Posts Recentes

#4 Psicose, Robert Bloch

18 janeiro 2016

ISBN-13: 9788566636154
Autor: Robert Bloch
Ano: 2013
Páginas: 240
Idioma: Português 
Editora: DarkSide® Books
Gênero: Drama, suspense
Sinopse: Livro que deu origem ao mais famoso filme de suspense de todos os tempos. Psicose conta a história de Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela depositar num banco. Ela então vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. Belo suspense, de tirar o fôlego!

Classificação: 5/5
★★★★★

"Você odeia as pessoas. Porque, na verdade, você tem medo delas, não é? Sempre teve medo, desde pequeno. Melhor se enroscar numa cadeira debaixo de um abajur e ler um livro. Você fazia isso há trinta anos e continua fazendo agora: se esconder entre páginas de livros."

E eu achava que não iria gostar mais dessa história do que já gostava. Depois de assistir ao filme bastante vezes, acompanhar a série de TV, finalmente consegui ler o livro que deu origem a um dos filmes mais famosos de todos os tempos. Escrito por Robert Bloch e publicado no Brasil pela editora DarkSide Books, Psicose é o livro que conta a história de um dos maiores psicopatas já visto, Norman Bates. 

Norman Bates é um cidadão pacato que passou dos 30 anos de idade ainda mora com a mãe e cuida dos Motel da família. Sempre quieto e com habilidades e gostos estranhos, Norman cresceu apegado e afeiçoado intensamente com a mãe, fazendo com que pouco se envolvesse com alguém além dela. Apesar de lidar com os poucos clientes, ele não conversava com muitas pessoas. Norman sempre preferiu empalhar animais e ler seus livros. A personalidade introvertida e a falta de socialização, fez com que sua mente agisse um pouco diferente... Norman é diferente. Sempre foi. Sempre foi perigoso.

Se você já assistiu ao filme do grande maestro Alfred Hitchcock deve saber como a história anda. Mas não se engane, o livro é igualmente genial (e melhor em detalhes!). A escrita do Robert Bloch é encantadora e viciante, não pude descansar enquanto não tivesse lido tudo. A história, mesmo conhecida por mim já, conseguia me surpreender e me deixar com mais vontade ainda de ler e devorar todas as páginas. 

Uma das coisas mais legais desse livro, é perceber o jogo psicológico que rola ali. Não somente do Norman e sua mãe; Norman e sua vítima, mas também entre ele e nós leitores. No início da trama, já temos uma sensação de ''o que ta acontecendo'' e vamos descobrindo o que realmente houve, quando o Robert Bloch abre o discurso do protagonista e assim conseguimos enxergar realmente o que aconteceu.

"É que, em verdade, você não queria se mudar daqui. Nunca quis sair deste lugar, e nunca vai sair. Você não pode sair daqui, pode? Assim como também não pode crescer."

É impossível não relacionar a história com a série Bates Motel. Em algumas partes do livro eu podia me lembrar da adolescência do Norman, interpretado pelo Freddie Highmore, e da relação dele com sua mãe Norma Bates, Vera Farmiga. Ter assistido a série me proporcionou maior entendimento sobre a personalidade do protagonista acrescentando mais valor ainda a história e a minha experiência de leitura. 

Se você, assim como eu, adora suspenses, esse com certeza é o livro certo para você. Robert Bloch criou a atmosfera perfeita para essa história arrepiante. Vale a pena demais parar um tempinho e se dedicar a conhecer mais os donos do Bates Motel. E se você já leu ou pretende ler, deixa ai nos comentários o que achou ou o que pretende encontrar na leitura. Um grande beijo e até a próxima!
Comentários
30 Comentários

30 comentários :

  1. Esse livro é um clássico.
    Já vi o filme, mas nunca tive oportunidade de ler o livro.
    Mas como você apontou, apesar do filme ser incrível o livro sempre tem mais detalhes.
    Nunca li Bates Motel, mas interessante a dica e a relação que você fez.
    Ótima resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Quero muito ler esse livro. Ainda não assisti ao filme, então acho que será ainda mais legal.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?

    Amei a resenha! Nunca li nada do autor, mas se tratando de DarkSide é sucesso com certeza. Adorei a premissa do livro, e a forma como você conduziu sua resenha, me deixou super instigada em conhecer a trama. Parabéns pela resenha instigante!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Li esse livro em outubro do ano passado, e como você eu já conhecia muito bem cada mistério dessa história, e mesmo assim tive tantos momentos de "como assim". O autor vai carregando as cenas de tanta tensão que é quase instintivo eu me sentir assim, mesmo sabendo que era assim, adorei ler Robert Bloch, pena que só encontro esse livro dele em português T-T
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Mesmo sendo tão bem comentado, ainda não tive vontade de ler. Sua resenha aumentou minha curiosidade em relação ao livro e se tiver oportunidade, quem sabe? =D

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anne! Acredita que até hoje não assisti a série e o filme, mesmo tendo muita vontade? Eu preciso mesmo parar de enrolar e assistir logo. Quanto ao livro, fiquei muuuito interessada, acho que vou ver o filme na Netflix primeiro, e se eu gostar (o que acho que tem grandes chances de acontecer!), vou procurar pelo livro. Resenha ótima, como sempre! <3

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita curiosidade para ler o livro porque adorei o filme original e também gostei do remake que fizeram depois. Acho a história muito original e instigante, sem falar que pode até acontecer de verdade. Como você recomenda o livro para amantes de suspenses, está recomendando pra mim e eu vou ler em breve.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii!

    Enquanto eu ia lendo sua resenha, fui ligando com algumas coisas que conheço da série, mas não assisti por motivos de medo hahahah. Eu gosto de suspense, mas não sei, algo sempre me deixa com pé atras eu acabo não dormindo a noite HSUHAUSHAUHSU
    Gostei da sua resenha! Ficou muito descritiva sem spoiler!
    Parabéns!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Gente, onde eu estava que não tinha feito ainda a ligação entre o livro e a série? Tá igual Under the dome, que eu só fui perceber no meio da primeira temporada KKKKKK Mas enfim, lerdezas à parte, gostei muito da resenha. É um livro que tenho interesse, como quase todos da Dark Side, mas que ainda não tinha procurado a sinopse para ler. Obrigada pela dica! Um beijo : *

    ResponderExcluir
  10. Oie :)
    Já ouvi falar desse livro, do filmes e da série, porém apesar de muito me interessar pela trama, ainda não tive a oportunidade de conhece-los de fato. Fiquei ainda mais curiosa após sua resenha e é bom saber que irei me surpreender ao ler o livro mesmo se já tiver visto o filme ou a série :)

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Já tinha visto a capa desse livro antes, mas confesso que não sabia que ele tinha ligação com a série "Bates Motel" *-* Gente! Não sou muito fã de suspense, mas sempre tive curiosidade de acompanhar a série (estou atolada com algumas aqui, mas logo terei tempo de ver BM), então com certeza vou querer ler esse livro.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olha eu sinceramente não gosto de livros assim que mexem com psicologico não.
    Não faz nem muito meu gênero para te falar a verdade. Mas tenho que confessar que a trama me parece ser muito bem desenvolvida. Espero que seus outros leitores gostem e aproveitem bastante, porque eu já vou em umas leituras mais leves e tranquilas. Esse ano não estou podendo com nada muito RADICAL não rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/voce-sabe-o-que-e-amar-6.html


    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Não conhecia o livro, mas pelo jeito que você escreveu sua resenha e esse ar de suspense que a história tem... parece ser um ótimo livro!
    Fiquei bastante curiosa e conhecer essa história tão real.
    Parabéns pela resenha.
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu adorei o seriado também! Saber que esse livro lembra um pouco desse passado tão bem interpretado pelos atores me deixou ainda mais encantada. Adoro o filme, o clássico, e curti saber que o livro é ainda mais rico em detalhes. Queria mesmo saber disso... Qual era a diferença entre livro e filme. Obrigada pela informação! Com certeza, pretendo ler a obra ainda esse ano.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Pelo título do blog, e pelos comentários, eu sou o único "cara" comentando aqui, mas, queria dizer que eu achei seu texto bem sucinto. Pois bem, esse tema de psicopatas e afins me fez lembrar do filme "psicopata americano"(estrelado por Christian Bale). Queria saber se nos extras dessa versão que tu leste pela dark side há alguma referência sobre a influência de psicose na cultura pop sobre esse tema de psicopatas etc. ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi Anne,
    Olha eu já tive o prazer de assistir ao filme que é um clássico
    e extremamente interessante. Sou louca para fazer a leitura do livro e pretendo
    fazê-la em breve, pois acredito sempre que por melhor que um filme seja,
    o livro sempre consegue nos acrescentar algo além.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não conhecia direito a história de Norman quando li essa obra, e amei a leitura. Ela tem a narrativa bem simples, né? Mas o autor conseguiu com maestria levar o desenvolvimento final de forma surpreendente. Agora quero assistir a série com ele jovem.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Oii!!!
    Nunca li o livro,vi o filme mas não curti muito..achei bem chatinho mesmo (acho que sou a única que acha isso...hahahaha),já a serie vi só algumas partes de alguns episodios não acompanhei a serie até o final..talvez eu repense e assista a serie do inicio :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-seguinte.html

    ResponderExcluir
  19. Oie!
    Confesso que não conhecia a trama, e também não assisti ao filme. Sempre me passou a ideia de que seria um filme de terror, por isso nunca me interessei. Mas pela sua resenha, pude notar que é uma trama de suspense, algo que sei que vou gostar. E sem contar que a edição dessa editora é maravilhosa, e vai contribuir e muito para a leitura.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Se eu te contar que nunca assisti Psicose, você vai acreditar?
    Como uma boa fã de suspense, tenho quase certeza que vou gostar da leitura, apesar de achar que é um livro bastante denso.
    Espero que, se um dia eu ler, eu curta a leitura como você curtiu!
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi,

    Eu assisti o filme há muito tempo. Também assisti Bates Motel, mas não gostei. Ainda não decidi se vou ler o livro. Gostei da sua resenha.

    Beijos
    Jucimara Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Li muitas resenhas sobre este livro mais nenhuma delas me cativou tanto quanto a sua, sempre tive vontade em lê-lo ,mais por algum motivo até hoje ainda não o fim acho que é receio, afinal ainda não vi ao filme e nem a serie ,ou seja a historia seria uma surpresa para mim (o que pode ser bom ou não) , mais como sou fã do gênero suspense creio que irei gostar sim ,pois a historia aparenta ser muito envolvente

    ResponderExcluir
  23. Eu não sabia que esss filme era baseado em um livro! Que bacana!!! Já adoro l filme mas com certeza vou amar o livro pois concordo plenamente com você os livros são bem mais ricos em detalhes.
    Esss livro vai para a minha lista daqueles que quero para já!
    Beijos
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?
    Com certeza Psicose é um clássico, mas acredita que eu nunca o li e nem vi o filme? Eu me sinto até com vergonha de dizer isso, pois sou apaixonada em livros de suspense. Eu gostei muito da sua resenha, e fico feliz que a série te ajudou a entender mais sobre a personalidade do Norman, com certeza irei procurar a série, o livro e o filme.

    ResponderExcluir
  25. Eu assisti o filme uma vez, lembro pouco da trama mas achei tão denso, que não sei se teria coragem de fazer a leitura já que o jogo psicológico nos livros é sempre mais forte.
    No entanto é bom saber que o enredo convence, que é bem desenvovido e envolvente caso eu mude de ideia algum dia rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  26. Olá! Confesso que nunca tive coragem de assistir ao filme, mas agora estou me preparando para isso, acho que vou gostar haha Acho interessante quando trabalham a temática serial killers... Quanto ao livro, também fiquei com muita vontade de ler, ainda mais depois de tudo o que você falou, que é uma obra que consegue ser única, apesar de ter um filme e uma história já conhecida por muitos. A sua resenha ficou ótima =) Falou o suficiente sem dar detalhes da obra. Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oi Anelise, sua linda, tudo bem
    Todas as resenhas que tenho acompanhado sobre esse livro dizem o mesmo, que apesar de já conhecermos a história por causa do filme, o livro ainda assim consegue nos surpreender. Gostei muito do ponto de vista que levantou, o lado psicológico dele, e também o relacionamento dele com a vítima. Já vi algumas cenas dessa série, pena que não tive tempo de acompanhá-la. Um clássico que merece ser lido. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Annelise,
    Psicose é um clássico né?
    Eu não sabia que a estória tinha sido inspirada em um livro, eu achava que o livro tinha sido inspirado no filme. (que engano!)
    Eu vi o filme trocentas vezes e não pensei em ler o livro, mas sendo diferente...
    E sendo da Darkside que eu babo nos livros.
    Vou querer sim, com certeza.
    bjs,
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem? Acredita que nunca vi e nem li esse clássico? Mas claro que ele está na lista de clássicos que quero muito ler, esse no caso preciso comprar! Eu vi as chamadas da série e me interessei também, é uma história que merece ser conhecida! Adorei sua resenha, pela empolgação acho que não vou me decepcionar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Eu nunca vi o filme, nem a série e também não li o livro, confesso que não é o meu gênero favorito, mas fiquei bem curiosa lendo sua resenha, acredito que a história me prenderia facilmente com todo esse suspense. Enfim, gostei muito da resenha e colocarei esse livro na lista de leituras o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir