Posts Recentes

Memórias da Princesa: o diário de Carrie Fisher

22 janeiro 2018


Memórias da Princesa é um lançamento do selo Best-seller do Grupo Editorial Record, do ano de 2016. Como o próprio nome diz, é um livro de memórias escrito pela própria Carrie Fisher, onde ela abre seu coração e conta para seus fãs, todas as histórias, pensamentos e sentimentos que ela teve desde que começou a sua jornada de atriz e de Princesa Leia.

Conhecida Mundialmente por ter interpretado a Princesa Leia, uma personagem da franquia Star Wars, Carrie Fisher nunca mais foi a mesma desde que estrelou os filmes no outro século e agora em 2015 por ter retornado com a nova trilogia. Em sua auto biografia, ela conta todos os dramas passados, desde a audição para o papel até seus problemas familiares, principalmente com sua mãe, a também atriz, Debbie Reynolds.

"Eu poderia fingir que era uma princesa cuja vida foi do caos à crise sem olhar pra baixo entre u caos e outro e descobrir, para seu alívio, que o vestido não estava rasgado". p. 28

O livro todo é narrado em 1ª pessoa, então é realmente como se Carrie tivesse conversando com o leitor enquanto recordava-se de suas memórias. É curioso perceber que o leitor se sente muito íntimo dela nesse livro, porque o tom ácido, irônico, melancólico e até mesmo eufórico, é sentido nas palavras utilizadas por ela, para descrever as situações e sentimentos. Sempre que eu leio biografias, são outras pessoas que escreveram sobre aquela determinada pessoa referenciada, então sempre há dúvidas sobre a verdade contida ali, mas quando você pega um livro auto biográfico, você se insere mais, compra mais a história e fica muito mais próximo do autor.

Como eu li esse livro após a morte da autora, os sentimentos que eu tive foram muito mais tristes, porque me lembrava dela como se fosse uma amiga próxima. Para todo fã de Star Wars e de Carrie Fisher, é muito difícil pensar nesse mundo e saber que ela não está presente de corpo (pelo menos). A leitura desse livro foi carregada de sentimentos e emoções e eu pude desfrutar de momentos intensos e saudosistas que a obra me proporcionou. É claro que com o tom dramático da morte da atriz, a obra acabou cumprindo muito mais sua finalidade, do que se ela ainda estivesse viva, porque duvido sair dessa leitura sem ter o coração apertado e cheio de saudade.

"Mas eu era a Leia, e isso era tudo o que realmente importava. Eu sou a Leia. Posso morar até numa árvore, mas ninguém pode tirar isso de mim. Nunca imaginei que de fato haveria um dia em que talvez desejasse que alguém tirasse isso de mim. " p. 32

Após finalizar a leitura, eu fiquei muito tempo pensando sobre ela. A diagramação está ótima, com frases e fotos da Carrie, Harrison Ford, além do Mark Hammil nos sets de filmagem. A foto da capa é tão bonita quanto e deixa realmente a par que é um livro da Carrie, mas é muito mais um livro sobre a Carrie como Leia. Foi uma leitura muito boa e interessante, pude conhece-la melhor, saber mais sobre sua vida e sua jornada.

Em síntese, Memórias da Princesa é um livro indispensável para fãs de Star Wars e da atriz. Ele traz muitas coisas que nem imaginávamos que aconteceu e, principalmente, expõe verdades que sempre foram meias-verdades jogadas pela mídia. Eu indico para todos aqueles que acreditam na força e acreditam na Carrie. Auto biografias sempre nos ensinam alguma coisa sobre a vida e esse livro é mais um desses livros que deixam a gente um pouco melhor.

Que a força esteja com vocês.

Ficha técnica: 
Autora: Carrie Fisher | ISBN-10: 8546500185 | Ano: 2016 | Páginas: 224 | Editora: Best Seller
Livro cedido em parceria com a editora no ano de 2016.

Comentários
18 Comentários

18 comentários :

  1. Oi Ane!

    Adorei poder conferir suas impressões tão bem passadas sobre a leitura deste livro. Sou muito fã de Star Wars e tenho um forte desejo de ler essa auto biografia e me sentir mais pertinho daquela que teve a honra de interpretar a Princesa Leia. Certamente deve ser um livro forte e indispensável para o fandom da saga.

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Anne!

    Eu sou uma grande fã de Star Wars desde pequena então, a princípio, este era um livro que queria muito ler, mas foi indo e a vontade passou sabe? Não sou exatamente fã da Carrie apesar de admirar sua carreira.

    Concordo que é difícil de imaginar o universo de Star Wars sem a Princesa Leia, uma personagem tão icônica e meu primeiro exemplo de girlpower no cinema. Que bom que o livro te trouxe fortes emoções, afinal estava lendo uma história real e é sempre bom que elas nos deixem impactados.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  3. Autobiografias é um dos meus gêneros favoritos,com certeza amo,porém eu nunca assisti star wars então não achei que a autobiografia da atriz seria uma boa leitura para mim,porém para os fãs de star wars deve ser uma leitura e tanto, saber tão detalhadamente tudo que acontecia na sua vida enquanto atuava.

    ResponderExcluir
  4. Como apaixonada pela franquia de filmes eu tenho muito apreço pela Princesa Leia e mesmo assim não conhecia o livro. Mas tenho certeza que pra mim também seria uma leitura carregada de sentimentos e emoção. Uma jornada que adoraria conhecer. Ótima dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu vivo me prometendo assistir os filmes e conhecer de fato a história de Star Wars, mas isso ainda não aconteceu. Então acredito que o livro não teria o mesmo impacto sobre mim, mesmo assim achei muito interessante sua resenha e fica claro o quanto você gostou da leitura. Assim que assistir aos filmes devo me interessar mais em me envolver e conhecer melhor a vida da atriz, mas acho que para quem curte é uma dica maravilhosa e que deve agradar muitos fãs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Confesso que raramente leio autobiografias, porque são poucas as que me chamam a atenção, e de igual modo, das poucas que li, foram apenas duas que eu realmente apreciei a leitura. Todavia, Carrie Fisher é um símbolo dentro do universo cinematográfico do qual gosto muito, por ter sido escrita por ela e por contar toda essa trajetória, confesso que até fiquei com vontade de ler. Quem sabe...
    E, apesar de sentirmos a sua partida, é muito bacana que ela tenha escrito em vida e possa ter tido retorno das leituras (comentários e tal) enquanto estava aqui. Não gosto de biografias póstumas...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Anne, tudo bem?

    Ainda que não seja fã de Star Wars (nunca assisti e li absolutamente nada a respeito), achei bastante interessante a proposta de Memórias da Princesa.

    Livros embasado em lembranças me agradam bastante e tenho certeza que quando me envolver no universo de SW, esta será uma leitura obrigatória para mim hehehehe

    E realmente, Auto biografias sempre tem aquela maravilhosa lição a ser passada.

    Obrigada por sua resenha! Abraços (:



    ResponderExcluir
  8. Oi Anelise, como está?
    MEU, PRECISO DESSE LIVRO NA MINHA CASA AGORA.
    Sério, estou aqui maravilhada com essa publicação e desejando com força ter essa obra entre as minhas! Carrie Fisher é alguém que nenhum de nós fãs de Star Wars e sci-fi esqueceremos!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu gosto bastante de biografias e de auto-biografias. Não vi os filmes da franquia mas admiro a carreira da atriz e por isso me interessaria pela leitura. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?

    Não sou fã da saga Star Wars, porém conhecia um pouco a atriz. E também não sou fã de livros de auto biografia. Mas esse da Carrie Fisher me chamou a atenção por ter sido a própria a escrever. E sua resenha também aumentou minha curiosidade. Vou colocar esse livro na lista, quem sabe eu comece a gostar da saga e assim conheço mais um pouco da atriz.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Hum eu gostei muito da sua postagem por mostrar sua experiência com a leitura e para as pessoas poderem conhecer mais da vida da atriz, mas eu tenho um sério problema com biografia, simplesmente não consigo me sentir atraida por esse tipo de leitura, além de não curtir Star Wars.
    Então infelizmente essa leitura não é pra mim.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  12. Ooi,
    A morte da autora foi um momento tão triste né?! A leitura desse livro deve ser realmente muito emocional, os trechos que você separou já me tocaram, imagine o livro inteiro... Gosto bastante da franquia, com certeza vou manter esse livro na minha lista.

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Eu curto biografias sim, desde que seja de alguém que eu seja muito fã, tipo o stephen king hahaha. E acho muito legal porque justamente você se sente mais próximo/íntimo do autor. Mas a verdade é que nunca nem vi star wars (me julguem), é impossivel não conhecer a história mas ver mesmo, ter contato, eu nunca tive. Então acho bacana mas não seria um livro que eu leria porque nem sou fã da história e nem da atriz. Bjosssss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Anelise,
    eu imagino o quanto de sentimento que deve ter te envolvido durante essa leitura. Eu não sou muito fã de star wars e mesmo assim tenho consciência da legião de fãs que a franquia possui, fico feliz que esta obra tenha sido publicada e que ela possa despertar tantas emoções.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    O livro realmente deve ser uma ótima pedida para os fãs de Star Wars , como não sou muito fã de inicio não me senti tão atraida assim pela trama central que é uma biografia, mas ao decorrer da leitura foi surgindo uma curiosidade aqui outra ali, então acabou que no final fiquei curiosa até para conhecer mais sobre Star Wars. Esse livro deve ser quase um mantra para os fãs de Star Wars. Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Hey!
    Eu não sei se leria esse livro, acho biografias e autobiografias coisas de gênero próprio, tem que ser fã mesmo para ler.
    Sua resenha no entanto faz com que o livro pareça um romance e a capa está maravilhosa.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bom?
    Confesso que eu não sou fã de star Wars, nunca tive paciência de assistir a todos os filmes. Mas, apesar disso, achei o livro bem interessante. Para quem é fã o livro deve ser espetacular saber mais sobre a atriz que deu vida a uma das personagens mais importantes da franquia.

    Beijos
    www.mansucritoliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?

    Eu não sou fã da série Star Wars, mas fiquei sentida com o falecimento da atriz. Apesar de também não ser fã da atriz, lendo sua resenha, fiquei com vontade de conhecer mais um pouco sobre ela. E quem sabe, consigo aprender mais sobre essa série tão amada.
    Anotei a dica com certeza.

    Beijos

    ResponderExcluir