Posts Recentes

| RESENHA #96 | TRÊS VEZES NÓS, LAURA BARNETT

19 outubro 2016

 ISBN-10: 8581638376
 Título: Três vezes nós
 Autora: Laura Barnett
 Ano: 2016
 Páginas: 384
 Idioma: português
 Editora: Novo Conceito
 Gênero: Drama, Ficção
 Nota: 
 Livro cedido em parceria com a editora.
 Sinopse: Uma jovem mulher com uma bicicleta quebrada após desviar de um cão. Um homem que ela poderia facilmente ter deixado passar, sem parar, levando consigo uma vida inteira, uma vida que poderia nunca ter sido dela. Eva Edelstein está no segundo ano do curso de Inglês na Universidade de Cambridge. Ela namora David Katz, estudante e aspirante a ator. A vida de Eva parece bem encaminhada, quando, no campus da universidade, ela conhece acidentalmente Jim Taylor, estudante frustrado de direito. Há três versões, três realidades diferentes para o futuro de Eva e Jim, dos anos 1950 até os dias atuais. Se o nosso futuro é uma encruzilhada, gostaríamos de saber qual caminho seguir? E depois, ficaríamos felizes com a nossa escolha? Três vidas. Três histórias. Três destinos... permeados com traições e ambições, mas também com amor e arte. Três vezes nós explora a ideia de que há momentos em nossas vidas que poderiam ter sido diferentes e como pequenos fatos ou decisões que tomamos podem determinar o rumo da nossa vida para sempre.

É muito engraçado quando você começa a ler um livro que te desperta várias sensações, porque você nunca sabe o que esperar e muito menos o que pode acontecer. Em setembro, a Editora Novo Conceito, lançou o livro "Três Vezes Nós" da autora Laura Barnett. O livro conta a história de Jim e Eva em três versões. Na primeira versão Eva e Jim se conhecem no incidente da bicicleta; na segunda versão há o incidente da bicicleta, mas eles não se conhecem; e na última versão eles se conhecem no incidente da bicicleta, porém não conseguem ficar juntos.

Inicialmente, eu fiquei confusa com a maneira de contar a história que a autora escolheu e com o fluxo de informação. As três versões vão sendo contadas quase simultaneamente, alternando-se em capítulos. Já começo essa resenha dizendo que Laura Barnett criou uma história que tinha tudo para ser um clichê, mas como contou e como abordou A VIDA e as inúmeras possibilidades, tudo ficou original e instigante.

Laura Barnett criou dois personagens que podem ou não ficarem juntos. Você meio que escolhe a versão que te agrada mais. Desde o primeiro momento que entendi a proposta da autora, percebi e refleti o quão subjetiva podem ser nossas escolhas e que a vida é sim uma caixinha de surpresas com muitas possibilidades. Jim e Eva poderiam ficar juntos, ou não, mas tudo bem sabe? É apenas a vida acontecendo.

"- Nada de arrependimentos, Jim. Está bem?Com a boca em meio aos cabelos dela, ele diz:- Nada de arrependimentos, Eva. Nem agora, nem nunca."

Narrado em 3ª pessoa e alternando as versões, vamos conhecendo o cotidiano dos personagens caso eles se conheçam ou não. Na primeira versão, temos um romance entre Eva e Jim, mas nosso personagem masculino é bem irritante na primeira parte da história. Todavia, na segunda Eva se casa com outro homem e constitui uma família com ele. E na terceira... Bem, vou deixar para vocês descobrirem.

Para escrever uma história dessas, não posso deixar de elogiar a escrita da autora, fluida, leve, mas totalmente assertiva e persuasiva. A autora conseguiu se manter na linha e não perder a mão em uma história com múltiplas possibilidades que no final terão uma conclusão muito parecida. Porque a conclusão da história é realmente muito pertinente e interessante. 

Intenso e sensível também podem ser adjetivos para essa obra. Ele fala sobre a vida, sobre namoro, casamento, sobre amizade, sobre várias questões que estão bem presentes em nossas vidas e que por muitas vezes não damos a devida atenção. Três vezes nós é uma história com desencontros, encontros, felizes para sempre (ou não). Adorei realmente a maneira como a autora contou a história de Jim e Eva. E vocês percebem a analogia com o "nós"? Pode ser de "nós" Jim e Eva e "Nós" como nós de corda. Eu achei isso bem genial, mesmo. 

A diagramação está ótima. Não encontrei nenhum erro de revisão e achei toda a parte física do livro bem agradável, inclusive as ilustrações que são muito bonitas. Eu indico esse livro para todos aqueles que buscam uma leitura intensa e diferente, que foge do normal em livros de drama e romance. 
Comentários
22 Comentários

22 comentários :

  1. Olá
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei muito empolgada com a premissa, sem contar que fiquei simplesmente apaixonada por essa capa. Fiquei bem curiosa sobre essas diferentes versões contadas no livro, e os personagens devem ser muito bem construídos pelo que pude perceber, assim como toda a construção do contexto. Não tenho dúvidas de que deve ser muito sensível e intenso. Com certeza espero ter a oportunidade de ler também!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir

  2. Oi Anelise!
    Uau! Que resenha show. Espetacular menina, excelente. Eu não li esse livro, e confesso que é um dos livros que eu mais espero poder ler. Adoro obras com drama e um bom romance e, me parece ser o caso desse opúsculo. Abraços!

    Marcasliterárias.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi? Jim e Eva poderiam ficar juntos, ou não, mas tudo bem sabe? É apenas a vida acontecendo. QUE ISSO SENHORA? Tem nada bem, eu não compro um livro de romance pra um talvez gente. Tô com medo desse livro, não é possível.
    hahahahahhahahahhah
    Passou o susto, pronto. Eu não compraria, ma,s, leria se ganhasse. Ou não, não sei, tô confusa.
    Amei a forma como você viu a história, foi sensível com as três versões e suave.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de livro intensos, isso porque eles sempre me fazem sentir muito e refletir bastante no fim da leitura. Eu já tinha curiosidade sobre essa obra, agora com a sua opinião fiquei ainda mais. Espero poder conhecer essa obra muito em breve.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hello Anne,
    Eu estou me segurando para não comprar esse livro. Mas com essa resenha não dá...
    A editora arrasou na diagramação e no designer.

    Você foi bem sincera diante da escrita da autora e dos personagens. A premissa do livro é ótima, e o enredo é bem envolvente.

    P.S A premissa está me lembrando um pouco o livro da editora arqueiro que será lançado mês que vem ♥

    Beijos, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  6. oie, que bom saber que esse livro conseguiu te prender e que a autora criou algo bacana, no entanto, eu não gosto muito de livros que tem espécies de versões alternativas, como é o caso aqui de termos as três possibilidades, então não tenho interesse em ler, mas gostei da lição final referente as nossas infinitas escolhas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Anne, fiquei bem curiosa com o enredo, com as possibilidades do casal e com essa forma diferenciada em contar a história. talvez eu venha ficar confusa também, no inicio, mas estou muito interessada em ler o livro. Amei saber que é sensível e intenso, bem minha cara de leitura.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Fiquei bem intrigada com a premissa da obra pelo fato de ir contando três versões ao mesmo tempo relacionando os personagens Eva e Jim e fiquei bem curiosa para saber sobre a terceira opção, já que você deixou para que nós descobríssemos.
    No início parece que irá dar um nó na minha cabeça, mas acredito que conforme o desenrolar da leitura, irei me adaptar.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Anne,

    Tinha visto a capa desse livro, mas nem fui procurar do que se trata. Olha só o que eu estava perdendo. Achei o enredo bem diferente e intrigante. Quase três livros em um só e com diversas possibilidade. Claro que a pessoa aqui já vai começar torcendo para que pelo menos os protagonistas fiquem juntos em uma das três possibilidades.
    Mas como você falou, a vida acontecendo, e quantas coisas em nossas vidas não foram diferentes só por que em vez de ir para a esquerda decidimos ir para a direitas?
    Bastante curiosa para curtir o desenvolvimento dessa história.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei e capa, muito fofa. Não conhecia o livro mas claro que já fiquei muito curiosa com a leitura. Me parece ser uma trama gostosa de ler e curiosa a maneira como foi escrita. Fiquei intrigada com a premissa e gostaria muito de poder ler e conhecer um pouco mais.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Quando a editora lançou esse livro não tinha me interessado muito parecida. Eu tinha a impressão de que seria mais um romance lotado de clichês. Mas agora lendo a sua resenha percebo que não é bem por ai.
    Gostei da ideia da autora mostrar três versões da história. Deve ser bem interessante ver as mudanças em cada uma delas por causa de uma escolha... Adorei saber o duplo significado do título. Faz bastante sentido!
    Talvez eu dê uma chance para ele.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/10/para-que-dividir-nunca-jamais.html

    ResponderExcluir
  12. Oie...
    Tive uma quedinha por esse livro desde que a NC o lançou, tenho que admitir que tenho um fraco por capas bonitas rsrs...
    Ao ler sua resenha fiquei mega animada, pois, gostei bastante da premissa e o fato da autora abordar temas do cotidiano de um relacionamento me fez querer o ler ainda mais.

    ResponderExcluir
  13. Olá!! :)

    Devo dizer que não conhecia o livro ou mesmo a autora, mas fiquei bastante curioso! :) Não muito pela premissa, mas mais pelos elogios que fizeste! :)

    Bem, eu adoro que a escrita seja tao boa e fluida, e que a leitura consiga ser ao mesmo tempo intensa e sensível! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  14. Adoro livros que me despertam várias sensações, e estou ansiosa para iniciar a leitura desse. Não sabia que as várias versões iam sendo contadas quase que simultaneamente, em capítulos alternados, vou me preparar para esse tipo de narrativa. Que bom que a escrita é fluida e leve e a obra intensa e sensível, acho que vou gostar bastante.

    ResponderExcluir
  15. Juro que não esperava que essa fosse uma obra tão profunda assim, e muito menos dessa forma de narrar da autora. Gosto de narrativas diferentes, e me parece que essa leitura precisa ser feita com atenção para não se perder. Fiquei bastante interessada para ler. Sua resenha ficou ótima!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Que interessante, não conhecia o livro. Contar a mesma história em várias versões é diferente e eu não tinha visto ainda. Conheço aqueles que escolhemos o final, mas não que o autor conte versões diferentes. Gostei e vou anotar a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Anelise, estou com esse livro em mãos e será uma das minhas próximas leituras. Já tinha me interessado pela sinopse, e sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Ele me lembra um pouco um filme que assisti uns anos atrás, mas não consigo lembrar o nome de jeito nenhum. Era mais ou menos o mesmo ritmo, a personagem fazia escolhas e o filma mostrava o que aconteceria se ela tivesse feito de forma diferente. Espero gostar da leitura. Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Eu já tinha visto a capa deste livro, mas não sabia que ele era narrado assim, três escolhas ao mesmo tempo. Gostei disso, é bem diferente de tudo o que eu já vi e li, parece ser bem inovador. Fiquei ainda mais curiosa para ler agora...haha' imagino que as três versões sejam apaixonantes.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Estou com esse livro em casa para ler e estava um pouco receosa, pois uma colega leu e disse que a história é bem confusa. Achei muito legal você ter dito que a escrita é fluída e sensível. Ler sua resenha me deu a impressão de que a autora trabalhou muito a questão de nossas escolhas e como elas influenciam em nossas vidas. Gostei muito das duas primeiras versões que você apresentou e fiquei bem curiosa para saber a terceira e, principalmente, o que vou achar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Desde que esse livro foi lançado que encantei de cara pela capa,a premissa é até interessante mas mesmo assim não despertou em mim aquela vontade de ler ainda..então dessa vez irei passar a estória de Jim e Eva quem sabe mais pra frente eu dê uma chance ;)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/10/resenha-o-coracao-da-esfinge-colleen.html

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem? Caramba a autora foi bem original em escrever três versões para a mesma história. Ainda bem que ela conseguiu fazer isso e ainda assim deixar a história fluída pois uma história assim pode se tornar confusa se o autor não souber conduzir. Confesso que mesmo assim a premissa não chamou muito minha atenção no momento. Fica para a próxima dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Vi esse livro esses dias e fiquei curiosa, mas ainda não sabia sobre o que ele tratava e lendo sua resenha fiquei ainda mais animada. Achei muito bacana a história trazer três versões com o casal, nunca li algo assim e fiquei curiosa para conferir mesmo, embora acredite que acharia um pouco confuso as versões serem contadas simultaneamente e intercaladas. No entanto, eu acredito que essa história tem tudo para me agradar, por isso vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir