Posts Recentes

Antes de Tudo Acabar, de Mary C. Müller

13 abril 2018

Antes de tudo acabar, da autora Mary C. Müller lançado pela Editora Planeta é um livro lançado no final de 2017. Desde o seu lançamento estive ansiosa para finalmente o ter em mãos e mergulhar na história que desde quando soube sobre me deixou animada.



Ficha Técnica:
Título: Antes de tudo acabar | Autor: Mary C. Müller | Ano: 2018 | Páginas: 256 | Idioma: Português | Editora: Planeta | Gênero: Jovem Adulto, Literatura Brasileira

Narrado em primeira pessoa conhecemos Rafael, um jovem de 17 anos que vive uma vida longe de ser a ideal: tem uma mãe alcoólatra e precisa cuidar de tudo em casa, inclusive dela. Junto com sua amiga de infância, Anne, sofre bullying na escola todos os dias. O caos não se resume apenas a sua vida dentro de casa. Como se não bastasse, o seu relacionamento com o pai é péssimo, desde que ele abandonou sua mãe para viver com a amante eles não têm nenhum contato.

A vida de Rafael como já disse não é nada fácil, ele precisa cuidar das coisas em casa, cuidar de sua mãe e ainda lidar com toda a situação na escola de precisar se decidir sobre um curso para prestar vestibular aliado ao bullying que sobre diariamente. Para lidar com tudo isso ele se corta, e é algo que ninguém sabe, nem mesmo sua melhor amiga.

Para tornar ainda pior sua vida, Rafael nota que alimenta sentimentos diferentes por Anne há um tempo, entretanto essa descoberta vem justamente quando a mesma engata em um novo namoro. Assim, ele precisa de todas as formas sufocar os sentimentos que sente e tentar mantê-la por perto com afinco enquanto ela se afasta cada vez mais.

A vida de Anne assim como a de Rafael não é fácil, ela vive com o pai que desconta nela, fisicamente, toda a raiva por sua esposa ter morrido em seu parto. Assim, desde sempre Rafael foi seu porto seguro, onde ela podia se sentir segura e amada. Entretanto, quando engata em um relacionamento amoroso com um garoto passa a ceder aos seus caprichos um tanto abusivos sobre afastar-se dos seus amigos, inclusive Rafael.

Quando as coisas pareciam ruins o suficiente para nunca melhorarem, uma aluna nova aparece na escola, Kaori, assim uma amizade se firma entre ela e Rafael, o que é o suficiente para dar forças para que ele continue a suportar todos os acontecimentos ruins em sua vida.

Antes de tudo acabar é um livro que eu recomendaria à todos os jovens, pois trata com propriedade e com delicadezas assuntos extremamente atuais e importantes, como a depressão, alcoolismo e relacionamentos abusivos. Por ser composto de capítulos curtos a leitura é rápida e fluída, entretanto acredito que o livro deve ser lido com calma para absorver todas as mensagens que este traz. Leia e, sem dúvidas, você não irá se arrepender!
Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Eu sei que não se deve julgar livro pela capa, mas esse só de ver a capa eu já quis ler hahaha. E eu gostei da resenha, gostei de conhecer mais a história, geralmente ler histórias com temas pesados assim me deixa meio mal, porém eu curto, especialmente quando é bem tratado o tema em questão! Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto o livro, mas não conhecia a premissa dele e fiquei encantada. Gosto dos assuntos tratados nele, o drama vivido por Rafael, mesmo que o livro seja direcionado a um público mais jovem eu adoraria fazer tal leitura, exatamente por tratar de assuntos que conheço tão de perto.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Menina, amei sua resenha! Eu já tinha visto o livro antes e estava com vontade de ler. Eu sabia sobre do que se tratava, mas nunca tinha parado para ler uma resenha dele, acho que talvez seja por isso que eu meio que esqueci dele e não procurei comprar ainda. Mas já vou providenciar ele o mais rápido possível, adoro livros que com essa temática. Adorei a dica!
    Beijos!
    Oi!
    Adorei sua Resenha!Nunca li nenhum livro da autora, mas fiquei muito curiosa sobre essa nova série e estou pensando em começar a ler os livros dela por essa série. Com certeza já está adicionada na minha wishlist, espero gostar tanto como você gostou. Obrigada pela dica!

    Beijos!
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Amei a sua resenha! Eu já vi esse livro na época do lançamento e fiquei com muita vontade de ler, mas acabei esquecendo dele. Eu já sabia sobre o que se tratava, mas nunca parei para ler uma resenha mesmo e acho que isso fez com que eu esquecesse desse livro. Eu com certeza vou adicionar ele na lista de próximas leituras e providenciarei ele o mais rápido possível.Adorei a dica!

    Beijos!
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Apesar de ter um leitura fluída, esse livro trata de temas bem pesados e espero que a autora tenha conseguido cuidar deles com a delicadeza necessária nesta obra. Fiquei com vontade imensa de ler, ainda mais para saber como a história terminará e se terá um final feliz - eu espero que sim. Além disso, por falar sobre alcoolismo e relacionamentos abusivos, deve demonstrar como cada personagem lida com essas problemáticas. Já shippei, só pela sua resenha, dois personagens. Será que eu acertei dessa vez? xD

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha, lembrava desse livro quando lançou e já na época eu achei a premissa bem interessante, mas como a Planeta tem um catálogo rico e diversificado eu acabei não solicitando. Dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Marilena, a leitura apesar de vc falar que tem capítulos curtos e ser ágil , parece ser pesada e sai um pouco do que gosto de ler, mas com vetzace parece trazee lições vakiosas. Vou anotar a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi.
    Com certeza é um livro que trata de temas pesados e deve trazer mensagens fortes.
    Acho que é uma boa pedida, principalmente por tratar de assuntos que precisam ser discutidos. Melhor ainda que consiga atingir o público mais jovem.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marilena! Achei muito interessante a premissa do livro, pelo que entendi, ele tem uma carga dramática muito forte, até mesmo para os próprios protagonistas. Interessante ser de autor brasileiro, não lembro de nenhum que tenha abordado esses temas ainda.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto este livro por aí, mas não me recordo de já ter lido sobre ele antes. Gostei dos assuntos que ele aborda, com certeza deve ser ótimo para ser usado como leitura complementar em sala de aula. Com certeza dá para através dele levantar vários debates interessantes. Adorei sua dica! Bexus @entrelivroseexpressos

    ResponderExcluir
  11. Oie!

    Não é um tema/gênero que estou procurando em minhas leituras futuras, mas não posso negar que a proposta da autora, mais sua resenha me deixaram bastante curiosa sobre essa obra, irei guardar o nome aqui e quem sabe no futuro eu leia!

    BJss

    ResponderExcluir
  12. Parece um livro bem interessante, e gosto do fato de tratar de temas polêmicos e que podem de certa forma dar uma ajuda para os jovens. O fato de ser uma obra fluída é mais um ponto super favorável.

    ResponderExcluir
  13. Olá!!
    Desde o lançamento fiquei um pouco curiosa sobre a estória e como seria esse desenrolar,mas aí coloquei outros livros como prioridade e nem fui atrás pra saber mais um pouco dele e a sua resenha foi a primeira que vi e gostei bastante..agora é que fiquei mais curiosa ainda pra saber como vai ser a vida desse trio e se no final de tudo o Rafael e a minha xará vão ficar juntos no final =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2018/04/resenha-amanha-eu-paro-gilles.html

    ResponderExcluir
  14. Oiiii,

    Eu nao daría nada por este livro, sério vía ele e pensava “é só mais uma estória adolescente” e no entanto trás temas extremamente importantes e mensagens que pode ajudar a todos nós a viver melhor e a ajudar quem tem problemas viver melhor. Dica mais do que anotada.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas nunca parei para saber do que se tratava. Adorei a premissa, especialmente pelo fato do livro abordar temas tão importantes. Acredito que seja uma leitura intensa, mas também envolvente e encantadora, especialmente por ser repleto de mensagens.
    Adorei a resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Pelo conteúdo da sua resenha, eu senti que este é o tipo de livro que todo jovem deveria ler, por lazer e por fonte de reflexão também. Fiquei curiosa. Sempre achei essa capa meio anos 80, mas ao ler seus comentários sobre o livro, o interesse nasceu.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adoro leituras que trazem vários temas para gente refletir. Estava curiosa sobre esse livro e mesmo tendo uma pegada mais jovem me chamou atenção.
    Vou anotar pra ler em breve.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  18. Olá
    Parece um livro super interessante. Acho bacana que cada vez mais livros estão trazendo altas reflexões. Gostaria que tivesse mais sua opinião do que explicação sobre a história.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Nossa, não conhecia essa obra, mas achei muito interessante. Não acho que seria o tipo de livro que eu curto ler, mas acho que é muito interessante o assunto abordado ainda mais que ele trata de temas polemicos, mas de forma leve e fluida. Vale a pena!

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Não conhecia esse livro, mas achei muito interessante essa premissa e claro, as abordagens sobre relacionamento abusivo e depressão, ainda mais em uma linguagem leve, fluida e que enreda os jovens leitores. Não é um livro que eu leria, mas já anotei a dica para meus primos mais novos.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir