Posts Recentes

| RESENHA #103 | A SOMBRA DO PASSADO, SYLVAIN REYNARD

07 novembro 2016

ISBN-10: 8580416272
Série: Noitas em Florença #2
Título: A sombra do passado
Autor: Sylvain Reynard
Ano: 2016
Páginas: 304
Idioma: português 
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance sobrenatural 
Nota: 3/5
Livro cedido em parceria com a editora.
Sinopse: Nesta sequência de A transformação de Raven, Sylvain Reynard combina suspense e sensualidade em uma das cidades mais belas do mundo, levando o leitor para um universo de fantasia e romance habitado por criaturas centenárias e poderosas. A jovem e doce Raven Wood está em Florença trabalhando na restauração de O nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. Certa noite, ao tentar evitar que um sem-teto seja agredido, ela mesma fica em perigo, mas é salva a tempo pelo belo e poderoso William York. Depois desse encontro, eles se envolvem numa improvável e avassaladora paixão. O príncipe vampiro jura seu amor por Raven e promete se vingar de todos os que um dia a feriram. Contudo, ela prefere não ceder à violência e, para surpresa de William, busca nele algum traço de humanidade sob a aparente frieza – alguma bondade que lhe permita entregar-se a ele sem receios. Mas um perigo terrível pode pôr fim à felicidade do casal. Uma sombra se espalha por Florença, colocando em risco a paz que há séculos existe entre seres humanos e sobrenaturais. Enquanto tenta proteger Raven, o príncipe precisa descobrir quem o traiu e evitar uma guerra entre poderes há muito adormecidos.

A sombra do Passado é o segundo livro da série Noites em Florença escrito pelo autor Sylvain Reynard e publicado no Brasil pela Editora Arqueiro. Em outubro, chegou as livrarias de todo o país, a história de Willian, o príncipe vampiro, e Raven, a jovem humana que teve sua vida mudada para sempre. Assim que vi a sinopse, me interessei, considerando meu péssimo histórico com histórias sobrenaturais vampirescas, achei que esse livro poderia mudar o rumo e a minha sorte com o gênero, mas me enganei. Esperava um enredo instigante e sensual, encontrei um drama chato e personagens nada cativantes. 

Neste livro, o príncipe Willian quer a vingança e justiça pelo o que aconteceu a Raven. Para lhe situar, caro leitor desse blog, Raven tentou salvar sua irmã de um atentado, de uma tentativa de abuso por parte de um homem, mas acabou se machucando e ficando aleijada. Raven não tem nada de especial, não possui aquela luxúria que vampiros buscam, mas o príncipe a enxerga de uma maneira diferente, enxerga o amor na pequena e frágil humana. 

Enquanto Willian tenta fazer justiça com as próprias mãos e de alguma forma tenta induzir a Raven a buscar vingança, temos um problema em Florença, alo que poderá colocar em risco tudo o que foi construído, toda a paz que existe entre os seres humanos e sobrenaturais. Há um traidor que quer derrubar o reinado do príncipe Willian. 

Como meu passado com livros do gênero nunca foi bom, não tinha tantas expectativas assim, todavia, foi difícil não ficar empolgada com a premissa e com o que supostamente a história prometia ser. Adianto a vocês que o livro não é ruim, mas o meu problema foi realmente os personagens. 


"William mostrara para ela seu lado vulnerável, desnudando suas mágoas e seus medos antigos. Tinha sido uma experiência especialmente íntima, mesmo antes de fazerem amor. Pelo resto da vida ela iria se lembrar do rosto dele, belo e jovem, e de seus olhos assombrados enquanto lhe contava como ficara no topo de uma montanha, tomado de dor." Pág. 182 - Capitulo 34;

Narrado em terceira pessoa, mas mostrando os vários núcleos diferentes que compõem o livro, a história começa com um ritmo lento e com poucas explicações, mas vai se desenrolando aos poucos. Ficamos sabendo mais sobre Raven e seu passado e ainda temos a jogada da duvida se tudo realmente aconteceu ou não. 

Eu já mencionei em resenhas anteriores, que se a história não me empolga, não é uma boa história para mim. A Sombra do Passado foi uma leitura rápida, mas mastigada. Li até o final pela curiosidade, mas não porque eu estava apegada a história ou aos personagens. Raven foi uma personagem que me tirou do sério em vários momentos da trama. Ela sabe que William é um vampiro, ela sabe como é a natureza dele e ainda assim ela questiona o tempo todo uma série de coisas.

William é um personagem mais interessante, mas por ser caricato e não por ser diferente. O plano de fundo, a guerra que está se instalando em Florença, talvez tenha sido mais interessante que todo o romance entre os protagonistas. Não sei se foi propositalmente, mas eu esperava um relacionamento entre os personagens bem diferente.

Em suma, eu dei três estrelas porque é realmente um livro bem escrito. Infelizmente não foi feito para mim e eu acabei me decepcionando. Mas como cada um possui um gosto (ainda bem!), eu indico para todos aqueles que gostam do gênero sobrenatural com vampiros. 
Comentários
24 Comentários

24 comentários :

  1. Olá
    Confesso que não tive uma oportunidade positiva com essa autora, eu me decepcionei muito, apesar de que devo afirmar que possui uma escrita boa. Entretanto, não pretendo fazer essa leitura, mais por receio mesmo de não curtir. De qualquer maneira, gostei de poder ler suas impressões a respeito. E é uma pena que você tenha se decepcionado e não tenha lhe empolgado.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, que pena que o livro acabou por fim não te atraindo, mas talvez se você tivesse começado desde o livro 0,5 da série poderia ter se apegado, não sei bem, já que eu não li, mas realmente é difícil ler um livro com personagens que não nos atraem e não nos prendem. Particularmente esse autor não me atrai e nunca senti vontade de lê-lo. Espero que suas futuras experiências com vampiros sejam melhores

    ResponderExcluir
  3. Antes de mais nada queria reiterar que adoro seus layouts ahaha
    Eu gosto muito desse gênero sobrenatural, é o tipo de leitura fácil que me agrada, mas realmente gosto é gosto. Já havia lido a trilogia O Inferno de Gabriel do mesmo autor e gostei muito (essa trilogia não é voltada para o gênero sobrenatural). Fiquei muito curiosa a respeito da série Noites em Florença e acho que vou dar uma chance, mesmo não tendo te empolgado tanto. Vai que eu me surpreendo já que é um gênero que me agrada, né? Arrasou na resenha como sempre, Anne <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Assim, eu não gosto muito de livros com vampiros, a não ser que esse seja bem sanguinário (como um vampiro deveria ser). Até que me interessei por essa história, mas como foi mencionado, você também se interessou e acabou se decepcionando. Apesar disso, eu gostaria de conhecer o livro e vê o que eu acharia. Já vou procurar por ele e adicionar a lista.
    Beijos,
    Nay

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Assim como você, também não tenho uma boa relação com livros com livros desse gênero, logo, não é um livro que passaria na frente das leituras, até porque teria grandes chances de me decepcionar.
    Mesmo não tendo me sentido atraída, tenho certeza que é uma ótima opção pra quem curte leituras assim, pois, pelas suas palavras parece ser um livro muito bem escrito.
    Beijos

    Diane Ramos - Blog COISAS DE DIANE

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    eu não sabia que tinha continuação, a sua resenha me fez ficar interessada em ler o primeiro livro, coisa que até hoje ainda não havia acontecido, mesmo o universo de vampiros sendo o meu mundo favorito, nunca me atraiu. Até agora...
    Tenho a trilogia do Inferno de Gabriel do mesmo autor...
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu li o inferno de Gabriel dessa autora e pelo que eu vi parece que ela narra muito bem a cidade de Florença e que misturar obras antigas e toques de clássicos, mitologia e tipico dela. Eu gostei disso. Ela tem uma escrita madura. Amei sua resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Acredito que aconteceria a mesma coisa comigo, caso o enredo também não me empolgasse. Fiquei curiosa com o cenário de guerra e queria conhecer melhor o William, mas não acho que seria um livro que me agradaria.
    Adoro a sua sinceridade sempre!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu ao contrário de você amo romances sobrenaturais ainda mais quando existe vampiros no meio que são os seres que mais me fascinam.
    Mesmo com seus apontamentos negativos para o livro como sei que influencia disso também é você não ser fã do gênero vou adicionar essa série na minha lista de leituras do ano que vem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Anne.
    Bom eu queria muito ler esse livro, porém estou com pé atrás de começa essa nova trilogia ou série do autor por que muitas pessoas se Decepcionaram, pois falaram que a história chega ser arrastada demais e não envolve muito o leitor cheguei ve gente falando que nem parece ser o mesmo autor de O inferno de Gabriel .Para não me decepicionar com o autor prefiro parar so no inferno de decepicionar.Assim como vc vi pessoas falando que a protagonista e meio chata e questiona tudo. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Anelise, tudo bem?
    Faz um bom tempo que não leio romances sobrenaturais, especialmente envolvendo vampiros, porém, gosto bastante desse gênero e acredito que os livros dessa série poderiam me agradar. Só que o que você acabou dizendo sobre os personagens acaba me deixando com o pé um pouco atrás, já que sou o tipo de leitora que gosta de se apegar a eles e analisando a personalidade de Raven, acredito que isso seria um pouco complicado. Porém, também é crucial para mim que o livro tenha uma excelente escrita e por esse motivo quero conhecer a série o quanto antes.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  12. É bem chato quando nos decepcionamos com uma leitura, ainda mais quando estávamos com expectativas altas. Eu quero muito ler essa série, acho que pode não ser uma das melhores leituras mas eu quero poder conferir e entender um pouco mais, eu gosto do gênero e espero que a leitura seja satisfatória

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Uma pena quando a história não nos cativa. Não conhecia o livro, mas a capa é bem chamativa. Gostaria de saber mais sobre o Willian, mas acho que no momento não leria. Gostei da sua opinião sincera.

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Anne

    Acontece o mesmo comigo, sabia? Se o livro não me empolga eu só vou empurrando com a barriga. Faço isso pq não gosto de abandonar livros! Hahaha
    Que pena que você teve essa reação em relação aos personagens...
    Pra te falar a verdade, achei a trama um tanto quanto fraca.
    E esse é o mesmo autor de O Inferno de Gabriel...a mudança de gênero foi radical! Rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Olá Anelise,
    Que pena que a leitura não tenha te agradado. Minha experiência com obras vampirescas, no geral, é boa.
    Tenho sérios problemas com personagens que me irritam, eu quase sempre odeio o livro por conta deles.
    A história de Sombra do Passado não me cativou nem deixou curiosa, pois não vejo William querendo se vingar por algo que deva fazer isso, sei lá, é só que parece não ter colado a situação.
    Vou deixar a dica passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu recebi esse livro e estou com expectativas nesse livro por que amo livros com vampiros e humanas. Uma pena não ter funcionado para você, nem sempre os personagens são tão cativantes como gostaríamos. Espero que comigo a história funcione de forma diferente.
    Adorei saber a sua opinião e em breve vou ter a minha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  17. Oiee Anelise ^^
    Poxa, que pena que o livro foi mais uma decepção para você. Eu nunca li nada do autor, e, por não gostar de histórias com seres sobrenaturais (principalmente vampiros, apesar de algumas exceções), acho que não o leria tão cedo. Já fiquei com raiva da Raven...haha' odeio quando as protagonistas nos tiram do sério. Por que elas sempre têm que ser chatinhas? *-*
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho um amor muito grande por livros sobrenaturais. Por mais que eles tenham virado moda, alguns conseguem se destacar a acabam me conquistando.
    Gostei bastante da premissa desse livro. Parece ser do meu tipo.
    É uma pena que a leitura não tenha sido tão agradável para você.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Vixi... Dramas chatos e personagens nada cativantes não chamam nem um pouco a minha atenção. Quando tenho problemas com personagens importantes, normalmente tenho problemas com a leitura em geral. Além disso, não curto vampiros. Ou seja, dificilmente conseguiria gostar dessa leitura.

    ResponderExcluir
  20. Oi menina, tudo bem? Só o que está escrito no gênero já me afasta dessa leitura. Amo histórias que mexem com o sobrenatural, mas quando mistura com romance, aí já não me atrai de maneira nenhuma. E eu amo vampiros, hein. Mas não me atraiu mesmo, mas como você sei que muitas pessoas gostam desse gênero.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  21. Li o primeiro livro dessa série e infelizmente abandonei, achei a leitura pouco fluida, AMEI a ideia principal da narrativa e tudo mais, as creio que na hora de escrever, faltou um cuidado maior pra nao deixar a história maçante. É uma pena que para voce tenha sido uma leitura pouco prazerosa.

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Tudo bem?
    Assim como você eu não gostei dessa serie li o primeiro livro me arrastando entre as paginas não gostei da historia no geral foi bem fraquinha para mim e de verdade não me empolgo em fazer a leitura do segundo.
    Boa resenha.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  23. Oi Ane!
    Que pena que o livro não funcionou para você. Pessoalmente nem arrisco mais esses livros, por medo de me decepcionar e também por já ter passado a vibe de vampiros.
    Mas é assim mesmo. Leituras melhores virão. Pelo menos o livro é bem escrito.
    Parabéns pela sinceridade.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  24. Oi Anelise, tudo bem?
    Eu não conhecia a série ainda e confesso que apesar dos seus pontos negativos, ela chamou minha atenção pelo fato de ser um sobrenatural de vampiros, eu tenho uma leve queda por livros assim e até hoje gostei de todos que li do gênero. Curti a premissa e acredito que daria sim uma chance a ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir