Posts Recentes

| Resenha #45 | Bowie, A Biografia, Wendy Leigh

20 junho 2016


ISBN-10: 8576849828
Título: Bowie
Autor (a): Wendy Leigh
Ano: 2016 
Páginas: 322
Idioma: português 
Editora: Best Seller
Gênero: Biografia, memórias
Livro cedido em parceria com a editora.
Sinopse: ''Em Bowie, a biógrafa Wendy Leigh revela para o público facetas desconhecidas do recém-falecido ídolo pop David Bowie Leigh traça toda a trajetória do músico, desde a infância em sua família problemática, passando pela juventude desvairada em busca do sucesso, até atingir o estrelato e se tornar uma entidade única e inigualável da cultura popular contemporânea. Ao analisar a pluralidade de personagens que o cantor incorporou, examinando sua recusa a se submeter a qualquer padrão sexual, a autora também aponta para uma falta de ortodoxia sem precedentes, chave para a desconstrução de tabus e estopim de uma revolução dos costumes de gênero. Descritas fielmente neste livro, a subversão e a criatividade, algumas das características mais marcantes do astro britânico, não apenas o destacam de seus colegas de profissão, mas são responsáveis pelo charme de Bowie, que cativou milhões de fãs em todo o mundo. Este é o registro mais íntimo e revelador da vida de um dos maiores ícones da história recente. Bowie é, portanto, uma leitura indispensável para todos aqueles que ainda não se contentaram em dizer adeus a David.''


David Bowie foi um cantor, compositor, ator e produtor musical inglês que por vezes foi chamado como "Camaleão do Rock" pela capacidade de sempre renovar sua imagem. Bowie sempre foi uma importante figura na música há mais de 5 décadas e é considerado um dos músicos mais populares, inovadores e influentes. Sobretudo por seu trabalho nas décadas de 1970 e 1980, além de ser distinguido por um vocal característico e pela profundidade intelectual de sua obra.

Nessa biografia, Wendy Leigh nos mostrou fatos e histórias sobre a vida do Bowie que ninguém nunca soube. Ela traz sua infância com uma família problemática, sua juventude, seu percurso até atingir o sucesso, seus amores, sua sexualidade, entre outros babados fortes da vida do nosso camaleão, dono do universo e das estrelas. 

David Bowie sempre foi um dos melhores e maiores músicos para mim. Sempre gostei muito de ouvir e cantar suas músicas, pois elas sempre me dão a sensação de liberdade e felicidade. Bowie consegue fazer com que seus ouvintes e fãs se sintam em casa ao ouvir suas canções. Foi muito intensa e interessante a leitura dessa biografia, pois descobri coisas que nunca imaginei que o cantor pudesse ter vivido/feito. Me apeteceu muito a maneira como a autora recontou a história de um músico que quebrou tabus e fez história, não só com suas músicas, mas com a quebra de conceitos da sociedade naquela época. 

Acredito que a biografia tenha sido coerente, mesmo eu não sabendo muito sobre a vida do Bowie fora do cenário musical. Achei interessante saber sobre seus amores e como ele era viciado no poder do sexo e explorava sua sexualidade de uma forma bem libertadora (pelo menos, eu entendi dessa forma as duas páginas só falando de suas conquistas sexuais rs).

"David Bowie chegou muito longe, no topo da fama e da fortuna, em todos os campos que conquistou: ele é um deus do rock cuja história pode parecer um conto de fadas, mas simultaneamente ecoa o caminho, as escolhas, os triunfos, os desastres e a vida levada por tantos da sua geração". Pág. 19 - introdução. 

A leitura dessa obra foi linda e acho que a resenha é até difícil de se fazer, pois vai muito da maneira que o leitor enxergava o Bowie. O livro aborda tantas questões, a forma auto destrutiva que Bowie já se encontrou, sobre seus álbuns, seus shows, seus amigos e amores, traz reflexões sobre a vida, sobre questões e escolhas. Uma biografia completa de um cara completo que buscou sempre viver ao máximo, mesmo que isso pudesse o destruir aos poucos.

A edição lançada pela editora Best-Seller, traz imagens de David Bowie na infância, adolescente, com sua família, sua esposa, em shows e outros momentos de sua carreira. Fotos muito bem escolhidas, pois me fizeram viajar no tempo e ver realmente toda a transformação do David Bowie.

Indico a leitura para todo mundo que ama o cantor ou simplesmente tem curiosidade em saber mais sobre a vida de um dos maiores e melhores músicos de todos os tempos. A leitura é muito valida até para entendermos mais sobre o cenário do rock, da música, nos anos 70 e de alguma forma, no cenário geral da música.
Comentários
23 Comentários

23 comentários :

  1. Shame on me, não conheço a trajetória do artista. Sei que foi bonzao e tal, mas, não sou íntima. E eu curto umas coisinhas antigas... Não leria o livro principalmente pq não gosto muito de biografias e afins, mas, que lindo que você deu essa nota super alta e por ter gostado tanto. Biografias escritas por terceiros sempre levam um pouco do autor ao invés do "biografado", mas, faz parte.

    ResponderExcluir
  2. Oie.... eu tbm preciso me sentir envergonhada, pois sei que foi um ícone da música de seu tempo, mas nunca quis saber mais sobre este artista multiplural... então, como trata-se de uma biografia, eu tenho muito interesse. adoro conhecer mais da vida das pessoas, sendo conhecidas ou não.... só é uma pena que as biografias têm grande valor depois que o artista morre....
    :)
    ps: gostei da capa! ficou bem ao estilo dele! :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Então, eu não gosto muito de ler biografias, a não ser se for de alguém que seja do meu interesse. Nesse caso, não espero ler porque não conheço muito sobre ele, a não ser pelo que escuto sendo noticiado. De qualquer maneira, a capa ficou maravilhosa, e imagino mesmo que a edição também deve estar incrível, ainda mais com esse conteúdo extra. E claro, gostei bastante de seus comentários, fico feliz que você tenha curtido tanto essa leitura! É uma ótima indicação, ainda mais para os fãs dele.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Confesso que nao gosto la muito de biografias mas ainda bem que gostaste assim tanto desta! :)

    Bem, eu nao sou la muito dado a musica e isso seria mais uma razão para nao ler este livro.. A unica coisa que sei dele e que é cantor e que tinha fas espalhados pelo mundo.. ahah :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Conheço algumas músicas de Bowie e confesso que gosto muito de ouvir e cantar, pois me dão uma sensação de felicidade, como você se sente. Entretanto, apesar de gostar do músico, não sinto vontade de conhecer a pessoa Bowie. Acho que, para mim, basta saber o quão importante ele foi - e ainda é.
    Sua resenha está impecável, como sempre, e fico feliz que você tenha gostado da leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá...
    Eu amo o Bowie, acho ele um dos melhores cantores deis de sempre kk só que nem por ele eu fico empolgada para ler uma biografia, mesmo assim achei a capa linda, o o conteúdo parece ser bem instigante, tenho vários amigos que iram adorar esse livro rs... sua resenha ta ótima e que bom que você tem um bom gosto musical rs...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Sempre gostei muito Bowie também mas nunca conheci muito sobre sua vida pessoal. Achei interessante esta biografia porque não foca só nos ótimos momentos de sua vida mas como também de seus demônios interiores, como o poder que o sexo lhe dava.
    Acredito que deve ser uma obra muito importante para os fãs do artista, até eu que nunca me liguei muito para sua vida fiquei com muita curiosidade em ler. Adorei sua resenha, você destacou pontos importantíssimos na obra que nos deixa ainda mais curiosos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Confesso que não conhecia muito de Bowie e não tenho muita curiosidade para ler sua biografia.
    Mas foi muito bom ler sua resenha e conhecer alguns detalhes do livro. Com certeza é imperdível para todos os fãs.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu não sou fã de Bowie (não conheço muito dele e nem escuto suas músicas) e também não gosto muito de biografias, então essa é uma dica que eu passo.
    Ainda assim adorei a resenha, me parece que o livro é uma obra bem completa e um item imperdível para quem é fã do músico.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Confesso que antes da morte do cantor, nunca tinha ouvido falar dele, principalmente porque eu não tenho muito custume de ouvir músicas internacionais.
    Mas achei bacana a biografia tratar da vida do cantor como um todo, não se preucupando em esconder detalhes ruins da sua vida ou carreira.
    para quem é fã com certeza é um ótimo livro

    ResponderExcluir
  11. Oie! Eu nunca acompanhei a trajetória musical de Bowie, muito menos pesquisei sobre sua vida pessoal, mas reconheço a fama dele ao redor do mundo e todas as conquistas realizadas por ele. Li uma resenha recentemente que disse que a autora não explorou muito bem a vida musical do artista, mas focou em detalhes pessoais, e acabei me decepcionando um pouco com isso, pois acredito que isso deveria ser melhor trabalhado.. No entanto, não posso falar, pois não conheço nada dele, rs. De qualquer forma, posso imaginar a dificuldade de escrever uma resenha sobre uma existência tão complexa. Adorei as suas palavras e, se fosse uma fã, já iria correndo garantir minha leitura. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Não conhecia muito o cantor, mas muito interessante a autora ter se aprofundado mais sobre a vida dele para escrever no livro, tenho certeza que para os fãs isso é um fato bastante curioso. Legal conter fotos do cantor no livro, concordo que assim podemos acompanhar as mudanças dele ao longo dos anos. Adorei a resenha e só não adquiro um exemplar por não ser fã dele mesmo e não saber se irei curtir.
    Beijos!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi linda,

    Tenho um amor super fã do Bowie e é ele que me conta muitas histórias e façanhas do Camaleão do Rock e acabei gostando de tudo que ele criava em vida, como músicas, produções e arranjos musicais e os pontos de vistas que declarava sobre muito assuntos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi *---*

    Não conhecia ele mas fico bem feliz que você tenha achado coerente a biografia e ter gostado tanto. Também acho muitoooo falar sobre algo que você gostou de verdade, é como se nada fosse a altura. Mesma não gostando de biografias achei essa bem inetressante mas não leria pois não conheço, mas vejo que você como fã foi muito bem aproveitado.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Que resenha maravilhosa! Amei saber tua opinião sobre essa biografia. Também solicitei o livro para a editora, porém infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler :( Admiro muito o Bowie e apesar de não ser uma fã tenho grande curiosidade em saber mais sobre sua vida.
    Beijos!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Bowie foi uma pessoa como poucas. Como artista era de uma criatividade e versatilidade incríveis. Como homem era um bocado polêmico. Eu sou sua fã confessa, mas ainda que não fosse, ainda assim teria interesse em ler uma biografia sua, pois sei que deve ser uma leitura muito interessante, como era o Bowie. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Primeiramente quero dizer que a tua resenha tá perfeita, parabéns!
    Sou fã do David Bowie, amo as suas músicas e amo o rock dos anos 70 e 80. Não sou fã de biografias, posso contar nos dedos de uma mão quantas eu já li, mas sendo uma que fale desse cara, é impossível não querer lê-la. Tenho muito curiosiade em saber se o David no lado pessoal era tão despojado e arrojado como era no lado artístico. Essa é uma dúvida que tenho há muito tempo e acredito que a leitura dessa biografia irá resolver essa questão.

    Beijos e muito obrigada pela ótima dica!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu não conhecia essa cantor. Devo conhecer alguma música, mas não sei associar a ele. É muito bom conhecermos mais dos nosso ídolo e como foi toda a trajetória dele. Fiquei curiosa e até vou pesquisar sobre suas músicas e ele. Adorei a sua opinião sobre a biografia e se tiver a oportunidade quero ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Ola, hmmmmm interessante mas não é algo que eu iria comprar ler ou pedir emprestado pra conhecer,pode ser um pouco de acomodação da minha parte,mas não gosto de conhecer algo sobre só pq ela veio a óbito ou algo do tipo,mas para os fãs dele seria um ótimo meio né,mas li a resenha com carinho e ficou muito boa é algo gostoso de ler ser cansativo,adorei muito.

    bjo bjo
    http://rillismo.blogspot.com.br/p/resenhas.html#

    ResponderExcluir
  20. Oi! Tenho que confessar que não conheço o cantor e devo ter ouvido alguma música e não saber quem cantava de fato. Não gosto de biografias mas sei que para fãs sem dúvida, deve ser uma ótima leitura, assim como foi pra você.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi! Ouvi poucas músicas do cantor mas mesmo admirando sua carreira e gostando de algumas músicas acho que não posso me considerar fã, mas sei que para os fãs essa biografia deve ser um grande presente, conhecer melhor a vida do seu ídolo.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Eu nunca li uma biografia, mas não é por preconceito não rsrs, mas é que eu nunca encontrei uma pessoa que me chamasse a atenção a ponto de eu querer saber sobre a sua vida. Eu não acompanhava o Bowie, mas meu pai adorava as musicas dele, então tenho certeza de que foi uma grande perda. Eu fiquei curiosa a respeito do livro depois de sua resenha, mas não é um livro que eu vá ler por agora, talvez mais na frente.

    ResponderExcluir