Posts Recentes

| RESENHA #118 | MÉTRICA (SLAMMED #1), COLLEEN HOOVER

12 dezembro 2016

ISBN-10: 8501401862 
Título: Métrica (Slammed #1)
Autora: Colleen Hoover
Ano: 2013
Páginas: 304
Idioma: Português
Editora: Galera Record
Gênero: Drama, romance
Nota: 4,5/5
Sinopse: O romance de estreia de Colleen Hoover, autora best seller do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a amparar a mãe e o irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 



Métrica não foi o primeiro livro que li da querida CoHo, confesso que ao começar a leitura estava com as expectativas lá em cima e senti um pouco de medo de me frustrar com a leitura. Porém, vou adiantando: Colleen Hoover sabe realmente como destruir um coração com sua habilidosa forma de escrever e não foi diferente com este livro. 

Neste temos como protagonista principal Laken, uma jovem de dezoito anos, que está passando por uma fase turbulenta em sua vida – há seis meses repentinamente perdeu seu pai e recebeu a notícia de que junto com sua mãe e irmão se mudariam para Michigan. É óbvio que Laken – ou Lake, como sua mãe a chama – odiou a ideia desde o início. 

Tudo o que Laken queria era permanecer em sua cidade, no estado do Texas. Porém, sua perspectiva sobre a mudança muda quando sua vida e de seu vizinho, Will, esbarram-se. Charmoso, cativante e um tanto intrigante, imediatamente uma conexão forma-se entre os dois. Você já sentiu que conhecia alguém antes mesmo do momento de encontro? É exatamente isso que ocorre entre Laken e Will. Uma paixão avassaladora surge entre ambos. Logo, Laken faz de Will seu cais e vice-versa.

Inicialmente, a autora dá enfoque ao processo de luto em que Laken está passando, toda a fase até a aceitação dos fatos, e também, aos sentimentos da jovem em relação ao vizinho, sensações prazerosas de início de um romance. Porém, repetindo: CoHo sabe realmente como pisar em nossos coraçõezinhos, e é aí que enfoque muda, revertendo completamente a situação, a autora nos mostra como o destino pode ser realmente cruel e inesperado.

Com personagens bem construídos, cativantes e com estórias de vida inspiradoras, a autora, sem dúvidas, proporciona aos seus leitores bons momentos de reflexão em relação à vida. Roubando o cenário, Will, conquistou meu coração e o cargo de personagem mais queridinho devido a sua determinação e a forma em que prioriza o bem-estar de quem ama antes mesmo de si. Em relação a Laken, confesso que inicialmente a detestei, devido a forma em que se apresentou imatura diante às situações que lhe foram apresentadas, porém ao longo da narrativa foi possível perceber um grande amadurecimento da personagem e isto acabou me conectando a ela a partir de então. 

Além disso, um dos aspectos que mais me encantou, foi o fato de que através de Will, conheci a poesia slam – inclusive o motivo do título original da série. Mas explicando para vocês leitores que ainda não tiveram a honra de a conhecer, a poesia slam é uma competição em que poetas recitam suas obras originais de forma nua e crua. Me peguei desejando durante todo o livro que mais poesias fossem expostas e, a cada uma delas me senti obrigada a pausar a leitura e dar uma respirada.

Enfim, para leitores apaixonados por new adults que fogem do clichê e previsível, ''Métrica'', sem dúvidas, é um livro que eu indicaria. Com reviravoltas e situações de dor e superação a autora conseguiu de forma eficaz oferecer aos leitores intensas reflexões sobre o amor, a perda e, principalmente, o processo de superação. 
Comentários
23 Comentários

23 comentários :

  1. Olá Mari
    Sou bem suspeita em comentar sobre esse livro ou sobre qualquer outro da autora, porque sou muito fã do trabalho dela, e realmente todos os livros que li até agora dela se tornaram meus favoritos. Métrica é maravilhoso e só de ler seus comentários já sinto saudade dos personagens e dá vontade de reler. Ah, e sobre a poesia Slam, eu simplesmente fiquei encantada também ♥ CoHo sabe mesmo como surpreender né?!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Mari, sou mega fã da autora, mas este livro eu ainda não li. Além do drama e do romance em si, tenho curiosidade com este aspecto da poesia que você citou, deve ser bem interessante.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Fico encantada com os elogios que ouço sobre os livros da Colleen e esse também me encantou! Fiquei receosa quando você disse que a autora sabe pisar em nossos corações e que o destino pode ser cruel. Adorei a resenha e a dica está anotada!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  4. Colleen Hoover é um amor e totalmente apaixonante. Lembro quando eu li essa obra há muito tempo atrás e como fiquei completamente apaixonada e ansiosa pelas continuações que na época ainda não tinham saído. Realmente é um new adult mais do que recomendado e que foge de todos os padrões, sem falar da escrita apaixonante e envolvente. Sinto saudades desses personagens até hoje, assim como os de Novembro,9 e outros! Espero que goste das continuações e dos outros livros tanto quanto esse!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  5. Ola. Esse foi o primeiro livro da autora aue eu li e eu ano a forma poetica que ela tem de se expressar. Os personagens são bem construídos e o enredo é incrível. Mas não acho wud esse é o melhor livro ds autora. Pelo contrário foi o pior livro que eu li dela. Bom, masbse comparado nao me emocionou tanto quanto os outros. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari,
    Que bom que essa leitura te agradou. Já li alguns livros da CoHo e tenho medo de ler Métrica e me decepcionar, pois já vi críticas bastante negativas, infelizmente. Adorei saber que esse livro foge do clichê que estamos acostumados a encontrar por aí e também gostei muito de saber que conhecemos o Slam e fiquei curiosa para saber como a trama se desenrola.
    Acho que darei uma chance a leitura, pois só lendo para saber.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Sou louca para ler esse livro desde que fui apresentada a escrita da Colleen.Acho fascinante como ela cria o enredo dos seus livros.A escrita é fluída.A premissa desse livro me encanta, aliás tudo que tenha a ver com a autora me agrada.Quando se trata da Colleen sei que é choro ma certa.Parabéns pela resenha está maravilhosa, só aumentou minha vontade de ler.Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Eu amoooo a Coho !!! Lembro que criei uma certa resistência e nunca lia nada dela, mas ao me deparar com apenas uma leitura dela me tornei uma fã número 1!!! Ainda não li esse mas pretendo realizar em breve :)
    Personagens cativantes e com história inspiradoras já se tornaram tradição dessa autora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Já faz um bom tempo que quero ler essa obra, mas estou enrolando um pouco porque sei que meu coração será destroçado assim que iniciar a leitura. Afinal, como você mesma disse, a autora tem uma habilidade poderosa para tal.
    A premissa é muito interessante e estou muito curiosa para ler. Sou apaixonada pelas obras da Colleen e suas impressões me fizeram repensar e acho que vou ler antes do previsto.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie
    adorei sua resenha, eu sou bem suspeita pois adoro a autora e sou louca para ler essa trilogia, ja tenho os dois primeiros, vi muitos elogios e estou cada vez mais ansiosa, espero amar

    brijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem por aí?

    Eu ainda não li algo da CoHo :( Eu sei, isso é um pecado literário haha. Mas, com certeza, "Métrica" vai ser a primeira obra dela que eu lerei. Eu venho adiando há bastante tempo, mas eu preciso bater o pé e ler logo kkkk. Ah, parabéns pela resenha, ficou ótima!

    Beijão!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mari. Tudo bem?
    Sempre me indicam essa autora, mas eu não curto NA :( Mas uma amiga me indicou muito esse livro. então eu pretendo ler. Sinceramente acho que não vou curtir. Geralmente esses mistérios e segredos e coisas que fogem do clichê, não fogem na minha opinião. Mas pode ser porque já li tanta coisa até hoje hahah Sei lá :P Mas provavelmente eu lerei sim, porque quando um amigo indica um livro, eu faço o máximo para dar uma chance. vai que eu acabe gostando?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari, tudo bem?
    Eu só li um livro dessa autora (Novembro, 9) e me apaixonei por sua escrita. Desde então, ando desejando cada livro dela e Métrica com certeza está na lista, fiquei curiosa para conhecer a poesia slam e tenho a sensação de que irei gostar também. Já estou ansiosa para saber quais revelações irão aparecer para Laken e como ela irá lidar com tudo. Espero ler logo!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  14. Oie, esse livro é super elogiado, tenho muita vontade de lê-lo. Achoo muito bacana o fato de termos poesia no meio, e de ele abordar temas importantes e interessantes como o luto, e nos levar a reflexão. Eu espero gostar.

    ResponderExcluir
  15. Oiiiii, adoro esse livro, a CoHo é ótima! Ainda não li um livro dela que eu ficasse decepcionada!! :) Já li toda a trilogia e ameeei!! *-*

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem?? Eu não sou lá hiper fã de romances, e pra ser sincera, nunca li nada da Collen, acredita??? A história parece sim, uma história envolvente, mas não me pareceu ter um ponto alto, algo que instigue o leitor que, como eu, seja mais ligado a um suspense. É uma leitura que eu faria, sem sombra de dúvidas, porém sem grandes expectativas! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nunca tinha ouvido falar de Slam até ler esse livro, e sabe que mesmo não curtindo muito poesia acabei me apaixonando pela ideia? Esse foi o segundo livro que li da Colleen e, embora tenha gostado muito dele, confesso que não chegou perto de destroçar meu coração tanto quanto Um caso perdido fez. Mesmo assim, super indico essa série, menos o último livro que achei completamente desnecessário. Os personagens são mesmo muito bem construídos e cativantes.

    ResponderExcluir
  18. Amo a colleen, mas ironicamente fujo desses livros. Vai entender? Ainda não tive a vontade de ler, sua resenha aumentou um pouco essa animação haha. A mulher escreve como ninguém. Amo.

    Seu blog é lindo <3
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Mari,
    CoHo realmente sabe como navegar e nos envolver em todas as suas histórias. Métrica foi o primeiro livro da autora que li, e senti todos os sentimentos expostos, principalmente nas competições de Slam, nossa! Realmente me envolvi com todo esse universo, e precisei de muitos momentos para recuperar o fôlego. Mas com certeza uma leitura incrível.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Oi, Mari

    Esse livro também não foi meu primeiro contato com a autora, comecei por Ugly Love lá no início de 2014. Li Métrica somente esse ano, e amei. Meu personagem favorito foi o Kel, dei muita risada com ele. Agora tenho que ler a sequência.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Mari, li Métrica há um tempinho. Gostei da história, mas não é nem de longe meu livro preferido da autora. Ele é legal, tem uma pegada dramática bem intensa, mas não sei, achei que ficou faltando alguma coisa. Sei que ele é o queridinho de muitas pessoas, então talvez eu que seja chata...rs. Abraços

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    Quando eu vi que a resenha era um livro da CoHo, eu já tremi na base sabendo que seria um livro que entraria para minha lista de desejados. Por sorte ou azar, minhas especulações estavam certíssimas. Eu me encontrei com a CoHo esse ano, ainda não tinha lido nenhum livro dela e quando li, MEU-DEUS!, me apaixonei completamente. E agora você me traz essa cheia de comentários que me deixaram louca para ler esse livro. Bem, obrigada pela dica!

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9 3/4

    ResponderExcluir
  23. Oi
    Quanto amor por esse livro! Ele foi quem me fez ser tão apaixonada pela CoHo. Confesso que era o meu favorito, mas perdeu o posto para Novembro 9. Mesmo assim não dá para esquecer esse casal maravilhoso, com uma história que poderia ser clichê, mas se tornou fantástica.
    Fico feliz que tenha gostado tanto também!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir