Posts Recentes

| RESENHA #57 | TRÊS COISAS SOBRE VOCÊ, JULIE BUXBAUM

13 julho 2016

 ISBN-10: 8580415489
 Título: Três Coisas Sobre você
 Autora: Julie Buxbaum
 Ano: 2016
 Páginas: 288
 Idioma: português 
 Editora: Arqueiro
 Gênero: Jovem Adulto, Romance
 Sinopse: Setecentos e trinta e três dias  depois da morte da minha mãe, 45 dias após o meu pai fugir para se encontrar com uma estranha que ele conheceu pela internet, 30 dias depois de a gente se mudar para a Califórnia e apenas sete dias após começar o primeiro ano do ensino médio numa escola nova onde conheço aproximadamente ninguém, chega um e-mail. Deveria ser no mínimo esquisito, uma mensagem anônima aparecer do nada na minha caixa de entrada, assinada com o bizarro nome Alguém Ninguém. Só que nos últimos tempos a minha vida tem estado tão irreconhecível que nada mais parece chocante.
3 coisas sobre o livro:
1 - Eu fiquei horas pensando nessa história de tão envolvente
2 - Ele vai muito além da sinopse apresentada
3 - É um livro único

Quando eu solicitei esse livro para a editora Arqueiro, eu não esperava absolutamente nada dele. eu simplesmente me interessei pela capa e por querer ler coisas do gênero YA. Imaginem só a minha surpresa ao me deparar com o melhor YA lido no ano de 2016? E é por isso que eu dedico essa resenha a todos os amantes de jovens adultos e para todos aqueles que pretendem começar a ler o gênero.

Jessie Holmes é uma adolescente que perdeu a mãe há exatamente 733 e acaba se mudando para a Califórnia, pois seu pai se casou com Rachel, uma mulher rica, bem sucedida que também perdeu seu marido para uma doença. Rachel tem um filho, Theo, e junto com Jessie e seu pai, formam uma família nova. Jessie é diferente, ela foi de Chicago para Los Angeles e percebeu a diferença cultural gritante. Ela acabou indo para um colégio onde basicamente todos os estudantes são ricos e diferentes dela. Não que ela seja aquele tipo personagem que se faz de coitada, mas Jessie se sente mal, pois está completamente sozinha, muito mais do que imaginava. 

Mas o destino sempre reserva coisas interessantes. Em seu primeiro dia de aula, Jessie recebeu um e-mail de um anônimo intitulado Alguém Ninguém, e nesse e-mail continha dicas sobre como sobreviver a àquela nova escola. AN, o apelido do anônimo, começou a conversar com Jessie por e-mail e depois por mensagens de texto e mesmo ela não sabendo quem ele era, ela se abriu para uma amizade muito bonita e interessante. Quem será que é o Alguém Ninguém?
No colégio, Jessie acaba sofrendo bullying por parte de uma das garotas mais populares da escola, a Gem, que acaba falando de suas roupas, seu cabelo, seus adesivos no notebook. Coisas tão pequenas, mas que naquela situação Jessie se sentia mal, muito mal. Mas como toda adolescente, Jessie percebe que há um garoto diferente dos outros, o Ethan, que sempre está com a camiseta do Batman, lendo livros não considerados comuns para adolescentes e o que mais Jessie reparava era em seus olhos e em como eles eram avermelhados e embaixo havia aquelas olheiras, demonstrando que o garoto não dormia.

Ethan é um garoto que todas as meninas queriam namorar e sair, mas ele não da bola para nenhuma deles. Sozinho, solitário, mas interessante e peculiar e é óbvio que Jessie se sente atraída por ele, pois ele é diferente assim como ela. Será que o coração de Jessie irá se abrir para o novo? Para Ethan? Para novas amizades? Quem é o AN

É tão difícil falar sobre um livro que mexeu tanto comigo. Três coisas sobre você não tem nada de diferente, não tem elementos que façam da obra grandiosa ou inovadora, mas a autora conseguiu escrever de uma forma tão envolvente, despretensiosa e leve, que acabou preenchendo meu coração de amor. Nada descreve mais a minha leitura, que felicidade. Eu fiquei por horas pensando na história, nos personagens, principalmente no Ethan. Me identifiquei tanto com ele que chega a ser bizarro. 

O livro é narrado em 1ª no ponto de vista da Jessie, a protagonista. E é divididos em capítulos de tamanho médio. Além do texto corrido, temos também as mensagens de texto, mostrando como eram as conversas da Jessie com seus amigos e o AN, inclusive, até os emojis estão presente e eu achei isso muito interativo e legal. A escrita é fluida, leve e descontraída. Jessie conta sua história de uma forma incrível, alternando entre pensamentos, vontades e diálogos muito divertidos. 

A construção da atmosfera é muito interessante, quando chegamos ao ápice da história, o leitor está totalmente envolvido e ansioso para descobrir quem é o AN e como a Jesse irá lidar com essa informação. Confesso, já ter sacado logo no começo da história quem iria se revelar como o anônimo, mas eu ainda assim fiquei maravilhada com a forma que a autora escreveu, revelou esse segredo.

Julie conseguiu abordar temas bastante pertinentes, como família, morte, amizades, adolescência e o que a sociedade espera da gente. Gostei muito da maneira como ela tratou a morte de pessoas importantes para os personagens da história. E com uma linguagem fluida e totalmente acessível, a autora conseguiu me deixar suspirando. 

Falei um pouco mais sobre o livro no vídeo lá no canal. Da uma conferida e me fala o que você achou do livro, se você ainda não leu: o que espera da leitura e tudo mais. Vou adorar saber a sua opinião!

<
Comentários
21 Comentários

21 comentários :

  1. Já é a segunda resenha que vejo desse livro essa semana e minha curiosidade está me matando! Parece ser um título muito interessante e eu gostei da premissa do enredo! Entrou para a listinha de futuras leituras! Um beijo : *

    www.fleurdelune.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Confesso que antes de ler qualquer resenha desse livro não imaginava que se tratava de uma história assim e é claro que, depois que conheci a premissa fiquei muito curiosa porque é uma ambientação que eu adoro ler. A protagonista, deve passar por vários desafios mesmo, seja na escola ou na família, entre tantas perdas e mudanças. Esse anônimo parece ser demais e eu já preciso saber mais sobre isso. Sua resenha ficou ótima e o vídeo também. Você conseguiu me convencer mesmo que a obra é maravilhosa e preciso conhecer logo. Sério, esse livro foi direto para o topo da minha lista de desejados.

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Ontem eu li uma resenha do mesmo livro. Após ler a sua resenham eu continuo com vontade de saborear dessa história. Ela parece ser bem curiosa, envolvente e o enredo parece ser ótimo. Outra coisa que gostei muito desse livro, é a capa. Preciso ler essa obra o mais rápido possível!

    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hey! Primeiro comentário por aqui e já estou te seguindo. Agora sobre a postagem:
    Nunca tinha ouvido falar desse livro antes, e a primeira coisa que me chamou a atenção nesse post foi a capa, para ser sincera, igual você disse logo no começo da sua resenha. Pelo título eu realmente não dou nada por ele, mas pela forma que você introduziu o tema, eu consegui criar uma pontinha de curiosidade para lê-lo. De fato, nem você e nem a própria autora deixaram a desejar. Percebi que a protagonista passa por coisas que todo mundo já passou um dia, e isso provavelmente aproxima o leitor da história. Estou muito curiosa para conhecer.

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey, não conhecia esse livro e nem a autora e meu Deus, esse é exatamente o tipo de livro que me encanta, menina do céu, minha lista aumentou aqui e muito. Fiquei curiosa para saber quem é o Alguém Ninguém, se é alguém de seu circulo social. Aceito Spoilers em, kkkkk gostei muito da sua resenha, devorei cada letrinha dela. E estou bem curiosa para ler o livro. Parabéns. *-*

    ResponderExcluir
  6. Que. Capa. Linda. Nossa, fiquei encantada pelo título do livro e pela capa. A resenha me deixou um pouco confusa, mas acho que foram os nomes todos juntos, fez sentido destaca-los para ficar mais nítido de quem se trata. Fiquei triste por ter sacado já quem é o AN, o que me deixou um pouco triste, mas quem sabe um dia eu leia. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu nao conhecia o livro e ate me interessei... :) Gostpo assim de um bom romance de vez em quando ahah :)

    Bem, eu fiquei curioso... Eu gosto desse suspense!! QUe bom que gostaste da forma como o segredo foi revelado! :) E sempre bom acharmos um livro assim unico! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?! Essa é a segunda resenha que leio desse livro hoje e ambas foram super positivas. Achei o enredo bem interessante principalmente por abordar assuntos tão interessantes. Além do livro parecer bem fofo e gostoso de ler..
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Adorei a sua resenha!
    Fiquei com bastante vontade de ler o livro, justamente por estes e-mails anônimos! Não sei porque, mas, eu tenho uma quedinha por mesngens anônimas... Sempre trazem histórias maravilhosas.
    Quero ler!

    ResponderExcluir
  10. Olá ♥
    Todas as resenhas que li desse livro até agora são elogiando essa incrível história. Acho que a autora abordou temas completamente incríveis e faz com que o leitor se encante com a história. Fico imaginando a perda pela qual a protagonista passou e como isso deve magoá-la. Não consigo me imaginar passando por uma situação assim.
    Quero muito ler esse livro, acho que não vou aguentar esperar para comprar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  11. Amo YA e já me arrependi por não ter solicitado esse livro... rs... puxa, o melhor do ano na sua opinião? Amo o gênero e com certeza vou precisar ler. Não sei se vou sacar quem é o tal anônimo, mas mesmo que eu perceba espero me sentir maravilhada com a forma como foi feita a revelação, como você se sentiu. Muito legal a autora ter abordado temas pertinentes como esse, fiquei especialmente interessada em ver como ela abordou a morte de pessoas importantes para as personagens e o que a sociedade espera da gente.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Eu infelente não pude ler esse livro pois ele foi para um colaborador do Blogger, e logo logo sai a resenha. Mas já adianto que pelo que ele me contou ele gostou bastante. Achei o enredo muito fofo, e espero poder ler em breve, gosto de histórias assim. A capa se fala né? Ela está arraso de linda, adorei ler a sua resenha e o que você tem a dizer sobre a obra, até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  13. Menina, só de receber esse email eu ja piraria no livro kkkkk. Eu amo livros que envolvem cartas ou algum tipo de comunicação a distância e ser for anônimo deixa tudo ainda mais interessante.
    E que barra essa menina passou em, perder a mãe e mudar-se para um lugar desconhecido não é para qualquer um. Eu imagino bem como ela deve ter se sentindo e o quanto receber esse e-mail deve ter ajudado.
    Você faça tão bem do livro que me deu vontade de ler. Eu amo quando o livro não tem nada de grandioso ou extraordinario mas de alguma forma consegue nos encantar, dá uma sensação de leveza.
    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu recebi esse livro hoje e estou louca para lê-lo. A editora fez um trabalho de marketing reforçado em cima desse livro e isso me deixou mega curiosa, mas eu ainda não tinha lido nenhuma resenha e agora que vi a sua eu posso dizer que estou ainda mais curiosa e adorei saber sua opinião sobre a obra. Eu acredito que vou gostar muito da leitura e acho que vou conseguir ler na próxima semana.

    ResponderExcluir
  15. Pela capa do livro, eu deixaria a dica passar fácil, mas sua resenha me deixou mega curiosa em relação a varias coisas. A questão da perda da protagonista me chamou a atenção e a mudança de lugar também. Mega curiosa como ela irá lidar com tudo isso.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiee, tudo bom? Que resenha mais linda! Adorei saber tua opinião sobre esse livro! Eu sou uma apaixonada pelo gênero e só por isso fiquei curiosa com a leitura, pois a sinopse não me atraiu. Agora sinto que preciso ler! Já tenho minhas suspeitas sobre quem é o AN. Será que é quem estou pensando? hahah Super curiosa com essa leitura!

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro e fico feliz de ser tão positiva! Eu já estava interessada na obra e agora fiquei mais ainda.
    Me parece uma história previsível, porém o fato da autora escrever de uma forma tão envolvente faz com que eu queria muito conhecer essa história.
    Acredito que seja realmente uma obra leve e envolvente. Tô ansiosa para lê-la!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. OI,

    Que resenha especial você fez. Eu fui completamente envolvida por ela e fiquei muito interessada nesta história. Eu perdi minha mãe há algum tempo e não superei até hoje, imagine perder quando se é adolescente. Também adorei a resenha do canal. Parabéns.

    Beijos

    Jucimara Pauda
    http://blogs.acidadeon.com/blogs/livrosemfrescura/

    ResponderExcluir
  19. Oi
    Quanto amor por esse livro né? Realmente é um forte candidato ao melhor YA do ano. Jess é uma personagem maravilhosa e mesmo com tantos problemas consegue ser forte. Sem falar nas trocas de e-mais com AN. Sua resenhas está empolgada e maravilhosa! Adorei ver.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Olá!!

    eu ainda não li esse livro mas eu tenho muita curiosidade. a sinopse é bem interessante e a autora soube trabalhar bastante temas e eu gosto quando eles fazem esse tipo de trabalho. a capa também é bonita também e eu acho que é diagramação ficou bem agradável
    Ainda não consegui ver seu vídeo, mas em breve, farei a de que está anotado Obrigada pela resenha

    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Hey...
    Acho que me apaixonei pelo livro so de ler sua resenha tão apaixonada kk não sou fã de livro YA mas de vez em quando eu leio, acho que vou dar uma chance para esse livro só por ter sentido tanta paixão na sua resenha, e também por que o Alguém Ninguém me deixou muito curiosa kkk
    Beijocas...
    westfalllivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir