Posts Recentes

Fantasma, de Jason Reynolds

11 junho 2018


Fantasma foi um livro que me chamou atenção desde o lançamento, capa simples, título atrativo, então adicionei na minha lista de desejos mesmo sem ter lido a sinopse, afinal sou daquelas pessoas que são conquistadas primeiro pela capa e por muitas vezes prefiro não ler a sinopse. Se não me engano, no mês passado li duas resenhas muito positivas sobre a história e isso me impulsionou a ler logo o livro.

Ficha Técnica:
Título: Fantasma | Autor: Jason Reynolds | Ano: 2017 | Páginas: 208 | Idioma: Português | Editora: Intrínseca | Gênero: Infantojuvenil

Castle Cranshaw é mais conhecido pelo apelido de Fantasma, seu sonho é ser jogador de basquete, mas quando passa pelo parque e vê vários garotos em uma pista de corrida, Castle para e senta nas arquibancadas e assiste ao treino até que aposta com um dos melhores corredores da equipe que consegue ganhar dele. Fantasma vence a corrida e aí o treinador nota que o garoto possui grande potencial para entrar na equipe e o convida a participar, contanto que Fantasma seja um ótimo aluno. No entanto, Fantasma tem alguns traumas do passado que o deixam bastante impulsivos, o que pode impedir em seu desempenho e na participação da equipe.

Jamais imaginei que esse livro fosse abordar temas como bullying e violência doméstica, esses são dois assuntos que você vai encontrar nessa história. O livro é curto, possui somente dez capítulos, consegui terminar rápido, pois a escrita do autor é fluida e segue com a narrativa em primeira pessoa.

Nunca deixe que digam que sua vida ou seus sonhos são pequenos. Está ouvindo?

A história me mostrou como o esporte pode salvar a vida de uma pessoa e impulsioná-la ao recomeço. Fantasma tem um passado que o atormenta e isso você conhece logo no início da história, ele é um garoto que mora no subúrbio e sua mãe não tem condições financeiras de lhe dar o melhor. Infelizmente, Castle passará também por preconceitos na escola, tudo por conta da sua classe social, e talvez por ser um adolescente ele toma uma atitude indevida, mas que o seu treinador trará uma lição a ele.

Gostei bastante da história, mas o final deixou a desejar, teria que ter pelo menos mais dois capítulos ou um epílogo. Sei que ainda será lançado mais três livros que são de outros personagens da história, então pode ser que o autor traga mais informações sobre o Fantasma nos próximos livros. Os próximos a serem lançados serão, Sunny, Patina e Lu, não sei qual será a sequência do lançamento, mas espero que a Intrínseca lance os demais livros aqui.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário