Posts Recentes

Romance entre rendas, de Loretta Chase

17 novembro 2017


Finalizando a série As Modistas, publicada pela Editora Arqueiro, Romance entre rendas é o quarto volume, trazendo a história de uma personagem já conhecida pelos leitores que leram os volumes anterior, a famosa Lady Clara Fairfax. Aqui nesse livro, finalmente conhecemos a história de Clara, uma personagem que sempre se fez muito presente nos enredos dos outros livros.

Que lady Clara Fairfax é dona de uma beleza estonteante, Londres inteira já sabe. Mas a fila de pretendentes que bate à porta de sua casa com propostas de casamento já está irritando a jovem. Cansada de ser vista apenas como um ornamento, Clara decide afastar-se um pouco da alta sociedade e se dedicar à caridade. Um dia, numa visita a uma obra social, ela depara com uma garota em perigo e pede ajuda ao alto, sombrio e enervante advogado Oliver Radford. Radford sempre foi avesso à nobreza, mas, para sua surpresa, pode vir a se tornar o próximo duque de Malvern. Embora queira manter sua relação com Clara no campo estritamente profissional, aos poucos ele percebe que ela, além de linda, é inteligente, sensível e corajosa. E quando a perspectiva de casamento se aproxima, tudo o que Radford pode fazer é tentar não perder a cabeça por Clara. Será que a herdeira mais adorada da sociedade e o solteiro menos acessível de Londres serão vítimas de seus próprios desejos?

*~~*

Depois das últimas duas decepções com a série As Modistas, eu finalmente encarei o último volume. Quem acompanha a série, sabe ela teve seus altos e baixos e que quase a autora não conseguiu segurar as pontas e o fandom. Como amante de romances de época, eu esperava algo a mais em uma série que retratava burguesas e não aristocratas, mas o tema trabalho acabou deixando a história tão maçante e repetitiva, deixando até mesmo personagens femininas emponderadas, um saco de serem aguentadas.

Lady Clara sempre apareceu nos livros anteriores e eu nunca gostei do que a autora apresentou da personagem. No entanto, tudo o que eu sentia em relação a ela, foi mudado, pois nesse livro, percebemos uma personagem madura, envolvida com questões importantes para a sociedade e dona de uma personalidade admirável. Além disso, a autora conseguiu construir um romance a sua altura, ou seja, onde o personagem masculino era conhecido pela inteligência e não pelo seu legado.

De todas as coisas que eu gostei nesse livro, o tom mais sério e a importância da causa é o que me ganharam. Radford e Lady Clara lutaram para um destino mais justo para crianças de rua. O personagem se apaixona aos poucos pela Clara, percebendo o quão maravilhosa ela é, é sútil a mudança de sentimentos, mas ao mesmo tempo, o leitor consegue sentir na pele tudo o que ambos estão pensando.

A narrativa continua do mesmo jeito das outras obras, temos o plano de fundo a Maison Noirot e a sociedade das costureiras, mas Clara pegou o seu protagonista e estampou na cara de todos os outros personagens. A escrita da Loretta estava especialmente maravilhosa nesse livro, fluída e cativante. O desenvolvimento de todos os personagens me agradou muito. A surpresa superou todas as minhas expectativas e aqui, eu encontrei uma obra madura e bem estruturada, sem pontas soltas.

Em suma, Romance entre rendas, conseguiu salvar um pouco a série As Modistas da catástrofe. É um livro com um tom mais sério, mas igualmente leve, afinal, o foco é o romance. De qualquer modo, a leitura da série não foi algo ruim, visto que amei muito o primeiro livro e este último, mas devo dizer aos leitores que não criem muitas expectativas, mas não percam a oportunidade de se apaixonar por essas histórias.

Ficha Técnica:
Série: As Modistas #4
Título: romance entre rendas
Autora: Loretta Chase
Ano: 2017
Páginas: 320
Idioma: português 
Editora: Arqueiro
Livro cedido em parceria com a editora.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário