Posts Recentes

É possível ter privacidade na internet?

28 junho 2015

     Essa pergunta vem rondando minha cabeça nos últimos tempos. É possível ter privacidade na internet? Com tantas redes sociais, fica fácil qualquer pessoal, em qualquer lugar, obter qualquer informação sua. Afinal, em tempos modernos, usamos o facebook, twitter, whats app, blog e até o tinder, para nos comunicarmos. É quase impossível a chance de alguém não ter o ''zap zap'' ou uma conta no facebook em pleno 2015. No entanto, será possível mantermos a privacidade com todos esses meios de comunicação que existem?

     Não tem nada mais desagradável do que um conhecido seu, chegar em você no meio da rua (aqueles encontros ocasionais que a gente odeia) e dizer ''vi no teu twitter que você está sofrendo por amor'', ou por exemplo, alguma pessoa publicar na sua linha do tempo no facebook ''ô sua vaca, me paga o que deve'' ou pior, casais trocando intimidades beeeeeeeem íntimas no facebook. Será que existe um limite para toda essa exposição? Acho que sim, mas não podemos nos esquecer da famosa liberdade de expressão (nunca confundam liberdade de expressão com liberdade de opressão!) está ai para isso. Eu cito o meu próprio exemplo, tenho twitter desde 2009, quase 180 mil tweets (caramba!), ou seja, eu tuito muito! Comento premiações, jogos de futebol, falo sobre tudo da minha vida, converso com as pessoas, foi lá que fiz amizades importantes e tudo bem. 99,9% das pessoas que me seguem por lá, não me conhecem pessoalmente e isso me deixa bem, porque independente do que eu postar lá, as pessoas não irão me encontrar na rua e comentar sobre o que escrevi. 

     Claro, a partir do momento em que colocamos algo na internet, corremos o risco de alguém indesejado ler, mas será que é possível ainda termos um pouco de privacidade? Mesmo que seja um pouco utópica? Veja bem, se você trancar seus tweets, só liberando para quem quiser, outras pessoas não irão ver. No facebook, se você aceitar só pessoas que quer, outras alheias também não irão ver.

     A questão aqui é, todo mundo tem o direito de postar o que bem entender na internet, com bom senso claro, mas acredito que quem lê também precisa desse tal bom senso, porque fazer comentários indesejados, ou qualquer coisa que denigra a imagem de quem postou, ou até incomode e faça mal de alguma forma, não é legal. Você pode ter o direito de questionar algo, desde que seja educado e não seja invasivo

     Em suma, acho que da sim para termos uma certa privacidade na internet. É como usamos e com quem compartilhamos que devemos sempre tomar cuidado. Esperar bondade de uma pessoa com caráter duvidoso, é esperar que algo de ruim aconteça. Por isso, filtrar as redes sociais, tanto em quem adiciona quanto no que se posta, pode ser uma solução pronta e cabível. E se você é um stalker, que fica olhando as redes sociais das pessoas o dia inteiro, a lição é: não seja a pessoa chata que fica fuçando nas redes sociais alheias. 
Comentários
14 Comentários

14 comentários :

  1. Também vivo pensando nesse assunto! Achei bem legal você ter feito um post sobre isso. Uso twitter há muito tempo também, é justamente por essa questão da privacidade que poucas pessoas que conheço pessoalmente sabem da existência dele. É muito esquisito alguém chegar e dizer: "ei, vi isso no seu twitter/facebook!" Há algum tempo, descobri que existe um aplicativo que permite ver fotos bloqueadas no Facebook dos outros, além de que o endereço de todo mundo está no site da lista telefônica. Isso me levou a pensar que não existe mesmo privacidade na internet. O tempo todo alguém pode estar observando a gente escondido, e não temos a menor noção. Não me preocupo tanto com quem está longe, mas fico preocupada com quem está perto... isso me leva a filtrar (e muito) o que falo ou não no meu blog, por exemplo, e isso é triste, porque como você falou, liberdade de expressão não é o mesmo que liberdade de opressão. Espero que algum dia as medidas de segurança na internet sejam reais, onde se possa twittar, publicar, conversar com as pessoas sem que outros que não tem nada a ver fiquem sabendo. Gostei muito do post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É horrível se sentir espionado. Eu passei por algo assim e me senti totalmente invadida. É complicado lidar com isso, porque as pessoas acham que podem tudo na internet. Que podem ser stalkers compulsivas e achar que tá tudo legal, tudo normal. Acham que a internet é uma terra sem leis, só que NÃO É. Falta muita consciência e NOÇÃO nas pessoas. Eu espero que algum dia, medidas mais severas sejam tomadas e que possamos ter pelo menos mais liberdade e privacidade na internet. Obrigada <3

      Excluir
  2. Eu acho que a única forma de ter privacidade é mesmo limitar o que é postado. Porque, bem, mesmo que você limite quem adiciona, as pessoas sempre podem mostrar para os outros, printar, divulgar de outra forma. Não costumo expor minha vida pessoal em nenhuma rede social. Uma vez criei um blog pra servir como diário, nem sabia nada sobre configurações de privacidade, inocentemente pensei que ninguém ia ler... rs... não é que um amigo encontrou com menos de um mês de criado? Ainda bem que lá só tinham reflexões sobre a vida... hehe...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu também limito as informações postadas, mas ainda assim, muitas vezes, eu acabo percebendo que as pessoas fuçam, fuçam em tudo para achar coisas a mais. Mesmo que eu não deva nada a ninguém. É complicado, porque temos a liberdade de postar algo, mas as pessoas andam abusando das redes sociais e as coisas tem fugido do controle. /:

      Excluir
  3. Concordo com as suas palavras. A internet é um meio que uma vez que você diz algo, não da para ser desfeito. Ainda mais se você tem uma certa fama, não sei. Deve ser pior ainda no caso dos famosos, postam uma foto e em cinco segundos já tem mil prints, nem adianta apagar.
    Beijos!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha isso de privacidade na internet se tornou algo muito complicado hoje em dia por conta das REDES SOCIAIS e tudo mais. Porque tem gente que posta até o que não deve e ainda deixa no público. Sinceramente eu sou do tipo de pessoa que deixa tudo o menos visivel possivel, porque tem muita gente que faz maldade. Eu até tirei várias pessoas do meu facebook por conta disso. Deixo apenas conhecidos e quem converso. E aqueles que aceita até desconhecidos no próprio facebook? É pior ainda, porque você não sabe quem é e nem o que quer ali entende? Isso e muitas outras coisas ajudam que a pessoa fique por dentro da sua vida e também façam as merdas que tem hoje em dia. Por isso que tem que tomar bastante cuidado com tudo hoje. Principalmente as crianças, porque vejo até mesmo pequenos postando, sério, eu fico horrorizada e tipo, será que esses pais estão vendo? Acompanhando? Isso eu acho que deveria ser até monitorado e ser proibido. Porque seilá sabe, criança não sabe o que faz, principalmente adolescente que vai e conhece qualquer um pela internet e quando vai ver no outro dia aconteceu alguma coisa por ter ido se encontrar com gente estranha. Então é realmente um alerta bastante importante.

    Adorei seu TOQUE.
    Acho que vai ser vir para muita gente.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-o-segredo-de-ella-e-micha.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitos anos atrás, eu tinha várias pessoas no facebook e não conhecia muitas delas. Depois que fiz uma limpa, nunca mais adicionei alguém desconhecido, justamente por isso. Além do medo né? Hoje em dia as pessoas podem rastrear suas contas e chegarem até o seu endereço, ou a gente postar que vai em tal balada e de repente alguém ver e nos seguir. É algo complicado, porque o mundo não é feito somente de pessoas boas, infelizmente. Eu achei importante falar sobre o tema, porque tenho me sentido invadida e é sempre bom alertar as pessoas sobre o assunto!

      Excluir
  5. Acredito que todo mundo que tem uma rede social sabe que deve tomar cuidado com o que compartilha ali, assim como as pessoas que acompanham devem entender que ali é um lugar para se compartilhar ideias e não para ficar mexericando na vida alheia. Claro que sempre tem alguem que prefere ficar arrumando encrenca.
    Nunca me preocupei muito com isso, sempre respeitei muito o espaço dos outros e até o momento não tive problemas.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu sempre respeitei o espaço das pessoas e achava que elas me respeitavam também, até me sentir totalmente invadida por pessoas que ficavam bisbilhotando a minha vida. E não era só olhar o facebook, era digitar no google e descobrir as coisas. Um absurdo, não suporto gente assim.

      Excluir
  6. Concordo com tudo que você disse, a algum tempo estou pensando em uma forma de como tirar as fotos da minha família do face e guardá-las em um pendrive em casa, vi uma matéria outro dia sobre expor a família a perigos assim e estou inquieta desde então.Parei de postar sobre a minha vida a muito tempo no face, antes onde eu ia, o que estava fazendo eu postava e isso não é bom, bem perigoso até, vai que alguém ruim veja onde tu está e a sua família?Tem muita gente que faz isso, posta onde está a todo momento.Sei lá, nesse mundo de hoje estou até alienada já.

    Quanto ao twitter us pouco,só para o blog mesmo e no meu face eu bloqueei postagem de todos na minha liha do tempo,só posta o que eu autorizar, já tive coisas horrorosas postadas por lá e resolvi tomar essa precaução, no mais é com a gente mesmo, tomando sempre cuidado com quem adicionamos aos amigos.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simeia, acho uma ótima ideia tirar as fotos da família, fotos de carro, coisas da casa, porque infelizmente não existe só pessoas boas no mundo e isso é deveras perigoso. Já avisei meu irmão, que não é pra postar muita foto da minha sobrinha, porque ele tem muitas pessoas desconhecidas adicionadas e isso pode ser ruim. Você fez o certo, temos que nos precaver dessas pessoas maldosas.

      Excluir
  7. Oi Ane! Tudo bom?
    Acho que todo mundo pensa um pouco sobre isso, né?
    Mas o que mais me irrita são pessoas que desenterram tuítes meus para falar sobre. Me irrita e muito mesmo!
    Concordo que tudo tem um limite, e é super chato quando os alheios não se dão de conta disso.
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim e com você Jes?
      É mesmo, me irrita também. Acho super chato e irritante gente que desenterra tweets ou posts antigos do facebook. Acho que tudo tem um limite.

      Excluir