Posts Recentes

| RESENHA #116 | GAROTA DESAPARECIDA, SOPHIE MACKENZIE

07 dezembro 2016

ISBN-10: 8576864177
Título: Garota Desaparecida
Autor: Sophie Mackenzie
Ano: 2016
Páginas: 238
Idioma: português 
Editora: Verus
Gênero: Ficção, Jovem adulto, suspense e Mistério
Nota: 2,5/5 
Livro cedido em parceria com a editora.

Sinopse: Lauren mora na Inglaterra e sempre soube que é adotada. Mas, quando uma breve pesquisa sobre o seu passado revela a possibilidade de ela ter sido roubada de uma família americana ainda bebê, a vida de Lauren de repente parece uma fraude. O que ela pode fazer para tentar encontrar os pais biológicos? E seus pais adotivos terão sido os responsáveis por sequestrá-la? Lauren convence sua família a fazer uma viagem para o outro lado do Atlântico e, lá chegando, foge para tentar descobrir a verdade. Mas as circunstâncias de seu desaparecimento são sombrias, e os sequestradores de Lauren ainda estão à solta — e dispostos a qualquer coisa para mantê-la calada.

Garota Desaparecida é um suspense young adult que foi lançado pela Verus Editora em 2016. A história é sobre Lauren, uma adolescente que sabe que é adotada, mas acha que na verdade pode ser sido roubada de outra família. A partir disso, ela começa a duvidar sobre seus pais, sobre sua própria vida e vai em busca de saber quem são os seus pais biológicos, se ela realmente foi sequestrada e roubada e se seus pais adotivos são culpados e responsáveis por isso. Lauren acaba convencendo sua família a fazer uma viagem, mas quando chega ao seu destino, ela acaba fugindo para tentar descobrir a verdade. Mas sua história vai muito além disso e ela precisa tomar cuidado.

Que decepção. Não sei nem como dizer o quão ruim foi a minha experiência com esse livro. Quando o solicitei para a editora, fiquei bem ansiosa para ler, porque a premissa me chamou muito a atenção, afinal de contas, eu amo suspenses e esse me parecia ser um dos bons. Mas o que encontrei foi uma trama mediana e um desenvolvimento fraco. 

Tudo nesse livro me irritou. Adolescentes já fazem coisas meio estúpidas na vida real, mas parece que em livros, tudo se intensifica e ganha uma proporção enorme. Eu entendo, que para uma ficção, isso talvez valha a pena, mas só  se a trama for bem construída e amarrada, além disso, que o autor se proponha a desenvolver seus personagens e a história de forma coerente. Mas em Garota Desaparecida, acabei encontrando o oposto.

Lauren é uma personagem que poderia ter sido tão bem trabalhada, ela tinha um passado, alguma coisa que aconteceu e que mudou sua vida para sempre. No entanto, a autora seguiu por um caminho tão infantilizado e bobo, que a história parecia tão "boboca" sabe? A personagem é imatura, onde já se viu, fugir para saber uma possível verdade em vez de conversar francamente com os pais adotivos? Além disso, todas as decisões de Lauren são estúpidas e mesquinhas. O que me irritou profundamente.

A história é superficial, não se aprofunda em nada. A impressão que eu tive é que a autora quis falar sobre tudo, mas acabou falando sobre nada. Não é desenvolvido nada além do plot principal, nem isso foi realmente feito de maneira boa e coerente. E eu até fiquei curiosa com a história, para saber se as suspeitas da protagonista eram reais, mas o desenvolvimento foi tão fraco, que perdi a graça no meio do livro.

Garota Desaparecida não cumpre em nada do que prometeu. Eu não sei o que acontece com esses autores que se proponham em escrever uma história e não se esforçam para entregar algo bom e isso é o que pareceu que Sophie Mackenzie fez com esse livro. A temática do "Quem sou eu?" da redação da Escola, junto com a questão da adoção da Lauren, poderiam fazer um link maravilhoso, mas não foi isso o que aconteceu.

Costumo dizer que cada um tem uma experiência literária, então pode ser que outras pessoas gostem, que você caro leitor desse blog, goste também. Mas um conselho que eu dou é: leia despretensiosamente e sem muitas expectativas, assim não irá se decepcionar como eu. 
Comentários
23 Comentários

23 comentários :


  1. Oi, Anelise! Que pena que o livro tenha sido tão decepcionante para você. A sinopse nos mostra que poderia ser um livro tão bom de se ler, caso fosse bem elaborado. Adorei a resenha. Abraço!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito desse livro, especialmente por ser um livro que eu teria interesse em ler. Pela sinopse, parece ser um livro bem interessante, mas é uma pena que não tenha lhe agradado tanto, e pior ainda ter achado a história superfícial, é muito chato quando isso acontece né.. Vou seguir seu conselho e ler sem muitas pretenções!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu fiquei conhecendo esse livro a poucos dias pela o site da própria editora. Confesso que achei a sinopse bem chamaria e eu assim como você,;sou fã do gênero, e apesar de ter dado um pouco errado para você, acho que daria uma chance a essa obra, vai que eu curto né? Histórias com adolescentes tem serpente que ter cuidado pois eles irritam de mais mesmo kkk,,mas por já ter lido tantos já aprendi a entender os mesmo. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu vi a capa desse livro em um outro blog que eu estava olhando e agora vendo sua resenha acho que tudo que eu estava animada para ler, que a história havia me atraído acabou. Realmente adolescentes muitas vezes não são tão maduros, mas também não precisa colocar dessa forma tão infantil... Acho que é um exagero e vendo isso já me fez acreditar que realmente não seria uma obra que eu morreria de amores e provavelmente passaria raiva por um bom tempo. Então por hora vou passar a dica, mas obrigada pela sua sinceridade!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  5. Anne, estou rindo da sua indignação com a autora não cumprir com o que prometeu. Gente, com tantos livros deste gênero por aí, acho que realmente, alguns não investem conteúdo em suas ideias mesmo.
    Que pena que a leitura não foi boa, mas sua sinceridade, continua nota mil!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá amore,
    A capa do livro logo de cara me chamou a atenção, pareceu se tratar de um livro muito bom. Ao ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa, seja por ser fã do gênero YA. A única coisa que me tirou um pouco da vontade de ler foi o fato de saber que a história é superficial, isso não alegra muito né... mas... quem sabe leio futuramente e tiro conclusões diferentes!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, nunca tinha ouvido falar desse livro. Já havia visto uma ou outra pessoa com ele na mão, mas nem sabia do que se tratava. Talvez um dia eu o leia ou talvez não rs Mas não é por causa do tom de sua resenha que digo isso e sim porque não gosto de saber que a sinopse e o livro não se enquadram, passo meio que olhando torto para livro assim rs Sei lá! Mas sabe, adorei a sinceridade de sua resenha, parabéns!

    |amorlivresco.wordpress.com|

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Que chato isso!
    Eu tenho lido muitos livros voltado para o público jovem e o que me deixa preocupada é que alguns autores não estão preocupados com esse compromisso, aliás, não tem compromisso de passar coisas boas.
    Foi bom saber, porque talvez pela sinopse eu compraria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, Anelise.
    Primeiramente, queria lhe parabenizar pela excelente resenha e por toda a sinceridade.
    Quando li o primeiro paragrafo da resenha tive a impressão de que o livro seria excelente, mas, foi só ler o segundo que me desanimei completamente a ler a obra... Sinceramente, ás vezes os adolescentes me irritam MUITO em livros rsrs...
    Saber que a história é superficial e sem profundidade me desanimou por completo em ler GAROTA DESAPARECIDA.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa. Que chato isso de ter uma experiência tao ruim assim.

    Quando eu vi esse livro, eu achei a premissa maravilhosa e eu estava superempolgada para ler. Agora eu não estou tão empolgada assim como eu estava antes. Que triste isso!

    Amei a capa, achei clean e legal.

    ResponderExcluir
  11. Olá Anelise,
    Quando vi esse lançamento, não fiquei com vontade de ler e continuo não tendo :(
    É uma pena que o livro não tenha cumprido o que prometeu e que os adolescentes da trama a intensidade das coisas idiotas dos adolescentes aumenta.
    Acho, como você disse, quem se arriscar a ler, deve fazer isso de forma despretensiosa e sem esperar muito.
    Vou deixar a dica passar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  12. Aiii!
    Eu amei tanto essa sinopse, mas é a segunda resenha que eu vejo desse livro, falando que a história não cumpre com o que promete. Eu tinha dito que leria o livro mesmo assim, mas depois de mais uma critica negativa, acho que desanimei total. Agora estou na duvida se deixo ou não o livro na minha lista, desanimei.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  13. Oi Anelise.
    Me interessei muito pela resenha.
    E o que você descreveu é o típico caso de falta de uma leitora beta foda para direcionar a escritora. Sempre que vamos escrever algo precisamos de um leitor crítico para nos ajudar, porque a tendencia é escrevermos sobre tudo que vem a nossa mente.
    Realmente eu também achei a ideia muito boa e fico triste em saber que não foi bem desenvolvida. E também me irrita quando toda a estória poderia ter sido resolvida em 10 linhas de conversa.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que pena que se decepcionou desse jeito... Felizmente para mim de cara o livro não me atraiu, porque acho que me irritaria horrores com essa protagonista, ela parece mesmo ter atitudes infantis, estúpidas e mesquinhas, e não suporto tramas que ficam superficiais. Isso da autora querer falar sobre tudo e acabar não falando direito sobre nada ia me deixar enlouquecida.

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Fico extremamente triste por essa sua leitura ter sido tão decepcionante.
    A premissa realmente deixa a gente bem intrigada e pensei que seria um excelente suspense também. Saber que a trama em nada é aprofundada e que Lauren apresenta atitudes mesquinhas me deixou com nenhuma vontade de ler a obra. Obrigada pela resenha sincera.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?
    É um saco quando o livro não cumpre o que promete e quando o autor não consegue desenvolver a premissa e seus personagens né? Só pelo que você falou, já sei que concordaria com você! Era muito mais fácil ter conversado honestamente que inventado uma história para fugir né? Enfim! Não leria esse livro, ele não funcionaria para mim também. Uma pena que a leitura tenha te decepcionado tanto.

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  17. Oie!!!!
    Somos duas decepcionadas!!!!
    Nossa a sinopse me prendeu na hora! Tinha tudo pra ser um suspense maravilhoso e a sua resenha chegou jogando um balde de água fria nas minhas expectativas!
    Compreendo a sua frustação quanto a falta de cuidado com a psiqe e personalidade das personagens num livro de suspense.
    Uma pena realmente parecia ser tão bom! Mas agradeço muito a sua sinceridade!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Cam8nhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentrelivros.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa que pena que você não gostou do livro, eu ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas ele ta na minha lista a um tempinho, fiquei um pouco desanimada com a sua opinião em relação ao livro, pois pela sinopse ele pareceu ser incrivel... Quem sabe mais pra frente eu decida se realmente darei uma oportunidade ou não

    ResponderExcluir
  19. Oi Anelise.
    Que pena que você não teve uma experiência satisfatória com a leitura desse livro, é horrível quando acontece isso.
    O enredo também me chamou atenção. Espero que tenha uma experiência de leitura um pouco melhor que a sua, apesar de na sua percepção, ser uma história mediana.
    Abraços.

    Sorteio de um exemplar de Fallen

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Que chato que o livro não foi tudo que você esperou que fosse,muito ruim quando isso acontece...já vi outras resenhas sobre ele e foram até positivas..agora desanimei..ainda quero ler..mas lerei sem tanta expectativa!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/12/resenha-dez-formas-de-fazer-um-coracao.html

    ResponderExcluir
  21. Oiee Anelise ^^
    Eu ainda não li esse livro, mas é realmente uma pena que ele tenha sido tão decepcionante para você. Eu também odeio quando os autores querem abordar várias coisas e não acabam abordando nada, além de criarem personagens infantis e mesquinhos. É uma pena mesmo, pois a história poderia ter sido incrível se fosse melhor desenvolvida, né?
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  22. Nossa! Sua análise me deixou surpresa. Realmente não esperava isso do livro. Também mantinha a ideia de um suspense super pesado e com uma trama super legal, afinal de contas o enredo permite um trabalho grandioso sobre a personagem e sua situação.
    Para mim foi uma decepção saber que o livro não foi tão bem preparado assim.
    Uma pena.
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Comecei sua resenha encantada com a premissa do livro, mas te dou os parabéns por ser sincera e expor sua opinião tão abertamente, as vezes tem livro que eu nem sei como chegam a ser considerados best-sellers!
    Vou na sua opinião e deixar esse livro fora da lista de compras...

    Beijos,
    Tabatha Cuzziol
    Blog e Canal Floretizas - http://floretizas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir