Posts Recentes

#21 As Crônicas de Miramar: O Segredo do Camafeu de Prata, Flávio Jayme e Wemerson Damasio

23 março 2016

Autores: Flávio St. Jayme e Wemerson Damasio
Ano: 2015
Páginas: 272
Idioma: português 
Editora: Chiado
País: Brasil
Gênero: Fantasia, Infanto Juvenil
Livro cedido em parceria.
Sinopse: E se você fosse levado a um lugar que ninguém sabe onde fica exatamente? Governado por Caroline Corin, o lugar abriga pessoas com dons e habilidades especiais. Adolescentes são levados para lá com os pais a convite de Caroline com a desculpa de que devem "treinar" estas habilidades, porém suas ideias são outras e estes jovens desaparecem misteriosamente sem que isso pareça incomum aos olhos de todos. Exceto para Liz, Dan, Isaac, Sara e Gabriel, que, além dos conflitos da adolescência, têm que lutar para desvendarem os mistérios de Miramar. 
Classificação: 4/5
★★★★

Quando recebi a proposta de ler esse livro, logo aceitei. De cara pensei que valia a pena, não só porque o gênero é fantasia, mas porque a premissa parecia deveras interessante e trazia questões bem importantes para o público que o lesse.

As crônicas de Miramar e O Segredo do Camafeu de prata, escrito por dois autores paranaenses, Flávio e Wemerson, conta a história  de adolescentes que são levados para um lugar que abriga pessoas com habilidades especiais e que é governado pela Caroline Corin. A governadora, ao fazer o convite, diz que esses adolescentes irão melhorar suas habilidades, mas seus reais planos e ideias são completamente diferentes e esses jovens acabam desaparecendo. No entanto, Liz, Dan, Isaac, Sara e Gabriel não desaparecem e precisam desvendar os mistérios e sobreviver aos conflitos da adolescência.

O livro é narrado em terceira pessoa, então temos uma visão bem ampla dos acontecimentos. Por ser uma obra infanto juvenil, não vemos uma linguagem rebuscada e difícil, então a leitura flui de uma maneira muito boa. Os personagens possuem um desenvolvimento peculiar e Miramar vai nos mostrando sua história. 
"Na hora marcada, Isaac, Daniel e Elizabeth deram um jeito de sair de casa e se encontrar em uma das esquinas que ficava fácil para os três. Na camiseta de Isaac, a frase em amarelo se destacava no tecido preto em três linhas tortas: just one kiss, just one touch, just one look". Página 199, Capítulo 29.

O livro possui bastante diálogos e a interação entre os personagens é uma das coisas mias legais de acompanhar. Eu adorei o mistério, adorei o plot principal. A história tem muito potencial. Além do mais, o livro é bem inovador e levanta bandeiras importantes para os jovens.

As crônicas de Miramar e o Segredo do Camafeu de Prata foi feito para quem ama literatura fantástica, infanto juvenil e obras nacionais. A qualidade da história, a narrativa, a diagramação estão todas muito boas. Parabéns aos autores e a editora pelo excelente trabalho! Estou ansiosa para ler mais sobre esse universo.

E você? Conhecia As Crônicas de Miramar e o Segredo do Camafeu de Prata? Não? Acho que é uma grande aposta. 

Sobre os autores: 
Flávio St Jayme é formado em Pedagogia e com especialização em História da Arte. Natural de Curitiba, Paraná, onde reside atualmente.  Jornalista por experiência e crítico de cinema, é fã de super-heróis, literatura e cultura pop. Wemerson Damasio é natural de Maringá, Paraná, é professor de crianças e adolescentes. Atualmente reside em Curitiba, também no Paraná. Fã de literatura, em especial: a fantástica, a de suspense e de terror.

Curta a página do facebook e fique por dentro das novidades: facebook.com/ascronicasdemiramar. Também pode seguir no instagram: @ascronicasdemiramar


Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Oi Anelise
    Não conhecia esse título, mas por suas considerações pude perceber que o livro é bom sim e a leitura vale mesmo a pena. A Chiado Editora tem uns títulos bem interessantes, por sinal e eu tenho curiosidade em conferir vários deles. Sou fã de literatura fantástica, assim como suspense e terror, então, lhe agradeço por essa dica também. Até mais!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi Ane, tudo bem?
    A literatura nacional tem cada dia crescido mais e tomado mais destaque entre os leitores e eu fico muito feliz por isso!
    As Crônicas de Miramar tem uma premissa bem interessante, principalmente para quem assim como eu adora uma boa fantasia.
    Achei bem bacana o fato do livro abordar temáticas importantes para os jovens.
    Fiquei interessada nessa leitura e espero ter oportunidade de realizá-la ainda esse ano.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  3. Anelise lindona gostei da capa e premissa do livro, o fato de levar mensagens aos jovens é de suma importância ainda mais hoje em dia, para fãs de fantasia o livro é um convite a leitura. Não conhecia o livro e já estou colocando em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Analise.

    Apesar de não conhecer o livro, gostei muito da trama e parece ser bem interessante. Lendo a sinopse, vejo que o livro tem um suspense e deixa o leitor sabendo o que vai acontecer. Além disso, eu gosto bastante de história fantástica e já quero o livro.
    Amei sua resenha.
    Beijos!
    http://www.anebee.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Não conhecia o livro e gostei muito da premissa. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa já que eu adoro fantasia, literatura infanto juvenil e olha, os nacionais está dando um show né?
    Parabéns pela resenha e obrigada pela dica....

    Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  6. É a primeiríssima resenha que leio sobre o livro e fiquei bem interessada na leitura, pois parece ser rapidinho e bem gostoso de ler, além de personagens cativantes... Espero ter a oportunidade de ler qualquer dia desses. Adorei sua resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Anelise,
    Gosto muito de livros de fantasia, mas não costumo ler com frequência, pois me enjoa, sabe? Esse livro, em particular, já havia despertado minha curiosidade quando vi um post divulgando ele (acredito que foi até aqui).
    A ideia de dois personagens desaparecerem e outros 4 ficarem para desvendar os mistérios e, também, lidar com a adolescência me atraiu. O fato de ser em terceira pessoa é incrível.
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu achei bem interessante o plot do livro, mas achei que tem algumas referências a X-men. Isso é fato ou impressão minha? Assim que tiver um tempinho irei a procura desse livro.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Profissão: Leitora, é fato. A obra tem sim referências aos X-men, aliás, não só tem como é citado durante a leitura. Se vc estiver antenada, perceberá que as referências são muitas: filmes, livros, séries, música.

      Excluir
  9. Conheci esse livro e um pouquinho a respeito da história dos autores a algum tempinho em um outro blog, e desde aquela época já fiquei interessada e admirada com a premissa e toda a trajetória dos dois respectivamente. Ler sua resenha positiva da obra só reafirmou minha primeira impressão. Continuo desejando muito sucesso aos autores e sua obra.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  10. Oii!

    Eu não sou fã de fantasia, gostaria de ser, há obras maravilhosas espalhadas pelo Brasil que preciso conhecer. Gostei de saber da interação dos personagens e dos diálogos! Adoro muito quando tem diálogos. Os autoes parece que trabalharam bem o enredo e ganharam mais um ponto comigo.

    Não sei se foi aqui, mas o post está com as palavras um pouco juntas demais, sobrepostas sabe?

    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Não conhecia o livro e nem os autores, quanto a premissa chamou minha atenção, a trama do livro parece ter sido bem montada de forma que você só lendo a sinopse,já começa a imagina o que realmente está acontecendo, adoro o gênero e fiquei bastante curiosa pra conhecer o livro.

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi Anelise, apesar desse livro ser de fantasia e eu não curtir muito o gênero, achei que a trama parece ser bastante envolvente e cativante. Por isso acredito que eu daria uma chance ao livro se tivesse uma oportunidade, parece ser dos bons e tenho certeza que iria gostar também.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  13. Amo fantasia e amo livros juvenis, as duas coisas juntas claro que me agradam! Consegui esse livro há pouco tempo, mas já estou encantada por ele, com certeza vou querer ler, ainda mais sabendo que o livro é inovador e levanta bandeiras importantes para os jovens. Adoro livros com muitos diálogos e em que a interação entre os personagens é marcante.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Amiga tenho de confessar que sou apaixonada por livros de fantasias e por isso acho que iria adorar ler esse livro pela maneira como tu comentou tão bem, principalmente quando se tem um mistério que acaba nos prendendo ainda mais na estória. Eu sinceramente ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas gostei, espero ter a chance de ler quando puder, porque eu gosto desses livros que interagem com o leitor, acho muito interessante. Enfim...Livro infanto juvenil hoje em dia estão sendo muito bem elaborados e espero que com o passar do tempo quando meus sobrinhos crescerem um pouco, eu possa dar livros assim pra eles poderem ler. Certeza que eles iriam amar. xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/conto-pode-parecer-impossivel-2.html

    ResponderExcluir
  15. Eu acredito que já tenha lido algo pela blogosfera mas não me lembrava muito sobre a história. É realmente mais juvenil e é uma fantasia que parece ser meio que um suspense, já que eles precisam desvendar o que acontece. Mas não faz muito o meu estilo no momento. O legal é que a Chiado sempre publica livros diferentes.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Flor.
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa interessante e a sua resenha me confirmou que é um livro que vale a pena ser lido.
    Apesar de não ser muito fã de fantasia, essa mistura quer os autores fizeram com outros gêneros me atraiu.
    Já que você classificou como uma grande aposta, quero conferir.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Achei a premissa bem interessante, quero descobrir esse mistério! Pela sua resenha creio que vou gostar, adoro livros juvenis e adoro o gênero! Gostei da sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Gostei muito da premissa, pareceu com Fênix a ilha, mas algo mais cheio de fantasia e mistério, o que me agrada muito.
    Fiquei bem curiosa pra saber o que estava acontecendo com essas crianças que desapareciam, e espero que os autores tenham conseguido seguir a história com muito mistério, pois parece eletrizante o livro

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi!!
    Eu amo livros de fantasia e a editora Chiado tem sempre lançamentos legais.
    Essa é primeira resenha que leio desse livro, mistérios a serem desvendados, adolescentes que estão se descobrindo, parece ser um prato cheio para uma leitura envolvente e instigante.
    Nossa a cada dia que passa conheço novos autores e isso é muito legal, pois mostra que a literatura nacional está ganhando cada vez mais leitores e espaço.
    Eu amei a trama que você mostrou e tenho certeza que amaria ler esse livro.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir