Posts Recentes

#8 Onde Cantam os Passaros, Evie Wyld

22 fevereiro 2016

ISBN: 978-85-66636-52-9
Título original: All the Birds, Singing
Autora: Evie Wyld
Ano: 2015
Páginas: 251
Idioma: português 
Editora: DarkSide® Books
Gênero: Ficção, suspense
Sinopse: No premiado romance de Evie Wyld, a fazendeira Jake White leva uma vida simples numa ilha inglesa. Suas únicas companhias são rochedos, a chuva incessante, suas ovelhas e um cachorro, que atende pelo nome de Cão. Tendo escolhido a solidão por vontade própria, Jake precisa lidar com acontecimentos recentes que põem em dúvida o quanto ela realmente está sozinha – e o quanto estará segura. De tempos em tempos, uma de suas ovelhas aparece morta, o que pode ser muito bem obra das raposas que habitam a floresta próxima à sua fazenda. Ou de algo pior. Um menino perdido, um homem estranho, rumores sobre uma fera e fantasmas do seu próprio passado atormentam a vida de uma mulher que sonha com a redenção. Aos poucos, vamos descobrindo mais sobre as suas habilidades em tosquiar e cuidar de ovelhas, aprendidas ainda quando jovem, em sua terra natal, na Austrália. E vamos aprendendo também o que aconteceu lá, que acabou por conduzir White à uma vida de reclusão e isolamento. E sobre as contradições e diferenças entre um passado (sempre narrado no tempo verbal presente) cheio de vida e calor, e o presente (narrado por sua vez no passado) repleto de lama, frio e um ritmo mais desacelerado, paira uma atmosfera absolutamente brutal.
Classificação: 2,5/5
★★★★★♥

O quão empolgada fiquei para ter esse livro na minha prateleira? Muito. Não via a hora de poder ter aquela capa rosa dura, chamativa e cheia de desenhos. A editora Darkside Books tem esse poder de elevar seus produtos a um nível de extrema qualidade e atratividade. 

Fui com tanta sede ao pote que preferi não ler a sinopse ou qualquer outra informação sobre a história ali gravada. O processo foi o seguinte: comecei a leitura, empaquei, li mais um pouco, estranhei, empaquei novamente, me convenci a continuar lendo, me questionei muito, questionei muito a Evie, voltei a ler e enfim terminei. Foi uma tarefa árdua e cansativa. Vou explicar os porquês.

O enredo de "Onde Cantam os Pássaros" é pautado em um clima de suspense e sexualidade. O livro possui duas linhas históricas, sendo uma com fatos atuais seguidos em uma sequência lógica, e uma segunda que constitui-se pelos fatos passados vivenciados pela protagonista, Jake White. Cada capítulo do livro conta uma dessas duas vertentes, de maneira que os capítulos com numeração par contam o passado e os de número ímpar apresentam o presente, narrado de uma maneira lenta. 

O principal cerne dos capítulos ímpares contém uma narrativa que expõe a vida da Jake, uma moça atraente, solitária, rústica, que mora em uma fazenda na Inglaterra onde cria ovelhas e conta com a companhia do seu cachorro, o Cão. Episódio após episódio as ovelhas começam a aparecer mortas, sucumbidas de uma maneira brutal que somente um animal selvagem poderia deixá-las de tal forma. Entretanto, Jake não descarta a possibilidade de alguém (ou algo) estar provocando os ataques. Assim, a trama segue mostrando como o dia a dia da protagonista está sob a influência desses acontecimentos.

O passado é contado de forma inversa: o leitor começa a ser apresentado ao ápice da vida da Jake até ele ser "esfarelado" aos mínimos (mas não tantos) detalhes que levaram a jovem até o momento atual em que ela se encontra. Essa forma de narrativa é tão confusa que fica inclusive difícil de explicar. Confesso que demorei muito para entender que havia duas histórias ali sendo contadas paralelamente de forma inversa. 

Dou muito mérito para a autora, Evie Wyld, por ter tido coragem de arriscar e contar suas ideias de maneira tão ousada. Não deve ser a toa que a escritora foi premiada entre as 20 melhores escritoras do Reino Unido, entre outros reconhecimentos. "Onde Cantam os Pássaros" se tornou sua obra mais conhecida, mas eu diria que não a melhor.

O livro teria tudo para ser memorável se a autora tivesse investido em uma das duas vertentes que classifiquei acima. A linha temporal do passado da protagonista teria tudo para dar um incrível suspense, uma história bem "Darkside" se me permitem dizer. Mas não é o que aconteceu. Em muitos momentos a impressão que tive era que, conforme as ideias foram sendo externalizados pela Evie Wyld, ela foi colocando ali. Como um brainstorm, só que sem logística alguma.

Poucos outros personagens são explorados na história, contudo, entre eles destaco dois que foram decisivos: Lloyd e Otto. O primeiro faz parte da Jake atual; ele apareceu de um jeito despretensioso e acabou se tornando um grande amigo. O outro faz parte do passado da protagonista; ele apareceu expondo sem censura alguma quais eram seus objetivos e, ao fim, a malícia se tornou proteção.

O final não me chamou muita atenção; a fadiga que a leitura me causou foi maior do que a expectativa de esperar um encerramento que me fizesse querer mais. Um ponto muito atraente desse livro é a presença de uma personagem feminina com personalidade tão forte como a Jake nos mostra. Ela é incisiva ao tomar atitudes, corajosa para enfrentar seus medos, assertiva ao dizer o que pensa, é respeitada pelos homens e também desejada por eles, e uma criadora de fatos (pra não chamar de mentirosa). Jake chama atenção pela sua resiliência, pelo modo como ela conseguiu encontrar estratégias para lidar com os eventos traumáticos da sua vida que, ao final, podemos entender que foram determinantes na forma como ela se comporta atualmente e pelo jeito com que ela é. Mas fiquei me perguntando até que ponto é resiliência ou é apatia. Será que a protagonista apresenta algum transtorno psicológico? Cheguei a conclusão de que sim, mas essa seria uma discussão pra outro momento.


Comentários
35 Comentários

35 comentários :

  1. Oieee Tudo bom???
    Eu geralmente não leio as resenhas dos livros que vou ler, então eu te entendo. Entendo também que um bom marketing é a diferença, mesmo o boca a boca é muito relevante para vender um livro. Já peguei muitos livros que falaram que era maravilhoso e eu simplesmente não vi isso.
    Mas lendo sua resenha, deu para ver que a autora tinha uma grande historia na mão, mas a forma como ela abordou talvez não tenha sido a melhor aproveitada do seu ponto de vista. Eu fico com pena quando isso acontece, mas faz parte.
    O bom é que você conseguiu acabar de ler!
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Livro é uma coisa muito singular. Cada um sente, percebe, entende de acordo com o contexto no qual está inserido, de acordo com a época que leu, etc.

      Pra mim não foi nada fácil fazer essa resenha porque eu simplesmente detesto desmerecer algo, procuro ver o melhor em tudo, ainda mais na literatura. Mas não poderia chegar aqui e dizer coisas que não vi na história. Espero que entenda isso.

      Muito obrigada pelo seu comentário. Beijos!

      Excluir
  2. Oi Allana, tudo bem?
    Esse livro realmente tem uma edição maravilhosa e muito atrativa! A Darkside arrasou nessa capa.
    Uma pena que a história tenha te decepcionado! Eu já li outras resenhas sobre ele e algumas pessoas comentaram que também acharam a história confusa.
    Então eu sinceramente não tenho interesse na leitura, pois confesso que pensei que se tratava de uma história mais dark.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maiara!

      A edição é maravilhosa, achei até que ela ganhou da versão original. Por se tratar de uma publicação da Darkside nós acabamos esperando coisas realmente muito boas porque é isso que a Darkside têm nos trazido. Achei uma pena que a história não tenha correspondido à essa realidade.

      Muito obrigada pelo seu comentário. Beijos!

      Excluir
  3. Olá, Eu não conhecia o livro mas já pela capa eu não gostei dele, achei a capa um puco exagerada e acabou ficando feia, na minha opinião. Sobre a história, me senti desligada lendo a resenha e imagino se tentasse ler o livro, não conseguiria me prender em nada. Gostei da tua sinceridade e ter mostrado todos os lados do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!

      Pra mim não foi nada fácil fazer essa resenha porque eu simplesmente detesto desmerecer algo, procuro ver o melhor em tudo, ainda mais na literatura. Mas não poderia chegar aqui e dizer coisas que não vi na história. Espero que entenda isso.

      Muito obrigada pelo seu comentário. Beijos!

      Excluir
  4. Ao contrário de você essa capa não me chamou a atenção, achei muito rosa com muito verde. Muito excesso de informação. Só pela capa e nome eu já não me arriscaria na leitura.
    Com sua resenha ressaltando que a narrativa é confusa aí que perdi a vontade mesmo de conhecer o livro.
    Mesmo com uma pontinha de curiosidade para saber o que houve com as ovelhas vou deixar para uma próxima dica.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!

      A capa realmente tem muita informação. Se você gosta de algo mais discreto talvez pudesse ter sido atraída pela edição original, ela é mais simples.

      A história das ovelhas é bem criativa, mas ainda acho que ficou faltando muita informação pra ela poder prender o expectador.

      Muito obrigada pelo seu comentário. Beijos!

      Excluir
  5. Eu almejo esse livro justamente pelos motivos que tu disse: ele é lindo!!! (ok, assim como todos os livros da Darkside, mas também almejo todos os livros deles hahaha) Mas nunca havia lido uma resenha, nem mesmo sabia do que se tratava a estória, então foi bom me deparar com as suas opiniões aqui, pois desanimei legal e talvez agora eu evite de perder dinheiro hahaha
    Enfim, eu curti muito teu blog, me identifiquei com teus gostos, tô seguindo aqui e pretendo acompanhar! :)

    http://magoevidro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tisa!

      Fico feliz por saber que não sou a única louca do cor de rosa hahaha a maioria dos comentários aqui estão dizendo que não se sentiram atraídos assim pela capa.

      Darkside é Darkside né! Estamos nos acostumando a ter coisas realmente boas publicadas pela editora, e espero que eles continuem nos presenteando assim. "Onde Cantam os Pássaros" pode não ter sido o melhor livro com o selo da caveira, mas nem por isso vamos perder a fé.

      Muito obrigada pelo seu comentário e pelo carinho. Tenha certeza que eu e a Anne ficamos contentes ao saber do seu interesse pelo blog. Beijos!

      Excluir
  6. Oiii

    Para ser bem sincera não gostei nenhum pouco da capa, achei que o cara da arte pegou varias imagens e fez um Brainstorming.
    Já tinha ouvido falar deste livro e não curti a premissa do livro, vou deixar passar =/


    Bjoss


    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stefani!

      A capa é bem chamativa, de fato tem informação demais. Mas, particularmente, não tem uma edição da Darkside que não me atraia.


      Não foi fácil fazer essa resenha pelo fato da leitura não ter me atraído tanto. Me senti desconfortável em ser a "portadora de más notícias", mas espero que entenda.

      Muito obrigada pelo seu comentário. Beijos!

      Excluir
  7. Olá, tudo bom?

    Assim como você, eu fiquei doida para ter esse livro na minha estante só pela capa haha E, assim como você, ainda não tinha lido nada sobre o livro. Até agora. Fiquei triste ao saber a sua opinião sobre o livro, pois sempre tenho altas expectativas sobre os livros da Darkside, só pela qualidade de suas publicações. Porém, acho que até melhor agora, pois lerei o livro com outros olhos e, talvez, possa gostar.

    Obrigada pela dica, mesmo assim!

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellida!

      Fico muito feliz por você não desistir do livro mesmo depois da resenha. Ao final, esse era meu intuito, destacar até mesmo alguns pontos positivos pra que a história não fosse de toda perdida.

      Foi bem desconfortável ter que falar o quanto a leitura me desagradou. Agora você tem uma chance de ler já sabendo de alguns pontos que talvez tivessem sidos essenciais pra que eu tivesse me desgastado menos. Depois volta aqui e conta o que você achou.

      Faça bom uso da sua edição lindíssima! haha

      Muito obrigada pelo seu comentário. Beijos!

      Excluir
  8. oie.
    Não conhecia o livro, mas eu também leria pela capa. QUE ESTÁ LINDA.
    Bom! Eu achei a premissa muuuuuuito confusa e acho que não leria o livro, principalmente pelo fato de ter sido uma leito muito cansativa para você e nem mesmo o final chamou sua atenção, acredito que vai acontecer o mesmo comigo.
    Realmente uma pena você não ter curtido.
    mas eu amei sua resenha e sua sinceridade.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Acredite em mim, não foi fácil fazer essa resenha. Eu também senti uma pena enorme por não ter gostado tanto da leitura, ela realmente foi cansativa.

      Se tiver a oportunidade, dá uma chance para o livro. Ele é muito muito lindo e ultimamente tem estado com um preço mais acessível.

      Muito obrigada pelo seu comentário, beijos!

      Excluir
  9. Eu tb tenho o costume de não ler sinopses dos livros que quero muito ler, e já aconteceu de no meio da leitura do livro eu ir buscar na sinopse compreensão do que o livro falava. É muito chato quando a gente vê uma ideia mal trabalhada, como me parece, nem foi por falya de vontade da autora, vontade demais também faz isso e deixa tudo muito confuso. Realmente a capa é linda e eu adorei o cão se chamar Cão.

    Beijos,
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana!

      Concordo com o que você disse, é bem provável que a Evie Wyld tenha ficado tão ansiosa com tudo que a história acabou saindo confusa. Mas como eu disse na resenha, dou muito mérito a ela por ter tido a ousadia de escrever essa obra; tanto pela narrativa, quanto pelo enredo.

      O Cão já pode ser considerado um dos cachorros com o melhor nome da literatura mundial!!!!

      Obrigada pelo seu comentário, beijos!

      Excluir
  10. Achei a capa bem bizarra e lendo a sua resenha, não me empolguei nenhum pouco em conferir o conteúdo do livro. Que pena que a leitura foi cansativa e o final não te surpreendeu. Acho que o livro me despertaria as mesmas questões que despertou em você: será que ela era determinada ou apática? Mas não fiquei curiosa ao ponto de conferir o livro. deixarei passar esse...
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Nossa, imagino a sua frustração após a terminar a leitura. Eu já sofri com isso, de imaginar que a história seria boa e depois me decepcionar. COnfesso que o livro não me chamou a atenção,e vou deixar a leitura para outra hora.
    Bjks!

    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Oi olha desde que o livro foi lançado eu sou louca pra fazer essa leitura, acho que diferente de você eu vou curtir o estilo da escrita, pois adoro quando os autores fazem esse mix temporal e me confundem. Eu acredito que o que você chama de confusão na trama, foi intencional principalmente sabendo a escola literária que a autora pertence. Acabo ficando cada vez mais curiosa em relação a leitura, quer trocar o livro, não? Hauhauhauhauha
    Se quiser me chama, que eu posso ter algum q te interesse. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    A edição é muito bonita mesmo! Eu fiquei doida quando a vi pela primeira vez.
    Acabei de sair de uma ressaca literária, e acredito que essa não seria uma boa leitura no momento, só de ler sua resenha achei cansativo, imagine ler?
    A premissa não me chamou a atenção, mas saber que a autora ganho prêmios por sua escrita, me deixou curiosa para conhecer suas obras, mas não essa.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Muito chato quando começamos a leitura com tanta expectativa e ela decepciona afff.
    A leitura demora tanto para acabar, eu no seu lugar nem sei se terminaria rsrs
    Se torna uma leitura massante e ainda mais que o final não chamou a sua atenção.
    Vou deixar passar.
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem??

    Uma pena que essa obra da autora não foi tão boa... Gostei da sua resenha! Explicou bem o seu ponto de vista e deu vários motivos. Eu provavelmente não teria ido até o final da leitura... Quando o livro começa a me cansar, largo ele já no início! Mas essa edição está realmente muito bonita, e que bom que pelo menos a Jake é uma boa personagem e com traços bem fortes!

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Amiga olha eu achei que tu desenvolveu uma ótima resenha sobre esse livro, mas sinceramente não me chamou atenção para conhecer sabia? Mas tipo, eu não gosto de julgar o livro sem realmente de fato conhecer a estória. Talvez eu venha a ler mais pra frente para poder conhecer, mas de primeiro momento ele não aguçou a minha curiosidade. Mas espero poder ter uma opinião oposta, até porque a gente tem que ter o momento e a hora certa para ler certos livros e agora pelo momento que estou passando não vai rolar mesmo. Mas vou guardar sua dica.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-espera-de-romeu.html

    ResponderExcluir
  17. Oiee ^^
    Acho a capa desse livro tão linda ♥ E sendo da DarkSide então...a diagramação deve ser uma beleza. Gosto de livros que mostram tanto o passado quanto o presente, mas é uma pena que a narrativa tenha sido tão lenta *-* É uma pena mesmo que a leitura não tenha sido tão boa, estava bastante animada para lê-lo...hehe' vou ver se ainda o leio, mas com certeza não vou criar tantas expectativas.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Essa capa é realmente linda, eu também leria só pela capa, assim como você fez. hahaha Não conhecia esse livro da DarkSide.
    Adorei sua resenha, mas pelo que você disse não sei se eu leria esse livro

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  19. Oi!!

    Através da sua resenha achei o livro cansativo e confuso, e as vezes ajo que nem você: compro um livro pela capa, e infelizmente as consequências em algumas situações são desastrosas. Pelo visto o final foi sem "SAL" e "chato", realmente quando a história e o livro não "casam" com o leitor é complicado extrair qualquer ponto positivo.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    A capa do livro 3 realmente muito linda quando bati o olho nela já gamei. Mas não posso dizer o mesmo pelo o que você contou do livro. Tinha dr tudo para ser uma estória bacana, mas essa coisa de ordem cronológica inversa ao atual deixou tudo muito confuso. E essa coisa dr narrativa lenta, deixa a leitura bem chata, tive experiência ruim com um livro assim recentemente. Apesar de tudo, pelo menos a darkside ainda mantém a qualidade de seus produtos, o que é o mais importante.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  21. Quando vi que esse livro foi editado pela dark side tive certeza de imediato que a edição é top, eles arrasam. Mas infelizmente o livro não me atraiu nenhum pouquinho, isso a primeira vista, alguns pontos citados na sua resenha vieram a confirmar minha primeira impressão e apesar da mocinha ser forte, fato que me agrada bastante, acredito que não leria.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  22. Oiii!

    Sempre li comentários sobre a obra mas eu ainda não parei de pensar sobre a obra. Achei a parte grafica dele, muito linda!
    Sobre o enredo em geral, eu achei ele um pouco fraquinho >< Não sei se essa forma de narrativa vale a pena para mim, enfim. Não curti muito não. Gostei da forma você colocou a sua opinião no post <3
    A resenha está linda *-*

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Só pela sua resenha já vi que a história é lenta e meio confusa. a capa já não me agradou e vendo que a história não é cativante só aumenta a minha tese de que não vou gostar do livro.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Poxa, que chato. Tanta expectativa e premissas tão promissoras para no final parecer um brainstorm sem lógica? Triste isso. Eu estava animada com a forma como você estava apresentando a resenha até chegar a essa informação.
    Assumo, foi um baita balde de água fria na minha animação.

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Pulei bastante partes da resenha pois ele está nos meus desejados, só estou esperando o preço abaixar rsrsrs
    Sempre vejo pessoas criticando ou amando esse livro, não sei se é questão de interpretação, ou expectativas lá em cima, já aconteceu comigo muito isso em obras da Dark, que vou no skoob e vejo notas 2/3 e eu lendo dou 5 e as vezes chego até a favoritar.
    Enfim, espero poder ler ela pra tirar minhas conclusões ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oiii
    A capa é bem chamativa né?
    Sua nota foi muito baixa,o que já me deixou com o pé atras antes mesmo de ler a resenha.
    E quando terminei ela,percebi que seria um livro que eu também não iria gostar.
    Historias lentas e arrastadas nunca encantam.
    Obrigada pelos toques.
    Beijos.

    ResponderExcluir