Posts Recentes

| RESENHA #37 | Trama, Michael Jensen e David Powers King

25 maio 2016

Autores: Michael Jensen e David Powers King
Ano: 2016
Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Arqueiro
Gênero: Fantasia
Livro Cedido em parceria com a editora.

Sinopse: O sonho de Nels era ser cavaleiro do reino de Avërand. Filho obediente, ajudava como podia os moradores de sua pequena e tranquila aldeia. Querido por todos e tratado como herói, acreditava que logo seria selecionado como escudeiro da cavalaria. Mas isso foi antes de ser assassinado por uma figura misteriosa. Nels virou um fantasma, e agora só uma pessoa consegue vê-lo: a princesa Tyra, herdeira do reino e sua única esperança de entender o motivo do crime. A princípio, a jovem mimada não dá a menor confiança para o rapaz, mas, à medida que o mistério da morte dele vai se desenrolando, os dois percebem que têm em comum um segredo e um inimigo terrível, que pode se disfarçar de qualquer pessoa. Nels e Tyra não têm escolha. Precisam fugir do castelo, desbravar um mundo oculto repleto de magia e espectros sombrios e encontrar uma agulha, a relíquia capaz de remendar o que foi descosturado na Grande Tapeçaria. E o tempo corre contra eles, pois o fio de Nels está prestes a desaparecer para sempre.
Classificação: 4/5

Trama é um livro publicado no Brasil pela Editora Arqueiro e escrito pelos autores Michael Jensen e David Powers King e conta a história de Nels, um jovem que tinha como sonho ser Cavaleiro do reino de Avërend. Nels sempre fora um exemplo de filho, mas não entendia muito bem como havia perdido seu pai e os motivos de sua mãe viver reclusa na floresta, longe do vilarejo. Mas depois de desobedecer a ordem de sua mãe de não ir ao festival que estava tendo, Nels conheceu um homem suspeito que o fez ir ao festival. O que ele não sabia é que ele não teria muitas horas de vida.  

Como livro de fantasia, Trama cumpre bem seu papel. Se passa em uma época em que eu particularmente amo ler, a medieval, onde temos reis, rainhas, cavaleiros e reinos. Mas Trama tem um toque especial, o sobrenatural e o suspense. Temos uma história bem original, visto que o nosso protagonista morre e vira um fantasma. Como desenvolver um romance, uma história com essa proposta? É o que os autores Michael Jensen e David Powers King conseguem realizar com maestria nessa obra. 

Devo destacar aqui os personagens, pois eu adorei a forma como foi abordada a história de Nels e o mistério da princesa Tyra. A gente já começa a história sabendo que a princesa faz cavalgadas sozinhas e meio que "suspeitas" até então, ou seja, ela é muito mais do que uma princesa egocêntrica. E o relacionamento de ambos vai crescendo de uma forma bem interessante, nada forçado, totalmente sutil.

A Ambientação também é maravilhosa, eu consegui imaginar tudo o que aconteceu, porque os autores possuem uma escrita muito boa, leve e que flui muito bem. Eu estou acostumada a ler fantasias mais densas e com uma linguagem mais rebuscada, no entanto, ter a experiência de ler "Trama", um livro mais leve no "gênero", me fez sair de uma ressaca literária que Fúria Vermelha havia me deixado. 

Em suma, "Trama" é um livro feito para amantes de uma boa escrita e uma boa história. Visto a saturação de livros do gênero do mercado, a obra vem com uma originalidade e genialidade explícita em sua capa, título e sua premissa. Além do mais, a Editora Arqueiro está de parabéns pelo trabalho com a diagramação. Se você, assim como eu, adoro livros de fantasia bem escritos e que te fazem mergulhar em outro mundo, Trama é exatamente o que você precisa.

Todo mundo faz parte de uma trama.
Comentários
24 Comentários

24 comentários :

  1. Eu não sei se leria esse livro no momento, apesar de ser um gênero que me agrada bastante. Já li algumas resenhas sobre ele e assim como a sua, todas demonstram que já uma história bem interessante. Mesmo assim, tenho outros títulos como prioridade no momento. De qualquer maneira, é bom saber que há uma inovação diante do estilo literário nessas páginas.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Verdade Anelise, cada qual com sua trama e seus dramas... risos.... eu não me agrado muito pelos gêneros medievais e fantasiosos, então, o livro não entra na minha lista. Entretanto, uma coisa que dou valor é à ambientação dos livros, a qual vc elogiou, então, ponto positivo para os autores. A capa está bonita, mas não sei se chama muito a atenção para que os leitores leiam Trama. beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não li esse livro mas gostei muito de ver a sua resneha Gosto bastante desse gênero e já estava curiosa com a leitura e ao ver suas impressões eu fiquei ainda mais. Você fez uma resenha bem objetiva e abordou pontos importantes na história. Gostei de saber que é uma fantasia mais leve e não vejo a hora de ler logo.

      Excluir
  3. Eu adoro histórias medievais, mas infelizmente nunca li um livro com essa temática. Só assisti a diversos filmes. Acho a capa desse livro bem bonita e que bom quebos autores trabalharam bem a ambientação. Escrevee um história sobre uma época onde a pessoa não viveu é bem complicado, envolve muita pesquisa.
    Achei tristebo fato dele morrer, mas fiquei curiosa para saber porque a princesa podia vê-lo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Eu adorei esse livro. Compre ele por indicação de uma miga e virou favorito da vida. É uma fantasia bem diferente e bem complexa até mesmo. Fiquei feliz e com medo em saber que o autor disse que vai ter uma continuação. Fico feliz que também tenha gostado também adorei a construção do Nels.

    Everton Equipe Rillismo
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Ainda estou na dúvida se lerei ou não esse livro, mas uma coisa é certa: Todos são só elogios.
    Acho que o que mais me chama atenção é a ambientação e as personagens.
    Estou meio enjoada de fantasia, mas assim que passar talvez dê uma oportunidade.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Esse livro tem me chamado muito a atenção, essa é a segunda resenha dele que leio e mais uma vez um elogio a originalidade e escrita dos autores. Geralmente livros que duas pessoas escreveram me deixam com medo, principalmente os desse gênero, pois as vezes tenho a impressão que as ideias dos autores não batem, mas pelo visto isso não acontece em Trama.
    Acho essa capa muito linda e me deixa curiosa para saber seu significado em relação a estoria, que por si só já me atraiu.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acho tão legal quando vemos um livro de um gênero saturado, mas que, ainda assim, consegue ser original. O gênero me agrada muito, entretanto, não é uma leitura que eu faça com frequência, eu prefiro intercalar, porque são livros que precisam de uma descrição maior e exigem atenção.
    Gostei muito de conhecer um pouco mais da obra e de saber que ele tem esse misto de suspense, achei muito bacana.
    Anotei a dica!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fantasia não é bem meu gênero favorito, mas a premissa desse livro emana originalidade, e sou fã de livros diferentes e originais. Não sei se lerei muito em breve, mas já coloquei nos desejados. Sua resenha ficou ótima e conseguiu me deixar ainda mais interessada na leitura <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!!

    Eu não sabia do que tratava esse livro! Pela capa presumi ser fantasia estilo medieval e resolvi não querer rs. Eu não curto muito o estilo.
    Mas lendo sua resenha vi que tem coisas interessantes, o fato dele ser um fantasma! Muito diferente! Agora fiquei realmente curiosa!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Confesso que não imaginava que o livro fosse uma fantasia tão bem construída e original assim, e principalmente que o protagonista fosse morrer e virar um fantasma.
    Também adoro fantasias medievais, e como você disse o mercado está saturado de mais do mesmo, o que não é nada o caso desse livro.
    Depois da sua resenha fiquei bem curiosa para conferir essa história, e com certeza já entrou para meus desejados

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Só gosto de época medieval em filmes e séries, não sei por que *-* livros de fantasia também não são os meus favoritos, então acho que a mescla dessas duas coisas não me chama muuito a atenção *-* Mas saber que a história é genial e original, e que você gostou tanto me deixou animada, quem sabe não o leio e acabo gostando, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Hey...
    Sou suspeita em falar que amei pois sou louca por fantasia, vivo no mundo da lua vindo de la a cá entre a mitologia, fantasia e ficção, Trama parece ser um ótimo livro e o titulo parece realmente dar jus ao enredo rs, a capa é linda e fiquei super curiosa para ver oque vai acontecer... obrigado pela dica... sua resenha ta ótima...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, sabe que eu fiquei bem curiosa quando o livro lançou, apesar de eu não curtir muito a era medieval e tal, mas a sua resenha está bem instigante e to bem curiosa, acho que daria uma chance sim ao livro e talvez eu goste dele também!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. A premissa é realmente interessante em desenvolver a trama praticamente após a morte do protagonista, deixando-o como fantasma. No mínimo curioso para saber como desenrola, mas apesar de também gostar das épocas medievais inseridas nos enredos, não leria no momento, mas não descarto um leitura futura.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Oi Ane, realmente o mercado literário já está bem cheio de premissas assim, mas se este vem com originalidade, eu já quero ler. Amei suas considerações.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oie!!!
    A arqueiro realmente caprichou na capa e normalmente gosto das diagramações escolhidas pela editora.
    Concordo com você que o mercado já tem muitas histórias medievais fantasiosas e que este tem uma premissa que parece ter um diferencial que parece ter sido certeiro, pois sua resenha demonstrou que você gostou bastante. Mas o que chama minha atenção é o fato de ele poder ser um livro deste gênero que deve ter tido um final...rsrsrs
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  17. Amo fantasia e realmente Trama tem uma proposta diferente do que estamos acostumados, mas ao mesmo tempo que achei mais leve achei bem inovador, nunca tinha lido um livro com algo parecido com os urdidores. Adorei isso do protagonista ser um "fantasma" durante quase toda a narrativa bem legal e diferente também, e gostei demais da forma como o relacionamento dele com a princesa se desenvolveu. Também achei a ambientação maravilhosa!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Confesso que não costumo ler esse gênero e que não sou muito fã de historias medievais, mas eu fiquei curiosa com esse livro desde a primeira resenha que li. Achei a premissa super interessante e fico imaginando como é acompanhar tudo, sem contar que achei bem bacana e curioso o personagem ter morrido. Enfim, pela sua resenha é uma historia super bem construída e mesmo não sendo do meu gênero favorito, creio que me conquistaria fácil.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Oi Anelise, tudo bem?
    Nossa, que premissa interessante! Acho incrível também histórias que se passam na era medieval, apesar de não ter lido muitos livros com essa abordagem. O que mais me deixou atiçada pelo livro é o fato do personagem principal morrer e virar um fantasma, acredito que esse toque de fantasia na história deve ter caído muito bem e é algo meio diferente também, adoro obras únicas que se destacam das outras e Trama tem dado o que falar pela blogosfera, então.. pretendo ler o livro em breve, com certeza!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  20. Ooi,
    Recentemente meu interesse por livros de fantasia cresceu bastante. E eu realmente consigo perceber alguns padrões nos livros que fazem ficar um pouco cansativo... mas essa pegada de sobrenatural me deixou super animada para conhecer o livro. É mesmo uma proposta diferente que me abraçou bastante.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem? :)
    Mesmo antes de ler a resenha eu já tinha decidido que queria ler TRAMA por conta dessa capa ma-ra-vi-lho-sa, mas após ler sobre a história... Meus Deus, que livro é este? Quero muito ler! E apesar de a época medieval não ser uma das minhas favoritas, o facto de ser mais "leve" fez-me querer dar uma oportunidade.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  22. Olá! Quando descobri o lançamento da obra e fui conferir a sinopse, não me senti tão atraída, tanto que nem pensei em solicitar com a editora. Mas sua resenha mostrou pontos importantes e intrigantes da história que me deixou muito curiosa e arrependida por não ter dado uma chance ao livro, rs. Fiquei ansiosa para saber como funciona isso de o personagem virar um fantasma e o que acontecerá com ele. Minha empolgação também é grande para conhecer a princesa. Adorei sua resenha e espero ter uma nova oportunidade para conhecer o enredo. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  23. O que eu mais gostei desse livro é o que o título sugere, "todo mundo faz parte de uma TRAMA", às vezes leituras de livros de épocas medievais são meio emperradas para mim, mas vai que sendo escrito a quatro mãos e tendo suas diferenças em algo batido não seja uma boa aposta?

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir