Posts Recentes

Descobrindo: Harry Potter e a Pedra Filosofal - Edição Ilustrada

14 fevereiro 2016

Esta belíssima edição foi ilustrada pelo Jim Kay que leva a autoria do livro junto a J.K. Rowling. A versão que comprei é a britânica (Philosopher's Stone, publicada pela Bloomsblury), mas também está a venda a versão americana (Sorcerer's Stone, publicada pela Scholastic); a maior diferença entre elas, visualmente falando, está apenas e simplesmente na capa. Na primeira, UK, o título carrega uma fonte mais simples, escrita em azul. Por outro lado, na US, o título está exatamente como os fãs já estão acostumados, com a escrita semelhante à logo dos filmes, contendo letras com efeito em dourado. Nas duas versões o título está em alto relevo, acentuadas da superfície da capa (que dá vontade de ficar acariciando o tempo todo, assim como o livro inteiro).

Confesso que a edição americana é muito mais elaborada e chamativa e, apesar de eu querer ela, acabei me convencendo por ficar com a britânica por dois motivos: 1) saber que esse livro existe e que eu não o tinha estava me causando uma ansiedade imensa; e 2) o Philosopher's Stone está mais fácil de ser encontrada em sites nacionais, Inclusive, comprei minha edição na Saraiva durante a Black Friday, o que me custou R$ 99,90 (reais) e nada de frete.

Para quem se interessar os livros estão a venda nas seguintes lojas:


Voltando ao livro, a capa que comentei acima é na verdade a jackets do livro, ou seja a sobrecapa, que é removível e cobre a capa dura da impressão. O livro possui 256 páginas onde é contada a melhor história infanto juvenil para adultos criada até hoje. E, diga-se de passagem, creio que poucos esperavam a quantidade de ilustrações que o Jim Kay nos presentou; são muitas (mais de 100! todas coloridas). Em geral, a cada começo de capítulo há uma ilustração e, durante o desenvolver, há outras mais, de diversos tamanhos. Lógicamente elas seguem a ordem cronológica da trama. Podemos ver retrato dos personagens, desde os Dursleys até as criaturas mágicas, como os fantasmas e animais; podemos conhecer também mais de perto, detalhes do Caldeirão Furado, da escola de magia e bruxaria de Hogwarts, do campo de Quadribol, da cabana do Hagrid... Enfim, há muita informação que já conhecíamos e que, depois de dez anos assimilados aos mesmos atores e aos mesmos cenários, agora podemos perceber de uma maneira diferente. Ressalto também que mesmo as páginas que não possuem as ilustrações de destaque, estão "decoradas" com pequenos desenhos como manchas ou sujeirinhas, por exemplo.
Em entrevistas, Jim Kay confessou ter colocado nas ilustrações alguns aspectos reais de sua própria vida, como quando desenhou Harry inspirado em um homem que viu no metrô, quando desenhou a Hermione pensando em sua sobrinha ou ainda desenhando Dumbledore ao lembrar de um amigo.

Neste vídeo é possível ouvir o ilustrador contando como é o processo criativo, que envolve a elaboração dos personagens em massinha e argila, além de projetar as construções dos cenários em maquete. 

Felizmente, Jim está confirmado para trabalhar nas próximas 6 edições, porque sim, veremos ser publicada a saga completa em novas edições ilustradas! Será uma edição por ano, consequentemente, teremos conteúdo novo até 2022, pelo menos.

O lançamento oficial do primeiro livro ocorreu no Reino Unido e nos Estados Unidos no dia 06 de outrubro de 2015, e em Portugal, em 15 de dezembro. Aqui no Brasil, poderemos ver nas livrarias esta edição ilustrada que será lançada pela editora Rocco (conhecida por ter publicado os livros da série no nosso país). Havia especulações de que o lançamento ocorreria no início de 2016. A editora se manifestou nas redes sociais afirmando que aos poucos estão recebendo o conteúdo desta edição para ser lançada no Brasil. Foi alertado aos fãs que na semana de 15 a 20 de fevereiro sairão informações sobre o lançamento da edição ilustrada de Harry Potter e a Pedra Filosofal em português.

O livro está mais do que indicado. Além de poder reviver a origem de toda a história de Harry Potter e sentir aquele quentinho no coração, de quebra, a leitura serve como uma ótima estimulação para aqueles que estão com o inglês enferrujado ou que precisam praticar sua fluência. Ainda estou no começo da leitura, mas certamente essa edição, e as próximas a seguir, são uma bela homenagem de J.K. e Jim para os potterheads. A nós, resta admirar mais e mais e mais esse mundo mágico e o universo da J.K. Always!

“As histórias que amamos vivem em nós para sempre. Então quando você voltar pelas páginas ou pelos filmes, Hogwarts sempre estará lá para recebê-lo em casa”. ― J.K. Rowling






Comentários
19 Comentários

19 comentários :

  1. Sempre fui apaixonada pela série e já possuo 3 versões dessa coleção. Embora eu saiba que seja uma experiência única ler Harry Potter nessa versão e eu tenha vontade de adquiri-la, acredito que o mercado já está saturado de tantas versões e acho que virou uma grande máquina de fazer dinheiro.
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nádya,

      Obrigada por deixar sua opinião. Respeito o que você disse sobre o mercado utilizar desses lançamentos contínuos como forma de fazer dinheiro. Na última semana saíram vários comentários sobre a J.K. Rowling estar querendo mais dinheiro, dado a quantidade de novidades que ela está liberando. Uma coisa é certa, a J.K. tem uma atitude que, na maioria das sagas, são os fãs que assumem como responsabilidade: alimentar as histórias e criar mais hipóteses, criar mais conteúdo de maneira incansável.

      Embora essa edição traga uma história que não é novidade, sempre acabamos sendo surpreendidos por maneiras novas de enxergar a trajetória do Harry e do mundo mágico. As ilustrações são lindas e, como eu disse no post, elas nos fazem perceber de outra forma o que conhecemos por mais de dez anos.

      Se você é fã compensa ter essa edição!

      Excluir
  2. Olá!
    Se eu disser que nunca li qualquer livro de HP e que só conheço pelos filmes você acredita? huahua Mas nunca foi por falta de vontade. Sempre tive vontade de ler os livros mas nunca tive oportunidade. Finalmente esse ano a saga entrou para a minha meta de leitura de 2016 e espero muito poder cumpri-la. Esses dias vi os 7 volumes por R$ 14,99 cada e fiquei tão feliz que nem sei.
    O mais legal nisso tudo é que com certeza não há saga tão bem sucedida quanto Harry Potter. Teoricamente a última estória foi publicada em 2007, mas com certeza ainda está longe do fim. Praticamente á cada ano nos deparamos com uma nova notícia em relação a HP e quem não gosta? Inclusive, essa edição ilustrada me parece fantástica.
    Abraços!
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Fico contente por você estar tendo a oportunidade agora de conhecer esse universo mágico. Nunca é tarde demais, certo?

      Este ano de 2016 está só no começo e os potterheads já foram bombardeados com notícias sobre o lançamento do livro Cursed Child (roteiro da peça teatral que contará a história do trio Harry, Rony e Hermione a partir da cena final do sétimo filme); notícia sobre lançamento de novas edições com conteúdo inédito, incluindo comentários da autora; inauguração de um novo parque temático; e as diversas atualizações no Pottermore que sempre trazem textos magníficos da J.K.

      E em 2007 havia quem acreditasse que Harry Potter acabaria ali. Mal sabiam eles que a J.K. faria questão de reafirmar, cada vez mais, como essa saga é importante pra ela. Quem ganhamos somos nós.

      Se tiver oportunidade adquira essa versão. Ela é linda! E creio que não vai demorar até o preço estar mais acessível.

      Beijos e obrigada pelo seu comentário.

      Excluir
  3. Menina, que livro mais lindo de ver!!! Não sou uma fanática por HP, mas curti bastante a leitura, porém o meu filho ama demais a saga e com certeza, quero ter este livro. Espero que lancem em breve por aqui!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivi,

      Esse livro é lindo por demais. Eu fiz questão de montar um "santuário" Harry Potter depois que essa edição chegou em casa.

      Ser fã não me faz ser imune de possíveis críticas e tudo o que eu digo é: os livros são indiscutivelmente melhores que os filmes. Com essa edição ilustrada em mãos não tem como não mergulhar na história.

      Beijos e obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Allana, te confesso que nunca li HP. O que é uma vergonha. No entanto, assisti toda a série em filmes. Essa edição está lindíssima, e me despertou o interesse em adquiri-la, nem que seja para estampar a minha estante. Até porque, eu não leio ou falo nada em inglês! rsrsrs

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiane,

      Não é vergonha não, vamos com calma haha. Costumo dizer que certas coisas tem seu propósito e com a leitura não é diferente. Quando você tiver a oportunidade aposto que vai ser uma experiência única (e eu diria, sem volta).

      A edição é belíssima, tanto que foi digna de receber essa publicação para que mais pessoas pudessem ter o mínimo contato com ela, seja pelas fotos ou mesmo pelo vídeo do Jim Kay contando sobre seu processo criativo. Quando sair no Brasil adquira, esse livro não vai te decepcionar.

      Beijos e obrigada por deixar aqui seu comentário!

      Excluir
  5. Olha sem dúvida nenhuma deve ser um BELISSIMO LIVRO, mas esses EXTRAS que foram lançados ai pela Editora Rocco eu não comprei não. Até porque eu não vou ficar guardando na estante para depois um dia estragar sabe? É lógico que para quem é fan adora e acho legal, mas eu não sou muito apegada não. E outra, esse ano eu vou para os EUA e vou dar uma olhada nos preços de lá e deve ter livro até que não foi lançado por aqui, mas eu acho que o dolar estando alto, eu acho que vai tá bem salgadinho alguns livros pelo menos. Eu não sei ainda ler livros em inglês, mas gostaria de aprender.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/luz-camera-e-acao-14_14.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,

      Essas edições estão sendo lançadas no mundo inteiro e, aqui no Brasil, a Rocco se encarrega de disponibilizá-las traduzidas para nós. Sem dúvidas você vai encontrar MUITA coisa nova quando for para os EUA, ainda mais se sua viagem for no final desse primeiro semestre.

      A J.K. Rowling está prometendo além dessas edições ilustradas, também uma edição nova de Animais Fantásticos (com comentários inéditos da autora) e o lançamento do livro Cursed Child, roteiro de uma nova história sobre a saga que foi adaptada para o teatro.

      Tem muita coisa por vir. O que nos resta é dar aquela economizada e torcer para que esses itens cheguem no Brasil com um preço pelo menos acessível porque eles são dignos de serem colecionados e guardados na nossa estante.

      E sobre as leituras em inglês, esse é um método ótimo para quem está aprendendo o idioma ou quer praticá-lo. Recomendo que você comece com um livro menor e até mesmo um livro que você já tenha familiaridade com a história pra facilitar sua compreensão. Vale muito a pena o esforço.

      Beijos e obrigada por deixar aqui seu comentário.

      Excluir
  6. Oxi, já estava super animada com o lançamento aqui no Brasil. Só espero que a Rocco não ferre essa edição também, como ferrou os "originais". Fiquei desejando pra ontem, mas como estou sem dinheiro, não vai rolar tão cedo! Uma peninha. Também cobicei muito seu pomo! Hahahahaha
    Um dia comprarei um pra mim! <3

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samy,

      Guenta aí um pouco que logo a edição chega no Brasil. Creio que a Rocco não vai deslizar porque tem muito conteúdo inédito de HP pra sair esse ano e eles precisam se garantir. Com tudo isso quem ganha somos nós!

      Também acredito que logo o preço fica mais acessível e aí você também vai poder ter esse livro na sua coleção.

      O pomo é uma fofura né? Dica: você pode comprar no Submarino. Ele vem em uma caixinha com um livro de adesivos, além de possuir também um suporte caso você queira deixar o item exposto na estante ou prateleira. O pomo não costuma custar mais que R$ 30,00 e a entrega do Submarino é rápida.

      Beijos e obrigada pelo seu comentário! <3

      Excluir
  7. Olá!

    Gosto muito de HP, e já reli tantas vezes que perdi as contas. Apesar de ser fã, não gosto de colecionar edições (até porque não tenho mais nenhum espaço hahaha), mesmo quando elas são incríveis. Outro motivo por esse livro não ter chamado tanto minha atenção, é por ele ser em inglês, e não leio uma vírgula em inglês hahaha.
    A edição está incrível e suas fotos ainda mais *-------*

    Beijos,
    http://entreoculoselivros.blogspot.com.br/2016/02/resenha-95-o-guardiao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thayenne!

      Vai dando uma improvisada em mais espaços ai porque material pra colecionar não vai nos faltar tão logo (ainda bem). Logo sai a edição brasileira e quem sabe ele não te seduza ein?

      Que bom que gostou das fotos! Muito obrigada pelo comentário.
      Beijos

      Excluir
  8. Olá, Allana!
    Não sou fã desse tipo de leitura, nunca li a série (ao contrário de 99% das pessoas que conheço/sigo). Mas confesso minha paixão pelas edições, ilustrações e fotografias dela. Realmente é um trabalho sensacional, os fãs estão cheios de razão ao se apaixonarem não apenas pela história em si! Adorei a resenha e as fotos!
    Abraço!
    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla,

      Muito bacana ver que seu interesse acaba sendo diferente do da grande maioria: não a saga em si, mas o trabalho de arte. E olha, trabalho incrível diga-se de passagem.

      Obrigada pelo seu comentário! Beijos

      Excluir
  9. Olá!

    Que versão Ma-ra-vi-lho-sa de Harry Potter! Eu quero! Adorei o fato de ter mais de 100 ilustrações, isso é lindo e encantador. Eu queria muito a versão em inglês da capa original hardcover e que vem em um baú, mas não acho muito mais essa versão. Então acho que vou acabar comprando essa versão. Ela é muito linda. Uma pena que teremos que esperar tanto tempo até poder ter todos os livros. Acho que fico com a capa britânica mesmo pois me da nervo ler sorcerer ao invés de philosopher apesar de eu saber que esta tudo correto kkkk mania besta minha. Adorei sua divulgação sobre, uma pena o livro ser um pouco caro, mas nada que juntar o dindin não ajude kkkk

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela!

      Menina, maravilhosa é pouco. Faltam adjetivos pra descrever essa edição.

      HAHAHAHAHAAH entendo você completamente, coisa de fã essa pira com sorcerer's/philosopher's.

      Ela é um pouquinho cara sim, mas esse tempo que temos que esperar entre uma edição e outra dá pra ir guardando os trocadinhos pra então comprar a próxima. Invista na sua edição e seja muito feliz, valerá a pena.

      Muito obrigada pelo carinho e pelo comentário! Beijos

      Excluir