitologia, acho que li bem poucos livros sobre esse tema! Gostei muito dessa personalidade dele, que você descreveu (achei mais legal do que no filme). É bem legal ver um boa narração <3 Sua resenha ficou excelente!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido algumas resenhas deste livro, mas as suas considerações me deixaram bem curiosa. Quando você falou que o narrador é sensacional, minha expectativa foi nas alturas. Espero poder ler em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Anelise, tudo bem?
    Eu já conhecia Loki não pela Marvel's, mas porque adoro mitologia, desde pequena e ele é um dos meus personagens preferidos, acho que até mais do que o próprio Thor. Acho Loki sombrio, o humos negro e o sarcasmo dele me fascinam.
    Pois bem, tinha visto esse livro em promoção na Saraiva mas nem dei atenção, uma pena. Agora venho aqui e leio a sua resenha, quero muito, a história descrita em suas palavras me instigou bastante, acabei ficando muito curiosa com o decorrer de tudo e o desfecho. Vou ter que comprar e ler, obrigada pela dica!
    Beijão!
    Viviane

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Amante da mitologia nórdica como sou, não poderia deixar de ficar curiosa com o enredo desse livro. Já li várias vezes a história do Ragnarok e de Asgard e fiquei empolgada em conhecer um livro que narra esses fatos sob o ponto de vista do deus nórdico que eu mais gosto: Loki.
    Entrou para a minha lista de desejados instantaneamente.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu gosto muito da mitologia nórdica, acho super rica assim como a mitologia grega.
    Não conhecia esse livro, mas já fiquei interessada. O Loki é um personagem peculiar e conhecer sua história pelas palavras dele deve ter sido muito bom, pela sua resenha sei que gostou!

    Abs ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi Ane,
    Ainda não conhecia essa obra e achei bem interessante. Não só por ser sobre a mitologia nórdica, mas por justamente trazer como narrador um personagem bem incomum para as narrativas de livro, o que achei muito legal. Loki é realmente irônico e sarcástico, como você pontuou, imagino o quão divertida deve ser a leitura. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    O livro não me chamou tanto a atenção, apesar de gostar quando o narrador é sarcástico, realmente ficamos preso à narrativa. Achei a capa maravilhosa e tenho certeza que é um ótimo livro para quem gosta de mitologia!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Eu sou completamente apaixonada pelo Loki. Antes ate dos filmes da Marvel quando comecei a conhecer mitologias. Eu quase pirei quando viu o titulo do livro e li a sinopse e depois de ler a sua resenha com certeza esse livor vai ser uma das minhas próximas compras.
    Um livor pelo ponto de vista de um dos meus deuses preferidos, meu core ta voando de felicidade.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro livros com mitologia nórdica, pois é uma mitologia que eu li pouco. Gostei ainda mais de saber que é narrado por Loki, deve ser interessante acompanhar seu ponto de vista. Gostei bastante da resenha, e espero poder ler em breve a obra!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Até hoje, nunca li nada desse gênero, não sei se por falta de oportunidade ou interesse, quanto ao livro, infelizmente não me interessou, mas é uma ótima pedida para amantes do gênero.

    ResponderExcluir
  14. Olá,falar a verdade eu nem sei quem é Loki, não tenho muita intimidade com esses assuntos de deuses nórdicos, mas se não me engano ele participa de algum filme ? acho que pelo fato de eu não saber nada sobre o personagem a leitura seria um pouco confusa para mim

    ResponderExcluir
  15. Oie!!
    Nossa que resenha interessante!! Não conhecia esse livro e genteeee é sobre o Loki!!
    Adoro ele e imagino aqui já o quão divertido ele deve ser pelo fato do Loki ser bem trapaceiro.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adorei esse livro! Gosto muito da mitologia Nórdica e poder conhecer a história pelos olhos de Loki, mesmo que seja um tipo de releitura, me interessou muito, porque o acho um dos Deuses mais interessantes. Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. oi :D
    eu curto demais mitologia nórdica e Loki é meu queridinho, hahaha
    quando vi essa edição lançada pela Bertrand coloquei logo na lista de futuras compras... Espero me surpreender com a leitura, tô botando altas expectativas...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  18. Olá!! :)

    EU devo dizer que a premissa não me desagradou por completo. Ainda assim... não lerei!! :) Não faz muito o meu tipo de leitura!

    Mas ainda bem que gostaste da personalidade de Loki e que a leitura e bem fluida e diferente! Também gosto desse tipo de abordagem mais sarcástica! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  19. Olá...
    A premissa de O EVANGELHO DE LOKI é totalmente diferente das leituras que ando realizando ultimamente, logo, só esse fato já era suficiente para mim querer ler, mas, ao ler sua resenha me deparei com muitos outros atrativos, o narrador sarcástico é um deles.
    A Bertrand Brasil parece realmente ter arrasado na diagramação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ane

    A edição está realmente um luxo, essa capa está o poder! hahaha
    Mas confesso que não leria o livro, não curto mitologia, sabe?
    Imagino mesmo que o livro contenha muito sarcasmo, pois pelo pouco que conheço do Loki através dos filmes ele é bem assim mesmo.
    Que bom que você gostou, infelizmente o livro não é pra mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Ane,
    Também gosto muito de mitologia nórdica e achei a premissa desse livro bem interessante, principalmente, porque sou apaixonada pelo Loki - me julguem!
    Saber que você achou o livro bem produzido e elogiou o narrador fez a obra receber milhares de pontos, pois sei como você é crítica.
    Adorei saber que ficamos preso a uma ironia e acho que isso foi uma bela sacada da autora.
    Dica anotadíssima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    É sempre bom conhecer o lado do vilão. eu nunca li um livro que quem narra é a pessoa má da história e deve ter sido uma experiência emocionante.
    Não sou muito de ler livro de mitologia, só conheço devido aos filmes.
    Adorei a sua resenha e quem sabe eu leia o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem??? Confesso que quando li o título pensei "vish, deve ser aqueles livros de fantasia cheios de clãs e detalhes" mas quando vi na tua resenha que se tratava de mitologia nórdica me interessei bastante. Adoooro mitologia e, embora não lembre do Loki nos filmes da Marvel, sei um pouco sobre a sua história. Gostei de saber que o livro é narrado por ele e cheio de sarcasmo (adooooro) e que tem uma narrativa fluida. Além do mais, cá pra nós, a edição do livro também conta demais né? Quero conferir! Bjosss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Amei tudo sobre o livro, sou apaixonada pela mitologia nórdica desde que costumava jogar Ragnarok quando era menor. O mais interessante dele é ser contado pelo Loki, nos dá uma visão diferente de tudo, leria com certeza! Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Antes de mais nada, eu preciso dizer que AMO O LOKI. Pra mim ele é o melhor vilão que a Marvel tem e antes dela, eu já tive a oportunidade de conhecer mais sobre ele, pois fui pesquisar por livre curiosidade.
    A sua resenha me deixou ainda mais motivada a ler esse livro e saber que todo o sarcasmo e a ironia de Loki estão a pleno vapor nesse livro, isso me deixa muito feliz. Muito obrigada pela dica.

    Até!
    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  26. Se eu fosse em uma livraria e encontrasse um livro, não me interessaria pela sinopse, não é um universo que gosto de ler. Mas sua resenha me trouxe uma visão diferente do enredo, essa escrita cheia de sarcasmo da autora realmente deixa a leitura mais fluída. Me apaixonei por Loki neste livro depois do que você me repassou, dica anotada.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não sou alguém muito por dentro desse tipo de história, isso porque mitologia não me anima muito, sabe? No entanto, eu vi alguns comentários sobre esse livro e fiquei muito animada, achei bem bacana ser narrado pelo ponto de vista do trapaceiro e imagino que seja uma história divertida e ousada mesmo.Enfim, parece ser uma leitura que me agradaria bastante, visto que adoro narração com ironias e sarcasmos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Está aí um livro que realmente me interessou! Narrado por ninguém menos que o deus trapaceiro Loki? Decididamente, sem jeito para ser algo ruim. Parabéns pela autora pela proposta tão diferenciada, ainda mais quando a mitologia nórdica ainda não é tema comum em literatura.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir