Posts Recentes

| RESENHA #78 | QUANDO O AMOR BATER À SUA PORTA, SAMANTA HOLTZ

06 setembro 2016

 ISBN-10: 8580415977
 Título: Quando o amor bater à sua porta
 Autora: Samanta Holtz
 Ano: 2016 
 Páginas: 304
 Idioma: português 
 Editora: Arqueiro
 Gênero: romance, literatura nacional
 Livro cedido em parceria com a editora.

Sinopse: Ele tem um passado do qual não se lembra. Ela precisa esquecer o seu. Malu Rocha é uma escritora de 29 anos independente, confiante e bem-sucedida. Mora sozinha em São José dos Pinhais, perto de Curitiba, onde mantém uma rotina regrada de pedalar todas as manhãs, escrever e, semanalmente, visitar o avô de 98 anos em uma casa de repouso. Porém sua vida toda controlada sai do eixo quando um homem bate à sua porta e se apresenta como Luiz Otávio Veronezzi, dizendo ter perdido uma reunião marcada com ela. Malu não se lembra do compromisso e sua primeira reação é dispensá-lo. Mas o belo desconhecido insiste, explicando que sofreu um acidente de carro, ficou em coma e perdeu a memória, assim como seus documentos. As únicas coisas que restaram foram um pouco de dinheiro e um papel com o nome e o endereço de Malu, o nome dele e a data da reunião. Luiz confessa que a escritora era sua última esperança para descobrir a própria identidade. O problema é que ela não tem a menor ideia de quem ele seja. Desconfiada, mas sentindo-se responsável pelo acontecido, Malu decide ajudá-lo e embarca em uma jornada para descobrir quem ele é – o que acaba trazendo à tona muitos fatos sobre si mesma, seus medos e segredos mais bem guardados, além de um passado que preferia esquecer. A bela narrativa e a trama que prende do começo ao fim nos convidam a acompanhar Malu e Luiz nessa busca que se transforma em uma história de amor de tirar o fôlego.
Eu estava no grupo de parceiros da editora Arqueiro quando recebi as news de agosto. Tinha tantos títulos legais, mas o pessoal estava falando tanto desse livro que eu acabei escolhendo-o. Imagina a minha felicidade ao ter encontrado um romance envolvente e lindo?

Malu Rocha é uma escritora de vinte e tantos anos, bem sucedida, independente, etc e tal, que mantém sua rotina bem certinha, bem regrada e não é muito aberta a mudanças. Em um dia, um homem aparece na sua porta dizendo que se chamava Luiz Otávio (igual ao nome do personagem no qual ela esta escrevendo uma história), e alegava que teria perdido a memória em um acidente e a única coisa que ele havia como pista de quem ele é, era um bilhete encontrado em suas roupas no dia do acidente, que constava uma reunião com a escritora Malu Rocha.

Malu a princípio ficou na defensiva, como qualquer ser humano com bom senso, mas acabou tentando ajudar o rapaz que parecia realmente confuso e perdido. Junto com sua assessora, a Rebeca, elas tentaram encontrar formas de ajudar Luiz Otávio a se encontrar, o que Malu não esperava, era se encontrar também. O que era apenas uma ajuda a um desconhecido, acabou se tornando uma das experiências que a despertaram para quem ela realmente era e estava tentando esconder.

" [...] - Mas, quando se sentam para ver um filme ou abrem um livro para ler, não querem mais daquele sentimento negativo.Querem sonhar, acreditar que a felicidade é possível, mesmo que através de uma história inventada por outra pessoa.Elas passam a acreditar naquilo e, por um instante, tomam o sentimento emprestado, como se fosse delas. É por isso que elas gostam tando dos finais felizes. " 

Com uma narrativa em terceira pessoa, Samanta Holtz nos contou uma história incrível sobre o amor. Eu sempre fui mais cética e nunca acreditei tanto em destino, sempre fui mais reservada nesse sentido e nunca imaginei que poderia sentir esse tal de amor verdadeiro que tanto vemos por ai. Em "Quando o amor bater à sua porta", Luiz Otávio e Malu Rocha foram incrivelmente construídos para despertar a esperança em cada coração leitor.

A partir disso, elogio a consistência e a construção dos personagens. A autora conseguiu exatamente criar um personagem e evolui-lo durante a trama, ou seja, ela realmente pensou na mensagem que gostaria de passar para os seus leitores e explorou todas as possibilidades de crescimento de seus personagens e isso foi fantástico.

A personagem Malu Rocha é definitivamente o ponto alto da história, devido a toda sua trajetória de conhecimento. É muito perceptível, mas ao mesmo tempo bem sutil, a evolução dela perante a si mesma, seu trabalho, seus amigos e sobre o amor, que é o que está em jogo nessa história. A desconstrução da decepção que ela sofreu no passado para a (re)construção da Maria Luiza Rosa.

Em Suma, o livro "Quando o amor bater à sua porta" é uma história de amor envolvente, que cativa o leitor, o faz suspirar e ficar com o coração bem quentinho. A escrita da autora é leve, mas bem detalhada. O enredo não deixa pontas soltas e não segue caminhos furados, é consistente e bem elaborado. Samanta Holtz soube como escrever esse romance e é por isso que você deve ler, caro leitor.  

Comentários
16 Comentários

16 comentários :


  1. Oi, tudo bem? Nossa que romance inusitado e super diferente. Me parece ser uma leitura super leve e, ao mesmo tempo envolvente. Muito boa a sua análise. Não conhecia o livro, e nem a autora. É um livro que eu leria com toda certeza. Forte abraço!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bom? Muito legal essa resenha... Parece ser uma leitura diferente... E eu gosto disso! O blog é lindo amei demais!
    Tenho um blog de estética, se quiser visitar
    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  3. Eu estou com esse livro entre as minhas próximas leituras, vai furar fila e pronto!
    Estou muito ansiosa para ler e depois da sua resenha falando tão bem eu fico ainda mais louca de vontade de ler. Faz tempo que quero ler algo da autora e quando vi esse livro não tive para onde correr (e não queria correr de maneira nenhuma) e o solicitei, sei que vou amar.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada da autora, mas só leio elogios para este livro e para outros livros dela. Eu sou uma destas pessoas que não acredita em destino, mas acho que essa premissa, do amor bater a sua porta, funciona bem nos livros.
    Adorei a indicação!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Anne,
    Estou muuito curiosa em relação a essa obra, acho que a história foi muito bem desenvolvida e construída. Ao contrário de você, eu sempre acreditei em destino, mas não poderia imaginar o amor batendo à minha porta.
    Fiquei curiosa para saber o que acontece com a história e, claro, vou anotar a dica aqui e comprar assim que possível.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Estou super curiosa para ler esse livro, ainda mais agora que sei que os personagens evoluem com a história e que o enredo é bem desenvolvido. Adorei saber também que ao ajudar Luiz Otávio a se encontrar, Malu acabara se encontrando também. Outro ponto que chamou minha atenção é o romance desenvolvido de forma gradativa. Enfim, sugestão mais que anotada!!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  7. Eu recebi esse livro e não vejo a hora de ler.
    A sinopse me prendeu e acredito que a narrativa da autora tbm fará isso <3

    ResponderExcluir
  8. Que fofa essa história! Eu acho que gostaria de lê-lo, pois é o tipo de romance que nos deixa mais felizes, que nos fazem acreditar que o amor pode estar logo ali, ao nosso alcance. Eu tive a sorte de encontrar o amor da minha vida muito nova, com apenas 17 anos. Uau. Casei com ele (rs). E mesmo depois de 11 anos juntos, ainda me flagro olhando para ele e sentindo uma enorme gratidão por tê-lo na minha vida. Acho que às vezes só é preciso ter coragem para abrir a porta, não necessariamente da sua casa, mas definitivamente da sua vida. <3 Vou ler o romance!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi oi querida,
    Eu fiquei bem interessada no livro. Já tinha uma noção de como seria o cenário da história, mas não sabia que tinha algo a mais no livro (Também né, a sinopse serve para te deixar com um pouco de emoção, e não entregar tudo de bandeja.).

    Durante a leitura da sua resenha, e me peguei imaginando a cena dos personagens. E como deve ser ter um amor batendo a sua porta (♡)

    P.S queria comentar mais sobre a premissa do livro, a diagramação e detalhes do livro. Mas percebi que já tinha comentado muito, então resolvi manera ♥

    Beijoss querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Querida Anne,

    Que resenha mais lindaaaaaaaa! Amei, amei, amei saber que a leitura de "Quando o amor bater à sua porta" desperta aquele calorzinho bom da esperança de que o amor pode, sim, estar ao nosso alcance!! :)

    Fiquei muito feliz ao ler suas palavras! E agradeço muito por dividir suas impressões sobre a leitura aqui no blog!

    Um beijo enorme,
    Sam

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Estou doidíssima para ler esse livro ♥ conheci a escrita da Samanta em outro livro que eu li dela, e me apaixonei completamente, tanto que ele ("Quero ser Beth Levitt") é um dos meus livros favoritos ever! Fico feliz em saber que você gostou tanto deste, me deixou ainda mais animada para ler, pois eu não tinha lido nenhuma resenha dele até então.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Anne,
    eu tenho lido tantas resenhas maravilhosas desse livro que é impossível não sentir vontade de ler, eu sou assim meio cética como você em relação ao amor, mas adorei a maneira emocionante que você falou do livro, a minha vontade de ler triplicou, vou coloca-lo na frente da minha lista de leituras.
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ane

    Que história tão delicinha, hein. Esse ponto de partida, dele não sabendo quem é e tendo como pista somente o tal bilhete.
    Narrativas em terceira pessoa não são as minhas favoritas, mas há histórias que funcionam muito bem assim.
    Eu acredito muito no destino, acredito que tudo acontece com um propósito. Acho que iria gostar muito do livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oie. só vejo elogios para esse livro, está sendo quase unanimidade. Que bom saber que a autora conseguiu criar um bom enredo com personagens críveis, e os livros dela no geral são sempre lindos, já li o pássaro e quero ser beth levite. senão os conheceu recomendo.

    ResponderExcluir
  15. Oiiii,

    Nossa eu vi o lançamento desse livro e gostei da sinopse, mas sei lá tem alguma coisa no titulo dele que me incomoda kkkkk
    Adorei sua resenha e me deixou com muitaaaaaa vontade de ler, acho que agora eu vou deixar esse problema com o titulo de lado e dar uma chance a história.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Fiquei muito curiosa com essa livro, achei que o livro parece trazer um enredo muito envolvente e já posso dizer que quero conhecer os personagens! gostei muito da sua resenha e fiquei muito cativada, com certeza lerei em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir