Posts Recentes

#3 Prince of Thorns, Mark Lawrence

13 janeiro 2016

Trilogia dos Espinhos # 01
Autor: Mark Lawrence
Ano: 2013
Páginas: 360
Idioma: Português 
Editora: DarkSide® Books
Sinopse: Tem início a Trilogia dos Espinhos: Ainda criança, o príncipe Honório Jorg Ancrath testemunhou o brutal assassinato da Rainha mãe e de o seu irmão caçula, William. Jorg não conseguiu defender sua família, nem tampouco fugir do horror. Jogado à sorte num arbusto de roseira-brava, ele permaneceu imobilizado pelos espinhos que rasgavam profundamente sua pele, e sua alma. O príncipe dos espinhos se vê, então, obrigado a amadurecer para saciar o seu desejo de vingança e poder. Vagando pelas estradas do Império Destruído, Jorg Ancrath lidera uma irmandade de assassinos, e sua única intenção é vencer o jogo. O jogo que os espinhos lhe ensinaram.
Classificação: 5/5
★★★★★

É muito difícil escrever sobre algo que te fez ficar dividida. Em Prince of Thorns, primeiro livro da Trilogia dos Espinhos escrita pelo Mark Lawrence, somos apresentados a história do príncipe Jorg Ancrath, que testemunhou a morte de sua mãe e seu irmão, William, enquanto foi jogado em uma arbusto de roseira brava. Quando ele consegue ''sobreviver'' e sair dali, o sentimento de ódio e vingança já estavam muito enraizados e suas motivações passaram de obscuras para super obscuras e perigosas.

Anti herói é pouco quando se trata de Jorg Ancrath. Eu comecei a ler o livro e fui ficando espantada com tamanha brutalidade e maldade no coração do jovem. De início fiquei espantada ao perceber que ele não tinha nem 15 anos e já matava com uma naturalidade assustadora. No entanto, me lembrei que na idade média, garotos de 14 anos já lutava em batalhas, já eram considerados homens e não mais crianças. Além da estimativa de vida não passar dos 30 anos. Mesmo eu não achando normal o Jorg ser tão novo e tão ruim e a frieza que o autor escreveu ter me deixado aflita, eu entendi o contexto e tudo ficou mais claro. 

Vamos sendo guiados pela história do príncipe vingativo, que fugiu com um bando de ladrões e mata qualquer um sem piedade. Narrado em primeira pessoa, podemos ver mais sobre seus sentimentos, seus pensamentos, aflições e até mesmo hesitações. Eu gostei de ter lido em primeira pessoa, pois consegui enxergar coisas que eu jamais conseguiria se fosse escrito em terceira. Foi muito importante para eu entender mais o Jorg e não odiá-lo totalmente. Vi vários comentários referentes a falta de profundidade dos personagens secundários, mas não me incomodei com isso, até porque o foco não era esse. Acredito que nos próximos volumes teremos mais sobre os demais personagens. 
“Lembrei de um tempo em que minha vida era uma mentira. vivia num mundo de coisas suaves, verdade mutáveis, toques sutis, risos sem razão. A mão que me puxou da carruagem naquela noite, que me retirou do colo aquecido de minha mãe e me atirou aos prantos na noite chuvosa, aquela mão me jogou através de uma porta pela qual não posso mais retornar. Todos nós passamos por essa porta, mas tentamos sair por nossa própria vontade, aos poucos, tomando fôlego, caindo e tentando.”
A escrita do Mark Lawrence me agradou muito. Foi uma grande surpresa para mim, já que nunca havia lido nada dele até então. Ele usa o vocabulário medieval, mas não exagera nas palavras desconhecidas pela nossa geração, o que facilita muito o ritmo de leitura. A edição da DarkSide Books está impecável como sempre. A diagramação está incrível, ilustração da capa, folha de guarda, a fonte em tamanho ideal. Não posso nem descrever o quão bonita é essa edição.

Se você gosta de livros de guerra, essa história é perfeita. Há um jogo incrível recheado de traição, de poder, reviravoltas e vinganças. Você se pega confrontando seus ideais, porque há muita coisa que precisa ser problematizada nessa história (muita mesmo!), você provavelmente irá sentir muita raiva do protagonista, mas vai gostar de ler sua saga em busca do poder. Me senti empolgada, com raiva, aflita e nervosa, mas nada disso foi sentido de uma forma negativa. Li em pouco tempo, porque estava ansiosa demais para saber o final e concluir que a Trilogia dos Espinhos tem tudo para ser uma das minhas favoritas.

E você? Já leu Prince of Thorns? Se sim, me conta ai o que achou!

Comentários
28 Comentários

28 comentários :

  1. Oie Anelise, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro!
    Adorei sua resenha, esses livros que mexem com os nossos sentimentos e sistema nervoso são os melhores hehe

    Beijos :*
    Jess*
    http://www.lovebooks2.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Essa série não chamou a minha atenção, não sou muito chegada nos aspectos que ela parece abordar, sou meio fraca para estórias que abordem guerra, sabe?
    Enfim, no momento dispenso a dica.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia o livro e a serie e achei a capa bem bacana, mas não faz muito o meu estilo literário, mas anotei a dica aqui para passar para um amigo que ama livros com esse tipo de guerra. Acho até que vou dar de presente para ele.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiii!


    Eu não conhecia esse livro e sinceramente, não gosto muito desse estilo de livro. Acho ótimo quando leio resenhas nesses estilos, eu fico com raiva por nãp conseguir me conectar nos enredos.
    Gostei da forma como você abordou o tema e espero que o próximno seja tão bom quanto esse :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu não gosto muito de livros no estilo de guerra e lutas, fico agoniada com toda a situação.
    Mas sua resenha foi contagiante e fiquei até com vontade de ler!
    Não conhecia o livro, nema capa tinha visto.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Amiga olha eu já tinha visto a sinopse do livro e havia me atraído bastante sabe? Até porque achei a capa desse livro maravilhosa, mas eu sinceramente após ler algumas resenhas e agora lendo a sua eu acabei me convencendo não ler, porque eu acho uma leitura um pouco mais pesada pelo menos para mim. Acho que tem que ter o momento e a hora certa para fazer a leitura sabe? Eu não sei. O livro me parece ter uma trama muito bem desenvolvida e com personagens muito bons, mas eu acho que deixaria para ler em um futuro distante quando eu tiver psicologicamente bem sabe? Até porque não gosto de muita violência. Mas mesmo assim adorei a maneira como abordou sua resenha. Ficou muito bem escrita. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-desconhecida.html

    ResponderExcluir
  7. A DarkSide é uma das melhores editoras em terror e fantasia atualmente! Todas as obras publicadas tem um bom enredo, capa maravilhosa, ótima diagramação e são porretas! Conheci esta obra de leve ao fuxicar um exemplar numa visita à Saraiva, mas não tive a grna p comprar na época. Seu texto me diz que eu dei maior bobeira!! Além de ser um gênero que eu curto, parece ter tudo pra me amarrar às páginas... XD
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  8. Ola essas capas são lindas e amo livros de fantasia, regada a um tema que bem escrita envolve demais o leitor: A VINGANÇA. eu imagino a raiva que nosso protagonista carrega, estou aguardando alguma promoção para comprar a trilogia completa, vou aguardar resenha dos outros dois livros. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oii
    Faz um tempão que estou louca pra ler essa serie..como uma boa fã desse gênero curto bastante esse tipo de literatura fantástica..percebi pela premissa e pela sua resenha que é um livro bem forte e é desses que eu gosto mais :)
    Pela sua resenha dá pra perceber e entender porque Jorg se trounou essa pessoa fria e cruel com tão pouca idade e minha curiosidade maior é se ele enfim encontra as pessoas que mataram sua familia ou se o autor irá deixar essa parte pro fim da serie.. Com certeza esse ano ficarei pobre com tantos livros que coloquei na minha lista..hahaha.. e a Darkside continua de parabéns pelo cuidado que tem com seus lançamentos e seus leitores..meu sonho é conseguir essa parceria :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aposta-vanessa-bosso.html#comment-form

    ResponderExcluir
  10. Oiii,
    Meus olhos brilharam com a sua classificação 5/5. EU AINDA NÃO LI. Em caps pra dar efeito, sou bem troxona. haha
    Ai, eu tô com ele aqui, começarei hoje.
    Beijos, Lali

    Cantinho da Bruna

    ResponderExcluir
  11. Eu li os dois primeiros livros da série, e a escrita do autor é realmente sensacional! Eu adorei conhecer esse personagem tão malvado, ele é muito foda! Adoro fantasia, e essa mistura com medieval ficou muito bom!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca li livros de Guerra, mas adoro os filmes desse gênero, sua resenha me despertou curiosidade, pelo que descreveu acho que vou gostar de ler, apesar de parecer estranho gosto de ver uma boa vingança sendo tramada e executada em livros e filmes.
    Beijos, sucesso e muita boa leitura!

    Emy do blog Psicoses:
    www.blogpsicoses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Não tinha ouvido falar do livro nem do autor. Gosto demais desses lances com batalhas, mas não os tenho lido, apenas ultimamente tenho conhecido mais livros com essa temática.
    Desse livro que você comentou, apenas não me agradou o lance da vingança, mas sei que isso era bastante comum na época em que se passa a história do livro.
    Vou esperar sair os próximos para saber se me aventuro ou não nessa leitura, a priori eu não o leria pelo foco ser apenas no personagem principal e nos sentimentos dele, pois tenho escrito em terceira pessoa e se eu começar a ler as coisas em primeira vou ficar tentada a escrever em primeira também rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não curto livros de guerras. Mas, confesso que assim que esse livro foi lançado fiquei interessada e até o coloquei na minha wishlist. Essa edição é linda mesmo, mas qual livro da Darkside não é?
    Como não conheço a escrita do autor e nem me interessei muito pela premissa, deixo a dica passar.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Bom sua resenha foi otima, mais esse naum é um livro pra mim, não curto muito o gênero, mais gostei devsua resenha.

    ResponderExcluir
  16. Oie!
    Eu ainda não li nenhum livro desse autor, mas estou muito curiosa para conferir. Sua resenha me deixou muito curiosa, e quando diz que é um livro recheados de traição, lutas, jogos de poder, já me chamaram a atenção. Eu particularmente, gosto muito das capas dessa trilogia, e como é de uma editora que está ganhando destaque por suas edições, acredito que o interior do livro é belíssimo.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu tive a oportunidade de ler este livro e passei adiante por motivos de (vejo agora): pura burrice, né? Com certeza, a sua resenha me fez reconsiderar a leitura, principalmente porque eu adoro personagens conflitantes, acho que eles são mais reais e têm mais profundidade justamente por não serem de todo perfeitos.
    Fora que DarkSide? <3 <3 <3 apenas amor pelos livros publicados por eles, né?
    Ganhou lugar na minha lista, obrigada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Li poucos livros com personagens anti heróis até agora, mas saber que o personagem é novo e já se tornou um é mesmo um baque. Imagino que o livro seja bastante brutal e sangrento, não é?! Já tinha visto a capa desse livro antes, mas confesso que nem mesmo sabia do que se tratava. Livros de guerra não são os meus favoritos, mas ver que você gostou da história me deixou animada para ler :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei a sua resenha, e achei a capa do livro belíssima. Mas quanto ao livro, embora reconheça que é bastante interessante, acho que não lerei neste momento, deixarei para depois. Na verdade eu não estou em uma fase propícia para leituras que abordem guerras, matanças ou algo parecido. Ainda assim anotarei a sua dica, pois mudando a fase, mudam as leituras, né? ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Oie! Cara, eu estou louca para ler essa trilogia! Quase comprei na Black Friday, mas achei o preço alto demais - pelo menos na última vez que conferi. Vi várias pessoas comentando sobre essa carnificina criada pelo personagem e até me apavorei quando descobri a idade. Até agora ainda estou tentando imaginar como deve ser isso... mas com certeza tudo vai se justificar quando eu conseguir ler. Sem dúvidas, o autor deve ter muito talento, pois a trilogia vem conquistando cada vez mais fãs. Os livros da DarkSide são perfeitos mesmo *o* Alguns dá vontade de comprar só pela capa! Hahah. Adorei a sua resenha e fiquei ainda mais curiosa para conhecer o enredo criado pelo autor.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  21. Oiie,

    Devo confessar que a capa desse livro é lindo demais, mas também confesso que não leio nada da DarkSide, acho os livros muitos pesados para mim, eu gosto mais de de livros que tenha romance, mais chiclê. Esses livros com matanças, guerras, não são pra mim rs morro de medo rs

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Esse livro parece daqueles que te deixa um sentimento muito contraditório, você ama e odeia o personagem ao mesmo tempo.
    Essa série é muito famosa, e eu tenho muita vontade de ler ela, porque já tem até o terceiro volume né, e ainda lançou um spin-off dela com a capa maravilhosa.
    Espero uma promoção bem bacana pra ler ela tbm ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oie !!!
    Estou louca pra adquirir meu exemplar de Prince of Thorns :)
    Ele é tão bem falado pela blogosfera afora que fica impossível ignora-lo!
    adorei sua resenha, e acho que me sentiria como você, aliás já me sinto como você em relação ao protagonista kkk

    ResponderExcluir
  24. Oi,
    Ainda não li esse livro, mas li diversas resenhas e nenhuma fala mal. Creio que houveram épocas na civilização que ou você mata ou você morre. E a vingança é algo que quando bem explorado num personagem causa grande impacto. Se você gostou desse livro, recomendo O Lobo das Planícies, é o primeiro de uma série, mas é viciante. Há partes cruéis, mas necessárias. Boas leituras!!!

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Anelise!
    Eu concordo muito com a sua opinião sobre esse livro. Eu também achei fantástica a trama criada pelo Mark e a complexidade desse personagem principal. As coisas realmente eram diferentes na era medieval e jovens da idade de Jorg já lutavam em guerras. E, imaginem um desses jovens que presenciou um assassinato tão sangrento? Eu entendo a maneira como ele foi construindo essa vingança, esse ódio. Mesmo a literatura fantástica não estando acostumada a ter anti-heróis tão "anti", eu acho que foi muito importante na minha construção como leitora de fantasia!
    Parabéns pela resenha, você expressou muito bem tanto aa suas opiniões quanto as minhas rs
    Já começou a ler o 2?
    Beijinhos,
    Luiza

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  26. Oi Anne,
    Ai fico louca com essas edições da Darkside,cada uma mais linda que a outra.
    Eu não sou fã de fantasia, e o que o inicio dolivro me leva a crer que é mas como tem uma pegada medieval, já me interessei.
    É dificil mesmo verum rapaz de 15 anos com tato odio, mas parece que ele tem seus motivos, né?
    Gostei da história e da resenha e muito da edição, acho que vale a pena te-lo na estante.
    bjs
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. A Darkside capricha tanto nas suas edições que dá a maior vontade de ter todas na estante só pelo cuidado e beleza delas. Infelizmente, o catálogo da editora não é muito o meu estilo o que faz com que eu conheça os títulos mas não me interesse muito em ler. Prince of Thorns é um exemplo disso. Ler sua resenha me deixou empolgada e querendo ler já que adoro livros que fazem a gente sentir várias emoções. Ao mesmo tempo fico preocupada em não curtir já que nunca consegui terminar um livro de estilo fantasia medieval. Talvez esse ano seja a hora de tentar novamente, quem sabe é o momento de se encantar por mais um estilo de livro...
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir