Posts Recentes

| RESENHA #132 | PAIXÃO AO ENTARDECER, LISA KLEYPAS | OS HATHAWAYS #5

11 janeiro 2017

Título: Paixão ao Entardecer – Os Hathaways #5
Autora: Lisa Kleypas
Ano: 2015
Páginas: 272
Idioma: Português 
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance de Época
Nota: 5/5

Sinopse: Mesmo sendo uma família nada tradicional, quase todos os irmãos Hathaways se casaram, até mesmo Leo, que era o mais avesso a essa ideia. Mas para a caçula Beatrix, parece não haver mais esperança.
Dona de um espírito livre, apaixonada por animais e pela natureza, Beatrix se sente muito mais à vontade ao ar livre do que em salões de baile. E, embora já tenha frequentado as temporadas londrinas e até feito algum sucesso entre os rapazes, nunca foi seriamente cortejada, tampouco se encantou por nenhum deles. Mas tudo isso pode mudar quando ela se oferece para ajudar uma amiga. A superficial Prudence recebe uma carta de seu pretendente, o capitão Christopher Phelan, que está na frente de batalha. Mas parece que a guerra teve um forte efeito sobre ele, e seu espírito, antes muito vivaz, se tornou bastante denso e sombrio. Prudence não tem a menor intenção de responder, mas Beatrix acha que ele merece uma palavra de apoio mesmo depois de tê-la chamado de estranha e dito que a jovem é mais adequada aos estábulos do que aos salões. Então começa a escrever para ele e assina com o nome da amiga. Beatrix só não imaginava o poder que as palavras trocadas teriam sobre eles.
De volta como um aclamado herói de guerra, Phelan está determinado a se casar com a mulher que ama. Mas antes disso vai ter que descobrir quem ela é.

Já começo a resenha confessando que não tinha expectativa nenhuma em relação ao quinto e último volume da série Os Hathaways da Lisa Kleypas. Sou uma fã da série, mas a história amorosa da irmã caçula da família não me interessava, até relutei em começar a leitura, pensando em colocar outro livro na frente. Porém, como o universo é maravilhoso e o meu gênero literário favorito quase nunca me decepciona, Paixão ao Entardecer foi, para mim, o melhor livro da série. Até mesmo fiquei ansiosa em escrever essa resenha e compartilhar minhas opiniões sobre o livro e dizer as razões claras que me fizeram amar o último volume da série. 


Beatrix Hathaway é uma jovem encantadora e apaixonada pela natureza, animais e afins. Seu comportamento é visto como extremamente estranho para a sociedade da época, o que faz com que a moça tenha receios em participar das festividades e eventos tradicionais da aristocracia e prefira o campo, ao lado dos animais que tanto ama, dos vastos campos verdes e florestas perfeitas para exploração. 

Capitão Christopher Phelan está enfrentando uma guerra e encontra consolo e conforto nas palavras escritas em cartas trocadas supostamente com a fútil Prudence, uma moça pela qual ele se encantou quando ainda não tinha sido chamado a serviço. Mas a verdade é que Prudence não dava a mínima para corresponder as cartas do Capitão. Então, Beatrix pediu para que a amiga deixasse que ela respondesse ao capitão, assinando em nome de Prudence, já que ela tinha certeza que o Phelan não corresponderia cartas endereçadas com o nome de Beatrix. Assim, deu-se início a uma troca constante de cartas entre os dois e ambos se apaixonaram um pelo outro de maneira pura e natural. 

Quando Christopher Phelan volta, ele quer desesperadamente se casar com a mulher que escreveu aquelas cartas. Uma mulher que muitas vezes o tirou do tormento em meio a guerra e acalentou seu coração, para que ele tivesse forças para voltar um dia. O problema maior, é que Phelan acha que Prudence é essa mulher encantadora e espirituosa, mas quando está com ela, percebe que houve um grande erro e decide que vai descobrir exatamente porque o enganaram. No entanto, primeiro ele precisa saber quem realmente escreveu aquelas cartas.

''Mas Beatrix era um problema. Christopher não sabia o que pensar dela. Estava perplexo e irritado por causa do modo familiar como ela falava com ele. E a imagem da moça usando aqueles calções, as pernas cruzadas como as de um homem, era desconcertante. Ela era estranha. Rebelde e Indomada.'' Capítulo 8 Página 80

Na minha opinião, tudo neste livro foi escrito com uma delicadeza maravilhosa. Lisa teve cuidado em construir uma narrativa lenta, mas muito interessante e marcada, principalmente, pelas caraterísticas da personagem principal. Beatrix é uma das personagens mais encantadoras que já conheci neste universo literário. A paixão dela pelo mundo e pelas pessoas é admirável, ela tem o dom de amar, compreender e escutar não só os animais, mas também os humanos. 

Enquanto lemos, vamos nos apaixonando por Beatrix, suas atitudes e nos simpatizando cada vez mais com o Capitão Phelan, que enfrenta vários demônios perturbadores depois que voltou da guerra. A paciência de Beatrix e o amor que Christopher sente pela jovem é muito bonito de acompanhar e traz um conforto grande para o coração de quem está lendo. Este livro é uma indicação clara e objetiva, sem receios ou medo de afirmar que vai te deixar com os mais doces sentimentos.
Comentários
22 Comentários

22 comentários :

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, e é mesmo muito delicado, maravilhoso ♥. Eu também já fiz essa leitura e particularmente adorei a narrativa, foi uma boa surpresa e recomendo bastante a leitura, é muito divertido e carismático né?!. Suas impressões refletem bem as minhas próprias e que bom que curtiu a leitura!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Amo essa série e esse livro é um dos melhores. Os Hathaways é uma série que todos os amantes de romance de época deveriam ler. Lisa Kleypas conduz com maestria essa família tumultuada.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    https://bookobsessionresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li romance de época e cai aqui por acaso, mas como essa série como um primeiro contato, é uma boa?

    ResponderExcluir
  4. Oie! Tudo bem? Amo livros de época, mas nunca li nada da autora. Entretanto estou de olho em uma coleção dela, mais pequena que acredito que vou conseguir ler e completar mais fácil, todavia sua resenha sobre esse livro me chamou atenção principalmente pelo carinho e amor entre os personagens principais!
    Bjss http://resenhasteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu não fazia ideia da existência deste livro e ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! ahah

    Espero ler e acho ótimo que a narrativa seja marcada e que a protagonista seja cativante, assim como o livro tenha uma certa delicadeza! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Karen,
    Essa ideia de a autora ter trabalhado com personagens que não se conheciam, mas que um recebia carta me intriga muito, pois quero entender como isso funciona. Gostei de conhecer suas impressões e achei muito legal ter sido uma leitura que você não esperava nada, mas que te agradou e, também, uma obra delicada.
    Espero ter a oportunidade de ler esses livros ainda esse ano, pois a vontade é grande.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oi Karen, tudo bem?

    Adoro historias construídas com muita delicadeza, me conquistam totalmente.
    Nunca li essa serie, já conhecia mas não tive muito interesse, após sua resenha acabei me interessando, e lerei em breve.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Oie! Eu sempre tive curiosidade em ler essa série, desde o momento em que li resenhas dos primeiros volumes. Acredito que eu gostaria bastante, porque seria uma das minhas primeiras experiências com o gênero. Fiquei muuuito curiosa pra saber como o capitão vai descobrir tudo e o que vai acontecer com as cartas desse casal. Nem li e já estou torcendo por eles, hahah. Não tem nada melhor do que se surpreender positivamente com um enredo, né? Que bom que ele ultrapassou suas expectativas :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart
    Psiu, vem ler! | @psiuvemler

    ResponderExcluir
  9. Oi Karen, tudo bem?
    Eu quero muito conhecer essa série, pois vejo muitas pessoas elogiando as obras e a cada resenha positiva lida, minha curiosidade é aumentada. Apenas lendo suas impressões ficou perceptível que Beatrix é uma personagem maravilhosa, e eu realmente não poderia esperar menos de alguém que é apaixonada pela natureza, geralmente todas as pessoas que possuem essa característica é alguém fácil de nutrir carisma. Achei interessante o modo que o romance é desenvolvido e agora não vejo a hora de ler, sua resenha está incrível!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  10. Olá! Nossa parece ser um ótimo livro, perfeito para quem ama romance, pena que não estou na fase desse tipo de leitura, mas quem sabe na próxima. Vou recomendar para umas amigas que adoram fazer clube do livro.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  11. Oie amore,
    Olha sendo bemmm sincera essa série, a única coisa que me chama a atenção são as capas, fora isso, nada mais.
    Algo que ainda não sabia e que talvez algum dia me faça mudar de ideia é o fato da escrita ser delicada... mas não agora.

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Amo romances de época, e sempre falo que vou ler, mas acabo colocando outros na minha lista. Estava louca para ler esse série, mas vi algumas resenhas que me desmotivaram a fazer a leitura, mas a sua resenha me animou a conhecer esse livro. Um enredo delicado deve ser perfeito ainda mais quando é um romance de época. Parabéns pela resenha, amei ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?

    Esta série está dando o que falar e estou muito curiosa para conferir!

    Baixei o ebook do "Casamento Hathaway" na Amazon (que por sinal estava grátis) e pelo que me parece, é um volume extra da série kk - não tenho tantas informações para afirmar - .

    Enfim, mega curiosa para conhecer Os Hathaways, porém pretendo ter o prazer de finalizar Os bridgertons <3

    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Karen, tudo bem?

    Assim como você, o romance de época é o meu gênero literário favorito, por isso, sempre que vejo algo relacionado a ele, meus olhos viram dois coraçõezinhos. Eu ainda não li nada da Lisa, apesar de ter essa série completa na estante e a Quatro Estações também, mas espero que esse ano eu consiga colocar as leituras em dia. Fico feliz que a leitura tenha te surpreendido e lhe proporcionado uma bela leitura. Espero ficar tão encantada quanto você.

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

    ResponderExcluir
  15. Oi, Karen!
    Ainda não terminei essa série. Só falta esse livro!!! Lisa é demais, né?
    Estou muito curiosa para saber como será Beatrix apaixonada. Espero me encantar assim como você. <3
    Beijão!

    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  16. Oie
    mais uma autora de romances que arrasa pelo jeito haha só vejo elogios e a série parece ser muito boa para amantes do gênero, quem sabe uma hora eu de uma chance pois deve ser realmente bom se as leitoras elogiam tanto ;)

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nada da série ou da autora, mas sinto que preciso desse volume urgentemente. Achei lindo a preocupação da Beatriz em responder o Capitão, e ainda mais encantador que ambos se apaixonam através de cartas, realmente é lindo. Espero que ele entenda que ela não o enganou por mal ou fez o que fez por maldade e sim porque foi preciso, uma vez que Prudence parece ser uma jovem muito detestável... Estou ansiosa para ler e você soube trazer exatamente os pontos para me fazer querer o livro. Vou adquirir e ler o mais rápido possível!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não iniciei essa série, aliás, nem sabia que já tinha lançado até o quinto volume. Gostei de saber desse lado da personagem principal, deve ser muito envolvente essa personalidade dela, acho que vou gostar bastante de conhecê-la. Achei a premissa cativante, todo esse negócio de cartas é muito lindo!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Não sou fã de romances de época e nunca tive vontade de conhecer essa série mas, depois de ler sua resenha, talvez eu decida ler apenas esse livro. Sou uma apaixonada por cartas e achei o máximo o amor entre os protagonistas surgir através delas. Fora que a Beatrix parece mesmo uma personagem admirável e fiquei curiosa para saber tudo o que o Capitão precisa enfrentar com esses demônios perturbadores que herdou da guerra.

    ResponderExcluir
  20. Oi Anne (de novo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk), como está?
    Novamente me deparando com Lisa Kleypas e suas séries. Gente, até parece que o destino está conspirando para que eu as leia, já que adoro coisas cativantes. E essa está muito longe de ser entediante. Ainda mais porque a resenha me deixou muito curiosa com relação ao desenvolvimento da trama, já que cartas era a mais avançada forma de comunicação daquela época, muitas vezes capaz de unir corações distantes.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada da autora, mas tenho vontade! Ainda não li romances de época, mas estou adentrando nesse mundo agora.

    Essa Beatrix parece meu tipo de mocinha, vai contra a maré das mocinhas fofinhas e dedicadas. Sua resenha me deixou animada para comprar essa série, parece que a Lisa tem realmente uma escrita gostosa de se seguir!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  22. Olá Karen, tudo bem?

    Infelizmente não consegui gostar desta série de livros da Lisa Kleypas. Aliás, são poucos romances de época que eu consigo me encaixar.

    Beijos

    ResponderExcluir