Posts Recentes

| RESENHA #88 | OS GAROTOS CORVOS, MAGGIE STIEFVATER | A SAGA DOS CORVOS #1

03 outubro 2016

 ISBN-10: 8576862549
 Série: A Saga dos Corvos
 Título: Os Garotos Corvos
 Autora: Maggie Stiefvater
 Ano: 2013
 Páginas: 376
 Idioma: português 
 Editora: Verus
 Gênero: Fantasia, Sobrenatural, Young Adult

Sinopse: Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos,­ Blue Sargent vai com sua mãe clarividente até uma igreja abandonada para ver os espíritos daqueles que vão morrer em breve. Blue nunca consegue vê-los — até este ano, quando um garoto emerge da escuridão e fala diretamente com ela. Seu nome é Gansey, e ela logo descobre que ele é um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impôs uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles só podem significar encrenca. Gansey tem tudo — dinheiro, boa aparência, amigos leais —, mas deseja muito mais. Ele está em uma missão com outros três garotos corvos: Adam, o aluno pobre que se ressente de toda a riqueza ao seu redor; Ronan, a alma perturbada que varia da raiva ao desespero; e Noah, o observador taciturno, que percebe muitas coisas, mas fala pouco. Desde que se entende por gente, as médiuns da família dizem a Blue que, se ela beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Mas ela não acredita no amor, por isso nunca pensou que isso seria um problema. Agora, conforme sua vida se torna cada vez mais ligada ao estranho mundo dos garotos corvos, ela não tem mais tanta certeza. De Maggie Stiefvater, autora do aclamado A Corrida de Escorpião, esta é uma nova série fascinante,­ em que a inevitabilidade da morte e a natureza do amor nos levam a lugares nunca antes imaginados.

Os Garotos Corvos conta a história de Blue Sargent, uma adolescente filha de médiuns que leva uma sua vida normalmente. Todos os anos, na véspera do dia de São Marcos, junto com sua mãe, ela vai até uma Igreja abandonada para ver os espíritos que logo morrerão. Normalmente, Blue nunca consegue vê-los, mas isso muda naquela noite, quando ela enxerga um garoto em meio à escuridão e prevê a morte dele, tudo o que ela sabe é seu nome: Gansey. Desde muito nova, Blue sempre ouviu que quando ela beijasse seu verdadeiro amor, ele morreria. E ela sempre teve medo disso e em alguns momentos da trama, percebemos a aflição da garota em relação a isso. E se ela matou Gansey por que ele era seu verdadeiro amor?

Aglionby é uma escola/academia de classe média alta só para garotos. Os meninos estudantes de lá, são considerados os garotos corvos. A história gira em torno de Gansey, Adam, Noah e Ronan e os mesmos são obcecados em, desde linhas de energia até reis galeses em coma espiritual. E toda a história gira em torno dos mistérios e da busca de um Rei Galês especifico, o Glendower. 

“Existem apenas duas razões para uma não vidente ver um espírito na véspera do Dia de São Marcos, Blue. Ou você é o verdadeiro amor dele – disse Neeve – ou você o matou.” Pag. 24

Confesso que não entendo os motivos de eu ter demorado tanto para ler esse livro. Eu já li inúmeras críticas extremamente positivas a respeito de Os Garotos Corvos e agora eu entendo perfeitamente o que essas críticas diziam. Como um Young Adult, ele não apresenta uma linguagem rebuscada e nem culta, mas a escrita da Maggie Stiefvater é totalmente diferente de vários livros do gênero que li já.

Narrado em terceira pessoa com alternância de pontos de vista, Maggie nos leva a conhecer a história de personagens totalmente curiosos e cativantes, além de nos presentar com um mistério muito diferente e peculiar. Um dos pontos altos (são muitos) é o roteiro criativo, a história original e praticamente sem nenhum clichê pedante.

“O rei ainda dorme sob uma montanha, e em torno dele estão reunidos seus guerreiros e seus rebanhos e suas riquezas. Ao lado da mão direita, está o seu copo, cheio de possibilidades. No peito aninha-se a espada, esperando também, para despertar. Afortunada é a alma que encontrar o rei e for bravo o suficiente, para acorda-lo, pois o rei conceder-lhe-á um favor, tão maravilhoso quanto possa ser imaginado por um mortal.” Pag. 102

A busca pelo Rei Galês é a parte mais interessante da história, pois toda a linha que leva os garotos e Blue o buscarem é muito bem construída e desenvolvida. A autora conseguiu introduzir todos os personagens e destaca-los em seus momentos certos, deixando tudo exatamente onde deveria estar e como deveria ser. Não pecando com excessos e nem deixando vago e sem explicações. A história percorre um caminho seguro, confesso, e em alguns momentos percebi a jogada e resolvi fragmentos do mistério principal, como o vilão desse primeiro volume.

São poucos os livros do gênero que me prendem dessa maneira tão instigante. A cada página do livro eu ficava mais curiosa e queria mais ainda entrar na história. Sempre fui muito fã de romances sobrenaturais e fiquei muito contente com o que encontrei. Não só porque temos um plot diferenciado, como clarividentes, mas também por todo o conjunto da obra e a genialidade da autora em nos contar uma história fantástica.

A história também nos promete um romance, mas ele não é o foco da trama, o que me deixou extremamente satisfeita. Blue chega a ter envolvimento com um personagem em especifico e ainda possui a possibilidade de outro personagem entrar de uma forma diferente na sua vida, mas em nenhum momento a autora deixou o romance em evidência. Foi bem sutil e cheia de nuances delicadas, como um segurar de mãos.

O desfecho da história foi no ponto certo. Eu fiquei imaginando se resolvessem todo o mistério, para onde a série iria, mas com esse final, eu consigo ver as pontas soltas se desenrolando nos próximos volumes. O que tinha que acontecer nesse volume aconteceu e isso foi extremamente bom.

           Em suma, Os garotos corvos marcou bem o início de uma série que já estou louca para ler. Os outros volumes já foram lançados e estou extremamente ansiosa para conhecer mais sobre todos os garotos e Blue. Se você já leu essa história, me conta nos comentários e vamos discutir sobre essa obra incrível.
Comentários
25 Comentários

25 comentários :

  1. Olá
    Eu sou apaixonada por esse título, ou melhor pela série inteira. O romance não é mesmo o foco, mas isso não significa que não haja muitas surpresas nesse caminho, e realmente sobre o desfecho, é o ponto certo. Ah, não deixe mesmo de conferir os outros volumes. Fico feliz que tenha curtido!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Ane,
    Ainda não li esse livro, mas essa série está na lista de "quero ler" por todas as críticas positivas que já li sobre ela. Achei muito legal a leitura ter sido instigante para ti e te deixou curiosa a cada página que virava. Foram poucos os livros que já me fizeram isso. Também achei legal o romance existir, mas não ser o foco.
    É muito bom quando lemos um livro de uma série que termina no ponto certo.
    Espero as próximas resenhas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li esse livro, mas sinto muita vontade. Sua resenha contribuiu ainda mais para isso. Eu só não li ainda porque eu tenho evitado começar a ler séries, pois sei que se eu gostar vou querer ler um atrás do outro, e ando sem tempo pra isso.
    Mas a proposta do livro é muito interessante e, assim como você, vi inúmeras resenhas positivas.
    Que bom que o romance não é trama central, o espaço para explorar outras coisas fica maior.
    Acho que eu gostaria muito da Blue. Com certeza lerei, mas vai demorar um pouquinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Sua resenha me deixou com vontade de conferir o livro, a história parece ser bem original e achei bem intrigante o fato de se Blue beijar seu verdadeiro amor, ele morreria. Que ótimo que o livro te agradou tanto e que o desfecho foi na medida certa. Dica anotada!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá ♥
    Não conhecia o livro, mas falou sobrenatural é comigo mesmo! Fiquei sedenta por mais lendo sua resenha (isso é crueldade rsrs) sua resenha está no toque certo para deixar seus leitores curiosos a ponto de sair de casa atrás do livro. Não sou fã de narrativa em terceira pessoa, mas em certos casos essa narrativa é essencial para o enredo. Fiquei feliz em saber que a história e sem nenhum clichê pedente e que o romance não é o foco em si, amo um bom romance , mas fiquei louca para conhecer um pouco mais. Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir

  6. Oi Anelise. Nossa resenha incrível! Tu conseguiste aguçar a minha vontade de lê-lo. Não conhecia esse livro e, achei a estória muito interessante, legal saber que, o romance em si não é o foco do opúsculo. Abraços!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Como você, já li muitas resenhas elogiosas para com o livro, mas a sua conseguiu me instigar. Fiquei curiosa com a escrita diferenciada que você afirma que o livro tem e isso me ganha fácil. O que me desanima um pouco é ser uma série, mas fiquei mega empolgada pra ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que história diferente. Nunca tinha ouvido falar, mas essa pegada de fantasia e suspense, de prever mortes e tudo mais, fiquei bem curiosa. É um livro que nem precisa de elogios para se tornar instigante, porém, os seus me deixaram animada. Gostei muito.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OI, eu nunca tinha ouvido falar dessa série acredita? Essa parte da garota que vê espiritos me lembrou um tiquinho o livro Anna Vestida de Sangue. Fiquei muito curiosa em relação a parte do romance, afinal, o Gansey morre ou não? Espero que no decorrer da série a parte sobrenatural não fique boba e fantasiosa demais.
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Ainda não li esse livro, mas já tenho ele para ler em breve... A historia é muito elogiada, mas com uma trama tão incrível não poderia ser diferente, né? Eu ainda fico confuso com as resenha que leio, afinal, Gansey morre? Como ele é introduzido na historia?

    Abs,

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Ainda não li a obra, mas estou apaixonada por ela por causa da capa e da premissa!
    Também quero muito conhecer todos os garotos corvos e não sabia que era uma série, mas fico feliz que os outros volumes já tenham sido publicados! Um pouco de ansiedade a menos rsrs
    Adorei a resenha e só me fez querer ainda mais o livro!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste assim tanto da leitura! :) Eu gosto do género e quero ler! :)

    Ainda bem que existiram tantos mistérios e que te prendeu do inicio ao fim e ainda que estes foram resolvidos no momento certo! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro a capa desse livro, sou apaixonada por esse corvo, me lembra Poe. Eu amei o plot do livro, só fiquei meio pé atrás quando você disse que tem um romance no meio da história. Não curto isso, mas como você disse que não é foco, talvez não me incomode.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. “Existem apenas duas razões para uma não vidente ver um espírito na véspera do Dia de São Marcos, Blue. Ou você é o verdadeiro amor dele – disse Neeve – ou você o matou.” Pag. 24 - Nossa, pobre Blue! Que sina triste a dessa moça. Merecia melhor sorte!
    Eu realmente gostei da trama tão única desse livro. Uma moça clarividente e um quarteto de garotos corvos e ela possivelmente está apaixonada por um deles, mas isso pode ser fatal para o rapaz. Gente, que é isso? Falando sem brincadeira!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky…
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bom?
    Então, fiquei bem interessada no livro, principalmente por essa inovação que você disse acontecer, sem clichês (com os quais eu particularmente não me importo) rs Enfim! Fiquei bem interessada nesse romance sobrenatural, em conhecer o mistério por trás da história e o romance, ainda que o mesmo fique em segundo plano. Gostei muito da resenha!


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  16. Oiii,
    Adorei a premissa do livro, e suas observações me deixaram bem instigadas a ler. Eu já tinha visto esse livro, mas admito que fiquei um pouco com o pé atrás, mas a dica esta anotada para quando eu estiver na onde de sobrenatural de novo rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu já li esse livro e adorei! Simplesmente sou apaixonada por essa serie, e ainda a narrativa da autora é maravilhosa. Espero que continue a leitura, e goste dos próximos volumes, vai se surpreender.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não tinha muita curiosidade com esse livro, mas lendo sua resenha fui ficando cada vez mais curiosa. Essa história parece mesmo ser bem original e criativa, além disso tem alguns pontos bem curiosos e misteriosos que me deixaram ansiosa para conhecer o livro. Enfim, espero ter oportunidade de ler esse livro algum dia, acredito que irei gostar.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  19. Também gosto de séries, que em cada livros solucionam o enredo do mesmo, sem deixar suspense para o próximo, assim a série se desenrola ainda melhor. Também ouvi várias criticas positivas do livro e vou buscar ler a série logo, logo.

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Eu ainda não conhecia essa série e achei a premissa interessante e bem diferente da linha do gênero que ela segue. Sua resenha me deixou bem curiosa para a leitura desse livro.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. Olá, eu também já ouvi falar muito bem dessa série por ai, sempre vejo muita gente adcionando esse livro como desejado no skoob mas nunca parei para saber sobre o que era, foi legal ler essa resenha, ele realmente parece ser bem diferente dos livros do gênero mas não me interessou muito

    ResponderExcluir
  22. Olá,
    Como não notar uma capa tão linda e marcante sem ficar com curiosidade a respeito do enredo?
    Amei saber que o livro te instigou tanto e estou com muita vontade de adquirí-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Oii, tudo bem?
    Eu ouço muita gente falar bem desse livro principalmente a Pam Gonçalves, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.
    Adorei o post, parabéns.
    Abraços da Mary
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu já vi esse livros em vários blogues, mas confesso que não me chamou a atenção. Gostei de saber que a história é inovadora, mas saber que o romance ficou em segundo plano me desanimou já que sou uma romântica incurável. Para quem gosta desse tipo de leitura, com certeza vai se encantar.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Oie!!!
    Ainda não conhecia a série e realmente a achei original! A meu ver a o fato de não parecer o típico YA com o foco na aventura e no mistério e não no romance pode ser o que a daz tão famosa. Confesso que fiquei sem saber bem o que seriam os tais "reis galeses em coma espiritual", mas acredito que só lendo pra eu entender, né?
    Valeu a dica!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando

    ResponderExcluir